21/10/13

Mexeu demais
















No empate de ontem, o Botafogo atuou com praticamente 80% do time formado por reservas e até jogadores que sequer estavam sendo relacionados para algumas partidas.

O técnico Oswaldo Oliveira explicou a sua decisão, dizendo que nada teve a ver com a partida decisiva de quarta-feira, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil:

"- Precisávamos quebrar essa sequência de jogos, principalmente desses jogadores que ficaram fora: Bolívar, Dória, Julio Cesar, Renato… É racional, é só olhar. Todos deveriam esperar que tomássemos essa atitude. Se nós tomamos lá atrás contra o CRB e no jogo contra o Volta Redonda, seria uma aposta, pela manutenção dessa situação e pela possibilidade de venceremos essa partida. Esses jogadores que entraram, descansados, têm nossa confiança, têm demosntrado no campo o que podem fazer. Eu não tinha dúvida. É um clássico e claro que passou pela minha cabeça o tempo todo a possibilidade de perder. Mas não é uma questão de planejamento, da situação que ficou o campeonato, é questão de ser racional, de ver que é impossível que uma equipe produza 90 minutos jogando 29 vezes consecutivas e que seus jogadores não tenham uma instabilidade física e técnica. Os jogos do Campeonato Brasileiro caíram muito, todos os treinadores estão falando isso. Não quer dizer que o Botafogo vai ficar lindo e maravilhoso, mas era o mínimo que poderíamos fazer. Era para os caras descansaram, é uma necessidade que o futebol brasileiro tem que olhar. Por isso corremos o risco de tirar esses jogadores. Tem que cortar na carne, tem uma hora que você tem que amputar. Tem que ver isso com muita seriedade".

Bom, todos sabem que eu sou contra esse negócio de ficar poupando atletas. Ainda mais na reta decisiva da temporada, quando não temos nossas situações definidas em nenhum campeonato. Agora, baseado no que o Oswaldo falou, não seria mais racional ter poupado o time na quarta passada lá em Salvador (viagem, campo pesado...)? Ou melhor: Não seria melhor ter dividido os grupos de descanso? Uma parte no meio de semana e a outra parte ontem? Ao menos não entraríamos com um time tão mexido em pleno clássico.

O que os amigos acham?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Anônimo disse...

Esse treineiro é arrogante e babaca,cade as viuvas dele e do "mito"..rsrs

Rodrigo Federman disse...

Alex, eu achei a decisão errada e arriscada. Tomara que consiga a classificação na quarta, pois caso contrário, a situação fica bastante delicada.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ah , Rodrigo, não esquenta fomos campeão de remo....!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Gestão moderna, Alex! rs
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Eu gostei da atitude dele. Quando estava 2x0 poderíamos ter ampliado e hoje falar-se-ía diferente.

O resultado contra o Vasco não foi ruim, quando olhamos para Grêmio. Atlético-PR e Cruzeiro e sim quando olhamos para o Goiás.

Vamos ver se deu certo na quarta-feira, num jogo que tem muito de loteria e muito de superação. Descansado o time renderá mais.

SA

Rodrigo Federman disse...

Eu não gostei, Enéias.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Rodrigo,

A única coisa que me deixa muito "P" da vida é que sempre fazemos as coisas ou tomamos atitude a reboque dos outros!
Ninguém me tira da cabeça que essa atitude foi a reboque do que fez o esgoto da Gávea!
Quem não leu, peço para ler os meus comentários no post anterior e ver as justificativas que me levam a pensar isso.

O que será do Botafogo quando o Seedorf for embora?!

