quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Uma "pausa" no oba-oba
























Notícia retirada do site Globoesporte:

"Botafogo demite diretor de marketing.

Marcelo Guimarães deixa clube após três anos exercendo função. Diretoria alvinegra estuda reformular o setor e não deve contratar outro profissional".

Não que eu concorde com o presidente Mauricio Assumpção (acho que muita gente ruim e incompetente poderia/deveria ser demitida antes), mas diferente da imensa maioria, eu não lamento a saída do ex-dirigente do marketing.

Sempre questionei quais os resultados práticos das diversas ações promovidas pelo departamento. Aliás, um departamento caro (vários empregados) e que foca apenas nos sócio-torcedores e sócio-proprietários. E a massa botafoguense espalhada por todo o Brasil? 

Classifico como o marketing oba-oba. Aquele que gosta de fazer barulho apenas por fazer. Mas sem planos bem elaborados e resultados.

Teremos apenas uma pausa nas camisas comemorativas por qualquer coisa, festinhas, sambinhas, bonequinhos e Feijões do Fogão por aí.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26 comentários:

CARLOS disse...

O botafogo é campeão: em fazer feijoadas!
ST4!

Rodrigo Federman disse...

Carlos, infelizmente é uma "realidade".
Abs e SA!!!

THALISON RESENDE disse...

Rodrigo, vi no post anterior pessoas falando que foi um absurdo demitir o diretor, pois o Marketing do botafogo era um dos melhores do Brasil. kkkkkk
Parece piada neh. Eu tenho o mesmo ponto de vista seu: Claro que existem outros profissionais incopetentes que não são demitidos, mas no caso do diretor de Marketing, não vi nenhum absurdo o desligamento dele. Nos ultimos anos o Marketing fez, bonecos do Maicosuel, Loco Abreu, que tenho certeza que não gerou lucro nenhum, aí teve camisas celeste do Loco, até que foi mais ou menos. Aí vem feijoadas que dúvido muito que gera algum lucro expressivo para o clube. Fizeram uma caisa bonita no jogo contra o Corinthians, dourada, e nem observaram se a camisa ia ser aprovada ou não por ''todos'' torcedores. E o pior erro na minha opinião: É o fracasso que está sendo o Projeto ''Túlio Maravilha: 7 Gols de solidariedade'' . O Túlio merece muito mais do que ele está tendo!

Rodrigo Federman disse...

Thalison, então sempre questionei isso: MKT bom não é aquele que aparece toda hora com várias ações. MKT bom é aquele que planeja e acerta nas ações. E como se acerta? Gerando resultados práticos. Neste caso, gerando retorno financeiro. Em todos esses projetos blá blá blá do MKT oba-oba, quanto o Botafogo ganhou (e gastou)? Sem contar que é o dept. mais lotado de profissionais.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Rodrigão,

O que me preocupa é que não contratará ninguém e reformará o departamento. Não tenho dúvida que virá mais um apadrinhado e se duvidar, sem nenhum conhecimento de causa.
Esse é o atual Botafogo! O Botafogo omisso, submisso e subserviente do presidentista.

Ainda sou sócio torcedor e não vejo nada de diferente realizado pelo marketing. Aliás, a cada ano temos que fazer novo cadastro e sempre mudam as empresas que administram os mesmos.

Pobre do atual Botafogo!
Pobre de nós, Torcedores!
2013 será Tenebroso com o embuste treinador e seus jogadores de confiança!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Gil, sabe o que me deixa mais intrigado? É que o substituto "provisório" (?) hj é o vice de comunicação, certo? Como vice, segundo li em algum comentário no Canal Botafogo, ele não é remunerado. Mas o MG era diretor contratado, portanto, BEM remunerado. E aí o T.Cesário como vice e assumindo o mkt provisoriamente? Como fica? Segundo o estatuto, não pode ser remunerado. Será?
Abs e SA!!!

Snoopy em p/b disse...

rodrigo,

lamentar, lamentar, eu tb não lamento não. até pq não é esse o setor mais crucial do clube e que nos fará gritar campeão.
só que acho estranho.
pra mim, a demissão aconteceu pq as ideias do departamento eram muito a frente das outras áreas. e isso, no pensamento do nininho, não era legal, por razões óbvias.

abraço

Rodrigo Federman disse...

