21/07/13

Atacante de referência


















Na vitória de ontem, um fato: O Botafogo melhorou na segunda etapa.

Inclusive o fraco Rafael Marques, autor da bonita jogada que resultou no gol do Elias, que havia entrado no intervalo.

Li algumas pessoas dizendo que a melhora foi por conta da utilização do Rafael na vaga do Vitinho (substituído pelo Elias).

Eu sinceramente discordo (mas repito, reconheço que o RM cresceu nos 45 minutos finais)...

Em minha opinião, o que mudou para melhor, foi justamente a entrada de um atacante que atua como referência, fazendo o papel de pivô e brigando contra os zagueiros adversários. 

Se o Rafael não tem essa característica, porque não testar o Elias - e a formação tática do segundo tempo - logo de cara? Inclusive com a permanência do Vitinho, fazendo companhia ao ex-jogador do Resende.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23 comentários:

ari dias disse...

Não é craque, mas tem o que falta ao RM e o Vitinho, tesão pelo gol. Falta ao time um jogador com essas características.
Esses dias eu tava lembrando do Herrera, acho que seria uma boa opção para o nosso ataque.
SALVE SEEDORF, ÍDOLO.

Anônimo disse...

Rodrigo acho que o vitinho esta se queimando com jogadas individuais percebe quando ele saiu o time rendeu mais kria saber pq vc acha que o henrique nao tem chance contra o grmio ele entrou bem e uma boa opçao

Anônimo disse...

Contra o mulambos rodrigo nao podemos perder os gols que estamos perdendo vc sabia que o assunçao nao quiz o marcelo moreno a troco do andrezinho e louco por isso que tem k sair

Anônimo disse...

Rodrigo, infelizmente eu discordo de você, não acho que o Vitinho esteja preparado para ser titular do Botafogo, pois é individualista, e embora isso seja muito importante no futebol, ter alguém que arrisque sempre uma jogada diferente, não combina com esse atual Botafogo, que faz a bola rolar no meio, e as vezes, ele acaba atrapalhando o time com suas jogadas individuais na hora errada, então, no jogo contra o Flamengo, sou a favor do Rafael Marques começar jogando pelo meio nos lados do campo, pois é um jogador obediente taticamente, toca bem a bola e volta para marcar, coisas que o Vitinho tem dificuldade para fazer, ele é para entrar no segundo tempo com a equipe adversaria cansada, e o Rafael no meio manterá o que o Oswaldo quer que esse Botafogo faça.

Anônimo disse...

Pois é Rodrigo, não acreditei quando o OO tirou Vitinho inves do RM pra entrada do Elias. Ironicamente o queridinho do OO fez uma linda jogada pra abrir o placar e como sempre, saiu esbravejando em direção a torcida. Mas é isso, o esquema 442 funcionaria perfeitamente com RM no banco de reservas. Imagina quantas jogadas em velocidade/habilidade Vitinho faria como atacante mais recuado e o Elias atacante de área. Infelizmente temos um tecnico teimoso e que não ê fadado a mudanças táticas

Marcelo Lopes

Gil disse...

Bom Dia Rodrigão,

Permita discordar de você. Acho o Vitinho um enganador!
Enganador no sentido de não estar preparado para ser jogador de futebol de um grande clube. Não ter cabeça, preparo para isso. Tenho certeza que ele se acha acima do próprio clube e às vezes até dos próprios companheiros de profissão.
O time melhorou com a saída dele. Vitinho precisa de uma bola só para ele e não é de hoje. Fico imaginando o Vitinho jogando em um time que não tenha um Profissional como o Nego Lindo Seedorf! Acho que nem o Seedorf está conseguindo educar o marrento.
Como você disse a entrada do Elias mudou o jogo. Como o monge japonês, OdeO, nunca vai barrar o seu pupilo, RM, acho que a próxima escalação seria o RM na posição do FG (Vitinho) e o Elias.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Ari, eu acho que o Vitinho tem tesão por gols. Repare que ele não tem medo em arriscar. Eu gostaria de vê-lo como 2º atacante ao lado de um atacante de área.

Anônimo 1, por não ter referência na área acaba sendo obrigado a tentar algo. Eu gosto disso nele. Sobre o Henrique, não vi nada nele no jogo contra o Grêmio.

Anônimo 2, atacante de referência faz diferença.

Aí que tá, Anônimo 3. O atual Botafogo toca muito e arrisca/chuta pouco. Por isso gosto do Vitinho e suas tentativas de sair do marasmo.

Marcelo, a jogada do RM no gol foi muito bonita mesmo, mas ele não fez nada mais de útil. Não me convence de jeito nenhum.

Gil, eu ainda preferiria ver o Vitinho ao lado do Elias e o apenas voluntarioso RM no banco! rs

Abs e SA!!!

Jacaré disse...

Acho que tem que ser assim: começa com a merda do RM, com o Elias de titular e o Vitinho no banco. Depois sai a "amante" do Oswaldo (rm) e entra o Vitinho. Com o tempo vão ver que titulares são o Vitinho e o Elias.

