15/11/12

40 anos!



Parabéns!

Acréscimo: Abaixo, o aúdio dos gols.




SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23 comentários:

Anônimo disse...

Pô Rodrigo, ficou pra história! E o melhor que os mulambos faziam 77 anos de futebol. Paulo César Caju, que ainda era jogador rubro-negro, pediu clemência. Só Jarzinho marcou três! Deve ter cido um prazer enorme está no Maraca naquela tarde! Bons tempos!

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Nem fala, Marcelo. Dia mágico.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Lembro como se fosse hoje!
Se não estiver enganado foi durante a semana e a noite. Como sempre, briguei com a minha mãe para ir ao jogo e dessa vez não teve jeito, fiquei em casa. Tinha acabado de completar 16 anos, presente de aniversário.
Naquele tempo tinha que deitar, no máximo, às dez horas. Fiquei com o radinho de pilha colado no ouvido, som baixinho, porém, cada gol era um grito. No sexto não me contive, abri a janela e gritei a todos os pulmões: FOGOOOOO! O grito ecoou! Bronca garantida e ameaça de castigo, coisas daquele tempo!

A “frapress” é tão visível e nojenta que sumiram com todos os arquivos existentes desse jogo! Vídeo, queimaram todos. Dizem que o único existente era do canal 100 (naquele tempo os gols e melhores momentos dos jogos passavam no cinema, isso mesmo, no cinema antes do filme) e dizem que foi destruído em um incêndio na cinemateca do grupo Severiano Ribeiro. Severiano Ribeiro era o único distribuidor de filmes e os cinemas eram em espaços em galerias e nas lojas de ruas. Não existiam OS shoppings.

Os únicos registros são as poucas fotos do antigo jornal dos sports, conhecido como o jornal rosa!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gil. Sensacional, amigo. Imagino quantos alvinegros não devem ter morrido de emoção naquele 15/11. Hehehhe
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Essa goleada foi na bola, sem camareira e sem crise e a nossa torcida ainda pediu chega nos 5X0. Que presentão demos prá eles. A única coisa que me deu pena foi o PC Cajú ao ser entrevistado disse que nunca tinha sido tão humilhado. Senti pena do PC pois gostava muito dele e do seu futebol, e cá prá nós, vestir aquele pano de chão depois de ter se consagrado no Fogão e ainda tomar de 6, realmente de dar pena. Ainda não tinha video cassete, mas se tivesse, com certeza teria gravado o vídeo do jogo naquela noite. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Gil, Foi sábado a tarde, e eu não fui porque era dia da imperdível pelada e eu e os meus amigos botafoguenses não fomos, e acredite, diziam que a mulambada era favorita. Tanto que todos os meus amigos torcedores do coisa ruim foram ao jogo. Me lembro até hoje que quando cheguei em casa por volta das 18:30 um migo meu, botafoguense de tantos jogos juntos me ligou e disse para eu ligar o rádio. Ao ouvir o Jorge Curi narrar o sexto gol eu não sabia se ria pelo placar ou se chorava por não ter ido ao jogo. Até hoje é o único jogo que eu não estava presente e me arrependo de não ter ido. Há coisas que só acontecem ao Botafogo... e a mim também. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Putz, Sergio...é uma pena que ninguém tenha registros desse jogo. Já escutei os gols pela narração da rádio da época e é de arrepiar, né?
Abs e SA!!!

Gil disse...

Sergio,

Não sei o motivo, mas escutei o jogo deitado. Talvez chateado com a minha saudosa mãe não ter permitido ir ao jogo.
Tenho a sensação de um dia como o de hoje, aqui no Rio. Tempo nublado e meio frio para o carioca.
Como sempre, eles eram os favoritos e a "fapress" fazia festa pelo aniversário.

Reclamei muito com a minha mãe por não ter ido ao jogo. Sabe aquela coisa de mãe?! Pois é, ela não falou nada, mas tenho a certeza que também se arrependeu em não permitir. Nunca saberei!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Gil, acompanhe o áudio novamente! rs
Abs e SA!!!

Luis disse...

Gente, 15/11/72 foi uma quarta feira e como era feriado alguns ficaram com a impressão de ter sido no fim de semana
Quanto ao canal 100 ,pertencia a Carlinhos Niemeyer , um flamenguista fanático mas que também exibia as derrotas do Fla antes dos filmes nos cinemas. O filme foi destruído pelo filho dele num momento de ira fanfarrônica típica de mulambo O próprio Carlinhos não gostou disso.É claro que isto é uma informação vinda de relacionamentos pessoais meus e não posso provar mas foi isso aí
Era um tempo em que Dunshe de Abrantes ex presidente do Framengo levava os filhos ainda crianças para Petropolis nos dias de jogos contra o Botafogo para eles não saberem do jogo Esse mesmo Dunshe que gritou ridiculamente no microfone da Rádio Globo nos anos 80 que odiava o Botafogo,após uma vitória deles

Anônimo disse...