OdeO arrogante, incoerente e incompetente!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Gil. Também não tenho dúvidas disso.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Achei correta a atitude do OO. Se não fosse a desatenção teríamos ganho o jogo e aí os comentários seriam outros. mas torcedor é torcedor, e a paixão vem sempre na frente da razão e, otimismo e confiança não é uma característica da maioria dos torcedores botafoguenses. Clássico é sempre difícil e só para lembrar, no 1º turno também fizemos 2X0 e o Vasco empatou, só que acabamos fazendo o 3º e vencemos. Mais uma vez, vale ressaltar que jogamos com vários garotos e este ano só perdemos um clássico. Outro detalhe importante é que o time titular do Botafogo é de razoável prá bom, mas tá média deste horroroso futebol brasileiro, cujo líder do campeonato é um time apenas mediano, líder mais pela incompetência nossa e de outros em vencer times que brigam para não cair. O jogo contra os mulambos na quarta vai ser difícil, apesar de nosso time ser ligeiramente melhor, a diferença é muito pequena e o que compensa nesse futebol atual é a vontade. Também é bom lembrar que esse time do Vasco é fraco, mas venceu o poderoso Inter por 3X1 e as flores que não ganharam nenhum clássico esse ano. Acho que estamos supervalorizando esse time do Botafogo, achando que é um baita time, longe, mas muito longe disso, e ao meu ver fez muito mais do que poderia com um elenco limitado e se desfazendo de peças importantes durante a competição. Acho que o grande diferencial do time do Botafogo é o Seedorf, que quando está bem aí sim o Botafogo pode ser favorito. Mas infelizmente o holandês não tem andado bem. Tomara que na quarta esteja inspirado. Abs e SB!

Anônimo disse...

Eu tinha pensado a mesma coisa, pq não poupou na quarta?? vai entender! Péssimo resultado contra um time brigando para não cair, assim como foi com Ponte e Bahia, poderiamos estar tranquilos, parece eles gostam de de procurar um crise. Agora que tá todo mundo decansado, eles tem a obrigação de jogar para ganhar do time da lagoa na quarta. Só nos resta torcer.
Abs, Beto

FLAVIO SILVEIRA disse...

poupar todos de uma vez, mostra q não há criterio para esse tipo de atitude.poderia ter se poupado gradativamente, principalmente em jogos contra a Ponte, Bahia, adversario mais fracos, mas mesclando e não jogando tudo de uma vez em campo, como ontem.Claro q se tivessemos vencido, estariamos chamando-o de genio, mas não foi o caso e perdemos 2 pontos num momento complicado da competição, em q o campeonato se afunila e o Goiás bate a porta, sendo q vamos jogar contra eles lá no Serra Dourada.Espero q esse time aguente, tanto emocionalmente, quanto fisicamente, a pressão q será esse fim de temporada.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu sou contra poupar jogadores, mas acho que se fosse para isso realmente acontecer, deveria ter sido na quarta. E mesmo assim, não todo o time de uma vez.

Fecho contigo, Beto.

Exato, Flavio. Isso que eu questiono também. Nunca tinha visto uma pessoa poupar o time inteiro. E pior: Ao invés de dar ritmo ao Gilberto, deixou o rapaz de fora. Esse OO é doido. Aliás, doido não. Mascarado mesmo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

acho que o sistema defensivo poderia ser o titular, daria mais segurança no clássico.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, que ele ao menos mesclasse o time entre titulares e reservas.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não sou fã do OO mas concordo com ele , poupamos e não ficamos pior na tabela e não adiantaria poupar semana passada e correr no domingo pra jogar quarta contra a correiria que a mulambada vai fazer , alias é só o que eles sabem fazer e chuveirinho no abafa , tomara que de certo Abs

Marcelo disse...

Se o treinador não mexe no time os caras reclamam. temos um jogo muito difícil na quarta e os urubus
poupam a metade do time e o nosso treinador acertadamente entra com o time reserva e consegue um empate com o VASCO que luta para não cair e soma mais um ponto na luta pela permanência no G 04 ai aparecem os torcedores virtuais que nunca vão ao campo e nem sócio do clube são e que só reclamam para dizer o que deve e não deve ser feito o BOTAFOGO não precisa
de torcedores como vocês vão torcer para os clubes dos seus estados seus paraíbas e roceiros e deixem o FOGÃO EM PAZ.

Marcelo

Rodrigo Federman disse...

Eu discordo, Anônimo. 4 pontos de vantagem apenas para o Goiás. G4 em risco.

Marcelo, seu comentário idiota e preconceituoso só foi autorizado aqui para que vc receba as devidas respostas (daqueles que se julgarem agredidos). E nem adianta perder tempo comentando mais, pois não autorizarei mais seus escritos idiotas e preconceituosos.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Marcelo, tenho pena de voce....não vou te responder...

Rodrigo Federman disse...

