15/01/16

Metas audaciosas















Palavras do goleiro Jefferson, sobre a expectativa da temporada 2016:

"- Esse ano minha meta é voltar a ser titular da seleção brasileira, e aqui no Botafogo conquistar títulos, vamos em busca de uma Libertadores. Pressão sempre vai existir. Quando a gente caiu para a Série B, a pressão foi para subir. Esse ano estamos bastante confiantes, a gente sabe que o Brasileiro é difícil, mas vamos brigar por Libertadores e por títulos".

Amém, Jeff! Se o Botafogo tivesse mais uns três ou quatro "Jeffersons" na linha, eu diria que Libertadores já estava garantida. Como infelizmente o nosso único craque está no gol, torcemos para que ele continue operando milagres debaixo das traves e que, aos trancos e barrancos, conquistemos esses objetivos traçados.

Confesso que não acredito, mas no futebol já vimos cada coisa, né?

E você? Acha que o Botafogo pode surpreender e chegar à uma das vagas para a Libertadores do ano que vem?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Esse tem que ser sempre o pensamento de quem joga no Botafogo: disputar títulos, vencer, seja lá em que competição for. É difícil, nós sabemos, mas infelizmente somos os primeiros a duvidar e a carga negativa que passamos parece sempre mais forte que a positiva. Já reparou que quando temos um jogo em casa e a torcida vai em grande número a primeira coisa que a grande maioria dos torcedores do Fogão comentam é que o time vai perder, que é um time amarelão, etc e etc. Infelizmente muitas vezes eu também penso assim, não conseguimos pensar de forma otimista. Quem sabe se a partir de agora as coisas melhorem e possamos ser otimistas, porque o time do Botafogo será vencedor. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o que você falou é uma verdade mesmo. E exercício que muitos de nós (no qual me incluo) precisam trabalhar mais: Confiança.
Abs e SA!!!

ARI DIAS disse...

Mas a verdade é que , pelo menos nos últimos anos, o time decepciona na hora de decidir. Só de cabeça eu me lembro : JOGO NO MARACA CONTRA O FIGUEIRENSE, ACHO QUE ERA SEMI FINAL, ANA PAULA(bandeirinha e piranha) e JÚLIO CÉSAR(frangueiro) entregaram o ouro; COPA SULAMERICANA CONTRA O RIVER PLATE(perdemos um jogo incrível); DESCLASSIFICADOS DA COPA DO BRASIL DENTRO DO ENGENHÃO POR SANTA CRUZ, AMERICANO, VITÓRIA, FIGUEIRENSE (de novo). Com esse histórico não dá pra ser otimista. Botafoguense SEMPRE otimista NUNCA!!!!
SALVE NILTONS SANTOS, ÍDOLO.

Maria Cecília disse...

Eu acredito sim. Com uns dois ou três REFORÇOS (não contratações) para o Brasileiro, podemos brigar sim. O único supertime (Corinthians) acaba de ser desmontado. Com exceção de Atlético, Grêmio e Palmeiras não vejo nenhum time acima do Botafogo. Mas precisamos manter nosso principal craque de 2015: o salário em dia.


Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

É, Ari. Não dá para negar que é difícil. Hehhehe

Maria Cecília, eu não compartilho de todo esse otimismo, até porque, sabemos que não teremos esses 3 REFORÇOS de verdade. Algumas contratações que podem vingar (ou não), apenas.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acredito na possibilidade de Libertadores apenas se for via Copa do Brasil, no Brasileirão acredito em um 7ª lugar.

Wesley

Rodrigo Federman disse...

Wesley, acho difícil na CB também.
Abs e SA!!!

Jacaré disse...

As duas maiores decepções que tive com o Botafogo foram:

1-)Jogo contra o são paulo, no Morumbi, em 81, semi-final do brasileiro, quando o time precisava de um empate para se classificar para a final, estava ganhando de 2x0 e deixou os bambis virarem. Teve muita pressão e roubo também. Os seguranças do tricolete, armados, chegaram a agredir o árbitro no intervalo. O João Saldanha pediu pro time não voltar pro segundo tempo, abandonar o jogo, devido às ocorrências, mas não deram ouvido e deu no que deu.

