22/07/13

Ainda titular
















Jogando em uma posição que não é a dele, o atacante Vitinho vem sentindo dificuldades e caindo em "desgraça" com uma parte da torcida do Botafogo.

Mas se o técnico Oswaldo Oliveira é o responsável pelo "improviso" do jogador, ao menos ele (OO) reconhece que a opção é sua e continua dando força e moral ao Vitinho, que deve continuar entre os titulares na partida de quarta-feira, contra o Figueirense:

"- Ele é titular e vai continuar sendo. Vitinho, embora não tenha sido brilhante, buscou mais o gol do que o Lodeiro, mas como ia mudar a característica do time, o Lodeiro está mais habituado a jogar nessa situação e faz melhor a leitura tática da equipe. Ofensivamente, ficaria com o Vitinho, mas precisava da equipe composta".

"- Ele vai encontrar dificuldade contra equipes que jogam assim. É difícil ser brilhante o tempo todo, principalmente se tratando de um menino. Ele está aí para progredir e vamos tentar ajudar".

De todo modo, eu insisto: Gostaria de ver o Vitinho atuando ao lado de um atacante de ofício entre os zagueiros adversários.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

32 comentários:

Anônimo disse...

E o vitinho esta na posiçao errada mas e muito fominha tinha que pega banco pra ver o ia melhorar

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, preferia conversar com ele ao sacá-lo do time. E mais: Colocando-o em uma posição que possa render tudo o que dele se espera e sabemos que pode render.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

E pelo visto o esquema tático continuara o mesmo, com o intocável RM no comando do ataque...

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, por enquanto sim. Mas aposto que ele (OO) já cogita a hipótese de recuar o intocável para o meio e entrar com o Elias na frente.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Apesar de gostar do moleque, o individualismo dele as vezes irrita, confesso.
Mas entendo que ele erra por ser um dos poucos a tentar. E só erra quem tenta. Muita gente burocrática tocando bola pro lado e se livrando da bola.
Oswaldo não vai mudar.
Principalmente sacando o RM...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, aí que tá: Só erra quem tenta. E nesse time, jogando dessa forma, só ele arrisca sem medo.
Abs e SA!!!

daniel disse...

Cara, desiste, esse treinador não treina o time desse jeito e enquanto ele estiver lá dificilmente veremos isso. Talvez em algum determinado momento, em que estejamos precisando de gols, mas de inicio nem pensar. Pro Vitinho jogar o que dele se espera, na sua real posição, o treinador teria que mudar seu esquema e ele não vai fazer isso em função de um menino. Sejamos realistas.
Se o Botafogo contratasse um ou dois atacantes de ponta, ou consagrados pelo menos (Robinho, Nilmar, etc,) talvez OO se sentisse pressionado pra isso, mas com as opções atuais...
Como já falei outras vezes Rodrigo, o ideal era termos um bom atacante(poderia ter sido Moreno, mas acredito no Alex) e recuar o Rafael Marques pra jogar pela meia direita, ora pela meia esquerda.
Nada de Renato, que não tem essa disposição, e nem de Vitinho, que como também já falei outras vezes, nesse esquema é reserva imediato do Lodeiro, entrando contra defensores cansados e pendurados. Ele vai ter sua hora, quem sabe onde se sinta melhor jogando, enquanto isso nos ajudaria entrando no decorrer dos jogos. O que aliás seria muito útil, já que o uruguaio não está jogando nada, apesar da assistência pro segundo gol. Cara eu estava em SJ sábado, ele conseguiu irritar a torcida, pelo menos da parte onde eu estava.

Abs!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, só discordo em relação ao RM. Não o vejo titular em posição alguma! rs
Abs e SA!!!

daniel disse...