Caro RODRIGO
Peço desculpas aos amigos,mas se a minha memória ainda estiver funcionando bem, essa partida memorável foi realizada em um domingo à tarde.
Almocei em GS com meu saudoso pai, pois ainda éramos sócios, e fomos para o maraca.
O PC já havia jogado pelo Botafogo, pois estreou em 67,na final da taça GB, quando vencemos o América por 3x2, e o PC arrebentou após a expulsão do Jairzinho.
Na época, era um garoto humilde, e após o jogo, assediado pela imprensa, chamava o canhota de Sr, dizendo sempre:" agradeço ao seu Gerson as bolas que ele me deu, etc, etc".
Já em 72, quando PC estava no lixão, o favorito era o Botafogo, pois o nosso time era melhor e praticamente o mesmo que em 71, foi garfado pelo larápio que deu o título as flores, foi para a final do primeiro brasileiro, perdendo para o galo de Minas e que foi vice brasileiro em 72, perdendo a final para os porcos paulistas.
Tentei conseguir cópia com um amigo do Carlinhos Niemayer(canal 100), inclusive pagando, mas ninguém sabe, ninguém viu, uma pena.
Um abraço do JOTA.


Rodrigo Federman disse...

Valeu, Luis. Uma pena que não existam mais os registros em vídeo desse dia.

Jota, como eu não era vivo, realmente não sei. rs. O que importa mesmo é que todos vocês que tiveram o prazer de acompanhar esse jogo se deliciaram (com razão) até não poder mais! rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,quero retificar o dia, pois me confundi com um outro jogo marcante.
O Luis está corretíssimo, foi em uma quarta-feira.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jota.
Abs e SA!!!

Botafoguense disse...

A título de esclarecimento o jogo aconteceu num sábado a tarde. É só consultar o Lance

SB

flavio silveira disse...

Hj faco 40 anos de Botafoguismo.Ainda me lembro , q quando comecei a ver esse jogo, achei q fosse o Galo e como jah detestava o flamengo nem quis ver o jogo.Me arrependo profundamente disso.Foi quando , jogando bola na varanda de casa, meu tio chegou e disse q era o Botafogo e q havia vencido de 6 o flamengo.Perguntei para ele quem jogava no Botafogo e ele me falou do Jairzinho q havia acabado com o jogo e comecei a acompanhar o clube.O jogo foi transmitido aqui para minas, pela tv Tupi, mas os filmes da epoca jah eram, pelo motivos expostos pelos colegas.O engracado q ano passado, 30 anos da vinganca deles, deitaram e rolaram comemorando, e hj naum se fala nada, apos 40 anos da nossa vitoria.Acho isso uma sacanagem, no facebook hj, quase me mataram , pois postei o dia inteiro imagens do jogo, de jornais.Ficaram bem bravos comigo.Eles falaram da vinganca, se houve vinganca, disse a eles, é porque houve uma vitoria, antes, massacrante e o mais gostoso foi ser no aniversario deles, com direito a gol de letra.Eles ficaram putos, mas é um dia em q todo botafoguense, tem q comemorar , sim.faz parte da historia e apesar deles naum quererem se lembrar disso, é obrigacaum nossa , manter essa chama acesa.

Anônimo disse...

Imaginem: Eu, criança, com 9 anos de idade, morando em Belo Horizonte, assistindo na TV, em preto e branco(viva!!), o jogo transmitido ao vivo para todo o Brasil. Aniversário do framengo e o primeiro tempo terminou 3 x 0 pro Glorioso. Meu pai, que torce pro adversário, trabalhando, apesar de ser sábado e feriado, me atendeu ao telefone e ficou muito brabo ao saber o resultado do 1º tempo... Ao final do jogo, claro, liguei novamente para dar a notícia... Fulo da vida, pediu prá falar com a minha mãe... Que confirmou o resultado 6 x 0!!! Nada disse e ainda bateu o fone.... delicadamente...
Infelizmente, como sempre se pode esperar de molambos recalcados, as imagens da "grobo", sumiram, obra do Walter Clark, diretor da emissora e dirigente da tal agremiação morfética. O Carlos Niemeyer(pai), outro molambo de rasteira estirpe, tem as imagens do canal 100, mas NUNCA as divulgou... Seu filho, mesma laia... Idem... Abs Alvinegros

Rodrigo Federman disse...

Botafoguense, quarta ou sábado, tá valendo! rs

Hahaha. Boa, Flavio!

É, Anônimo. Houve queima de arquivo pra minimizarem a vergonha dos molambos! rs

Abs e SA!!!

flavio silveira disse...

O jogo foi numa quarta feira....

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Flavio!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Luis, você tem razão, foi numa quarta-feira, fui conferir no calendário permanente. Como era feriado, eu achava que tinha sido num sábado, mas tenho certeza que o jogo foi à tarde, as 17 horas. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

A grobo tinha o vídeo desse jogo, mas sumiu. Que instituição FDP essa. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, vindo deles (Globo), não me surpreendo!
Abs e SA!!!