11/07/09

Três pontos suados diante do "lanterninha"



No atual momento do Botafogo, o que menos importa é se o time jogou bem ou mal. O que a torcida quer são vitórias para afastar o GLORIOSO da zona de rebaixamento do Brasileirão.

E foi exatamente o que aconteceu nesta noite: O Botafogo enfrentou o Avaí, a torcida adversária, o frio na capital catarinense, a leve chuva e principalmente a sua já conhecida limitação técnica e preparação (escalação, esquema tático, jogadas ensaiadas...). Mesmo assim, o sábado terminou de forma agradável para os alvinegros, que venceram a partida por 2 a 1 (Juninho e Renato).

É impressionante que não importa o adversário e se o jogo é no Engenhão ou outro estado. O Botafogo não consegue passar a impressão de saber o que deve ser feito com a bola nos pés e nem se movimentar em campo. Mais uma vez o futebol apresentado ficou a desejar, baseando-se em chutões, erros de passes e recuo exagerado na segunda etapa.

Por sorte o adversário é ainda mais fraco. O Avaí é o último colocado do campeonato, mas nem por isso deixou os botafoguenses tranquilos. Pelo contrário: Sufocou durante todos os 45 minutos finais e só não empatou o jogo porque o Castillo mais uma vez provou que deve ser o titular do gol alvinegro.

Em compensação, o Eduardo Martini não precisou fazer nenhuma defesa durante toda a partida...

Aliás, fez sim...uma em chute do Batista (no primeiro tempo, quando tínhamos o vento a favor). De resto, o goleiro catarinense não foi mais "provocado".

Rodrigo, mas isso não tem lógica, afinal, fizemos dois gols!

É verdade, amigos. Agora, preciso lembrar como eles foram marcados? O segundo foi uma sorte danada, pois o Lúcio Flávio cobrou outra daquelas faltinhas inofensivas e o Renato conseguiu esticar a perna na frente do zagueiro. Entretanto, a abertura da contagem foi graças ao Juninho e sua conhecida cobrança de bola parada.

Resumindo: Pela enésima vez o Botafogo só não perdeu por causa das faltas do Juninho, que repito, são os únicos momentos em que levanto da poltrona na esperança de gol a nosso favor.

Falando rapidamente sobre a partida, apesar do leve domínio do time do Ney Franco, não podemos esquecer que o Avaí atuou contra um vento muito forte que impedia as suas bolas de sequer passar do meio de campo (em tiros de meta). Ou seja, eles atuaram contra a natureza e ainda assim nos ameaçaram em pelo menos quatro oportunidades. Quase todas pelo lado esquerdo da defesa botafoguense.

E mesmo com o vento a favor, o GLORIOSO não aproveitava a vantagem. Também, a dupla de armadores "não esteve em campo" e sobrecarregou o Leandro no meio e o Batista improvisado no lado esquerdo. E nessa luta dos dois, destaque para o incansável e guerreiro Victor Simões, assumindo o papel dos "camisas 10 e 8" tanto na parte de criação como no auxílio à marcação.

Com os 2 a 0 no placar (e agora sem o vento para ajudar), os comandados do Ney Franco voltaram para a segunda etapa com uma modificação: Juninho saiu por conta de forte gripe e o zagueiro Alex entrou em campo.

Tudo bem, o Alex entrou sem tempo de bola e pareceu um pouco afobado. Mas peraí, o que o treinador fez foi uma tremenda sacanagem, sacando o jovem defensor com menos de 27 minutos de jogo. E pior: Entrando com o "chinelinho" Reinaldo, que se juntou ao inoperante Lúcio Flávio (a outra "múmia", Renato, já havia deixado o jogo).

Ney Franco conseguiu o que tanto queria: Queimar mais um menino da base. E eu digo isso porque já vi o Emerson e Fahel cometerem erros muito mais graves, sérios e decisivos e nunca foram sacados no minuto seguinte. Ainda mais depois nas vezes em que entraram nas segundas etapas.

Repito: Ney Franco sacaneou o Alex de propósito! Ao invés de arrumar o meio de campo para impedir os ataques do Avaí, ele simplesmente sacou o zagueiro e entregou a partida "à sorte".

Aliás, ainda bem que "ela" esteve no nosso lado nesta noite, pois os últimos 20 minutos foram de intensa pressão do time catarinense, esbarrando nas defesas do Castillo.

Já cansado, Victor Simões não conseguiu mais incomodar a defesa adversária ao lado do André Lima, que teve uma estreia discreta, mas dando uma nova cara ao ataque do Botafogo.

"Está nas mãos de Deus", gritei após o "quase empate" do Avaí aos 44 minutos.

Depois foram mais quatro intermináveis minutos para que pudessemos, enfim, respirar calmamente.

Apito final...Botafogo temporariamente fora do "G4 do mal" e a certeza de que de nada adiantarão os reforços enquanto estivermos na mão de um péssimo treinador, medroso e incapaz de dar o mínimo de padrão ao grupo (além de não mexer em peças, que mesmo mal, nunca saem da equipe).

