14/03/13

Queimando a minha língua















Quando o Botafogo anunciou a contratação do lateral Júlio César, confesso que achei "sem graça".

Lembrei da fraca passagem dele pelo Unimed FC e do futebol apenas discreto apresentado no Grêmio.

Disse também que não achava ele superior ao Márcio Azevedo, até então, titular do Botafogo.

Nas primeiras oportunidades pelo GLORIOSO, sempre entrou no final, sem muito tempo para mostrar algo.

Depois, jogado na fogueira pelo Oswaldo Oliveira, esteve muito mal quando atuou improvisado como volante, contra o Flamengo (fase de classificação).

Mas agora eu tenho que rever um pouco os meus comentários anteriores.

As duas partidas - depois da saída do Márcio Azevedo - do Júlio César contra Flamengo e Vasco foram muito boas.

Nada de excepcional, mas apresentou um futebol correto, eficiente no ataque e resguardado na defesa.

Nesses dois jogos, é verdade, ninguém sentiu falta do ex-titular (que nunca foi unanimidade).

E que o Júlio continue assim.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26 comentários:

ari dias disse...

O Júlio é melhor defensivamente que o MA, tem alguma dificuldade pra chegar no fundo e quase sempre cruza errado. Ou seja , tá na média da maioria dos laterais brasileiros.
SALVE SEEDORF,ÍDOLO.

Newton disse...

Júlio César tem sido apenas um esforçado trabalhador, ou seja, prioriza a defensiva e, quando tem chance, vai ao ataque com decisão.

Basta observarmos o gol feito contra os mulambos, em que driblou dois ou três e fez o gol.

Sendo assim, o time subiu de produção, pois o problema da "avenida" na ala esquerda foi sanada, ao menos provisoriamente.

Agora, é esperar algumas atitudes sensatas do OO, como a manutenção do Dória e do Gabriel. Além disso, como tem sido comentado, as chances para outros jogadores (Edilson, Dantas, Jéferson Paulista,...) devem ser priorizadas.

Um abraço

Anônimo disse...

parabens rodrigo...por reconhecer e mostrar que o negocio não é só cornetar...pois eu tbm acho que o julio está bem..e com certeza ira cresceer muito ainda.... mas pra mim só o fato de ele ter ferrado a mulambada..rs ja é meu idolo...rsrsrs
um abraço
Renan sp

Anônimo disse...

O Julio Cesar não tem o vigor físico do Marcio Azevedo, nem o ímpeto ofensivo dele, mas desde que assumiu a lateral esquerda apresentou-se com inteligência no ataque (raro vê-lo dar cruzamentos burocráticos à toa), capacidade de leitura do jogo e atenção ao posicionamento, algo que o Marcio Azevedo deixava e muito a desejar. O problema do Márcio Azevedo era justamente não saber dosar essa energia de forma produtiva e inteligente: o mesmo Márcio que dava dribles rápidos, cruzava para ninguém logo em seguida; o mesmo Márcio que dava carrinhos precisos nas coberturas, ficava desatento com a linha de impedimento, dando condição aos atacantes. Espero que na Ucrânia, onde não haverá tanta pressão, ele consiga ter mais regularidade e amadureça a leitura de jogo e de posicionamento.
Espero que o Julio Cesar continue nesse ritmo e que o Oswaldo mantenha a defesa que não levou gols nos últimos dois jogos - já se fala nos bastidores nas voltas de Renato e Antônio Carlos, o que seria um retrocesso.

Cadré disse...

Rodrigo, boa noite

Também achava que o Julio seria reserva do Márcio, pois considerava ele em nível inferior. Com a saída do titular o Julio, em minha opinião, atuou bem e de forma equilibrada, entre o apoio ao ataque e a defesa. Os espaços que antes se abriam na esquerda de marcação não apareceram. Espero que continue neste nível, ou até melhor.
Saudações alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Ari, ele me parece ser mais preciso nos cruzamentos.

Isso mesmo, Newton. Por isso eu disse que ele tem sido apenas um jogador correto (o que já tem sido aceitável).

Valeu, Renan. É assim que tento ser sempre, cara: Justo.

Perfeito, Anônimo. O MA é muito voluntarioso, mas meio "burrinho". rs

Verdade, Cadré. Essas duas partidas dele foram boas.

Abs e SA!!!

Livia disse...

U JA FALE E REPITO A DIRETORIA DO BOTAFOGO DEVE DISPENÇA 4 JOGADORES VELHO QUE ESTA PROGIDICANDO OS JOGADORES NOVO COM SALARIO ALTO E NAO JOGA SO JOGA DINHEIRO NA CONTA VOU MANDA UM RECADO ESTA DIRETORIA DO BOTAFOGO DISPENÇA ESTES 4 JOGADORES SAO ANDREZINHO 240 MIL RAFAEL MARQUES 210 MIL ANTONIO CARLOS 240 MIL RENATO 380 MIL, JUNTA TODA ESTA GRANA E CONTRATA DOIS OTIMOS ATACANTES! ACORDA DIRETORIA E POE OS GAROTOS PARA JOGA.

Rodrigo Federman disse...

Livia, não acredito que Andrezinho e AC recebam tudo isso!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Amigos, a vinda do Julio Cesar fortaleceu a defesa, mas mostrou que sem as descidas loucas do MA o ataque fica mais frágil ainda, seria a hora do Lucas assumir a função de ajudar o ataque, pois no último jogo ele só fez o gol (ainda bem, é claro); mas nem sempre ele vai fazer se continuar limitado a marcar. Espero que o OO faça um esquema de cobertura para o Lucas e coloque dois atacantes. SA.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, achou pouco provável o OO escalar 2 atacantes um dia.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Melhor que o Marcio Azevedo ele é e muito. Porém, o JC não é nem será o mesmo lateral do Goiás, onde foi, merecidamente, o melhor daquele ano. Se fizer o feijão com arroz na defesa e mantiver o apoio nesse nível, tá excelente!! Cansei de ver o BFR perder jogos pela má colocação do MA, vide o jogo da semi na TG de 2012.