2-)Final da Copa do Brasil contra o Juventude... foi foda!!!

Rodrigo Federman disse...

É, Jacaré. Aquela Copa do Brasil eu também estava no Maraca. Tristeza!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Jacaré, se não houvesse interferência do árbitro em 81 o SP ia tomar uma goleada acachapante, mas um dos maiores roubos da história do futebol brasileiro foi comandada por um clube cheio de filhotes da ditadura militar, então se o Botafogo não voltasse já sabe o que ia acontecer. Fosse o brasil um país civilizado, coisa que não é até hoje, o SP teria sido eliminado e iria para a 3ª divisão.
Em 99 eu vou ser sincero: o time era fraco, chegou aos trancos e barrancos e, depois que foi garfado no 1º jogo não acreditava mais no título, tanto que nem fui ao jogo e nem acompanhei. O time só sabia jogar no erro e ainda por cima o GN escalou mal prá cacete.
A minha maior decepção foi a final de 92, não pela derrota, mas pela maneira como aconteceu: claramente haviam jogadores na gaveta, e pelo que o falecido JIM comentou, a canalhice foi colaboração de gente de dentro de GS, e isso é o que mais me revolta. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É, Sérgio....lembrou bem de 92 também. Renê Playboy...
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

Olá Rodrigo e amigos Botafoguenses, não tenho comentado muito, mas estou sempre acompanhando o Blog.

Rodrigo , concordo em tudo com os Amigos Sérgio Di Sabbato e Ari Dias.
Em dia de casa cheia ou decisão sempre passa aquele filme na cabeça e Infelizmente é muito difícil ser otimista com o nosso atual Botafogo.
É só olharmos as pancadas que levamos ao longo dos últimos anos, derrotas inexplicáveis acabaram trazendo essa mentalidade pessimista para torcida alvi-negra, como as finais como de 92 e 99, o fantasma da copa do Brasil ( sempre contra times medíocres) e aquela derrota para o River Plate com aquele time do Cuca que poderia ganhar tudo aquele ano.
Mas fazer oque, temos que continuar torcendo muito e sonhando sempre, pois tenho certeza que quando o Botafogo ganhar um título grande, concerteza o Sabor será mais que especial...
Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Fala, Renan! Pois é, só nos resta sonhar! rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo eu até entendo a sua desconfiança,a minha e a de alguns com o time.
Ano passado,após o término do CC,o coroa em um bate papo em casa,disse que apostava o que nós quiséssemos como a série B seria moleza.Na época,discordamos totalmente dele.
E o velho enchia o nosso saco que os times eram fracos e que o nosso era bem menos ruim que os outros,etc.
Não acreditamos,mas ele tinha tanta convicção do que falava,que nos desafiou a apostarmos 5 mil contra 500 pratas de cada um de nós.Topamos de cara,pois achamos que ganharíamos mole mole.E o pior é que cobrou e nos sacaneava perante a família inteira,bebia bom vinho com a nossa grana e dizia para os amigos e familiares que bebia as custas dos otários que não entendem nada de futebol,rsrsrsr.
Citei esse fato para lembrar que os melhores times da série A perderam vários jogadores para o exterior e não se reforçaram a altura,pois contratar jogador brasileiro atualmente é aposta.
Acho que,como vc disse há algum tempo,só após algumas rodadas,com o time escalado,poderemos avaliar melhor quem é quem e quais serão as nossas possibilidades.
Acredito que o momento não é nem para otimismo,nem para pessimismo,temos que aguardar para ver o que os novos contratados farão em campo.Caso sejam apenas bons jogadores e não perebões,acho que poderá ser tranquilo,sem grandes problemas.
A realidade é que os times brasileiros são fracos e agora nem o lixão paulista tem time bom,também está nivelado por baixo.Jotinha.

Rodrigo Federman disse...

Jotinha, claro, mas mesmo fracos, ainda vejo nosso elenco bem mais fraco que outros.
Abs e SA!!!

