04/02/13

M.I.T.O




















Para terminar a segunda-feira, nada como o excelente texto escrito pelo jornalista Márvio dos Anjos em seu blog, no site GloboEsporte (clique aqui):

"Clarence Seedorf, como se sabe, é o mais bem acabado ídolo em atividade no país.

Nenhum jogador seria reverenciado e respeitado em qualquer clube como é o meia holandês do Botafogo. Nenhum jogador inspira mais inveja em qualquer torcedor de qualquer time do país por seu caráter, habilidade e liderança. Nem Neymar. É o Ministro da Autoestima do clube presidido por Maurício Assumpção.

Na última rodada do aconchegante Campeonato Estadual do Rio,  num aumentativo porém honesto Moacyrzão, contra um humilde Macaé, Seedorf marcou três gols e chorou. Pela primeira vez, um estrangeiro que ganhou tudo no futebol europeu vazou lágrimas na quinta rodada da Taça Guanabara. Tudo de uma honestidade incrível, sem o detestável marketing que virou paródia.

Seedorf é dos sujeitos mais reais dos campos brasileiros – e parece cada vez mais autêntico em seu alvinegrismo. Cada vez mais distante, a zombaria do chororô nunca cola no meia, que já demonstrou em outras oportunidades ter sensibilidade e paixão pelo ofício e por quem lhe paga o salário – como se não lhe bastasse ser craque, mentalidade que falta a extraclasses como Ronaldinho e Ganso.

E aí é de se perguntar que projeto o Botafogo, clube, time e torcida, tem para Seedorf. É esquisito pensar num time em torno de um jogador, mas eu diria que o holandês é mais que um mero atleta. Seedorf é um momento único, um motivo para ser botafoguense como nunca.

Seria uma pena desperdiçar esse momento com uma campanha sem títulos, ou reduzida a um Estadual – que é o diminuto legado do último ídolo maiúsculo do Botafogo, o uruguaio Loco Abreu.

Loco merecia mais. Seedorf ainda merece. Seedorf merece um time que queira brigar por uma vaga na Libertadores, de preferência com um título nacional no peito, a fim de que seu último semestre pelo Botafogo – o primeiro de 2014 – possa ser o de uma conquista majestática.

Seedorf é o grande atalho que o Botafogo tem para voltar a ser respeitado como força viva do futebol. É hora de ser muito maior. Não é aceitável que o time passe mais um ano tendo como meta a habitual classificação antecipada para a Copa Sul-Americana.

O Engenhão precisa deixar de ser uma garçonnière na Zona Norte e virar casa, alçapão e inferno de uma vez por todas.

É preciso ter elenco para o Brasileiro, arrojo na janela de transferências e um nível de cobrança condizente com as ambições. Bolívar foi uma contratação correta, Bruno Mendes uma revelação bem-vinda, mas ainda cabe mais ousadia e ainda é necessário mais técnica. Que o Estadual não seja a meta do time de Oswaldo de Oliveira e que o técnico, por mais protetor que seja de seus comandados em seu discurso (que às vezes sonega a admissão de verdades), saiba exigir deles compromisso até o limite.

Com todo respeito ao Moacyrzão, Seedorf merece um palco melhor para derramar as lágrimas de sua provável eternidade alvinegra".

Só uma palavra para resumir o texto: S E N S A C I O N A L !!!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

31 comentários:

Snoopy em p/b disse...

PQP!!!

Rodrigo Federman disse...

Baita texto, né, Fabião?
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Já tinha lido e fecho contigo Rodrigo: SENSACIONAL. Abs e SB!

VinnyMarques disse...

Principalmente o final...
F.O.D.A.

Rodrigo Federman disse...

Sensacional mesmo, Sergio!

Incrível, Vinny!

Abs e SA!!!

daniel disse...

ótimo, principalmente a primeira fase do último parágrafo

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Daniel.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGÃO
TEM QUE COLOCAR 30 MIL NO ENGENHÃO DOMINGO
DETONAR O RESENDE
E CRIAR A SEEDORFOGO

ABRAÇOS GLORIOSOS

MARCOS VENICIUS

Rodrigo Federman disse...

Marcos, ele merece mesmo!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Copia o texto, Rodrigo, e manda pra diretoria, Oswaldo, jogadores...de mais!!!!

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, eles certamente já tomaram conhecimento.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

O texto nada mais é do q realidade.será uma pena , o Botafogo naum saber jusar esse holandes, para mudar definitivamente os destinos do clube.Mudar a mentalidade, sermos mais vitoriosos, com pensamento mais positivo.

Jacaré disse...

