19/05/09

Enquete: A boa gestão do novo presidente



O final de 2008 foi extremamente turbulento para os botafoguenses.

A começar pelo ex-presidente Bebeto de Freitas ter se desligado do cargo antes mesmo que esse chegasse ao fim, passando pela bagunça generalizada que foi definir quem concorreria à presidência do GLORIOSO e culminando no time de futebol completamente quebrado, com salários atrasados e vários jogadores deixando General Severiano.

Em suma: Quem assumisse o clube pegaria um Botafogo bagunçado e sem muitas projeções otimistas à curto prazo.

Depois de muito "disse me disse", o Maurício Assumpção acabou eleito e de cara, precisou correr contra o tempo para montar um time de futebol, visando o campeonato carioca.

Existia grandes chances do Botafogo disputar o torneio com um time de juniores, "recheado" com alguns poucos remanescentes da equipe profissional que disputou o Brasileirão do ano passado.

Entre esses "poucos", o técnico Ney Franco, que foi a prioridade do novo presidente alvinegro.

A partir de então, montou-se um elenco humilde, com folha salarial reduzida e de acordo com as possibilidades do clube e necessidades do treinador.

O GLORIOSO terminou o estadual com o vice campeonato, porém, com tudo o que havia sido prometido (questão salarial e premiação em dia), cumprido. Bem diferente dos quase quatro meses que os jogadores não viram a cor do dinheiro no final da gestão anterior.

Pois bem...é claro que tudo tem o seu lado bom e o lado ruim. A vida é baseada em erros e acertos. E a administração do Maurício Assumpção não poderia ser diferente, apesar do pouco tempo.

Muitas coisas boas aconteceram – e continuam acontecendo – nesses primeiros cinco meses. Em compensação, algumas coisas chatas e questionáveis também ocorreram.

Sem entrar nos devidos méritos, o Cantinho Botafoguense perguntou na enquete encerrada nesta terça-feira: Qual a sua avaliação dos primeiros cinco meses da gestão Maurício Assumpção?

Foram computados 97 votos, distribuídos em cinco categorias: "Muito boa, boa, regular, ruim e muito ruim".

Apesar das recentes críticas que tenho feito ao nítido amadorismo que continua no departamento de futebol botafoguense, eu fui um dos 39 (40%) amigos que avaliaram o trabalho até agora como "bom".

A justificativa é simples: Eu considero que o tempo ainda é curto para análises mais profundas, e pelo menos até agora, os "prós" têm sido mais frequentes do que os "contras" (minha opinião).

Essa foi a opção mais votada.

Em seguida, 27 (27%) botafoguenses classificaram a administração MA como "razoável".

Também considero extremamente aceitável essa análise. Além do pouco tempo, os últimos vacilos e fracassos do time de futebol (principalmente na parte gerencial) colaboraram para que os amigos escolhessem essa opção.

Em compensação, 17 (17%) pessoas acham que está tudo "muito bom" até agora.

Sobre esse voto, tenho uma opinião: Considero que o presidente como pessoa, passa uma imagem e impressão "muito boa", mas na questão administrativa, acho que alguns pontos podem ser melhorados.

O importante é que eu acredito no Maurício Assumpção, e tenho certeza que ele também está aprendendo, afinal, é uma "carne nova" nesse "negócio" tão "peculiar" que se chama "mundo do futebol".

A quarta opção mais clicada foi a análise de gestão "muito ruim", recebendo 11 (11%) votos.

Respeito quem pensa assim, mas definitivamente ainda não vejo desta forma.

Também respeito os 3 (3%) amigos que disseram que o presidente tem feito um trabalho
"ruim".

Repito: Ainda acho que é cedo e considero que os "prós" até o momento são mais presentes do que os "contras".

Não dá para negar que a questão social do Botafogo tem sido tratada com muito carinho pelo MA. Aliás, há tempos que não tínhamos um gestor que atentasse tanto para o Botafogo como um clube, uma instituição.

De qualquer forma, não dá para negar o que é evidente: Querendo ou não, o futebol é o "carro chefe" e precisa/merece de mais cuidado e atenção do que tudo. E é nesse ponto que eu considero que o presidente (e seus dirigentes) precisa de mais "ambição e gana", sem fazer loucuras, é claro.

Como eu já disse, acredito que o Maurício aprenderá bastante no primeiro ano de mandato e a partir de 2010 ele estará mais "vivo" não apenas na parte social e olímpica, mas também no futebol de base e profissional.

Aliás, ele próprio falou isso quando foi eleito: 2009 será o ano do trabalho para que em 2010 possamos colher os primeiros "frutos".

Vamos apoiar! O momento é esse e nós somos peças importantes na reconstrução do Botafogo de Futebol e Regatas como um todo!

Bom...
...resultado finalizado, é hora de abrirmos a nova pesquisa do CB.

Pela enésima vez, um tema que está cansando a "beleza" de muita gente: O treinador do GLORIOSO.

Amigos, pergunto: O que poderia/deveria mudar na comissão técnica botafoguense?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Danilo Julião disse...

Rodrigão, assim como você concordo que a gestão do MA foi boa até o momento. Não é fácil superar a desconfiança de todos e o ambiente turbulento do fim do ano passado. Ele em cinco meses já fez mais pelo Botafogo que o Bebeto entre 2007-08!

Claro que ainda tem muito a melhorar, a começar não dar tanta liberdade pra você-sabe-bem-quem fazer o que der na telha e melhorar alguns departamentos mas isso é questão de tempo. Ele ainda precisará de malícia pra se dar bem. Mas ele é acima de tudo bem intencionado e tem paixão pelo que faz já que é regido pela estrela solitária - embora o lado torcedor deva falar um pouco mais alto em algumas ocasiões.

