12/03/15

Os dois juntos

















O atacante Jobson começou a temporada na reserva do Rodrigo Pimpão.

E para o azar do atual camisa 7, o Pimpão vinha sendo um dos destaques botafoguenses...
...até se machucar e abrir espaço na equipe titular.

Mesmo sem partidas incríveis, o Jobson aproveitou a oportunidade. É o artilheiro do time no campeonato e certamente um dos melhores alvinegros no momento.

Ontem, após a vitória sobre o Tigres, o técnico Renê Simões falou sobre a disputa entre os dois atletas:

"- Quando me dão um presente eu fico feliz. A volta do Pimpão não é preocupação, é solução. Quando ele voltar vai ser muito bom, e eu vou ver o que fazer".

Eu espero que o Renê pense em algo novo. Ou seja, se o RP é solução e tem vaga de titular garantida, que seja testado em uma função diferente, pois hoje o Jobson não pode sair. Eu testaria o Pimpão na vaga do Tomas.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Volta Pimpão, e volta logo. Esse é um bom problema pro RS. No post anterior li algumas considerações sobre os problemas de marcação dos laterais e achei muito boas as considerações do Márcio, aí me lembrei do grande Marinho Chagas, cuja vocação era muito mais o ataque que a defesa, pois não era um grande marcador, então o esquema que o Leônidas montou havia sempre uma cobertura para o bruxa, que era feita pelo Dirceu, assim como o Zagallo fazia em 61/62 no Botafogo e na seleção. Perdemos a Libertadores de 73 numa derrota no Maracanã contra o Colo-Colo por uma substituição infeliz do Leônidas, que tirou o Dirceu e colocou um atacante. Resultado: o lado do Marinho foi uma verdadeira avenida e o Caselli deitou e rolou. Eu estava no Maraca, uma pena aquela derrota. Com os laterais atuais que o Botafogo tem é necessário que os volantes cubram os laterais e pricipalmente uma proteção maior aos zagueiros. O que não pode é abrir mão da ofensividade do Gilberto. Que o RS encontre uma formação que dê consistência a defesa, porque do jeito que tá, não vai dar. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, hoje eu só espero que o RS não veja apenas uma vaga para os dois (RP e Jobson).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,você já reparou que quando os adversários de "certos times"estão com os braços colados ao corpo e a bola bate neles,se o jogo estiver difícil é CAL ? Já no Botafogo.....
Quando o jogo está difícil para "certos times" e sai um gol duvidoso para eles o gol é válido? Já para nós...
Comentei aqui,algumas vezes,que nossos laterais são muito fracos na marcação.O Gilberto não tem vocação para ser defensor.Cabe ao RS fazer o que vi muitos técnicos fazerem,aproveitar as boas características ofensivas dele e jogá-lo para ser ala ou tentá-lo no meio,pois até agora só o MM e o Arão tem me agradado.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, o grande problema é não ter outra opção - por enquanto - para o Gilberto ser colocado mais na frente. O Luis Ricardo é ainda pior na marcação. E eu fico mais preocupado no lado esquerdo, onde o Carleto é ainda pior.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Giareta de lateral esquerdo pimpão ou Andreazi na vaga de tomas Bill tambem está devendo .

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, o lance é que Tassio e Sassá são bem piores que Bill.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Jobson não volta pra compor a marcação, e o Pimpão sim.
Hoje o Jobson disputa vaga com o Bill.
Dizem que o tal Luiz Ricardo pode jogar como meia, mas o Gilberto é que deveria ser testado em algum momento como meia, só voltando e fazendo a primeira linha de marcação no ataque.
E se não fosse a excelente bola parada do Carleto, o zagueiro/lateral Giaretta cairia bem no lugar dele, aí MM se preocuparia apenas com a cobertura do lado direito, pois está sobrecarregado.


SA!

Rodrigo Federman disse...

Kal, não acho que o Jobson dispute posição com Bill. São características bem diferentes. Eu acho que o Pimpão deveria entrar no lugar do Tomas, isso sim.
Abs e SA!!!

Boladão disse...

Assino em baixo o comentário do Kal. Jobson não volta pra marcar, e colocar o Pimpao de meia no lugar do Tomas vai aumentar um buraco que já existe entre os volantes e os atacantes. Pimpao é um atacante de lado de campo, que volta, nunca será meia. Alias não me agrada o time jogar com 3 atacantes.

Abs e SAN!

Rodrigo Federman disse...

Boladão, eu acho que o Pimpão pode ser mais participativo no meio do que o Tomas.
Abs e SA!!!

James disse...

Temos um quebra cabeças aí, mas tem que achar espaço pro Pimpão e Jobson sem dúvidas.
o tal do Tássio achei que jogou bem ontem, participativo e joga pra frente. Mas até agora não acertaram cruzamentos para a altura dele.

Rodrigo Federman disse...

