19/08/08

Diz aí, Fábio (10)



Amigos, conforme explicado ontem, segue o texto desta semana do Fábio.

Já adianto e parabenizo o amigão, pois me emocionei com o relato.

Parabéns, Fabião!
----------------------------------------------------------------------------------
As voltas que o mundo do futebol dá

1º de maio de 2008, quinta-feira que antecede a final do Campeonato Carioca de 2008...

Coração dividido. – Vou ou não vou? Se eu dividir em 3x, termino de pagar em julho. Mas e o casório? Não dá pra mim... Mas não vou pagar hospedagem, hummm, acho que dá...

Ainda na dúvida, exclamo pra mim mesmo: – Mas Fábio, é muito masoquismo. Você sabe que o Botafogo vai perder.

É, amigos, algo, no fundo, me soprava no ouvido que não seríamos campeões. Não era pura e simplesmente um pessimismo típico de um botafoguense, mas um reconhecimento de que a equipe não vinha bem. O resultado dessa história é conhecido por todos...

Agora, estamos no dia 27 de maio, terça-feira, véspera do segundo jogo da semi-final da Copa do Brasil...

As férias foram propositais e tinham o único propósito de acompanhar o Botafogo onde ele estivesse para ser campeão do Brasil.

Recife e Rio de Janeiro eram os próximos "prováveis" lugares para onde eu iria até o final da saga e, para essa maratona toda, não havia a menor po$$ibilidade de ir de avião.

Minha noiva parecia questionar para si mesma se eu seria capaz de fazer aquela aventura toda por ela. E eu parecia querer mostrar pra todos o tamanho da paixão que sinto pelo Botafogo, como se isso fosse mensurável.

No Morumbi, os sentimentos opostos se revezavam: no primeiro gol deles, a certeza de que não daria mais. No nosso empate, agradecimento aos céus. O placar do final do jogo mostrava, claramente, que havia algo de muito errado com o Botafogo, que não conseguia mostrar seu futebol diante de um time literalmente de segunda.

Nos penais, o amigo do blog se abaixa e se recusa a ver o que viria pela frente, inclusive, e principalmente, o tiro frustrante do Zé Carlos.

Pressa pra ir embora. Meia hora depois, já no hotel, meu pai no telefone. Pra ele, falei que daria um tempo. Ele respondeu: – Levanta a cabeça e volta pra casa porque seu coração chegará aqui ainda mais botafoguense!

Ele tinha razão, como sempre.

Mas os dias seguintes, que marcaram as piores férias que já pude tirar, mostrariam pro meu pai herói que meu coração estava muito arranhado.

Foram dias que me fizeram pensar no pior, especialmente depois da confirmação do técnico (?) que comandaria (?) o time a partir dali.

Irritação, desespero, indignação, raiva, tristeza, baixo-estima... Qual era o sentimento que mais tomava conta de nós, botafoguenses, diante de tantas omissões do time do asno?

Aqui no blog, no primeiro texto da coluna, escrevi que temia até mesmo que o Bebeto de Freitas entregasse o Clube na segunda divisão, tal qual encontrou.

E, por incrível que pareça, uma vexatória e humilhante derrota na Bahia, para o Vitória, marcaria uma virada absolutamente inesperada do Botafogo no Campeonato Brasileiro, que começaria, obviamente, com a saída do ... Deixa pra lá!

Curioso é que, naquele dia, um grande amigo vascaíno me ligou depois do quinto gol para dizer que não agüentaria ver o Botafogo apanhar daquele jeito e não falar nada pra mim.

Mas seria Ney Franco o homem da salvação? Para mim, com toda certeza, não e hoje, afirmo categoricamente que preciso rever meus conceitos sobre futebol.

Por ironia do destino, a última rodada do turno terminaria de forma incrível, com uma vitória sensacional do Botafogo em cima de um dos grandes favoritos ao título, com gol aos 34 minutos do segundo tempo.

Terminou? Não. Porque, ainda eufórico, dois minutos depois, alguém levaria o quinto gol, também na Bahia, também do Vitória. Quem? Pensem direitinho...

