02/02/16

Pode curtir o carnaval tranquilo














A partida foi tecnicamente sofrível. O público, como esperado, pequeno...
...pelo menos o Botafogo venceu a Portuguesa (2 a 1 - Gegê e Lizio) e conquistou o segundo triunfo no campeonato.

Vencer é o mais importante. Até porque, já conversamos por aqui, o Ricardo Gomes garantiu que o time estará bem treinado e ciente do que fazer em campo com mais um mês (aproximadamente) de trabalho. 

Por enquanto, nada indica que será muito diferente de hoje. Ou seja: Um Botafogo ainda carente de talentos em todos os setores. Principalmente no meio de campo.

Bom, enquanto esperamos a melhora tática e técnica (ainda faltam alguns jogadores estrearem) prometida, tomara que os resultados continuem se repetindo, mesmo que aos trancos e barrancos.

Agora, curtir o carnaval (quem gosta...não é o meu caso) e esperar o próximo dia 10 para o embate contra o Macaé.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 1 Portuguesa

1- Jefferson: Sem culpa no gol - 5,5

2- Diego: Tentou criar jogadas, sem muito sucesso - 5,0

3- Renan Fonseca: Sequer saiu do chão no gol adversário - 4,5

4- Emerson: Algumas antecipações perigosas - 5,0

5- Rodrigo Lindoso: Fraco na marcação e inofensivo com a bola nos pés - 4,0

6- Diogo: Razoável, apenas - 5,0

7- Gegê: Mesmo discreto, marcou um gol e deu ótimo passe para o tento da vitória - 5,0

8- Aírton: Disparado o melhor em campo. Guerreiro na marcação, até tentou criar (o que não é o seu forte) - 7,0

9- Luis Henrique: Discretíssimo - 4,0

10- Núñez: Precisa se movimentar mais - 5,0

11- Luis Ricardo: A displicência habitual. Ainda perdeu um pênalti - 4,5

12- Ribamar: Mais forte (fisicamente) que o LH. E só - 4,5

13- Lizio: Marcou o gol da vitória. O que já valeu bastante - 5,0

14- Marcinho: Poucos minutos em campo - Sem nota

Ricardo Gomes: Segue tentando jogar mais com a bola no chão, mas a limitação técnica dos atletas impede bom seguimento. Demorou um pouco para mexer no time - 5,0

38 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo.

A entrevista do Ricardo Gomes após o jogo, dá bem a dimensão do que foi a partida. Uma confusão só.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Patinhas, já no clima de carnaval! rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tem de mexer na zaga. Tirar pelo menos o Emerson. Tirar este tal de Rodrigo Lindoso, Deus nos livre, coisa horrível. E colocar o Bruno Silva. Luís Ricardo tem de ir para a lateral mesmo, pq o garoto Diego é maluquinho, baixa a cabeça. Não pode jogar só com um atacante - Luís Henrique tá muito isolado - tem de entrar o Neílton. O Gegê, por incrível que pareça, por enquanto está merecendo a titularidade. Lízio pode ser uma boa opção. O lateral esquerdo Diogo tá aprovado. Pelo menos isto. O Yaca dá esperança. Agora temos um camisa 10! Aírton sempre gostei dele. Depois que se declarou botafoguense, ganhou a torcida, ainda mais com a vontade que demonstra em campo. É isto. Não podemos nos iludir. Mas como você disse, é importante vencer! Mesmo sem jogar bem. Vamos ter paciência.

Anônimo disse...

Gegê foi o melhor hoje.

Bruno Silva tem vaga nesse time e LH não é o cara.

Vale lembrar tb que o adversário de hoje é mais qualificado do que o anterior.

Bom carnaval galera.

Newton

Anônimo disse...

Essa defesa adora tomar gols de cabeça desde o ano passado .

Anônimo disse...

Estou ansioso para a estreia do Bruno Silva e Joel Carli .

Marcio disse...

"Melhor" em campo ao meu ver foi o Airton, em segundo o Gegê; o pior, Lindoso.
A zaga tem problemas sérios de posicionamento, pois não pode sofrer três gols em cruzamentos, marcam a bola e não o adversário, sejam dois da Desportiva (amistoso) e um no jogo de hoje.
Os laterais um tanto quanto tímidos, talvez o Diego pelo posicionamento do Luis Ricardo e o Diogo quando foi, fez a jogada do segundo gol, mas pode ser mais incisivo.
O meio de campo cria pouco e com isso sacrifica o ataque; no setor de meio campo, o Lindoso deveria ter sido o primeiro a ser sacado.
O Ataque, conforme escrevi, sacrificado pelo meio campo, pouco fez e precisa definir seu modo de jogo. Não adianta sair da área apenas para tocar na bola e não ter o espaço deixado aproveitado por outros companheiros.
O Time como um todo, jogou com muito espaço entre as linhas, proporcionando a Portuguesa ter por onde tramar algumas situações.
Quanto ao trabalho do Ricardo Gomes, esperou demasiadamente para fazer alterações e correu risco de deixar dois pontos pelo caminho, já que com a vantagem mínima, o Time mostrou-se meio "satisfeito" e isso não pode acontecer.
No mais, melhor corrigir os defeitos depois de uma vitória do que depois de derrota. Entretanto, gostaria de ter visto alguma evolução no jogo do Time; ficará para o próximo jogo.
SA!!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo 1, o tal do Carli tem que jogar logo para conhecermos. E o Emerson Silva também. Entre o Emerson ou RF, ainda preferi o primeiro ontem.

