17/08/13

Responsabilidade tática, mas com liberdade


















Palavras do Seedorf sobre o seu "filho no Botafogo", o atacante Vitinho:

"– O Vitinho foi maravilhoso. Fez dois gols importantes e fez muita coisa pelo time. Se ele continuar a crescer assim, vai ajudar muito nosso time. Temos de entender que cada jogador tem seu tempo. Está evoluindo e aprendendo coisas táticas. Está mais disciplinado e ficou na posição dele durante os 90 minutos".

Concordo em partes com o craque holandês.

Explico: É claro que um jovem ainda tem muito o que aprender e que o grupo (futebol coletivo) sempre deve vir em primeiro lugar. Quanto a isso, sem discussão. Mas eu acho que jogadores com o potencial do Vitinho (dribles, arrancada, conclusão com as duas pernas, explosão física) devem ser liberados para atuar em todo o ataque, sem fixar posição.

Não tem jeito. Futebol é coletivo, mas aquele que pode fazer a diferença "merece" que outros não tão qualificados tecnicamente façam mais o "serviço sujo/feio". Justamente para que na hora de decidir, ele (o "diferenciado") tenha fôlego e força para sacramentar o lance.

O que os amigos pensam a respeito disso?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

daniel disse...

Com a volta do Lucas, vejo o Gilberto como excelente opção para jogar pela meia direita.
Mesmo com tantas contusões, suspensões, e convocações do Brasileirão, não precisaremos do FG e do Andrezinho.
Tanto Vitinho quanto Lodeiro jogam nos 2 lados, então o lateral pode substituir qualquer um dos dois quando necessário.
Aliás, com Seedorf e Gabriel no meio, fica difícil não render bem.
Chegou também esse garoto Hyuri, esperar pra ver.


Abs!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, e o próprio Lucas já atuou como meia direita também. Bem lembrado.
Abs e SA!!!

Renan sp disse...

Eu concordo com as palavras do Seedorf, e acho que um Jogador que tem o talento do Vitinho tem que ir devagar , não se deve queimar etapas..eu gosto Mto quando o Seedorf da puxões de orelha nele, pois com isso ele ira evoluir , e Muito!!
O Jogador tem que ter disciplina e obediência tatica ,é claro que não se pode podar as melhores qualidades tecnicas dele que é o drible , velocidade e finalização...mais acho que tem que ir tranquilo sem Muita expectativa e deixar as coisas acontecerem... Rodrigo vc lembra quando surgiu o Neymar? Fez umas partidas boas ai todo mundo alarmou, ai ele sumiu foi pro banco com o Luxemburgo.. e hoje ta no Barça...o Vitinho vai ser o Cara..é só esperar...

Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Renan, eu não condeno o processo de amadurecimento e etapas. Só acho que um jogador com o talento dele pode e deve jogar livre, leve e solto por todo o ataque. Ele é daqueles raros atletas que decidem partidas.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Rodrigo,

Na realidade estou impressionado com o Garoto. O segredo é mantê-lo com o pé no chão e mais: não vendê-lo.

Concordo com a mobilidade constante dele. Claro que isso exige um time mais compactado no meio.

Em tempo: quando o Cidinho voltará aos gramados?

SB

Rodrigo Federman disse...

Enéias, o muleque tem futuro. Sobre o Cidinho, não tenho informações.
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

até nas peladas nos terrenos baldios da minha infância, os bons de ambos os times, não tinham posição. no par ou impar se escolhia primeiro o bom e o lado perdedor, o outro bom, depois se escolhiam goleiros, zagas e ataque.

esse elemento atuava em todo o campo e normalmente era o individualista e a referência, pois todo mundo que pegava a bola, tinha como intenção passar a bola para ele, que nem sempre era a opção.

o vitinho tem que jogar solto para desarrumar a defesa adversária e temos que entender que o tempo de assistência e finalização, são determinados pelas circunstâncias do jogo.

quem sabe faz a hora.

abraços,

lscunha

Rodrigo Federman disse...

Pensamos da mesma maneira, mestre Cunha.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Com a aparição do Gilberto, quando o Lucas voltar pode ser uma opção para a meia direita, pois o Gilberto agradou e o Lucas já fez essa função, ai teríamos uma boa maneira de suprir a falta de Fellype Gabriel e Andrezinho, infelizmente, mesmo achando que não é o melhor para o Vitinho, sou a favor dele voltar para marcar, mas não voltar sempre, só quando a equipe adversaria estiver por muito tempo com a bola dominada no nosso campo, e quanto ao menino contratado, o Hyuri, tenho muitas duvida, foi um jogador que em parte do carioca foi reserva do Audax, é mais uma das chamadas apostas, torço para que dê certo.

Rodrigo Federman disse...

Seria uma boa opção mesmo, Gabriel.
Abs e SA!!!

Daniel Victor disse...

Na minha opiniao, qnd o Seedorf diz que ele (Vitinho) esta aprendendo coisas taticas, mais disciplinado e ficou os 90 minutos na posicao dele, nao esta excluindo as variacoes taticas que ocorrerao durante uma partida. Eh muito pouco provavel que engessariam ele num unico determinado espaco do campo. Quanto a isso estou tranquilo. Apenas me preocupo com a regularidade e consistencia do nivel das atuacoes.

Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, se bem que no último jogo ele ficou muito mais na direita. O que eu quis dizer é que jogadores como o Vitinho precisam ficar livres, pois eles que decidem.
Abs e SA!!!

Daniel Victor disse...

Sem duvida, Rodrigao. Compartilho dessa ideia tb de que o talento deve ter liberdade, entretanto penso que ainda eh cedo para ele ter condicoes de aplicar toda sua habilidade, livre de guardar posicoes, pois me parece que ele ainda esta se adaptando ao futebol profissional (adulto). Acredito tbm na questao das etapas, como disse o amigo, Renan, acima.
Jogo a jogo ele tem se soltado, aquela euforia inicial de qrer decidir a partida a todo momento esta se controlando aos poucos. Acho que tem ganhado, e absolvendo muito bem, experiencia, pois esta visilmente evoluindo a cada partida. Entao certamente, creio que, em pouco tempo ele tera essa liberdade e sabera muito bem oq fazer com ela, para a alegria de alvinegros e amantes do futebol pelo mundo inteiro.
Ai sim, ein!!! rsrs..

Abs e SA!!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, desde que o OO permita! rs
Abs e SA!!!