21/02/14

Com (e sem) a torcida

















O técnico Eduardo Hungaro minimizou o resultado ruim diante do Volta Redonda, fazendo uma comparação com o Botafogo na Libertadores:

"- Nos últimos três jogos da Libertadores nós apresentamos um alto nível de competitividade. Não vi o torcedor assustado. Grandes equipes do futebol brasileiro passam por dificuldades nesse início de temporada, até mesmo aquelas que não estão envolvidas na Libertadores. A torcida viu o que fizemos na Libertadores e, mesmo sem apresentarmos o mesmo padrão, viu um grupo com atitude".

Meu comentário: De fato, os jogos na competição sul americana ainda não assustaram. Mas eu, diferente do treinador, não achei que as três partidas foram boas. A que fizemos em Quito foi fraca. Agora, competitividade ficou evidente mesmo. Só que como alguns amigos já comentaram aqui no CB, penso que a torcida que "levou" o time nos dois jogos realizados no Maracanã (Deportivo e San Lorenzo). Pelo futebol apresentado até agora, não consigo imaginar o Botafogo rendendo bem sem aquela festa/apoio na arquibancada. 

E nem a atitude que o Hungaro citou que houve no empate de ontem.

Eu acho que na Libertadores a parceria/sinergia continuará até o fim. Aliás, diante dos fatos, espero que continue assim, pois caso contrário - e considerando a bola nesse início de temporada -, as coisas podem complicar.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

ari dias disse...

Não deveria ser, mas o time quando joga o estadual parece que entra em 110, quando deveria entrar acima de 220. Tá certo que o jogador fica com medo de se machucar e perder uma partida de LA, mesmo assim todos, tanto titulares, quanto reservas, tem que ir com tudo pra cima dos adversários.
SALVE A LIBERTADORES.

Rodrigo Federman disse...

Penso o mesmo, Ari.
Abs e SA!!!

jeremias disse...

A liberta o principal nesse semestre teremos o copa do brasil e brasileiro no outro semestre entao temos qe lutar brigar bater ir no limite (futibolisticamente falando)precisamos de titulos de vdd qe tenha expressao

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Jeremias.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo, sinceramente, não acho que a falta de torcida foi decisiva no jogo de ontem, eu achei a equipe muito sem vontade, jogando em ritmo de treino, ninguém botava pé na dividida, se poupavam, não sei se você viu a partida dessa maneira, mas eu vi dessa forma, e não sei se você vai concordar comigo, mas você se lembra da declaração do volante Marcelo Mattos antes da partida contra o Vasco, em que ele disse que ele e alguns outros jogadores preferiam ser poupados no carioca? A partir disso, deduzo que no Estadual eles não tem a menor vontade de jogar, querem ter vida fácil e jogar apenas na Libertadores. Na Libertadores, não tem jeito, independente da qualidade da equipe do Botafogo, que não é um time de craques, mas é um bom time, precisamos da torcida, pois faz toda a diferença. Mas agora os caras não jogarem por que o campeonato é menos importante e por que a torcida não vai em grande numero, acho uma tremenda sacanagem, pois eles ganham muito bem para representar o time em todas as competições, e no Estadual, tem toda a obrigação de ganhar desses times pequenos, não tem desculpa.
Resumindo: Não acho essa equipe ruim, é uma boa equipe, que é pouco cobrada para jogar em competições menos importantes, reflexo do senhor Mauricio Assumpção, pois se ele cobrasse mais essa equipe, os titulares não fariam partidas ridículas como foi contra o Duque de Caxias e o Volta Redonda. Na Libertadores, não há o que reclamar dessa equipe por enquanto, pois a equipe veio de um belo jogo contra o Deportivo Quito e o campeão argentino San Lorenzo. Vamos ver se a equipe jogou mal no primeiro jogo contra o Deportivo Quito fora de casa por estar sem ritmo de jogo ou não, pois ai sim jogarão uma competição da qual realmente estão afim.

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, também achei a equipe sem vontade. O que eu quis dizer, é que muita gente considera que o time atuou muito bem nas vitórias da Libertadores. Eu já acho que atuamos de regular para bom, mas que os atletas renderam no nível máximo graças ao incentivo da arquibancada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Quando estivermos nas oitavas da Copa do brasil e jogando o Brasileirão, será que vão escolher uma competição para priorizar?
Com essa má vontade de titulares e/ou reservas, foi aberto um precedente perigoso.
SA.

Moisés Domingues disse...

Rodrigo, percebo que muitos aproveitam pra dizer que quando a torcida apoia, o time joga com vontade, raça e etc., dando a entender que sempre que o estádio está vazio e o time perde a culpa é da torcida que não foi apoiar, como fizeram ano passado, esses comentários patéticos enchem o saco.Pra mim o Botafogo atual está em uma destas três situações: 1- o time está completamente desinteressado pelo carioca jogando como treino, pensando só na Liberta, (espero que seja isso embora não concorde ). 2- Os jogadores jogam de acordo com o clima no estádio, se o estádio cheio com a torcida apoiando eles mudam a postura e jogam motivados pela torcida (o que é errado porque são muito bem pagos pra jogar em alto nível em qualquer situação), com aquela vontade e vibração dos dois jogos na Liberta . 3- o time titular é fraco e o reserva é horroroso, e aí precisaríamos de 2 ou 3 contratações , o que sabemos que não vai acontecer, ( espero que não seja isso ). Dos três males o primeiro é o menor. SAN

Rodrigo Federman disse...