Jarbas disse...

Fecho com a Maria Cecilia. com excessão dos clubes que ela citou, estão todos nivelados mesmo

Rodrigo Federman disse...

Jarbas, eu colocaria mais uns 4 ou 5 elencos.
Abs e SA!!!

jeremias disse...

2016 sera o ano da reviravolta os humilhados serão exaltados fooooogoooooo

Eduardo Samico disse...

Da série "lembranças pra esquecer", 1971, final do Carioca, o time era conhecido como Selefogo. Ubirajara, Carlos Alberto (é, ele mesmo, o Capita, campeão mundial 1 ano antes), Brito, Leônidas e Paulo Henrique (era do esgoto da Gávea); Carlos Roberto, Nei Conceição, Paulo Cézar; Zequinha, Jairzinho, Nilson Dias. Posso ter me enganado, escalei o time confiando na minha pouco confiável, atualmente, memória.

Maracanã lotado, 0 a 0 o título era nosso, que vínhamos disparados na ponta do campeonato, sobrando na turma. A torcida do time que "pulou" a série B já saía do estádio, já soltava os fogos que de nada serviriam pois sabiam que o título era nosso. E aí veio aquele escanteio, aquele empurrão do Marco Antonio, aquele filhadaputa -desculpem- do Zé Marçal Filho. Só me lembro do meu pai, tio, amigos deles, primos, todos chorando uma perda que ninguém imaginava que pudesse ocorrer.

Concordo com o Sergio, mas o Ari foi mais rápido e começou a explicar o porquê de termos "trocentos" pés atrás. É meio como se, ganhando de 5 a 0, se tomarmos um gol aos 40 minutos vamos começar a temer pelo pior.

Mais recentemente, e aí nem é caso de eliminação em mata-mata ou perda de título, as inúmeras vezes, em 2013, com Seedorf e cia. (e com aquele bosta do OdeO), em que ou perdemos ou cedemos empates nos acréscimos. Lembro do 3 a 3 contra o Internacional, um 1 a 1 contra o lixo apoiado pela rede esgoto, vários outros.

Aquele do River, na Sul Americana, foi uma das maiores decepções, concordo.

Quanto à postagem, Rodrigo, não, não boto a menor fé em LA. Sou pé no chão, apesar de concordar com o Jotinha, Sergio, demais amigos que lembram da atual indigÊncia técnica no futebol jogado aqui no Brasil. Mas, sei la´. Sei lá se o time vai dar liga, se os salários permanecerão em dia, se não inventarão dopings, interdições no nosso estádio, roubalheiras mil que nos prejudiquem.

Repito o que já disse aqui no Cantinho: minha expectativa para 2016 é, quem sabe, ganhar o Carioquinha -quero que o Botafogo ganhe até o torneio de pelada aqui do Aterro, não fazer (mais) vergonha na Copa do B e não me matar do coração no Brasileiro. Satisfaço-me com um 10o lugar.

Lembremo-nos que aquele facínora do dentista sem caráter fez com o clube.

Abs, foi mal escrever tanto, rs.

Marcio disse...