Cara com todo respeito a sua opinião, mas o Rafael foi um dos melhores no sábado, e é um cara muito dedicado. Longe de ser um craque, mas com os jogadores que dispomos atualmente seria injustiça ele não estar entre os 11. Com reforços(e não contratações), ele esquentaria o banco fácil, mas com esse elenco creio que ele deve ser apoiado, e mais, elogiado quando vai bem; apesar do péssimo início no Botafogo.
Outra, ele também não é centroavante, é um atacante de lado de campo, assim como o proprio Vitinho, porém é muito mais maduro pra exercer a função de meia pelos lados do campo. Participa mais, da mais sequencia as jogadas. Vitinho no 2º tempo, no lugar de quem não estiver bem, Lodeiro, o próprio RM ou até de quem esteja jogando mais avançado. O problema é que não temos esse camisa 9 titular. Mas como vc bem disse, OO já pensa em colocar o Elias, resta torcer pra dar certo, e se não foi com Elias, quem sabe talvez com o Alex quando tiver sua oportunidade.
Mas é consenso na torcida que falta esse camisa 9 indiscutível, faltou esse reforço. Já faltava em Janeiro e continua faltando.


Abs!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, respeito a sua opinião, mas pelo valor que ele nos custa, eu preferia um jogador que soubesse jogar futebol do que apenas um voluntarioso que corre para compensar suas limitações técnicas.
Abs e SA!!!

daniel disse...

Eu também preferia, mas repito, com as opções atuais do nosso elenco, e com o futebol apresentado até aqui pelos jogadores desse elenco, sua saída do time titular seria uma baita injustiça.

Abs!

Anônimo disse...

RODRIGO, um abraço do JOTA.Ontem, a convite de um amigo,subi a serra para torcer pelo inter e contra o lixão do Rio.Fico impressionado com a cegueira de certos torcedores que adoram vaiar sem razão,só pode ser idiotice mesmo.Não é que ontem, alguns imbecis começaram a vaiar o cara mais lúcido do time,o D'Alessandro que prendia demais a bola? Não o acho estas maravilhas que dizem,mas é bem melhor que a maioria que anda por aí.Vai se entender cabeça de fanáticos.
Digo isso porque em nossa torcida também temos esse tipo de gente que muitas vezes nem sabem porque vaiam,apenas seguem o que outros fazem.
Não me considero nenhum sábio em futebol,mas depois de 55 anos frequentando estádios pelo menos devo ter aprendido um pouco.
Meus pitacos de momento são:
1.Injusta a vaia ao RM no último jogo.Não discuto a sua falta de categoria,quem quiser deve vaiar quem o escala.O que fazem com ele é sacanagem pura,de gente que não vê que o cara se mata em campo o tempo inteiro.Digo mais,ele é mal escalado como único homem de frente, mas como segundo não vejo ninguém melhor que ele para esse papel no elenco atual,deixo bem claro.
2.Depois que o vi em campo,Elias não é surpresa para mim, comentei com você após o jogo com o Grêmio.Prefiro ele a qualquer desses idolatrados pela mídia e que não querem nada em campo.Com a falta de grana,prefiro tentar com essa dupla.
3.Discordo em relação ao Vitinho ser mal escalado.Contra o Náutico ele nem precisou marcar, mas não jogou nada.O problema dele,segundo soube,é a "cabecinha de ameba",raciocina pouco e se acha o rei da cocada.O Negão tem tentado, mas dizem ser difícil.Torço por ele,pois é da nossa base,mas no momento é banquinho mesmo,muito fominha.Tentar jogadas é válido e deve ser incentivado, mas o jogo inteiro é burrice.
4.O Gilberto tem potencial,a marcação ainda é falha.
5.Ontem o Dória fez uma excelente partida, mas o Bolivar esteve abaixo do normal.
Para encerrar,nosso time com o esquema usado no momento tem sérias dificuldades quando enfrenta times retrancados.
Desculpe o texto longo, mas não tenho postado.Um abraço em todos, podem discordar à vontade de minhas idéias.

Rodrigo Federman disse...

Eu não acho, Daniel. Não foi testado o Vitinho (que tem muito mais bola que o RM) ao lado de um atacante de área.

Oi, Jota. Sim, concordo. Culpa maior tem aqueles que indicam e contratam algumas malas. De todo modo, continuo achando que RM não tem bola para jogar no Botafogo. E o Vitinho, mesmo com a tal cabeça de ameba, é muito mais jogador. Se em campo resolver, beleza. Agora, o OO precisa deixar ele jogar do jeito que mais gosta (minha opinião).