Alex, direito de resposta a esse bobalhão.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

O Oswaldo acertou em poupar os jogadores, mas o fez na hora errada.Se tivesse feito gradativamente , não precisaria poupar todo mundo de uma vez só, num momento crucial do campeonato, pois o onus de uma perda de uma vaga para a libertadores será TERRIVEL PARA O CLUBE E SEUS TORCEDORES, POIS SERIA TRAUMATICA, NUM CLUBE CUJO TORCEDOR É CERCADO DE TRAUMAS Q ESTÃO ENTRANHADOS EM SUA ALMA.Quanto ao comentario do rapaz ai, sobre roceiros, paraibas ..etc só nos leva a crer q babacas existem em todo lugar, sejam roceiros, paraibas, botafoguenses , gremistas e tudo o mais.Aliás , macho de internet, atrás de teclado de computador existem aos montes, só queria saber aonde estão sentados, quando dão esse acesso de macheza.Quando fazia parte de um certo site da internet, parei de frequenta-lo devido a esse tipo de comentario, q revela uma faceta terrivel de nossa torcida: uma faceta careta , escrota, chorona, truculenta q nos remete aos tempos do Sr Borer, tempos em q se cristalizou-se a derrocada do clube.Uma minoria q se sente dona do clube, q não permite questionamentos e q foi por não aceitar questionamentos q levou o clube a se apequenar nos ultimos anos.E quando essa minoria trata os torcedores do seu clube dessa maneira, fica explicado o carater mesquinho desse tipo de gente q se intitula botafoguense de verdade.

Rodrigo Federman disse...

Flavio, estou 100% de acordo. Sobre o planejamento errado do OO (e comissão técnica) e principalmente sobre o torcedor idiota e preconceituoso, que repito, não terá mais comentários aprovados aqui no CB.
Abs e SA!!!

A disse...

Todos sabem que sou favorável a poupar os jogadores neste momento, já disse isso em post anterior. Acho que se tivéssemos um plantel com muitos jogadores de qualidade semelhantes até poderíamos mesclar, mas não temos e somos forçados a descansar os melhores do elenco, ou seja, o time inteiro.
Os mulambos vão vir com tudo pois só resta isso pra eles, precisamos partir para o jogo com o mesmo espírito deles.
SALVE SEEDORF, ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, do jeito que foi feito, continuo achando um erro.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Achei de muita coragem do O.O o time que ele escalou. Não gosto da idéia de poupar meio time e no outro jogo poupar a outra metade. Ou preserva um/dois jogadores ou poupa o time todo. E ainda sim quase tirou a sorte de ganhar do Vasco com o time reserva.

Newton disse...

Algumas carências nas prioridades e no planejamento.

Prioridades:

O fato de não colocar o Gilberto no último jogo;

O Bruno Mendes e o Sassá deveriam ser testados em jogos anteriores, ante a nulidade do Alex e Henrique;

O Jéferson Paulista entrou em um único jogo, não me lembro qual, no final;

A passividade do OdeO quando outros treinadores substituem ( o clássico 'nó tático')

Planejamento:

Escolher melhor os jogos adequados para o Seedorf;

Utilizar jogadores juniores no carioca;

Poupar o time todo contra o vasco (essa foi terrível!), jogo importantíssimo para a manutenção da 4a posição.

Contratar jogadores melhores em posições importantes, como o suplente da lateral esquerda.

E outras...

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, é a sua opinião e tem o meu respeito. Apenas discordo.

Newton, quase tudo o OO não faz!
Heheheh. Acho que o Jeferson entrou recentemente contra o Grêmio.

Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

O Newton tocou num assunto q acho importante:quando vi pela internet q o Juninho Pernanbucano ia para o jogo no intervalo, logo pensei q o jogo iria mudar.Será q o nosso treinador naum viu isso e naum colocou ninguem para colar nele?..ou poderia ter colocado alguem mais experiente no jogo, como o fez mais tarde(Renato) , mas a vaca jah tinha ido para o brejo.Essa demora do OO em certos jogos, de enxergar a partida, tem nos custado caro.naum tiro o merito dele no Botafogo, tem feito bom trabalho, mas a critica correta tem q ser feita.

Rodrigo Federman disse...

Em certos jogos não, Flávio. Em todos os jogos.
Abs e SA!!!