Vamos esperar um pouco mais, esperar o Time começar a caminhada dentro das quatro linhas, pois o futebol é o esporte em que o imponderável mais se faz presente.
Hoje, a avaliação do BOTAFOGO deve estar nos 50%, ou seja, nem no zero do fracasso e nem nos 100% do sucesso total; o campo responderá nossos questionamentos, o que não significa que em uma eventual oportunidade para qualificar o elenco, a mesma não seja aproveitada.
O Tite, por exemplo, disse que o Corinthians é uma interrogação. Por que isso não serve para o BOTAFOGO?
O Tite foi muito mais realista do que a imprensa parcial, a mesma que está colocando um argentino contratado por um certo time carioca nas alturas, dizendo ser "jogador de seleção" e outras coisas; só não falam que o referido jogador apenas fez duas aparições em amistosos pela seleção nacional e apesar de fazer parte da pré-lista para a Copa América, ficou fora da convocação final. Não é aposta?
No futebol brasileiro atualmente, não se pode fazer afirmações sobre rigorosamente nada e a imprensa, que não está preocupada em informar, leva os menos atentos à euforia ou depressão de acordo com os seus desejos e interesses.
Repito que podemos melhorar, porém estamos longe de poder determinar qual rendimento terá o nosso Time.
Em relação às declarações do nosso Goleiro, respeito que deseja ser titular da seleção brasileira, com minúsculas, mas não comungo desse desejo; com relação as outras coisas, o pensamento não pode ser diferente.
Para terminar, muitos dos fracassos que o BOTAFOGO tem passado, a culpa quase que exclusiva é das diretorias que sempre trabalham de péssima forma e escolhem os piores caminhos.
Jamais em tempo algum valorizaram de fato uma Copa do Brasil ou Sul-americana; nem vou falar de Libertadores, quando tínhamos Time para vencê-la e preferiam excursionar, porque não era nascido à época e por isso não tenho conhecimento do porquê disso.
Temos muitos inimigos externos, porém muitos internamento contribuíram para estarmos nessa situação atual.
SA!!!

PS: Foi lembrado a semifinal de 81 e fatores externos. Outro dia um dirigente do Cruzeiro relatou a compra de um árbitro, depois arrumou uma desculpa esfarrapada para retirar o que foi dito. Causou surpresa em alguém tal declaração?

Marcio disse...

E o Canal Esporte Interativo chegou a NET, com dois canais.
Eles estão querendo comprar o campeonato brasileiro, será que o BOTAFOGO vai ouvir o que eles tem a dizer ou vai aceitar o tal adiantamento e renovar com a atual detentora dos direitos?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Amem, Jeremias!

Grande Eduardo. Ainda teve essa lembrança mesmo. Também concordo com você: com os pés no chão, infelizmente ainda não boto fé em uma Libertadores.

Márcio, sim, estamos com o elenco que é fraco, mas é uma incógnita. Tudo pode acontecer.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu esse ano não cobro títulos. Desejo que joguem com seriedade o Carioca, mas como preparação para a temporada; façam jogos parelhos e possam chegar o mais longe na Copa do Brasil e façam um brasileiro de meio de tabela. Um brasileiro de meio de tabela, não podemos esquecer, pode nos credenciar a uma Sul-americana em 2017 e a sua conquista a uma Libertadores em 2018. Esse seria o melhor dos cenários, ao meu ver.
Por outro lado, embora quem esteja no BOTAFOGO tem por obrigação pensar grande, como a fala do Jéfferson, espero que na realidade tenham consciência da real situação. Não podemos esquecer que em 2014, sem retirar a culpa da gestão moderno praiana, o Mancini colaborou luxuosamente com o rebaixamento utilizando o esquema ofensivo suicida; com isso, deixou de ganhar vários pontos que poderiam nos livrar do rebaixamento. O momento e o elenco pediam esquemas e escalações cautelosas.
Sem deixar de sonhar, precisamos reconhecer as limitações e assim começar a subir a montanha.
SA!!!

Jones disse...

Não estou empolgado os outros clubes da serie a contrataram muito melhor nossa situação financeira está horrivel os jogadores que chegaram não conhecemos a temporada pode ser satisfatoria se os reforços estourarem e a galera da base também fora isso prevejo muitas dificuldades e o presidente acha que precisamos de poucos reforços
Estou preocupado .

Anônimo disse...

Garoto ribamar 4 gols no treino e ele ja tinha feito vários na copinha e no carioca ano passado tomara que vingue SA!!!

Anônimo disse...

Nosso time é fraco não me iludo gege lucas zen jean Otavio chega ser ppiada esses caras .

Rodrigo Federman disse...

De total acordo, Marcio.

Jones, tomara que o CEP esteja certo na sua análise.

Valeu, Anônimo 1.

Possa crer, Pablo.

Anônimo 2, também não me empolga.

Abs e SA!!!

jeremias disse...