Não liguei de volta. Perder meu tempo?

Minha concentração, hoje, está apenas no Botafogo. Não quero saber dos outros. A consistência que vem sendo apresentada pelo time do Ney Franco me mostra que não preciso me preocupar com eles.

Além disso, essa consistência me mostra, também, que eu não entendo patavinas nenhuma de futebol.

Hoje, acredito que o nosso querido time, ao contrário do que se imaginava depois da tristeza do Morumbi, pode ir longe...

... Afinal, há coisas que só acontecem com o Botafogo.

Saudações positivamente botafoguenses!!!

E-mail do Fábio: fabio.alvinegro@gmail.com


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30 comentários:

Rodrigo Federman disse...

De novo, parabéns, Fábio! Belo texto!
Estivemos juntos nestes dois fatídicos dias, mas reforço o que nós três (vc, Gil e eu) falarmos na saída do Morumbi: Vamos nos preparar, pois nos encontraremos em outra decisão em breve. E desta vez, sairemos com outros semblantes.
Ah, e sobre o pênalti do ZC, cara...acho que eu sofri mais em não vê-lo, pois o silêncio da nossa torcida e a "frouxada" do aperto de mão que vc e o Gil deram, disse tudo...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Que beleza de texto, fantástico. Você escreve coisas que eu também pensei. Não tinha confiança no Botafogo que disputou a final do Carioca e a semifinal da Copa do Brasil. Também queria dar um tempo, mas não consigo, não podemos abandonar o nosso querido Botafogo quando ele mais precisa da gente, que é nas derrotas. Duvidei do NF e do CA. Que bom, queimei a língua, que queimadura boa. Mais uma vez, parabéns pelo texto e parabéns a todos nós que temos o privilégio de sermos torcedores do Botafogo. ABS e SA!

Anônimo disse...

Fábio,

Maravilha de texto!!!
O engraçado é que por causa de você e do Rodrigo, já me pegava chamando o Geninho de asno ou porquinho, hehehehe.
O Botafogo é algo difícil de se explicar... Não é um clube... É praticamente uma religião...
Confesso que nestes 37 anos de vida, não fiquei um dia sem acompanhar, mesmo nas derrotas mais acachapantes... Minha esposa, que detesta futebol, fica boquiaberta com a paixão da nossa torcida. Não entende como conseguimos ressurgir, após as últimas finais em que não fomos felizes... E agora, eis que estamos aí de novo, fazer o que???
Para desespero dela, vou ao engenhão amanhã, pois estou invicto este ano. Não fui na derrota para a padaria paulista.
É claro que manterei o ritual... Chego cedo, bebo umas 3 cervejas, e vamos para mais uma vitória!!!

saudações

André Lira

snoopy em p/b disse...

fico feliz que o "chefe" tenha gostado do texto... hehe
como não vi os últimos dois jogos, procurei falar de algo que refletisse o contraste deste momento com o de poucos meses atrás. espero que todos gostem.
sobre aquele fatídico dia no morumbi, aquele pênalti do zé carlos foi uma das maiores frustrações que tive como torcedor do botafogo.
e foi chocante ver a tristeza nos olhos de todos aqueles guerreiros botafoguenses na arquibancada, que enfrentaram de tudo para ver o time ali.
lembro de uma moça jovem, devia ter uns 20 anos, linda, chorando copiosamente, consolada por um rapaz.
puts...
e é por isso que devemos curtir a boa fase de hoje e torcer pela regularidade do time do ney franco, o nosso time.
se continuarmos assim, daremos volta olímpica e choraremos de alegria desta vez.

amigos, forte abraço e sds. botafoguenses!!!

snoopy em p/b disse...

andré,
obrigado, cara!
e de fato, nosso time é uma religião.
inexplicável.
continue indo ao engenhão por nós, que moramos longe.
faça esse sacrifício e apóie o nosso querido clube.
ele merece.

sérgio di sabbato,
também agradeço pelos elogios.
todos queimamos a língua e que bom que foi assim.
queimadura das boas e que ela queime até o final do ano!!!

abraços aos amigos do cantinho!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, pois é! Seria injustiça da nossa parte deixar o Botafogo de lado, qnd ele mais precisa da gente. Ah, e essas queimaduras eu tb tive. E como vc, faço questão de muitas outras!