James, não vi nada no Tássio. Principalmente quando ele resolvia sair da área.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Torcedor é coisa séria e enxerga demais.
Time feito em 50 dias, com 14 contratações de jogadores que não atuavam juntos, líder até esse momento do campeonato carioca, ganhamos do Flamengo que sempre foi difícil para o botafogo, se tratando de um clássico, uma folha salarial modesta em relação aos clubes grandes do Rio de Janeiro e a torcida quer mudar os jogadores,Calma pessoal.
Deixa o Renê trabalhar,resultado a curto prazo no futebol é difícil, mesmo em clubes que está a km na frente de nosso time Financeiramente, estamos no caminho certo e vamos esperar as próximas competições,depois vamos vê como é que fica.
Do time atual, ele tem um dos melhores goleiros do mundo,Jeferson, lateral direito Gilberto pelo que está jogando, titular absoluto, na zaga Renan Fonseca titular, quarta zaga existe uma dúvida e Thiago Carleto que ainda não podemos colocar como titular absoluto.
Marcelo Matos e Ayrão titulares, Thomaz grande jogador ainda está devendo e outro homem de armação que não temos ainda.Jobson e Bill titulares.
Chego a seguinte conclusão:
Jeferson,Gilberto,Renan Fonseca,Marcelo Matos,William Ayrão,Jobson e Bill.
Temos 04 vagas que precisam os jogadores corresponderem.
Meu conceito o Renê Simões está bem acima do esperado dele e o Pimpão ainda não o coloco como titular absoluto, apenas fez bons jogos contra times pequenos,poucas partidas.
Jobson, o que tá jogando, escolhe camisa no botafogo atual.

Ubirajara

Rodrigo Federman disse...

Ubirajara, aqui todo mundo sabe da situação do clube e o nível de contratações que podemos esperar. O que não impede em nada pedirmos algumas mudanças e/ou experiências em situações que parecem que podem melhorar. Do mesmo jeito que você acha algumas coisas, também acho que, por exemplo, engraçado como alguns que mal conhecem o Tomas já dizerem que se trata de grande jogador (só porque veio com uma suposta alcunha de "craque"). Torço por ele, mas até agora, o Pimpão e Jobson mostraram mais. E mostraram que não podem brigar pela mesma vaga. É apenas a minha opinião.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A discussão sobre a variação tática e a escalação do Time não significa uma crítica ao trabalho do RS, que está acima do esperado.
Entretanto, o nosso objetivo não é o carioca e em dezembro teremos de estar entre os quatro primeiros.
Que o RS tenha a sabedoria de encontrar o esquema que aproveite todas as potencialidades do Time.
Não existe verdade absoluta no futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Justamente, Márcio. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Caro Ubirajara, não se trata de não deixar o Rene trabalhar. Estamos todos carecas de saber a condição caótica que a nova diretoria do Botafogo herdou, e a consequente dificuldade na montagem do elenco.
Mas se existe um momento de errar, ele é agora. O elenco pro Estadual está fechado, mas o time não. E a partir de Maio, qualquer erro poderá ser fatal. Esse é o momento de apontar falhas, já que ainda possuímos tempo para corrigi-las. Hoje as grandes empresas trabalham com feedbacks. Eles apontam os pontos positivos e negativos de seus profissionais, buscando sempre levá-los a plenitude de suas performances. E com as nossas condições temos que procurar jogar sempre no nosso limite.
René precisa testar os jogadores do elenco pra saber quem poderá ser útil. Isso só acontecerá quando ele começar a "rodar" o grupo. Quero ver Alisson, Rabello (a zaga não me deixa tranquilo), o Andreazzi de volta, talvez o Giareta no lugar do Carleto pra consertar a marcação por ali, enfim..


SA!

Anônimo disse...

Tomas já dizerem que se trata de grande jogador (só porque veio com uma suposta alcunha de "craque"). Torço por ele, mas até agora, o Pimpão e Jobson mostraram mais.

Rodrigo,tomas não fez pré-temporada e o Renê Simões não está escalando ele como era escalado no Boa Esporte ou seja, 3 meias e um centroavante tática usada por Osvaldo Oliveira em 2013 é o vice-artilheiro com 15 gols não é a toa.
Domingo contra o Rezende é quase 100% de certeza que o Jobson não joga com problema na coxa e o Renê deverá escalar o tomas na frente junto com o Bill a partir de domingo ele jogando mais avançado como ele gosta de jogar, sem dedicar tanto na marcação, ele tem tudo para se destacar, como falei aguardar o jogo de domingo.
A posição com certeza do tomas não é essa, Jobson,Pimpão e Bill não tem como não recuar ele para o meio campo.
Vamos torcer para ele se adaptar no esquema atual porque talento com no clube ele é um dos maiores precisa comprovar jogando na verdadeira posição.

Ubirajara

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Kal.

Ficamos na torcida, Ubirajara. Muito mesmo. Mas por enquanto ele tem ne decepcionado demais.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Lendo o relato do Ubirajara, mais uma questão aparece:
Por que o RS não deslocou o Tomas para o ataque nesse último jogo? Se ele está fora de posição, a preferência deveria ser dele, pois o RS deixa transparecer que o mesmo é titular absoluto.
SA!!!

Anônimo disse...

Bill e fraco mostrou isso nos últimos jogos os outros atacantes do elenco tbm merecem uma sequência caso bill continue sem marcar gols nos jogos .

Rodrigo Federman disse...

Bem observado, Márcio.

Anônimo, ele ainda é o vice artilheiro do time.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Desejo ver uma defesa mais compacta ate as finais do carioca . Outra coisa que me incomoda e todo o jogo rene reclamar dos números fracos de passese não trocar as peças que não sabem fazer isso .

Rodrigo Federman disse...

Anônimo. acho que ele não confia nas outras peças.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

cara entrose os dois na tabela rapida se e loko nenhuma zaga seguira , ou seja encoste os dois em espaço curto tipo salao e bill na parede se entrosar ermao segura os mmlk n ..........avante alvinegro meu coracao e preto e branco e bate no sentimento de vestir este manto ohh ohhh

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Anônimo.
Abs e SA!!!