Fabião, não sei se as ideias eram muito a frente não. Acho que na grande maioria das vezes, exageraram. Aqui chamamos de "encher linguiça". Claro que se comparado - principalmente - ao dept. de futebol, o mkt estava anos a frente, mas tenho minhas observações sobre esse oba-oba exagerado que a mídia sempre fez ao nosso mkt fantasioso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Disseram que a diretoria o demitiu porque a equipe dele fazia ações de marketing que só chegavam ao conhecimento do conselho diretor após serem executadas, na minha opnião particular isso tem algo relacionado com a divulgação daquele video o qual o unimed f.c. não gostou(quando a diretoria vai parar de agradar os floridos?).. a equipe do Marcelo talvez era a que mais trabalhava e mesmo assim foi demitida… o "Feijão do Fogão" tem todo esse sucesso por causa dele, alias em termos de marketing foi uma otima ideia, pois aproximava o Botafogo a pessoas de fora do RJ, acredito que a equipe de marketing não tem culpa nenhuma sobre o fato do socio torcedor não dar vantagem nenhuma para os torcedores que moram fora do RJ, afinal quem criou o plano foi a diretoria.. acredito que marketing deve sim ser ligado ao termo "oba oba" ou seja fazerem as pessoas consumirem por impulso, se o time não corresponde ao marketing isso é problema do departamento de futebol que na minha opnião é o verdadeiro mal que o Botafogo sofre.

Iram

Rodrigo Federman disse...

Iram, mas será que as pessoas realmente consumiam todo o oba-oba? Vale registrar que a maior parte do oba-oba eram de coisas pequenas. Mkt tb tem que gerar receita. Será que bonequinhos, camisas comemorativas, sambinhas e afins rendem?
Abs e SA!!!

Alex JF-MG disse...

Rodrigo, como moro fora , posso reclamar....não tenho lugar para comprar ingresso a não ser pela internet(onera e muito), poderia nas proprias franquias venderem ...
as feijoadas ate que são bem organizadas ....mas com o time que temos e principalmente com esse treineiro e dirigentes nem o olivetto faria milagre....
Como voce falou tinha muita gente para ser mandada embora antes da turma do mkt....

Rodrigo Federman disse...

Sim, Alex. É bem por aí mesmo.
Abs e SA!!!

ari dias disse...

Não seis as causas verdadeiras da demissão do referido diretor, porém eu questiono os amigos aqui do CB: Trabalhar no marketing do Botafogo do Nininho não é a maior furada? Deve ser muito difícil bolar alguma coisa que atraia torcedores de futebol, sem ter um time de futebol!!!
SALVE SEEDORF, ÍDOLO.

Biriba disse...

Esse departamento de marketing é o maior responsável pela criação da pecha de torcedor que não vai ao estádio, incentivando a imprensa a deitar e rolar sobre este assunto nos últimos 5 anos, período em que o botafoguense foi, de longe, o torcedor mais assíduo do Rio. Se a intenção fosse mexer com os brios da torcida, forçando um maior comparecimento, depois de Botafogo 3 x 0 Ceará deveriam inverter a estratégia e passar a fazer o que o Marcelo Guimarães do Bahia faz: louvar sua torcida.

Quando o presidente declara publicamente (um absurdo!), obviamente instruído por seu dep. de marketing, que a torcida do Botafogo é "velha", não seria de se esperar que criassem "Feijão no Fogão", porque a garotada não está nem aí pra feijoada. Que criassem um game, um app, desenvolvessem um game do tipo edutainment pra crianças, não um arremedo de campanha, que dá margem a piadas, inclusive.

Muita coisa nova pra ser implementada e muita gente ganhando muito dinheiro pra afastar a torcida do clube.

Já foi tarde.

Saudações botafoguenses!

Snoopy em p/b disse...

concordo com o iram e o alex.
tb critico alguns ações com oba-oba que não dão em nada, por exemplo, o do túlio maravilha.
mas minha ótica de raciocínio é justamente essa: o marketing estava anos luz à frente do resto, e do futebol principalmente. e infelizmente.

Celso Ricardo disse...

O melhor marketing é TÍTULO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, se bem que eu acho que para trabalhar com o Nininho, tem que ser lunático igual.