André, realmente o Botafogo é uma religião. Aliás, não sei o que é, mas algo muito grande, forte, bom!
Não tem jeito. Não somos torcedores do Botafogo, igual os demais dos adversários. Nós vivemos, respiramos este clube. Algo supremo!
Ah, cara, vc mata este aqui de inveja...como eu gostaria de morar - nestas horas - novamente no RJ! Se bem que a minha esposa (paulistana e que tb odeia futebol) ficaria ainda mais louca! hahaha!

Fabião, como não gostar, companheiro!? Vc falou a real!!!
Ah, e eu lembro dessa menina que vc disse tb! Putz...aquele dia é para ser esquecido! Aliás, já foi! Vamos curtir este bom momento, que é o que mais interessa!

Abs e SA!!!

Saulo disse...

Muito bom esse texto. É emocionante. Eu também estou acreditando que o nosso querido time pode ir muito longe. Realmente há muitas coisas que só acontecem com o nosso glorioso. Seja o que acontecer com o Botafogo, eu sempre vou amar esse clube que tenho muito orgulho de ser alvinegro.

DRP disse...

Fábio, que belo texto! Entendo completamente teus sentimentos. Ano passado, nas minhas férias, fui passar 5 dias em Buenos Aires com minha namorada. Passagem comprada, hotel reservado, saiu a confirmação que o Botafogo jogaria com o River Plate e a data do segundo jogo iria ser exatamente a data que eu chegaria lá. Como torci pro sorteio cair o segundo jogo lá!!! E como fiquei feliz com a chance de ver o Botafogo jogar no Monumental de Nunez!

Eu era só confiança. Minha mala só tinha roupa do Botafogo. Até a faixa da Loucos pelo Botafogo eu (que não faço parte) levei pro estádio. Cheguei no aeroporto, fui pro hotel deixar as malas e de lá correndo pro estádio.

Chegando lá, a tensão e preocupação de todos os guardas quando nos identificávamos como brasileiros perguntando onde comprar ingresso. A torcida do River é violentíssima, a pior da Argentina. O jogo começou, o Botafogo fez 1x0. Que felicidade! ver o time do coração ganhando em outro país!

O Zé Roberto então é expulso, o River empata o jogo. Temos o segundo tempo pra resistir, se tomarmos 1 gol ainda nos classificamos. Vem o segundo tempo, começa a fazer frio. Eu, vegetariano, não tinha o que comer no estádio. Mas o Botafogo jogava bem, os jogadores do River eram expulsos, o time fazia 2x1. E começava a perder gols, em profusão, a perdê-los porque queriam fazer gols de placa, lindos, de calcanhar. E quando o River empatou, se apequenaram. Tremeram. Se assustaram. E entregaram tudo. Tinham a chance de entrar pra história goleando o River em Buenos Aires, preferiram entrar pra história entregando um jogo fácil pra um time com 9 em campo. Quando acabou o jogo, eu não conseguia nem falar. Minha namorada estava chorando, brigando comigo porque eu tinha feito ela gostar do Botafogo e isso a fazia sofrer.

No dia seguinte, fomos a uma lan house mandar um e-mail pra casa, quando li o texto do Paulo Marcelo, do Arquiba Botafogo, no blog do Roberto Porto (Aqui jaz um time sem caráter). Comecei a chorar na lan house lendo o texto.

Se aprendi? Cara, eu estava no Morumbi também. Saí do trabalho correndo pro Santos Dumont, novamente passei fome, porque só tinha esfiha de carne pra comer, passei a noite ao relento (literalmente), esperando chegar as 5 horas da manhã e eu voltar pro Rio no primeiro vôo. E só vou terminar de pagar a aventura no mês que vem.