Newton, eu achei o Aírton disparado o melhor em campo.

Verdade, Anônimo 2.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, do Bruno Silva, confesso que não espero muita coisa. Do Carli, como não conheço nada, eu estou mais ansioso.

Marcio, concordo com suas avaliações/observações. O Lindoso ontem foi uma lástima e nosso setor de criação foi quase nulo, tirando alguns rompantes do Gegê e Núñez. Mesmo assim, ainda pouco.

Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Tenho gostado do Gege cara arrisca de fora da area da passes tem subido no conceito a cada jogo ate mesmo nas entrevistas que tem feito. Hoje vejo o botafogo muito fragil na zaga acho qie ainda não esta no seu ideal nao sei se e entrosamento ou se os zagueiros são ruim mesmo mais ficar tomando gols de cabeça toda hora não dá RG tem fazer alguma coisa. Sobre o nosso ataque LH ainda não esta pronto acho que a contratação de H-men se vigar o nosso ataque pode melhorar muito.

Das contratações feita ate agora a melhor ta sendo yaca o cara joga bola parece que vai ser o cara do botafogo nesta temporada. Quase que ele faz um golaco hoje putsss.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, apesar de parecer sem sangue e sumido durante boa parte dos jogos, o Gegê ao menos tem sido eficiente em números, né? Mas mesmo assim, não pode ser o titular do time.
Abs e SA!!!

Yolanda disse...

Rodrigo, o Gegê precisa de mais audácia porque tem bom chute, o problema é que não é fácil vestir essa camisa gloriosa e quem não tem craque vai de GG mesmo. Fernandes tb chuta bem, não entendo porque não jogou.
Muita coisa precisa ser ajustada, e com esses valores será difícil formar um bom time.
O RG também demora e quase tomou um nó do Gaúcho não fosse esse gol salvador pra folia
do torcedor alvinegro ficar completa. Vamos a evolução do próximo jogo, sem trocadilhos.
SA!

Ricardo Rocha disse...

Roger Carvalho é melhor que os dois zagueiros que jogaram hoje , Emerson é muito fraco tecnicamente. DC é melhor que qualquer um que jogou no meio de campo. Nem LH, nem Neilton, nem qualquer outro vai conseguir jogar com este meio que é um dos piores que já vi no Botafogo. Quando Airton é o melhor e Gegê se destaca, a coisa tá feia. Desculpem se pareço pessimista , não tenho NADA contra esta diretoria, NEM a favor . Apenas estou triste com este time formado. Muito , mas muito fraco .

Anônimo disse...

o Airton e um bom volante e lider ;nao podemos critica-lo so porque saiu dos mulambentos.se tiver a cabeça no lugar , vai comandar a meiuca do glorioso

Marcio disse...

Penso que um time de futebol se arruma da defesa para o ataque; hoje nossa defesa é falha e o meio de campo, a alma do Time, "inoperante"; assim, por mais estranho que possa parecer, o ataque pode "esperar" um pouco.
Se arrumarmos um meio de campo forte na proteção à defesa e que tenha capacidade de jogar e municiar os atacantes, as coisas tendem a clarear. O Corinthians no penúltimo título brasileiro que conquistou, baseou-se em uma defesa sólida, tanto que ganhou vários jogos pelo placar mínimo. No último, com um meio campo mais gabaritado tecnicamente, manteve a performance defensiva e aumentou a produção do ataque.
Como não vamos montar um ataque que nos garanta vitórias por 3 a 2, 4 a 3 ou 5 a 4, melhor começar a arrumar as coisas pela cozinha.
SA!!!

Cleberson disse...

O time jogou razoavelmente vai melhorar bastante ainda vamos apoiar galera saudações alvinegra

VinnyMarques disse...

Pelada horrenda... rsrsrs
Pena que não deu pra estrear todo mundo.
Lindoso já tinha me irritado contra o Bangu... Ontem foi pior ainda!! Vamos de dupla "bate-esfola": Bruno e Aírton, que foi o melhor em campo ontem.
LH erra tudo. Sempre faz o errado. Mas o meio não cria, então... Nem tem como julgar.
LR mascarado... Como sempre. Se fazemos aquele gol, a porteira abriria...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Yolanda. Mais audácia e disposição mesmo. Tem horas que ele se esconde em campo e não faz a menor ideia de se mostrar.

