16/05/09

Parabéns, "Enciclopédia"!



O maior botafoguense de todos os tempos completa 84 anos de vida neste dia 16 de maio de 2009!

Todas as palavras mundo ainda seriam insuficientes para descrever o que os alvinegros desejam para o seu grande e eterno ídolo, Nilton Santos!

Eu só repito o que disse para ele, quando tive o prazer de visitá-lo na clínica onde está "hospedado": Nós te amamos, Nilton Santos!

Muita saúde e paz para você e para a Dona Célia, companheira inseparável!

E é claro: MUITO OBRIGADO POR TUDO!!!

...

Há exatos 365 dias atrás, precisei montar uma "operação mentira" para conseguir - pela primeira vez - qualquer contato com o ETERNO.

Eu queria apenas deseja os parabéns pelos - na época - 83 anos de idade.

Consegui...e foi inesquecível!!!

Pouco menos de um ano depois, o amigo Paulo Marcelo (Arquiba Botafogo) me passou os contatos para, então, conhecer o maior lateral esquerdo de todos os tempos!

De novo, inesquecível!!!

Abaixo, as fotos desses dois momentos mágicos: A primeira, um fax que enviei à clínica no ano passado (e que está colado na parede do quarto da "Enciclopédia do Futebol"), após os emocionantes segundos no telefone com o Nilton Santos. Depois, o clique do dia em que tive o prazer de abraçar "o Botafogo"!

Hoje de manhã eu reli a "saga" do ano passado e resolvi dividir com os amigos que ainda não frequentavam o Cantinho Botafoguense.

Foi assim...

...

"Um curto diálogo inesquecível e emocionante (16/05/2008)

...estou na linha, ainda sem acreditar que um prazer único me aguardava. Indescritível, conseguido com muita insistência, enrolação e um pouco de mentira. Caso contrário, acho que não teria sucesso na investida.

De repente, uma voz um tanto cansada e pausada (porém, lúcida) entra no outro lado da linha...

N.S: Alô.

R.F (extremamente nervoso): Sr. Nilton? Nilton Santos? Serei breve. Meu nome é R.F e falo de Vitória/ES, só estou ligando para desejar-lhe os parabéns e dizer que nós, botafoguenses, te amamos. Te amamos muito, Nilton Santos.

N.S: Obrigado pela lembrança. Um forte abraço para a sua família.

R.F (já sem saber o que falar): Muito obrigado por esses segundos, Nilton Santos. Nós te amamos.

Nesta hora, já repetindo a mesma frase (praticamente em "alfa", devido ao momento único), não resisti, e comecei a chorar discretamente, tentando terminar a frase com um "Obrigado o Senhor, Nilton Santos".

N.S (com o mesmo timbre): Não chora. Um beijo pra sua família e viva o Botafogo!

R.F (aí ficou difícil controlar!): Um beijo pro senhor. Parabéns e viva o Botafogo e o Senhor! Nós te amamos! Tchau.

N.S: Obrigado, tchau!

Tu...tu...tu...tu...tu... Era o sinal de que os segundos mágicos haviam terminado.

Sim, amigos! É exatamente o que vocês leram: N.S era mesmo o Nilton Santos, e R.F, este que, ainda elétrico e fora de si, vos escreve. Consegui trocar poucas, mas emocionantes palavras com o Nilton Santos. Algo que jamais poderia imaginar na minha vida. Algo que levarei comigo para sempre.

Emocionante foi pouco. Impressionante seria mais preciso, pois acabei de passar por uma experiência única. Que o botafoguense é uma só família, eu já sabia. Mas ao falar com o Nilton Santos, parecia que era o meu avô. Alguém com quem sempre convivi, e não um ídolo, um mito, uma lenda! Em suma: Eu falei com o BOTAFOGO! Isso não tem preço. Não mesmo.

Só me resta repetir um milhão de vezes, se for o caso: OBRIGADO, NILTON SANTOS! PARABÉNS! TODOS NÓS, BOTAFOGUENSES, TE AMAMOS!

Bom, preciso voltar ao ritmo normal desta sexta-feira (por mais difícil que seja agora), pois ainda estou no trabalho e tenho os meus afazeres.

Resumindo: Eu liguei para a clínica onde o Nilton Santos está, para confirmar o número do fax, pois queria enviar uma carta para ele (aliás, o fiz). Enquanto a moça que me atendeu passava o telefone, me disse que, curiosamente, ele estava passando pelo corredor na sua frente e naquele minuto.