E incrível, cada um desses eventos me fez ser ainda mais botafoguense, me fez ter um sentimento ainda maior pelo clube!

O amor e a dedicação a um clube de futebol são inexplicáveis. Quem sente, sabe. E eu fico muito feliz de ser um entre milhões de apaixonados pelo Botafogo.

Parabéns pelo texto, e desculpe pelo meu comentário enorme.

E vamos à vitória!

Grande abraço,
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Saulo, é isso aí, cara!
O Botafogo sempre!!!

Danilo, putz, lindo relato!!!
Mas é isso mesmo: Não existe perrengue qnd o assunto é o Botafogo, afinal, é instintivo, sincero e real!
Parabéns, cara!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

danilo,

obrigado pelo elogio!
seu maravilhoso relato só engrandece nosso sentimento pelo clube.
aquele jogo foi, sem dúvida, a maior decepção que tive com o botafogo e sepultou todas as esperanças em 2007.
mas, como você bem lembrou, não aprendemos com aquilo.
é um paradoxo. algo que deixa a razão pequena diante da emoção.

é, diante de tudo, uma felicida ser escolhido pelo botafogo.

saulo,
valeu, cara!
seguimos com o nosso botafogo, o glorioso.

abraços e sds. botafoguenses!!!

snoopy em p/b disse...

*felicidade

Saulo disse...

É isso aí Fábio. Temos nossas decepções as vezes, mas temos muitas felicidades por torcer para esse clube que é muito glorioso.
Valeu e até mais.

Anônimo disse...

Fábio, não tenho o que falar sobre sua coluna. Diz tudo.
e Danilo, que maravilha (apesar do resultado) ter estado no jogo contra o River.
Botafogo sempre!
jacob

Anônimo disse...

Maravilhoso testemunho do Fábio.
Ainda bem que eu não sou o único maluco (eu já sabia disso) capaz de fazer essas maluquices para assistir ao Glorioso. Tb tirei férias em abril para acompanhar as finais do Carioca e fases da Copa do Brasil. Minha esposa tb fica me olhando torto e certo dia ele supôs uma pergunta: "E se eu perguntasse, o BFR ou eu?" Respondi: É melhor não fazer a pergunta.
Domingo me mandei pra Recife e na porta do estádio conheci vários alvinegros do interior de PE, da PB, AL, etc. Todos malucos e apaixonados. Pra terminar ainda melhor, no fim do jogo o W.Paulista jogou a camisa pra torcida, adivinhem quem pegou? Tá aqui em casa.

Saudações alvinegras.
Ricardo Palhares.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, além de felizardo por ser botafoguense, vc provou ser sortudo tb, hein!?rs!
Uma vez eu tb respondi algo similar para a minha esposa: "Te amo muito. Igual ao Botafogo. Nem mais, nem menos. E considere isso o maior dos elogios e limite alcançado"!hehehe!
Claro que eu disse na maior ingenuidade, mas ela não "entendeu bem assim"...foi complicado explicar o que - no fundo - eu queria dizer!rs!
Enfim, aos poucos elas vão entendendo...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Após ler o texto e os outros relatos, vi que não deixaram nada para mim.
Sendo assim, só me resta dizer: ´´ SE CHOREI OU SE SORRI, O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU VIVI.``
Botafoguense não é torcedor de ocasião, como existem nos outros clubes.
o Botafogo não é uma religião. É uma conspiração universal contra os pobres de espírito, que cismam de nos chamarem ´´sofredores``. Quando a imprensa cogita o nosso fim, quando todos os outros atestam o nosso perecimento, eis que a Fênix alvinegra ressurge das cinzas, elevando nossos corações botafoguenses ao prazer inigualável das conquistas.
O Botafogo é coração!!!
Abraços e Saudações Alvinegras.

Anônimo disse...