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Falar em Rafael Marques para o Rodrigo é perda de tempo é o mesmo de somar 3+3=06 mais para o Rodrigo é 07 temos que respeitar a sua opinião da falta de simpatia pelo bom futebol que vem jogando o Rafael que surpreendeu todo mundo e acho que se o Rafael jogar no lugar do Vitinho e o Elias continuar mostrando futebol acredito em sucesso mais estou preocupado com 2 meses de salários atrasado é muito tempo e até hoje o Assunção é respeitado pelo jogadores se não a coisa estava feia.

Juarez

Franco disse...

Boa noite, amigos Botafoguenses. Essa discussão vai dar sempre pano pra manga. RM, não joga nem na minha pelada de velhinhos, e olha que todos já passaram dos 50. O cara se mat, ok. Mas de produtivo somente o passe pro gol do Elias, fora isso errou tudo. Em relação as vaias não concordo, mas sempre que faz um gol ou dá uma assistência, ele xinga a torcida, logo pede para arrumar confusão.

Na minha opinião o Vitinho está sendo queimado propositamente pelo OO, e pq? Simplesmente porque nenhum jogador muda a sua característica por que o técnico quer. Normalmente outras características são incorporadas e não substituídas e leva até alguns anos. No esquema atual o Vitinho seria banco, apesar do talento que possui.
E percebam a comparação com o Lodeiro, são jogadores de características diferentes, ou será que ele acha que o Vitinho se tornará um meia?
Dos jogadores da base, se eu tivesse que arriscar seria o Dedé, um jovem talento, joga como segundo volante ou meia esquerda, sabe chutar, armar e chutar. Jogador muito parecido com o Fellype Gabriel, mas precisa ser desenvolvido e tem apenas 19 anos.
A solução para quarta-feira seria barrar o RM e efetivar o Elias e deixar o Vitinho jogar como atacante pelo lado esquerdo e sem ter que voltar para marcar a lateral esquerda.
Saudações Botafoguenses

Rafaelias disse...

Assino o comentário do Jota.

Rodrigo Federman disse...

Juarez, uma coisa é dizer que o futebol atual do RM é MUITO melhor do que o apresentado logo nas suas primeiras 20 partidas pelo Botafogo (nisso eu concordo). Outra, é se contentar com um futebol apenas voluntarioso e sem muita intimidade técnica. Ainda mais para um clube como o Botafogo.

Perfeito, Franco! Seu comentário serve para mostrar que não se trata de perseguição gratuita da minha parte ao RM. Eu penso igual a você.

Valeu, Rafael.

Abs e SA!!!

daniel disse...

Rodrigo, entenda, OO não joga nesse esquema com dois atacantes: Vitinho + homem de área. E na função de meia que cai pelos lados, repito, RM tem participado mais, dado mais sequencia as jogadas, soltando mais a bola, criando mais, enfim..
A questão Rodrigo, é a PRODUTIVIDADE, quem ta produzindo mais?

daniel disse...

E nesse aspecto, discordo totalmente de outro amigo abaixo, que sugere como "solução" pra quarta-feira barrar o RM, um dos em melhor fase, mudar o esquema com Vitinho de atacante pela esquerda(fixo?).. Respeito a opinião, mas, francamente, de uma hora pra outra jogar num esquema que não jogamos a mais de um ano, num jogo fora..


Abs!

daniel disse...

ps. Rafael Marques errou tudo?? Como assim, será que não ta confundindo com o Vitinho?

Anônimo disse...

com excessão do seedorf, QUEM está jogando melhor que o rafael maques? lodeiro e vitinho é que não são

Rodrigo Federman disse...

Daniel, achei o primeiro tempo do RM muito ruim (melhorou muito no segundo). O Vitinho, apesar do excesso, arriscou e criou um pouco mais na primeira etapa. Por isso digo que gostaria de vê-lo com um atacante decente (pode ser o Elias, mesmo que não seja um craque). Na boa, mesmo em produtividade, não vejo nada de especial no RM. Voluntarioso, ok. Mas produtivo? Não sei se tanto.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, com exceção do Seedorf (me referindo apenas aos homens do meio para frente), quem vem jogando bem? Ninguém! Mas quem nós sabemos que sabe jogar bola de verdade? Lodeiro, Vitinho, com certeza. RM, mesmo com sua boa vontade, convenhamos, é limitadíssimo.
Abs e SA!!!

Franco disse...