Gil disse...

Rodrigão,

Fiquei decepcionadíssimo com o público no chiqueirão! Ao chegar próximo ao estádio percebi que o publico não passaria de cinco, oito, mil. Ponho na conta do fraco público o primeiro tempo dos nossos jogadores.
Imagina a decepção de um profissional que está com dois meses de salários atrasados, três meses de imagem, disputando os primeiros lugares de um campeonato tido como o mais difícil do mundo?! Quem vai ter tesão!
Imagino o que deve ter passado na cabeça do nosso ídolo Seedorf!
Na sua contratação foi falado sobre o baixo público e que ele poderia reverter essa situação, com apresentações e títulos. O cara já nos deu o estadual e tem feito belas exibições.
Acho que no segundo tempo os jogadores digeriram isso e viram que os torcedores presentes apoiavam. Com o Profissionalismo do Seedorf, basta ver a corrida que deu no campo todo para desarmar um adversário na nossa área, de uma bola perdida por outro jogador.

O omisso presidente declarou na rádio CBN que existe uma proposta pelo Dória bem acima da multa rescisória. Putz vai ser difícil ficar com uma das melhores revelações do futebol nos últimos tempos e que bola chutada na forquilha por ele. Merecia entrar.
Agora a pergunta que não quer calar: Se não conseguir parcelar a dívida com a receita federal adianta vender o Dória? O dinheiro dos "parceiros empresários" e procuradores será liberado, o nosso vai direto para os cofres do poder público e suas mamatas.
Perde apenas, mais uma vez, o nosso amado Botafogo!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, prefiro começar logo com os melhores.

Gil, e depois não entenderão porque mais uma vez nadamos e morremos na praia. Fecho contigo.

Abs e SA!!!

Mikael disse...

Mais importante é ter essas variações de arranjo tático. A melhor formação depende do adversário. Ontem, contra um time retrancado, foi importante ter um pivô no ataque, para fazer a defesa adversária centralizar e abrir espaços nos flancos. Cada jogo vai ter sua história. Por isso, elenco é importante nesse campeonato longo.

Biriba disse...

Com o Elias a bola não bate e volta. Ele joga muito bem de costas para a zaga e não sinto nenhuma falta do Herrera neste sentido. Sinto falta do Herrera como jogador de força pra furar defesas pelos flancos, complementar ao pivô que esse Elias parece fazer bem (fora a raça do Herrera).

O Vitinho poderia ser esse jogador de flanco, porque é técnico, forte e veloz. O problema é o que ele tem (ou não) entre uma orelha e outra.

Outro problema é o fato de que seu comportamento é típico de jogador que quer sair do clube. Pior: “queria” sair, mas foi lançado (talvez) justamente pra atingir o número mínimo de partidas e não poder ser negociado dentro do mercado brasileiro (pelo menos na série A).

O próprio Seedorf já desistiu dele, pode observar.

O Rafael Marques é fraco, apesar da bela jogada do gol, mas não é “vaiável”. Por pior que seja tecnicamente, é um profissional exemplar, é homem de caráter e joga pro time. Ou seja, discordo frontalmente das vaias ao RM, que está lá por causa de quem contratou e de quem escala. Mas não pode ser titular.

Com a volta discreta (sem os lençoizinhos ridículos) mas em ótimo nível do Renato, meu time seria com ele e o Elias: RM e Vitinho no banco. (O Caio está fazendo falta).

Saudações botafoguenses!

Anônimo disse...

Ak rodrigo vc nao me rrespondeu sobre o marcelo moreno era pra vim pra nos mais o assunçao nao quiz troca ele pelo andrezinho agora tamos sem os dois e quando e a eleiçao do fogao

jorgeFS disse...

Já é um alento saber que temos um jogador que incomoda a zaga adversária, só resta esperar que a "Mula" empacada reconheça, e ponha em pratica, pois saber ele sabe, só que o sobrenatural de Almeida, parece não permitir.

Rodrigo Federman disse...

Mikael, eu já prefiro começar com um atacante de área.

Biriba, o fato é que o time precisa desse atacante. Ou seja, tá na hora do OO mudar algo.

Anônimo, deixa ele lá no Flamengo agora. Vida que segue.