Após ler o texto e os outros relatos, vi que não deixaram nada para mim.
Sendo assim, só me resta dizer: ´´ SE CHOREI OU SE SORRI, O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU VIVI.``
Botafoguense não é torcedor de ocasião, como existem nos outros clubes.
o Botafogo não é uma religião. É uma conspiração universal contra os pobres de espírito, que cismam de nos chamarem ´´sofredores``. Quando a imprensa cogita o nosso fim, quando todos os outros atestam o nosso perecimento, eis que a Fênix alvinegra ressurge das cinzas, elevando nossos corações botafoguenses ao prazer inigualável das conquistas.
O Botafogo é coração!!!
Abraços e Saudações Alvinegras.

Anônimo disse...

2 vêzes. Quanta emoção...

Rodrigo Federman disse...

Hahah! Antônio, estas suas palavras valem a repetição do comentário! rs!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

antônio,
que inspiração, hein?
veja o que você disse:
Quando a imprensa cogita o nosso fim, quando todos os outros atestam o nosso perecimento, eis que a Fênix alvinegra ressurge das cinzas, elevando nossos corações botafoguenses ao prazer inigualável das conquistas.
caramba!!!
nada a acrescentar, meu amigo.

rodrigo e ricardo,
esse assunto é sempre embaraçoso... hehehe
pô, ricardo, que sorte a sua de pegar a camisa, hein?!?!
guarda com carinho!
ah, e tenha certeza: você não é o único.
nós, os escolhidos, não somos a maioria, mas somos os escolhidos.
obrigado pelo elogio!

seu jacob, não montou sua chapa ainda?!?!?!
pelamordedeus, nos livre do rocambole!!!
obrigado pelo elogio, que, vindo do senhor, é uma grande satisfação.

saulo,
grande abraço!

sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
A TODOS DE DESTA COLUNA, SEM EXCEÇÃO, ESTOU NO TRABALHO E, SIMPLESMENTE MEUS OLHOS ESTÃO CHEIOS DE LÁGRIMAS DE LER TANTA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR E PAIXÃO AO NOSSO IDOLATRADO "ALVINEGRO",
OBRIGADO A TODOS VCS QUE ME DERAM OPORTUNIDADE DE LER ESSES TODOS ESSES DEPOIMENTOS, CONFESSO QUE ESTOU EMOCIONADO.
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E QUANTO A DISPUTAR O AMOR DO MEU GLORIOSO COM UMA ESPOSA, GRAÇAS A DEUS ESTE PROBLEMA EU NÃO TENHO, POIS SOU SEPARADO E A MINHA FILHA QUE MORA COMIGO É ALVINEGRA DESDE O BERÇARIO E QUANTO A MINHA NAMORADA JÁ TEM ATÉ CAMISA, PORTANTO ...

TONINHO - ILHA DO MEL - ES
QUE VENHA A RAPOSINHA DE "BH"

"Ser botafoguense vai além de ser torcedor. É curtir um estilo diferenciado de vida" (Ricardo Baresi)

Rodrigo Federman disse...

Grande, Toninho!!!
Amigão, eu aproveito e tb agradeço a colaboração e comentários de todos! Cada vez mais fica claro que o botafoguense é diferenciado! Apaixonado!
Isso não tem preço! Não mesmo!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

acho que também devo agradecer pelos mesmos motivos do rodrigo.
os comentários foram de arrepiar.
obrigado toninho e todos os amigos!

sds. botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Extraordinário texto, snoopy! Parabéns! A sua alma é muito límpida!

E acho que você percebe de futebol, meu amigo. O problema foi que a torcida se apaixonou pelo Cuca por jogar futebol de ataque. Mas o Cuca não sabe montar uma defesa (levava gol atrás de gol) e o Ney está mostrando - até à saciedade - todos os erros do Cuca. Porque os está emendando todos - um a um (ele conhecia bem as lacunas do Cuca por jogar tantas vezes contra ele). Se você se livrar dessa 'paixoneta' por um treinador, então vê muito mais claro. E consegue criticar adequadamente, que é o que o nosso time precisa! Sem crítica discernente não há movimento, morre-se.

VIVA O BOTAFOGO!