RiCARDO PALHARES

MEDUNA disse...

Uma das coisas que mais me alegraram nas finais da TG foi a constatação de que o Botafogo voltou a ter uma defesa decente. Isso não acontecia havia anos e resultou em sucessivos fracassos em conquistar títulos. Quantas vitórias vimos escapar por falhas bisonhas da defesa.
Não há time vencedor sem uma boa defesa e foi com uma boa defesa, comandada por Dedé, que o Vasquim se agarrava ao título até aos 35 do 2º tempo. Mais 2 ou 3 minutos e o Botafogo iria cair no desespero e ficaria quase impossível marcar. Aí aparece 2 jogadores da gloriosa defesa para ajudar o ataque. O nosso General Bolivar, o monstro, que mata no peito e com frieza e visão de jogo toca na medida para Lucas que do jeito que vinha bate de primeira, mas dessa vez diferentemente do jogo com o Boa Vista, bate com colocando com precisão mortal. Um jogador comum teria enchido o pé, mas Lucas é craque, apesar da má vontade com ele por parte da torcida.
Eu nunca tive dúvidas disso.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, ainda prefiro aguardar um pouco mais para ter certeza se o JC realmente é muito melhor do que o MA.

Meduna, não acho o Lucas um craque, mas penso que está na média do futebol brasileiro e se não tem muitos piores, também não tem muitos melhores do que ele.

Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

É Rodrigo... se ainda não mudou sua opinião sobre o Lucas é porque não vai mudar mais, não importa o que ele jogue. Mais teimoso que o O2.. ..kákáká!

Biriba disse...

Comentário aprovado, Julio César aprovado. rs

Saudações botafoguenses!

Biriba disse...

O JC está longe de ser excepcional tecnicamente -- na verdade, neste aspecto é inferior ao Marcio Azevedo --, mas é um jogador muito inteligente e objetivo

Uma coisa que me chamou a atenção foi a vibração na comemoração do gol contra o urubu. E, mais ainda, quando vibrou com o mesmo entusiasmo no gol do Lucas.

Ou seja, além de ter adorado marcar contra o urubu -- cuspindo os marimbondos que algum idiota do outro time tentou enfiar na sua goela --, comemorou uma vitória do time. (Parece que esse time não amarela contra o urubu.)

Vestiu a camisa legal.

Saudações botafoguenses!

Rafaelias disse...

Grande, Rodrigo! Cara, eu tb, rs. Tecnicamente, o MA eh talentoso, porém, "burro". O nosso Julio consegue pensar o jogo, além de ter se encaixado rapidamente na filosofia do time.

Rodrigo Federman disse...

Meduna, mas diferente de muitos torcedores, eu não considero o Lucas ruim. Considero um bom jogador em nível do futebol brasileiro!

Biriba, eu já acho o JC mais técnico. Tem menos vigor e explosão. Enfim, no final parece ter sido uma boa (até agora).

É isso, Rafael. O MA é burrinho demais! rs

Abs e SA!!!

Thomaz disse...

Eu gosto do futebol dos dois. MA, mais ofensivo, e JC, mais balanceado. Nao gosto muito do futebol do Lima, porem e caso o JC se machuque ou eh improviso ou eh o Lima. Perigoso isso

Anônimo disse...

Vamos aos detalhes , julio cesar não é craque mas serve ...o que acontece que o marcelo voltou e deu mais consistencia ao setor de defesa, o que não acontecia quando o marcio estava no BOTAFOGO,e que gostava de atacar e não tinha cobertura(o marcelo voltou a pouco tempo).

Rodrigo Federman disse...

Thomaz, os dois primeiros são aceitáveis. Já o Lima, há muito tempo não vejo um lateral tão ruim! rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Alex, a volta do MM realmente deu uma força defensiva considerável.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Com o Dória e o Julio César a defesa ficou mais consistente. Claro que a entrada do Gabriel e do MM contribui muito para isso. Acho que o JC bom jogador defensivamente e ofensivamente razoável, mas não é burro com o MA, que acertava um cruzamento em 100 e iniciava jogadas brilhantes e concluía de forma bisonha. O cruzamento para o Bolívar que resultou no gol contra o Vasco foi do JC. O que me incomoda mesmo nesse time do Botafogo é insistência com esse RM. É inacreditável com a vaidade de uma pessoa, o oo, pode transformá-lo em um grande asno. Para o Carioca eu continuava a insistir com o BM, que entrou bem contra o Vasco e mostrou evolução, fazendo em poucos minutos o que o RM nunca fez em várias horas. É difícil crer que esse caso do RM não seja imposição de alguém muito intere$$$$$$$$$$ado que ele apareça. O problema é que quanto mais ele joga, mais ele se desvaloriza. Rodrigo, eu não tenho visto mais enquetes, mas se voltar fica a sugestão: em que década do sec. XXI o RM vai fazer um gol. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Concordo em tudo contigo, Sergio. E sobre a sua sugestão, eu diria que é capaz do Jefferson, Renan e até o Milton Raphael fazerem gols antes do RM. hehehe
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Eu nunca fui com a cara do MA. Era maluco e jogava bem quando queria, sem contar a avenida que deixava. Só pelos 2 jogos que o JC fez já deu para ter esperança de dias melhores.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Gê, eu gostei dos últimos 2 jogos do JC, mas prefiro ter calma e esperar uma sequência maior! rs
Abs e SA!!!