Celso, também me preocupo quando Aírton assume as rédeas de líder do time (e jogando bem para o que ele pode apresentar) e Gegê se destaca. É sinal de que muita coisa precisa melhorar.

Anônimo, de mim, não tem nada a ver sobre o fato dele ter atuado no Flamengo. Como todos os outros, será elogiado e/ou criticado sempre que for preciso/merecer.

Marcio, e com Lindoso na proteção da zaga e RF de titular absoluto, será complicado.

Cleberson, achei uma partida fraca. Tem que melhorar.

De acordo, Vinny.

Abs e SA!!!

Marcelo disse...

Já tem algum tempo que acho uma sacanagem o tratamento da torcida para com o Gegê. Sempre digo que a nossa torcida vive queimando nossos jogadores e depois exige um respeito que ela não é capaz de dar aos mesmos.

Mas como todo jogador novo, o Gegê possui uma deficiências que precisam ser trabalhadas pela comissão técnica:

- Por algum motivo qualquer, é muito preciosista na hora das conclusões procurando sempre colocar a bola com jeito e sem muita força. Alguém precisa treinar com ele chutes fortes, principalmente quando está fora da área.

- Não se posiciona bem para receber passes. Está sempre parado em algum lugar, de costas para o gol. Assim quando recebe e é apertado pela marcação, fica somente com a opção segura de dar o passe para trás. Quando a marcação não é forte sobre ele, tenta girar e virar-se para o gol (como fez no lance do gol). A comissão técnica precisa treinar com ele, uma movimentação de modo que quando receba a bola já esteja melhor posicionado de frente para o gol adversário ou, pelo menos, de lado para uma das laterais do campo, mas com visão de nosso campo de ataque.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, não acho sacanagem. A torcida tem direito de cobrar quem quiser, mas concordo que tem que ser justa, ficando em cima de quem está merecendo. O Gegê é limitado, mas o problema maior dele é que não mantém dinamismo durante a maior parte do tempo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

"Ricardo Gomes elogia Gegê: ‘Foi o jogo que o afirma como jogador profissional’"
Só pode estar de sacanagem...

Rodrigo Federman disse...

Celso, ele não foi o pior ontem, mas também achei exagero do RG.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não achei que o time do Botafogo tenha ido mal, mas sim que a Portuguesa tinha uma proposta de jogo que proporcionava poucos espaços, muito bem executado. O que eu interessante o seguinte: nunca os adversários do Botafogo têm mérito, é sempre o Botafogo que joga mal, e quando o Botafogo vence é porque o adversário é fraco. No caso dos gols que o Botafogo toma também é a mesma coisa, é o time do Botafogo que falha, nunca é mérito do adversário. Achei o gol mas mérito do LD da Portuguesa pelo cruzamento que matou a zaga do Botafogo, parecido com o gol do Bahia no 1X1 ano passado. Tudo bem que a zaga precisa melhorar o posicionamento, mas vi Mauro Galvão e o Gottardo tomarem esse tipo de gol em 89, como no empate contra o flamengo (Bebeto de cabeça livrinho), ou contra o Vasco no 2º de 89 (1X1, gol do Dinamite matando no peito no meio da zaga botafoguense). Aí eu pergunto: foi mérito do GG ou falha do defensor? Foi falha da zaga no gol do Lízio ou jogada de envolvimento do time do Botafogo?
Claro que o time do Botafogo ainda precisa de ajustes e entrosamento, porém, gostei da calma do time depois que tomou o gol do empate. Na minha ótica há problemas na armação do meio-campo sim, principalmente o Lindoso que ontem foi mal, mas há de convir que o LH está longe de oferecer opções para o meio-campo. O garoto ainda precisa de muito chão. No pouco que o Ribamar ficou em campo houve mais penetração do que quando o LH estava jogando. O Canhota sempre diz que uma das razões do sucesso dele foi jogar com atacantes do quilate dum Jairzinho.
Gostei do Airton, do GG, o Yaca não esteve numa noite feliz, mas quase marca um golaço numa bela sasitência do Airton. Tirando o Lindoso achei o resto time razoável e a perda do penalti abalou um pouco. Sobre o penalti marcado, achei que não foi penalti. Houve um outro lance muito mais claro e esse sim houve intensão do zagueiro em cortar a bola e o juiz nada marcou. Enfim, começo de temporada, o time não está entrosado, faltam algumas peças que deem mais qualidade ao time, apesar de tudo isso conseguiu duas vitórias, mas de uma coisa não podemos reclamar: falta de vontade. O time do ano passado era bem indolente e tomava sufoco quase o jogo todo. Esse ano por enquanto não está tomando sufoco, muito embora ontem tenha tomado gol na única jogada bem feita da Portuguesa. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o mais importante você frisou: O time ainda está aquém do que esperamos, mas se comparado ao ano passado, pelo menos não estamos mais levando sufoco em todas partidas. Fato.
Abs e SA!!!

alex disse...