Pedi para dar uma palavra. O que foi negado prontamente, pois além de não ser permitido, por definição interna da clínica, o movimento de hoje estava intenso, com muitas pessoas tentando contatar o maior lateral esquerdo de todos os tempos. Isso estava prejudicando e incomodando os outros pacientes e até mesmo os funcionários da clínica.

Argumentei, dizendo que era interurbano, que eu só precisaria de 10 segundos e que se ela quisesse, poderia tirar o telefone do Nilton se ele falasse qualquer coisa. O meu intuito era apenas que ele me ouvisse, mas nem assim a moça amoleceu.

De repente, parti para o apelo mesmo. Inventei que meu avô o conhecia, que jogaram juntos (uma baita mentira!) no Botafogo e que era um recado dele para o Nilton Santos. Lógico que só falei isso porque imaginei que ela não iria perguntar o nome do "meu avô". Concordou, desde que fosse muito rápido. Caso contrário, ela se complicaria no trabalho.

Neste breve intervalo, ouvi baixinho: "Sr. Nilton, venha aqui rapidinho para um neto de um companheiro do senhor, lhe dar parabéns. É bem rapidinho".

A partir de então, amigos, volta-se ao primeiro parágrafo deste post, que repito: Retratou uns poucos segundos mágicos que acabo de viver, com os meus 29 anos de idade!".


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


9 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

PARABÉNS AO MAIOR LATERAL ESQUERDO DE TODOS OS TEMPOS, GRANDE NÍLTON SANTOS. NÓS BOTAFOGUENSES SÓ TEMOS QUE LHE AGRADECER POR TUDO O QUE FEZ E FAZ POR NOSSO BOTAFOGO. me emocionei às lágrimas ao ler o seu relato. Realmente o botafogo é um clube diferenciado. Qual é o clube que tem um ídolo desse quilate e o trata do modo como tratamos o Nílton Santos. Parabéns a você Rodrigo, por ter tido o privilégio de conviver um pouquinho com esse monstro do futebol, tão grande. imenso e como todos os grandes homens, muito simples. Viva o Nílton Santos, Viva o Botafogo. Grande abraço e sempre com as gloriosas saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Sérgio!!! VIVA, NILTON SANTOS!!! SEMPRE!!!
Amigo, confesso que ao reler o fato ocorrido no ano passado, as lágrimas escorreram novamente ao relembrar os segundos no telefone. Depois, os minutos "in loco" (neste ano) com o ETERNO!
Putz, ele faz aniversário e nós que dizemos OBRIGADO!
Por isso o Botafogo é tão especial!!!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
eu estava escrevendo sobre o nílton santos agora no blog, e me emocionei.
cara, chorei, mas foi só pra molhar os olhos.
agora, lendo o seu texto aqui, não resisti.
como é bom ser botafoguense!
viva o nílton santos!
viva o botafogo!
me lembrei de quando você me ligou nas duas ocasiões relatadas no seu texto.
que emoção!

abração, meu amigo.
sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabiao, diz aí: Como e bom ser Botafogo, não?
E VIVA, NS!!!
Abs e SA!!!

andré rj disse...

Rodrigo,

Amigo, peço licença para reproduzir esse texto que achei maravilhoso:


"Enciclopédico

Vida passa
Morte passa
Pássaro passa
Chuva passa
Trem passa
Criança passa
Tempo passa
Tudo passa
Jogador passa
Bola fica.
Nilton Santos

Esse post é em homenagem ao aniversário da lenda viva alvinegra.

De Leonel Ventorim de Jesus poeta e jornalista e tirado do blog Mundo Botafogo"

PARABÉNS, MESTRE!!!
PARABÉNS, ENCICLOPÉDIA
E SÓ JOGOU NO MEU TIME. QUE ORGULHO!!!!!!!!!!!!!!!!

Saudações

André Lira

Luis Eduardo Carmo disse...

Pô, cara. Me deixou abalado.

Vou postar uma foto dele lá na minha casinha,

Saudações alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

André, nem precisa pedir licença para elogiar o NS, amigo!
Lindo poema! Uma justa homenagem ao maior botafoguense de todos os tempos!

Biriba, hj é o dia do ETERNO!!! Tds homenagens serão mais do que merecidas!rs!

Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Rodrigão, eu chorei mais uma vez. É lindo demais cara, sem palavras...Abração!SA!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, "tudo" ainda é "pouco" para o NS, cara!
Valeu!
Abs e SA!!!