Daniel, RM errou tudo ou praticamente tudo. Além da jogada do gol não vi ele acertar nada, posso ter me enganado, verei o vt e corrigirei se for o caso.

Não tenho nada contra o RM, mas não consigo ver as jogadas que tanto falam, mas quem sabe que ao vivo não seja legal. O Elias, por exemplo, foi mais efetivo e ainda conseguiu fazer duas jogadas de pivô.

Quando me referi a substituição do RM pelo Elias, me referi a forma de jogar e não necessariamente alterar o esquema. As grandes atuações (acho que foram duas) do Vitinho foram quando não era obrigado a fazer a função do FG, tinha mais liberdade e não voltava muito. A saída FG expôs muito o nosso meio, perdemos a compactação e força de ataque, mesmo que alguns digam que o passe do FG era ruim.

Em relação a sábado, se o RM foi um dos melhores, respeito a sua opinião mas não concordo. Ganhamos por que o Jéfferson fechou o gol, depois dele tivemos o Dória, Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Elias. Esta é a minha opinião, podes discordar a vontade.

A discussão sobre a qualidade do RM está começando a virar a mesma que tivemos sobre o Loco Abreu aqui mesmo.

Daniel, respeito a sua opinião, mas infelizmente não vejo da mesma forma que você.

SB

daniel disse...

De fato o primeiro tempo dele foi fraco, mas o do Vitinho também, e o do Lodeiro ainda pior. O Náutico ficou com todos atrás da linha da bola, retranca mesmo, muito diferente dos jogos contra
Cruzeiro e Santos em Volta Redonda. Com o gol logo aos 3 min. eles tiveram que sair um pouco e com isso o Botafogo melhorou num todo.
Mas não vejo nossas outras opções (Lodeiro,Vitinho,Otavio,Jeferson) em melhor fase que ele. E com a entrada do Elias - ou do Alex - ainda acho RM a melhor opção sendo recuado, como no último sábado. Creio inclusive que até o Vitinho melhoraria seu rendimento, mesmo continuando jogando fora de posição, porém entrando no decorrer do segundo tempo, pra jogar o último terço do jogo, contra marcadores cansados e pendurados. Ia ser um Deus nos acuda!


Abs!

Rodrigo Federman disse...

Franco, e eu fecho contigo.

Daniel, claro, é tudo questão de opinião. Como eu disse, penso igual ao Franco.

Abs e SA!!!

daniel disse...

Franco, sobre mudar o esquema, entendi isso pois você escreveu Vitinho jogar como atacante pelo lado esquerdo, como companheiro de ataque o Elias. Isso seriam 2 atacantes e nós jogamos com 1. Mas se não era isso a que se referia, desconsidere por favor.
Quanto ao RM errar tudo, não sei pela Tv (com jogo no RJ pude ir ao estádio), também não vi o vt, mas la arquibancada vi um outro RM.
Participativo, dando sequencia as jogadas, pedindo bola, procurando se desmarcar.
Concordo que como homem de referência o Elias foi mais efetivo que o RM sim, porém como meia pelos lados RM foi melhor que Vitinho e o Lodeiro. Levou 3 minutos pra esse novo posicionamento funcionar.
Respeito muito sua opinião, mas também não creio que vencemos devido à atuação do Jefferson. Não dessa vez.
O Náutico não incomodou tanto assim e, prum goleiro do nível dele nem achei as defesas tão difíceis.
Os melhores/mais importantes na partida de sábado, na minha opinião. Seedorf - Rafael - Doria - Elias - Jefferson
Pior: Lodeiro

Resumindo, não acho RM um craque, longe disso, acho apenas a melhor opção no momento. O que pode mudar se seu rendimento cair.



Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Grande, Daniel. Muito legal a maneira como estamos debatendo esse assunto. Discordando, mas com muito respeito!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Ok, Daniel. Sem problemas. O pior é que eu estava no Chiqueirão. rsrsr

Bola pra frente.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Franco!
Abs e SA!!!

daniel disse...

Blz Franco, mas ao ler "mas quem sabe que ao vivo não seja legal" achei que via pela Tv, mas bola pra frente, mesmo discordando todos queremos o melhor pro nosso BOTAFOGO.
Rodrigo, aqui não tem mulambada não rapaz,rsrs nossa torcida é alto nível


Abs!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Daniel!
Abs e SA!!!