Putz, Biriba...é tudo o que eu penso também. Vc disse tudo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, mas o resto em GS nem serve como parâmetro. Continuo achando que 70% das ações do mkt foram/são puro blá blá blá sem qualquer resultado prático.

Exatamente, Celso.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Perfeito o comentário do Iram.

E fico perplexo com esse pensamento de que as ações de marketing foram "oba-oba".

Por causa de pensamentos pequenos assim é que o Botafogo parou no tempo. Além de outros motivos, é claro.

Até que veio o Jefferson Mello e o Marcelo Guimarães, responsáveis por uma mudança de postura do clube em relação a esse aspecto. Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos e verificar o que será o marketing que não é "oba-oba".

Quem tem que pautar a imprensa é o Botafogo e não o inverso.

Abs
Pablo

Rodrigo Federman disse...

Pablo, a minha opinião não é pautada pela imprensa, mas a minha visão (como profissional da área, inclusive) de que mkt e mkt oba-oba são bem distintos. Não digo que tenha sido sempre, mas acho que na maioria das vezes abusaram do oba-oba sem nenhum resultado prático. O Caçador, sambinha, projeto Túlio (projeto mal executado), bonequinhos..
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

O melhor marketeiro do Botafogo chamou-se GARRINCHA. Veja quantos torcedores ele fez para o Botafogo.Não é a toa que a maior concentração de torcedores do Botafogo tem mais de 50 anos. Fazer bonequinho, camisa rosa, feijoada requer uma pessoa com graduação em Universidade? Creio haver algum equívoco. Penso que a contratação do Seedorf produziu mais retorno do que tudo o que o Depto de Marketing fez. Gostaria muito de ver os dados. Loris

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Loris. Ídolos e títulos são as melhores ferramentas de mkt no futebol. Hj só temos 1 grande ídolo...e infelizmente, nenhum título desde 2010 (e isso porque foi apenas o estadual).
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Marketing de clube grande é título. Títulos grandes... Brasileiros, Libertadores, Mundiais...
Essa m... de bonequinhos, camisetinhas e feijões são ações engana-trouxas só para aparecer na mídia, ganhar elogios... E sabemos muito bem que eles adoram um elogio...
Por mim, tanto faz...
Queria um presidente Botafoguense de verdade e COMPETENTE pra nos levar aos títulos, não mais um marketeiro oba oba...

Rodrigo Federman disse...

Boa, Vinny. Também falou tudo!
Abs e SA!!!

Andesilva disse...

A verdade é:

O Botafogo tá uam merda.

Em todos os quesitos e departamentos.

Vi nesta semana o jogo arsenal x bayern pela champions league e o estadio do time ingles estava abarrotado de gente.

Ja ouvi muitos dizerem que o Arsenal eh o Botafogo da Inglaterra (e de certa forma, ate concordo com isso), mas la eles tem um estadio de ultima geracao e uma torcida fiel e que lota o estadio deles SEMPRE, independente de titulos ou ma-fase.

Concordo com o amigo ai que colocou o exemplo do marketing do Bahia que louva a torcida deles. Porque nos, como torcida, somo axincalhados por todos (imprensa, outras torcidas, por nossa propria torcida, por nosso prorpio presidente) e isso tem de mudar.

Vejo o Botafogo hj refem de muita gente, parado no tempo, inerte, sem reacao... logo o Botafogo que sempre reagiu nas piores situacoes... nem durante o jejum de 21 nos se viu tanta apatia, tanta falta de brio dentro de campo e isso se reflete nas arquibancadas.

Desde semana passada ate o momento o Botafogo esta aparecendo na imprensa de forma negativa e a derrota pro flamengo piorou tudo. E se nao fizerem algo, vao continuar a nos sacanear ate conseguirem oque nao esta muito longe de acontecer: o FIM do Botafogo.

Alias, talvez tenha de acontecer isso para que se mude algo, definitivamente pra MELHOR!

SAN com muita tristeza.

Rodrigo Federman disse...

Andesilva, você tocou em um ponto muito importante: O Botafogo de hoje não é menosprezado apenas pela imprensa ou torcedores adversários. Ele é diminuído - e muito - até mesmo pelos seus próprios dirigentes, que só pensam pequeno e se contentam com papéis de figuração.
Abs e SA!!!