Ontem vi só o segundo tempo, inicio de temporada , mas já com treinamentos o time poderia jogar mais compacto ,ontem deu para ver que o time está com vários espaço em todos setores do campo....individualmente está dificil analisar mas vamos ver se melhora com a postura tática.

Ricardo Rocha disse...

Só faltava essa . Tomar sufoco da Portuguesa ou do Bangú. Ambos não estão nem na terceira divisão do futebol brasileiro.

Rodrigo Federman disse...

Alex, e esperando pela chegada de mais reforços.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. continuo dizendo que criança não pode jogar contra adulto. Sobre o Ruindoso eu jamais vi uma partida boa dele. Ele poderia ir para o framengo e o Airton jogar na posição dele e não com a 8 como ontem. Tres jogas são 50% do que eu peço para fazer algum julgamento de jogador adulto - tipo Ruindoso- e jogadores jovens espero0 mais tempo. Vou dizer algo que meus amigos torcedores botafoguenses vão ficar p d vida comigo: o Emerson é um quarto zagueiro fraquinho. Não cabeceia uma bola quando vem cruzada. Acho que não emplaca. Loris

Rodrigo Federman disse...

Celso, mas não tomamos. E no ano passado, até as vitórias foram sofridas.

Loris, fiquei com a mesma impressão sobre o Emerson. Confesso que esperava mais.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Fecho 100% com o Sergio. O time quando ganha o adversário é que ruim?!? Quando os caras fazem gol foi demérito do nosso time?!? O Arão tem sido o melhor jogador dos mulambos pela imprensa institucional carioca (famosa flapress). Na minha opinião, no ano passado não foi o melhor (foi um dos melhores). Ou seja, o melhor deles era um dos nossos melhores. Se o Botafogo tivesse empatado igual aos mulambos ou perdido como os série C, o mundo teria acabado. Esse excesso de critica não me parece justo. Até agora vejo mais méritos do que deméritos nesse time. E estamos falando de apenas 2 jogos! Além disso a diretoria já afirmou que o time do Brasileirão terá mais 4 reforços. Peço aos mais críticos que vejam outros jogos no Brasil. Tá feia a coisa. Ao menos temos tido ações mais positivas, menos pressão dos adversários, menos rifadas de bola, mas consistência nas laterais. Precisa ajeitar a zaga, claro, não tá pronta, tá começando ainda. O Lindoso é fraco? Sim, está destoando. Fora que o time ainda tem alguns jogadores para entrar como titulares ou no elenco: Neilton, Carli, Fernandes, Bruno, Sassá, Octávio (que tem potencial sim, mas precisa de mais rodagem). O Leandro me pareceu bom de bola. Enfim, muita calma nessa hora!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, não ganhamos apenas porque o adversário é ruim. Houve méritos do próprio Botafogo, mas não podemos desconsiderar as fragilidades dos adversários até agora, né?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

A equipe está com bom toque de bola, mas percebe que precisa de ajustes nas jogadas aéreas , e na armação para jogadas ofensivas .

Ricardo Rocha disse...

Peraí, ganhar do Bangu e da Portuguesa é obrigação.
A partir do momento que usarmos estes clubes como referência, cai nosso padrão. Festejar porque não tomamos sufoco deles é demais . Ano passado tomou? Sim. Significa que era muito pior, não que este time é bom. Este time é muito fraco .
Lorismario está certo, Emerson é fraco tecnicamente.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, precisa de mais qualidade técnica, isso sim.

Sim, Celso...concordo que é obrigação. Da mesma maneira, não estamos festejando o fato de não termos levado sufoco nesses dois dias. Só lembrando que se comparado com o ano passado, até agora está "menos pior", pois mesmo contra esses adversários - e nas vitórias -, era sempre no sufoco.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Saudações alvinegras.
Somos LIDER, LUIS HENRRIQUE E LUIS RICARDO tomar banho de Sal grosso, sai Zica.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, o caso do LR não é zica, é excesso de marra mesmo.
Abs e SA!!!

MARIO DO PARÁ disse...



Saudações alvinegras.
Jefferson é intocavel. Assiste de camarote a Bola entrar nas suas redes. Será um TRAUMA DA BARRAÇÃO. Tem medo de sair para cortar a BOLA E falhar. Seu técnico de GOLEIRO NÃO O TREINA. Todo o jogo haverá um GOL DE CABEÇA E ELE PULA NO VAZIO.

Abs SA






























Rodrigo Federman disse...

Discordo, Mario.
Abs e SA!!!