Tem um outro texto do Mauro Beting que vale a pena ler.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Flavio.

Jacaré, também li e gostei demais do texto do MB.

Abs e SA!!!

Gil disse...

Bom Dia Rodrigão,

CLAP,CLAP,CLAP,CLAP!!!
Todos os amigos já disseram tudo do poema sobre Clarence Seedorf!

Pela primeira vez, desde o primeiro plano do sócio torcedor, Botafogo No Coração, deixei de pagar a mensalidade. Pensava em dar um tempo!
Domingo, após me emocionar por duas vezes com o nosso amado Botafogo. Sendo a primeira revendo lances do jogaço entre Brasil X Inglaterra (copa do mundo 70 com Jairzinho) e a noite com o Seedorf, fiz o pagamento anual do atual plano.

É incrível como somos apaixonados por esse clube!

Infelizmente temos um técnico medíocre e previsível. Um presidente submisso e dirigentes incompetentes.
Torço muito para que mudem e cheguem aos pés da vontade, profissionalismos do Seedorf. Que façam por onde e fechem com chave de ouro a belíssima contratação (acertaram uma) que fizeram.

2013 tende a ser Tenebroso com o Vagabundo japonês como técnico!
Pobre do atual Botafogo!
Pobre de nós, Torcedores!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. O que é ser botafoguense? Parodiando JCMNeto. "Tire os R Marques, Vinicius Colombianos,Tonys, da vida, os recuos desnecessários do time, os passes frequentemente errados... O que sobrou? Sobrou Seedorf. Quem tem um Seedorf? Só nós." Agora, creio que nas peladinhas infantis, o menino já pode falar "Eu sou o Seedorf". Minha dúvida é se ainda existem as peladinhas de final de tarde no meio da rua. Loris

Rodrigo Federman disse...

Gil, como todos estão dizendo: Que o Seedorf seja o divisor de águas e que o Botafogo volte a ser o verdadeiro Botafogo.

Ah, Loris. Demais! Pena que infelizmente não existem mais essas peladas de rua. Não em cidades grandes e/ou centros urbanos.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Muito bom texto, mas para melhorar e lotar o engenhão, basta o treineiro ir embora ...aposto como eu tem várias pessoas que ficaram com nojo desse sujeito ...

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Certamente, Alex.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Chorei.....

Gegeu

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Gege.
Abs e SA!!!

ari dias disse...

Muito bom texto, tomara que o Maurício, Chico Fonseca, OO e jogadores tenham lido, ou alguém se preocupe em fazer chegar a eles, pois o Botafogo pode estar passando por um momento único e que precisa ser aproveitado. O clube precisa aproveitar o Seedorf pra subir alguns patamares a cima.
SALVE SEEDORF (Em breve ídolo).

Rodrigo Federman disse...

Ari, me permita uma observação? Acho que a sua assinatura já pode ser alterada. Seedorf já é mito! hehehe!
Abs e SA!!!

ari dias disse...

Mudarei em breve Rodrigo!Hehehehehe!!
SALVE SEEDORF (Falta pouquinho pra ídolo.)
Obs.: Só não coloco mito pra não confundir com o Júnior Baiano piorado lá de são januário.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Ari, mas aquele lá é mito de barro! Seedorf não! rs
Abs e SA!!!

Unknown disse...

É mesmo para pensar, meus caros, talvez a intenção de trazerem o Seedorf, tenha sido primeiro "mexer com as estruturas de tudo e de todos, incluído aí o torcedor, nós que, em grande parte "quase divorciando do clube", por divergências de idéias, sobre posturas de parte a parte. Talvez, tenhamos que pensar mais em parte da frase que o nosso irmão alvinegro, Flávio Silveira, expressou aqui: "será uma pena, o Botafogo naum saber usar esse holandes, para mudar definitivamente os destinos do clube. Mudar a mentalidade, sermos mais vitoriosos, com pensamento mais positivo". O primeiro e mais importante objetivo do clube(também concordo que não pode ser apenas este),foi o de trazer a sua torcida para junto clube/time, trazer credibilidade ao clube, também externamente(mídia/mercado).
Pode não ser tudo, mas é um bom começo, não acham?
Abçs e SAN

Rodrigo Federman disse...

Pode ser, Marcos. Mas, mesmo assim, precisamos apressar as próximas etapas. Concorda?
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Também espero que isso aconteça Rodrigo, prá ontem...

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Seedorf, nos faz crer que ainda há vida inteligente dentro das quatro linhas, rss.
SA.

Rodrigo Federman disse...

Com certeza , Anônimo.
Abs e SA!!!