Continuamos na luta e com a "bala presa na garganta", porque como disse o comentarista do SporTV (e eu concordo plenamente): Mesmo com reforços, o Botafogo ainda precisa de muita coisa para ser considerado um time razoável e fugir definitivamente da zona do rebaixamento.

E agora, que venha o Flamengo...
...apesar de eu não gostar dessa ideia no momento...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 2 X 1 AVAÍ


1- Castillo: Sem culpa no gol e com várias defesas que nos salvaram do empate e/ou até da derrota. Em minha opinião, deve ser o titular da equipe - 7,5

2- Alessandro: Discreto, porém, esforçado. Hoje nem me irritou como geralmente faz - 5,5

3- Juninho: Para variar, um gol de falta. Apesar de apenas 45 minutos em campo, atuou bem e sem perder nenhum lance - 5,5

4- Emerson: Nada de novo...dedicado, mas chutando bolas para dentro da área, driblado com facilidade e sem passar segurança para a torcida - 5,0

5- Leandro Guerreiro: Bom primeiro tempo, quando precisou se dobrar para compensar os nulos Renato e Lúcio Flávio. Na segunda etapa ficou fixo na zaga dando chutões para aonde estivesse virado (ordem o treinador) - 5,5

6- Eduardo: Perdeu muitos lances no confronto com os atacantes adversários e não apareceu como elemento surpresa na frente. Ficou devendo... - 4,5

7- Batista: Começou errando vários passes, mas depois se acostumou com a posição improvisada e foi um dos que mais correu e se ofereceu para jogar - 6,5

8- Renato: Eu não me iludo com o gol. Foi pura sorte, pois o que se viu no restante da partida, era um jogador pesado, limitadíssimo e incapaz de ajudar o meio de campo e/ou ataque - 3,0

9- André Lima: Tentou alguns lances de pivô e mostrou que "pode dar caldo" ao lado do Victor Simões - 5,5

10- Lúcio Flávio: Jogou? - 1,0

11- Victor Simões: Juntamente com o Castillo, os melhores em campo. Correu bastante, voltou para ajudar na marcação, serviu o André Lima e disputou todos os lances com muita raça - 7,0

12- Alex: Não entrou ligado, mas depois que levou uma bronca do Fahel, foi estranhamente "fritado" pelo treinador - 3,0

13- Fahel: Ele pode tudo...inclusive "pagar de xerife" com os mais jovens. É a primeira alternativa do banco (isso é lamentável), seja nas vitórias, derrotas ou empates - 4,0

14- Reinaldo: O "chinelinho" voltou para passear pelo campo ao lado do Lúcio Flávio - 2,0

Ney Franco: Continua com a sua política do paternalismo, escalando os titulares por afinidades ao invés de merecimento. Também continua substituindo pessimamente e recuando assim que abre o marcador. Para completar com "chave de ouro", foi sacana ao extremo com o Alex - 3,0

10 comentários:

Gustavo disse...

Cara já falei. Não adinta nada contratações de Anré lima e Jonatas. O time tem que contratar é um meia e um zagueiro urgentemente. Ter na criação L. Flávio e Renato é d+. O botafgo precisa de um zagueiro bom, alto, experiente, inteligente e que imponha respeito. Esse zagueiro seria o TECO. Porém como não consegue se recuperar de lesões, deve ser dispensado.

Dispensa: Teco, Renato, Emerson, Leo Silva, Fahel e Alessandro. Empresta J. Coral.

Contrata: Um meia de criação, 2 zagueiros e um lateral direito.


Arruma o time no 3-5-2 com um mEIA RÁPIDO, UM zagueiro para formar com o Juninho e o Eduardo.

Pronto.

Parece que ninguém entende de futebol.

Botafogo x Atlético Mg = Gol de falta de Juninho.

Botafogo x Avaí= Gol de falta de Juninho e cruzamento de Bola parada.

Jogadas trabalhadas pelos meias e ou laterias?

Preciso dizer mais alguam coisa?
SAN

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Gustavo! Aí está o problema do Botafogo, que apesar de todas as evidências que vc citou, ainda acham (dirigentes e treinador) que a defesa está boa e que o LF é um ser intocável na equipe.
Enquanto continuarem pensando assim, passaremos sufoco contra os últimos colocados (nem quero pensar contra os adversários fortes) e dependeremos das faltas do Juninho.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e demais amigos: essa imitação inacabada de treinador de futebol teve a audácia de dizer que o nome do jogo foi o "artilheiro" Émerson. Acho que 99% da nossa torcida não entende nada de futebol.

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo,
Depois do que o NF fez com o Alex, vc bem que poderia dar nota zero pra esse fdp pro resto da vida. E os torcedores deveriam dar um soco no nariz dele sempre que aparecer uma oportunidade.

Saudações alvinegras!

Antonio disse...