Jorge, difícil imaginar essa mudança vinda do engessado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

TÔ COM RODRIGO, APESAR DA LIDERANÇA SE O OSVALDO MUDAR O ESQUEMA, QUE SÓ PERDEU 3 PARTIDAS NO ANO, SEREMOS CAMPEÕES E NÃO PERDEREMOS MAIS.
FORA OSVALDO OLIVEIRA, FORA DIRETORIA,FORA RAFAEL MARQUES, GRAÇAS A CONTRIBUIÇÃO QUE NOSSA TORCIDA TEM DADO APAIXONADA E FANÁTICA COM EXCELENTES RENDAS.
ESSA DIRETORIA NÃO PRESTA, NEM ESSE TÉCNICO QUE SÓ JOGA FORA DE CASA E SÓ GANHOU 23 PARTIDAS NO ANO E CONSEGUIU RESPIRAR ATÉ AGORA NA COPA DO BRASIL E GANHOU O CARIOCA SEM DISPUTA DE PENALTYS,COM UM ELENCO CHEIO DE JUNIORS, TEMOS QUE TROCAR TUDO E GANHAREMOS DE TODO MUNDO E FICAREMOS COMO A SELEÇÃO DA ESPANHA, BASTA BARRAR RAFAEL MARQUES,COLOCAR OSVALDO OLIVEIRA PARA RUA E ESSA DIRETORIA, TEREMOS AS MELHORES RENDAS A TORCIDA NÃO COMPARECE POR CAUSA DOS RESULTADOS.
NÃO É ESSE O BOTAFOGO, QUE EU QUERO E SIM O DE CAIO JUNIOR,CUCA,GILSON NUNES QUE GANHARAM CAMPEONATO BRASILEIRO E LIBERTADORES E NÃO FORAM CAMPEÕES POR CAUSA DO JUIZ.
A TORCIDA DO FLAMENGO AGRADECE SE VOCÊS PENSAREM IGUAL AO RODRIGO.
CORAÇÃO É TERRA DE NINGUÉM E NINGUÉM SABE O CORAÇÃO RUBRO NEGRO,PARECE QUE QUER COLOCAR O TIME NO SEU DEVIDO LUGAR, LUTAR POR REBAIXAMENTO.
A BRILHANTE CAMPANHA DO OSVALDO ESTÁ FAZENDO MAL EM MUITA GENTE.
DOIDO PARA ESTÁ METENDO O CACETE AQUI MAIS VÃO ENGOLIR SECO.


ARISTON

Rodrigo Federman disse...

Um festival de besteiras, by Ariston. Clap clap clap pro bobalhão.
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

Gosto muito do Vitinho, mas muito mesmo, inclusive vejo nele alguma semelhança com o craque Jairzinho, pela habilidade e força. Porém, ainda penso que não é hora de efetivá-lo. Necessita de maturidade e entrando no decorrer da partida pode mudar o rumo do jogo. Ainda não é a hora dele, mas, em breve, será.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu já acho que é...mas na sua posição de verdade.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Tenho escrito muito pouco nos blog botafoguenses. Os motivos são aqueles de sempre, não se pode ser contra a algumas situações.
Entretanto leio bastante. Tenho percebido alguns "botafoguenses de verdade" especialmente aqueles que escrevem em caixa alto, que parecem ser alguém da diretoria, só pode.

Eu por exemplo, não gosto do OdeO e pronto. Ele pode ser campeão de tudo que disputar pelo Botafogo, e tomara que seja, mas minha avaliação não muda.
Outra aberração é esse Rafhael Marques, que quando faz um gol afronta a torcida com sua arrogância.Mas esse parece ter imunidade com o treinador, aliás esse é um caso muito mal explicado, e eu não sei quem é quem nessa coisa estranha.

Fora com os pombinhos.

Fora também esse Renato arame liso, que vê o jogo de maneira privilegiada, ou seja de dentro do campo, mas segundo dizem tem bom passe e experiencia, mas eu acrescento, é um chupa sangue.

E finalmente, ocaso Vitinho. Penso igual a você, esse tem futebol e aparentemente um bom futuro. Mas faço uma ressalva, me parece que ele pensa que joga muito mais do quê realmente pode. Quando o ví nas primeira vezes, achei um pouco parecido com o Jairzinho, e embora ele esteja jogando na minha opinião fora de posição e sendo gradativamente queimado, não o desculpo por sua indolência. Um jovem com menos de vinte anos, não pode jogar como se tivesse com saco de 50 quilos nas costas.
Ontem contra o Náutico, teve uma jogada em que ele foi desarmado e o zagueiro saiu jogando, mas logo a seguir o Botafogo recuperou a bola e ele foi lançado novamente, e foi pego de surpresa voltado de cabeça relaxada e displicentemente baixa. Então acho que precisa ser admoestado severamente, senão será um talento desperdiçado.

O Dória é jovem, e ainda vai errar muito, mas quando vai na bola, vai pra rachar, sem medo de ser feliz, é um exemplo a ser seguido, pena que pode nos deixar a qualquer momento.

Com o Botafogo sempre e acima de todos.

Um abraço.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, bom ter os seus comentários de volta. Penso 100% igual a você, meu amigo.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Eu vejo o Vitinho claramente incomodado com sua posição e funções.
Não é a dele... A cara dele ao perder um gol denunciou seu nervosismo.
Eu escalaria diferente. Renato no meio, liberando o Lodeiro, que está mal, e Vitinho na frente.
No segundo jogaria Elias e RM.
A recíproca também é verdadeira, e mais provável.
Quero é vitória, jogando com RM, Elias, Alex, Vitinho... Que se f...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, eu tenho a mesma impressão.
Abs e SA!!!