Um enorme abraço, amigo!

Rodrigo Federman disse...

Rui, como tu sabes, eu tb sou um admirador ferrenho do Cuca! Tanto pessoal como profissionalmente. Mas hei de concordar contigo, qnd diz que o NF manteve o padrão do Cuca (ofensivo), porém corrigiu totalmente os inúmeros defeitos da zaga, que era justamente o ponto fraco do time do Cuca. Isso é um fato!!!
Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Ave, Fábio! Este jornalista o saúda!

Grande texto. Vindo do fundo de um coração botafoguense, só podia sair assim. No dia em que eu tiver um jornal, já sei quem vou contratar como cronista esportivo...

Snoopy. Um certo morador de Brasília.

Rodrigo Federman disse...

Chico, mas permita que o Fábio seja "parcial", ok? Pelo menos um para proteger o Botafogo e descer a lenha e mentiras nos nossos adversários. Igual fazem conosco! risos!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

grande chico,
fico muito feliz com o elogio, amigo!
e, com a condição que o rodrigo definiu, o convite será aceito na hora e com muita honra. hehehe

rui,
já não tenho nem palavras para agradecer e fico feliz com que todos tenham gostado e, claro, você em especial também.

e sobre o cuca, olha, vou torcer, como nunca, para que o ney franco leve nosso time aos títulos, pois, como você bem exclama e de acordo com a conclusão do rodrigo ao seu comentário, é fato que o ney está sabendo aproveitar melhor o elenco que temos e corrigindo as falhas do seu antecessor. aliás, digo antecessor porque dá pra desconsiderar a passagem do asno...

bom, dito isso, volto a falar, como já te disse no seu blog, que as maravilhosas vitórias que o time do cuca conquistaram e a alegria que ele me deu em ser botafoguense outra vez vão ficar pra sempre marcados em mim.
venha o técnico que vier e conquiste todos os títulos que o cuca não conquistou, mas sinto que a realidade é essa.
e vamos pra vitória contra a raposa!!!

queridos amigos, fico lisonjeado com os elogios de todos.
é muito prazeroso escrever sem ganhar nada, sobre uma paixão que tenho e ver que as pessoas gostaram.

forte abraço a cada um!!!

Anônimo disse...

Grande Snoopy.

Fiquei feliz e ao mesmo tempo meio melancólico com o seu texto (as voltas que o mundo do futebol dá).
Feliz com a beleza do texto e em relembrar onde e como passei esses momentos.
Fiquei triste e até com um pouquinho de inveja em ver que a minha paixão não é tão desvairada quanto a sua.
Ser sereno e controlado às vezes enche o saco. Sou fanfarrão e metido a besta aqui na intenet, mas na realidade eu sou muito certinho, muito equilibrado.
Tive muita vontade de ir à final do carioca, assim como ao morumbambi contra os gambás. Mas fica só na vontade.

Cada um ama o Botafogo ao seu modo, o que eu posso fazer, sem peso de conciência, eu faço.

Você me parece um cara que não mede esforços para fazer aquilo que deseja.

Ave, Snoopy.
Um abraço.

snoopy em p/b disse...

foquinha, meu amigo, nosso sentimento pelo glorioso é imensurável.
e é incomparável tb...
o meu não é maior que o seu e o seu não é maior que o meu.
passei muito tempo querendo desfrutar do meu botafogo, mas, como não trabalhava, não dava pra ir.
hoje, graças a deus, pude fazer os sacrifícios financeiros de ir lá. ainda dói no bolso, mas não me arrependo. até falei que me arrependia mas foi da boca pra fora.
é assim mesmo. como você falou, cada um ama do seu jeito e sem amar mais do que o outro.

fico feliz que tenha gostado do texto pois fiz com o coração aberto mesmo.
e fiz com a intenção de emocionar as pessoas.
pelos comentários, acho que consegui.

agora pouco, goleamos o cruzeiro por 1 x 0.
ufa!
mais três pontinhos...

vamo que vamo!!!

abraço e sds. botafoguenses!!!