Boa questão, Márcio.

Moisés, o pior é que eu acho que os males 2 e 3 são os que mais prevalecem!

Abs e SA!!!

Daniel Victor disse...

Na vdd, eh ate desnecessario gastar energia com esses fatos, pq, do jeito que ta soh um milagre faz mudar alguma coisa. E tudo indica que a proxima gestao nao sera mto diferente. Temos que torcer muito e lotar o Maraca pelo menos na Liberta. Sabemos que se o time nao jogar bem na copadoB e no brasileirao a torcida tb nao fara questao de ir na maioria dos jogos como ja de costume.
Com o Maraca inteiro empurrando na LA tb acho que poderemos ser bem competitivos.

SA!

Marcio disse...

Rodrigo, sem querer fazer tempestade em copo d´água, coloco uma questão:
A parabenização do presidente ao grupo após a derrota vexatória na Copa do Brasil 2013, terá sido por estarem priorizando o Campeonato Brasileiro?
A dedicação ao jogo foi a mesma que temos visto nesse carioca ou estou enganado?
Repito que prefiro a Libertadores, mas essa postura eu não aceito, afinal é o nome do BOTAFOGO que está em jogo.
SA.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Daniel. Com a torcida junto podemos sonhar. Sem, fica muito difícil.

Márcio, nem me lembra daquele momento vergonhoso e daquela declaração patética. Putz...

Abs e SA!!!

Marcio disse...

A galera ALVINEGRA sempre fez, faz e fará diferença.
Só tem um detalhe, não dá passes, não faz lançamentos nem chuta a gol. Portanto, o Húngaro poderia nos ajudar treinando mais o Time técnica e taticamente, ensaiando jogadas e tudo mais.
Minimizar o futebol apresentado por esses caras não vai fazer com que joguem como um GÉRSON ou NILTON SANTOS na próxima partida.
Nesse time a solução é trabalho, trabalho e mais trabalho; aí sim, com a galera, iremos muito longe.
SA

Rodrigo Federman disse...

Márcio, e precisa de muito treino. Muito mesmo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E por falar em torcida, não foi o BOTAFOGO quem levou o menor público ao new maracanã. No sportv, o locutor torceu para que fosse quebrado o record negativo, não foi dessa vez.
Ouvi dizer que na globo, não faltaram justificativas para o fracasso de público no jogo do outro.
É por isso que só assisto na globo ou sportv jogo do BOTAFOGO quando não tem jeito, pois a paixão fala mais alto.
Mas Libertadores, é no Fox Sports e Copa do Brasil na ESPN.
Imparcialidade não faz parte do vocabulário desses caras, não sabem o que é isso.
SA.

Anônimo disse...

Sonho de todo botafoguense é a libertadores.(17 anos ausente) quando ficaremos de novo na frente de Corinthians,Internacional,santos,São Paulo,Fluminense,Palmeiras e e.t.c.
para conseguir uma classificação a libertadores, estamos próximo e com chance de ser campeão, automaticamente classificar para a próxima libertadores e o mundial Interclubes no final do ano, é muita coisa para nós torcedores nos abater com o carioca, que para muitos que defendem hoje o carioca , até o ano passado tiveram outro discurso, desfazendo sempre desse carioquinha.
Maior erro do botafogo foi de não colocar o time B direto na competição, talvez estivesse brigando em cima; pois temos um time b bastante regular.Negócio do tal planejamento não definir o time da libertadores e o time do carioca foi falha e misturar as coisas.Time b domingo vai surpreender o fluminense.
Meio campo domingo, não sei se perde para o meio campo titular, ou seja Aírton,Bolati,Renato e Gegê.
Galera a libertadores é um sonho.
Vamos acabar com a choradeira deixa para curinthiano,São paulinos,santistas,colorados.
Nós estamos na maior competição das Américas o resto que se foda.Eu quero é a libertadores.
Ano passado quando fomos derrotado pela ponte preta eu falei, libertadores é obrigação, logo que estamos, do jogador ao faxineiro do clube tem que ser esse pensamento.LIBERTADORES É O OBJETIVO.
Deixa carioca, para quem não conseguiu nada ANO PASSADO.

James

Rodrigo Federman disse...

Eu também, Márcio.

Ok, James. Mas nem por isso devemos aceitar passivamente empate da nossa equipe titular contra Volta Redonda da vida. Se eles entram em campo, devem jogar para valer.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu vi um Botafogo Gigante ganhar com autoridade do Deportivo Quito e do San Lorenzo.

Ano passado, Rodrigo, você criticava a diretoria e o OO por que insistiam em "transferir a responsabilidade" para a torcida.

Agora você diz que a torcida carregou o time.

Concluímos então que OO, Assumpção e time estavam certos e agora esperamos que a torcida continue empurrando o time na Libertadores.

Abs
Pablo

Anônimo disse...

EU QUERO É LIBERTADORES, CARIOCA ESSE ANO EU COLOCAVA O TIME DE JUVENIL.

EUCLIDES

Rodrigo Federman disse...

Pablo, eu reclamava que eles jogavam responsabilidade na torcida por conta de tudo. O que eu disse agora é que a torcida fez a diferença na libertadores. É fato. Mas eu não crítico torcida nunca (diferente do Ma, OO e alguns torcedores, inclusive).

Euclides, a Libertadores é a meta, mas entrou no campeonato (qualquer um), eu quero vencer sempre.

Abs e SA!!!