3a4 temporadas com essa pegada que estamos principalmente tentando pagar em dias ja poderemos ter um bom time nao adianta contratar jogadores caros e nao pagar e todos sabem que perde pontos no campeonato e sem falar que sera o falecimento dessa instituição entao o certo e ir devagar como esta aindo para poder arrumar a casa se ficarmos entre 10a 14 ta de bom tamanho

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jeremias!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Em relação ao que postou o Pablo, a tal rede de televisão, com minúsculas, entrando com uma ação contra a conmebol, também com minúsculas, um fato me chama a atenção.
Foi noticiado em novembro de 2015, pelo Terra, que a Fox Sports havia renovado os direitos de transmissão da Copa Libertadores, Copa Libertadores Sub-20, Copa Libertadores Feminina, Copa Libertadores de Futsal e a Copa Libertadores de Clubes de Praia.
Na mesma matéria constava que os canais sportv, transmitiam a Libertadores por causa de um acordo firmado com os detentores dos direitos de transmissão, ou seja, Fox Sports. Nesse acordo, o sportv, pertencente a globo, deu direito ao Fox Sports de transmitir a Copa 2014, VT's do campeonato brasileiro, Copa do Brasil e as Olimpíadas 2016.
Salvo alguma informação desconhecida, contrato tv's fechadas, abertas e etc, essa ação me parece fora de lógica e um sinal de desespero pela concorrência feroz que sofre no mercado brasileiro. Por que eles fariam um acordo com a Fox tendo direitos de transmissão firmados?
Não custa lembrar que os canais Fox Sports chegaram a transmitir a Libertadores em 2012 pelo canal Space, pois a NET e outros "demoraram" a colocar os referidos canais na grade; o mesmo aconteceu até este ano com os canais Esporte Interativo, hoje detentores da Champions League e candidatos a terem o campeonato brasileiro.
O fato é que somente agora estão tendo concorrência de fato, ESPN, Fox, EI (Turner), todos pesos pesados. O desespero bate à porta.

SA!!!
http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/fox-sports-renova-transmissao-da-libertadores-ate-2018,7cdf0da25617ad1856995c7515d3a8b2aswsc48d.html

PS 1: Na Libertadores de 2015, noticias davam conta que a Fox não aceitou pressão da Globo/SporTV para abrir mão da exclusividade da transmissão do duelo San Lorenzo x São Paulo.

http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/e-guerra-fox-joga-duro-e-veta-jogo-do-sao-paulo-no-sportv,173094e7fac6c410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

PS 2: A situação do BOTAFOGO é crítica, mas eu gostaria que antes de pensarem em renovar com os atuais detentores do campeonato brasileiro, recebendo o tal adiantamento, ouvissem o que o Esporte Interativo tem a oferecer.

Rodrigo Federman disse...

Márcio, de pleno acordo. Especialmente no segundo ítem.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Realmente, Rodrigo.
Os atuais detentores dos direitos, sabedores da penúria financeira dos clubes, oferecerão a sensação de melhora momentânea em troca da "escravidão eterna".
Por outro lado, o problema maior para mudança de rumo se encontra no "egoismo" dos próprios clubes, onde quem ganha menos deseja se igualar aos de patamar superior, mas não quer os de patamar inferior se igualem ao seu.
Fora o fato de não sabermos até que ponto os dirigentes desejam de fato mudar o cenário.
De concreto temos o atual detentor oferecendo esse adiantamento, empréstimo, para a renovação; entretanto, se não fosse oferecido valor algum nesse momento ou não tivesse negociação, o BOTAFOGO teria de encontrar uma solução para o restante de 2016 e também para 2017.
Assim, o ideal seria ouvir o EI e esperar para renovar o contrato, se fosse o caso, mais à frente.
Claro que minha opinião não passa de achismo, já que para uma tomada de decisão dessa importância, muitos elementos têm de ser analisados. A certeza de momento é que se o EI vier forte, essa oportunidade não pode ser ignorada por clube algum e principalmente pelo BOTAFOGO.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente isso, Márcio.
Abs e SA!!!