Abração!SA!

andré rj disse...

Amigo, vou te ser franco: Não votei nessa enquete porque acho que ainda não dá pra avaliar. Por mais que o último mandato do Bebeto não tenha sido bom, deixando o clube com problemas até para formar um time, muito do que o MA fez até aqui foi em cima de alicerces que o Bebeto deixou, a começar pelo Engenhão, que queiram ou não foi a maior conquista nossa fora de campo. E como só são 5 meses até aqui, a continuidade do trabalho anterior foi mantida de maneira acertada. Até estou gostando de algumas ações que o MA tem feito, junto à sua diretoria, mas acho que o mandato dele terá de ser baseado no crescimento do clube como um todo, a partir dos alicerces a que me referi acima.
É óbvio que ele tem tudo para conseguir isso, pois ele descentraliza o poder ao contrário do Bebeto. Mas a última palavra terá de ser sempre a dele, é o que espero. Uma coisa que não mudou foi o dep. de futebol, que continua fraquinho, fraquinho...
A área de marketing melhorou um pouco com algumas ações, mas falta o principal em um clube de futebol para que essas ações causem grande impacto: UM JOGADOR QUE CHAME A TORCIDA. UM JOGADOR DIFERENCIADO.
Sem isso, fica difícil potencializar essas ações. Só pra te citar um exemplo: Para o jogo do último domingo, a diretoria fez um gol de placa ao facilitar a compra de ingressos distribuindo em 39 pontos mais a venda na internet. Resultado: 15000 no engenhão no 1º jogo no brasileirão. Imagina o nosso time com um craque no plantel?
Somente 1.
Bem, o tema é longo e merece atenção especial. Mas vamos tocer para que o MA tome as atitudes corretas daqui para frente.

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

Eu acho que temos que mudar toda a comissão técnica, todos os dirigentes e todos os jogadores.

Ando muito insatisfeito...

Um abraço, Rodrigo.

Anônimo disse...

é uma anta mesmo

Anônimo disse...

Sou uma Anta mesmo.

E o senhor(a)? Quem é? Até o momento me parece um covarde.

Anônimo disse...

desculpa, nao é anta nao....coitado do animal

Rodrigo Federman disse...

Danilo, como vc disse, a boa intenção conta muito. Já a experiência no novo cargo, é questão de tempo (e de competência)!! Ao menos o MA começou bem!!

Fala, André! Claro, eu reconheço que uma avaliação em tão pouco tempo é muito difícil. Por isso que eu disse que a minha foi baseada principalmente no "feeling" que tenho do MA ser uma pessoa do bem, e é claro, do que tem sido feito na parte institucional e social do clube, pois essa sim, estava completamente abandonada pela antiga gestão.

Foquinha, prefeiro revelar o meu voto na próxima terça-feira!hehehhe

Anônimo, peço a gentileza para que não aconteça ofensas às pessoas que frequentam este espaço,independente das opiniões contrárias, ok? Caso contrário, infelizmente serei obrigado a deletar...algo que "democraticamente" não acho legal.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Acho que a gestão do MA até o momento está sendo boa, pois ele pegou um grande pepino. Esse é um ano para botar a casa em ordem, pois sem dinheiro e endividado, fica difícil contratar. Não adianta fazer como outros clubes brasileiros, que em muito breve vão pro buraco, pois a política é de gastar sem pensar. Um dia a casa cai. Quanto as contartações ruins, eles vão aprender, pois não é privilégio deles contratar mal. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, concordo e torço por tudo o que vc disse, amigo!
Abs e SA!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo, a administração das finanças tem sido ótima. Sanou os problemas deixados pela antecessora e parece ter um bom planejamento.

Mas como vc mesmo disse, "o futebol é o carro chefe'". Concordo.

Isso me faz pensar que a afirmação do próprio MA de que se sente "orgulhoso, pois o Botafogo tem realizado a função de melhorar e reerguer talentos" é completamente equivocada. Ele inventou uma tradição inexistente e um rótulo contraproducente.

Tudo leva a crer que o futebol do clube está sendo administrado de forma medíocre.

Enquanto não acertarem este setor, continuo achando que o início da nova administração foi ruim.

Torço pra que aprendam as malícias do ramo e que mudem radicalmente seus conceitos com relação ao futebol.

Saudações alvinegras!

snoopy em p/b disse...

esses anônimos são tão corajosos....

rodrigão, votei contigo.
estou com a mesma opinião.

abraço!

Rodrigo Federman disse...

É, Biriba! A questão institucional, marketing, social e financeira está ótima nessa nova gestão. O problema continua sendo o futebol, já que o amadorismo da gestão anterior parece que insiste em permanecer, apesar de serem novos profissionais agora!

Fábio, assim fica fácil ser corajoso, né?
Sobre a enquete, esperemos que não fique no "boa", mas que melhore. Para tanto, é preciso terminar de vez com o amadorismo no futebol e as "parcerias" esdrúxulas!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ei, Anônimo, mostra a cara.

O meu nome e imagem são fictícios, mas o meu e-mail é verdadeiro, todos aqui me conhecem.

Eu não falaria algo que atacasse alguém sem mostrar a minha cara. Eu não sou covarde. Eu poderia discutir a razão da minha insatisfação, mas um covarde não merece isso.

Covarde.
Covarde.

Esta palavra é legal pois serve tanto para homem quanto para mulher, não há variação de gênero.


....


Rodrigo, desculpe por isso. Não precisa responder este comentário. Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Relaxa, Foquinha! Tenho certeza que não haverá mais comentários assim! Até pq, alertei e caso repita, infelizmente serei obrigado a "quebrar a democracia" do CB! heheeeh!
Abs e SA, cara!!!