Rodrigo e amigos!
O Eduardo na esquerda nao pode! Todos os sufocos que tomamos foi pela imensa avenida pela esquerda que ele proporciona quando o FDP do treineiro oo escala assim. O Alex sobra nos treinos. Mas por nunca ter tido oportunidades, entrou no jogo meio afoito,querendo mostrar servico e, na realidade "NAO PERDEU UMA" disputa seguer. So deu um passe errado que resultou num contra ataque do Avai..fora isso entrou querendo se impor..isso me deixo feliz. Levou um cartao amarelo injusto e acho que por isso o "minerin safado aproveiyou para tira-lo. Agora, o bosta do Emerson faz cagada em todos os jogos...NUNCA VI ISSO EM NENHUM ZAGUEIRO NA VIDA..."ELE REBATE TODAS AS BOLAS EM DIRECAO AO NOSSO GOL OU NO MINIMO PARA O MEIO DA AREA...e o minerin cognitivo me poe o Fahel (?),,Que outro jogador ridiculo! Pegou uma bola logo que entrou..depois NAO PEGOU MAIS NA BOLA..ALGUEM VIU ELE JOGAR? Ele e o Emerson bosta tem sempre lugar no time....sera que alguem esta papando o cognitivo??? COLOCAR O GAROTO ALEX NA PIOR PARTIDA QUE PODERIA ENTRAR HEIN! (frio, vento e todo mundo sabendo que o Avai ia dar sufoco no inicio do segundo tempo). Esse cantor de cabare e muito malicioso e sem carater mesmo.Por isso e que quando a camera de televisao focaliza nele e ele percebe, sempre vira a cara. Outra coisa, o time estava mortinho de novo ja antes da metade do segundo tempo..que lastima...BEM GRACAS AOS SANTOS BOTAFOGUENSES VENCEMOS...agora sera a vez de encararmos de novo o "coisa-ruim" (justamente quando o chinelino RuimNaldo voltou......VAI MATAR TODOS OS ATAQUES NOSSOS...espero fortemente me enganar! Se o coisa ruim perder pro Sao Paulo entao...ufa! aguentemos o HOMEM DE PRETO que apitar.
Sds e Abs....AMOR AO FOGAO SEMPRE!
Antonio

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, não vi o jogo, mas lendo os comentários, continuamos a mesma M@#$#@. O que o Gustavo falou é correto. E o FDP do nf contiunua na sua missão de queimar os garotos da base. E outra, enquanto esse fdp do cagãonitivo insistir com emerson e fahel, acho que não vou assitir mais o Botafogo. Esse cara que chamam de treinador realmente não presta. Abs e SB!

Ezaú disse...

Não foi a partida que todo mundo queria, mas, vamos e convenhamos, jogar debaixo de chuva, numa ventania que o carioca não está acostumado, até que foi bom.

Não achei Eduardo tão mal assim, na zaga é a alternativa de saída de bola. Ele e Batista no início do jogo envolveram o lado direito do Avaí. Ah!, antes que esqueça, Juninho esteve impecável no jogo.

Segundo tempo, Silas colocou esse tal de Roberto que se aproveitou das saídas de bola e passou a jogar por aquele lado e empurrado pela torcida o time cresceu.

A verdade é que o time do FOGÃO é composto de uma comissão técnica preguiçosa que não força o plantel nos treinamentos, daí, o preparo físico dos caras é muito fraco.

Se era para queimar Alex Lopes, NF soube como fazê-lo e conseguiu.

Achei uma temeridade por em campo Reinaldo num gramado daquele, sem ritmo de jogo.

Tomara que LF aproveite a janela de agosto, siga em frente e não volte mais a jogar no BOTAFOGO. É muito ruim estar num clube, onde existe uma corrente muito forte embuída só em criticá-lo. Desse jeito, ninguém tem tranquilidade para mostrar o futebol que todos sabem que ele tem.

Tenho muitos anos de torcedor do BOTAFOGO, e em muitos casos, já comprovei que um dos maiores atrazo do clube, é grande parte de sua torcida. Abs e SB.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, nem sei se não entendemos nada de futebol. O que eu tenho certeza é que não sabemos (graças a Deus) o que esse treinero miserável faz com o Emerson (e vice versa) nas noites tristes e solitárias das concentrações. Só isso explica!

Biriba, não posso trocar a eterna nota zero por um soco no nariz desse fdp tb? ehheheheh!

Antônio, será um milagre se virmos o Alex relacionado para as próximas partidas, pois o NF conseguiu o que queria no jogo de ontem: Queimar outro garoto da base (já fez com o W.Jr. e Gabriel).

Sérgio, e vc viu o comentário (acima) do "anônimo"? O NF disse que o Emerson foi o melhor em campo. Aí, amigo, é pedir para deixarmos de torcer, cara...

Ezaú, eu concordo com as suas observações. O Eduardo não esteve mal, mas ele foi envolvido em vários lances, pois o Avaí insistiu muito pelo seu lado e fora o Batistas, ele não teve auxílio de ninguém na marcação.
Tb acho que o Juninho foi bem e que o NF, além de ter queimado o Alex, foi burro ao extremo em colocar o Reinaldo nas condições que o campo apresentava.
Mas enfim...vale os três pontos. De qlq forma, com esse treinero louco para "ferrar' o clube...fortes emoções ainda virão!

Abs e SA!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo,
vc faz parte da torcida. rs

SA!

Rodrigo Federman disse...

Biriba, agora fiquei mais feliz! rs!
Abs e SA!!!