28/02/16

Empate justo



















No duelo de invictos, empate em São Januário.

Vasco e Botafogo ficaram no 1 a 1 (Emerson) e continuam firmes em suas campanhas.

O equilibrio foi visto em campo, sem nenhum predomínio de um time sobre o outro. Obviamente, ambos mostraram limitações técnicas, mas tentaram compensar com aplicação tática.

Aliás, a partida do Botafogo não foi tão boa como na última quarta-feira contra o inexpressivo ECTD, mas de novo, mostrou certa evolução. Falta brilho individual, só que não podemos cobrar o que não temos. Sendo assim, vale a raça e entrega. Quanto a isso, novo registro positivo dos atletas botafoguenses.

Resta saber se o Ricardo Gomes manterá o esquema quando todos os atletas estiverem 100% fisicamente. Aí eu acho que teremos mudanças, pois dois ou três ali ainda não podem ser titulares.

De todo modo, nos clássicos o Botafogo mostrou bem mais futebol do que diante dos clubes pequenos.

É um alento.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 1 Vasco

1- Jefferson: Sem culpa no gol - 6,0

2- Luis Ricardo: Partida discreta - 5,5

3- Carli: Outra partida segura - 6,5

4- Emerson: Muito mais confiante e ligado. E autor de um golaço - 6,5

5- Aírton: Tem carregado o meio de campo nas costas - 7,0

6- Diogo Barbosa: Duas falhas clamorosas na marcação. Em uma delas, gol do Vasco - 5,0

7- Luis Henrique: Brigou contra a bola - 4,5

8- Rodrigo Lindoso: Não ajuda atrás e nem na frente. Típico "café com leite" - 5,0

9- Ribamar: Muita luta e disposição - 6,0

10- Gegê: Meio desligado em vários momentos - 5,5

11- Bruno Silva: Têm fôlego, mas parece exagerar nos "efeitos" durante o jogo - 5,5

12- Lizio: Sem muito alarde. Poucos minutos em campo - 5,0

13- Neilton: Uma boa jogada, apenas - 5,0

14- Salgueiro: Deu bem mais mobilidade e qualidade ao meio de campo - 6,0

Ricardo Gomes: Ajustou o time melhor, mas em minha opinião, ainda precisa rever algumas titularidades - 6,0

47 comentários:

Unknown disse...

Que isso Emerson merece um 7 brincando... O cara foi bem hoje seguro e ainda fez um golaço. Diogo falhou no gol mais jogou bem na marcação. Alias esse lateral tem me surpreendido. Sobre meio campo Salgueiro é titular fácil nesse time.

Elios disse...

Lindoso e Gege são 2 a menos. Se chegar um atacante bom e mais um meia podemos ter uma temporada de figurante sem sustos.

Jones disse...

Jogo dificil o vasco achou o gol num erro nosso Porém nossa equipe so melhorou depois da entrada do Salgueiro Luiz henrique e Neilton muito mal Gege fominha tem que soltar mais a bola e lindoso bastante burocratico de resto é entrosar e se reforçar pro brasileirão .

Anônimo disse...

Gostaria de ver o garoto leandrinho mais vezes em ação acho que o garoto tem bola .

Anônimo disse...

Neílton e Salgueiro têm de ser titulares. Quem vc tiraria, Federman? Este Lindoso, que não fede nem cheira, sem raça, é um que tem de sair do time. Entre Luís Henrique e Lucas Ribamar, quem vc prefere?

Rodrigo Federman disse...

Eziel, não gostei do Diogo hoje.

Elios, principalmente o Lindoso. É nulo.

Jones, a entrada do Salgueiro foi determinante.

Anônimo 1, o problema é: No lugar de quem?

Anônimo 2, o Neilton ainda me deixa com dúvidas (muito vaga-lume). O Salgueiro realmente parece ter bola. Hoje, o momento do Ribamar é melhor que do LH.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bastou Lindoso sair que o empate veio.

Newton

Rodrigo Federman disse...

Newton, o Lindoso é menos um.
Abs e SA!!!

Yolanda disse...

Rodrigo, boa leitura, precisamos de jogadores melhores no meio campo, Lindoso não dá, Airton fará falta no próximo jogo, Ribamar teve dois lances pra decidir mas merece um voto de confiança. Gostaria de ver tb o Salgueiro batendo aquela última falta. No mais o que importa é que não perdemos para o bacalhau.
SA!

Rodrigo Federman disse...

Yolanda, concordo. Mas é até bom o Airton não jogar contra o Boavista, pois é uma partida que não nos valerá nada...e poderemos ver até que ponto hoje o time depende dele no meio de campo. Tem sido o nosso principal jogador.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Caro Rodrigo. O Lindoso é inutil. Não sei se vocês observaram que com a saida do Luis Henrique e a entrada do Neilton a forte marcação dita alta - lá no campo do adversário- caiu muito. É que o Neilton não marca a saida de bola. Fico pensando neste negócio de chegar um centro avante experiente, se o tal de experiente vai marcar como fazem o Luis Henrique e o Ribamar. Tenho dúvidas. O Salgueiro foi bem. Seria no lugar do Gegê. Será que correria o tempo todo como faz o Gegê? Acho que o RG está arrumando o time e o Lindoso só não dançou pois parece não haver outro. Gosto muito da luta do Airton e do Bruno. Enfim, creio que com uns tres bons jogadores não iremos fazer feio, apesar da força do Luis Carlos Junior e do Bruno Resende. Jamais ví este Bruno Resende elogiar nada do Botafogo. É do estilo do Edinho. tá difícil aguentar as transmissões da Globo/Premiere/Pay per view. Velho Loris

Unknown disse...

Cara não sei por que o Fernandes não joga lugar do Lindoso. O cara não joga nada é um peso morto no time pqp não dá.

Rodrigo Federman disse...

Loris, de fato o Lindoso não tem utilidade. E olha, reconheço as qualidades técnicas do Neilton, mas também acho ele bem fraco no auxílio à marcação da saída de bola adversária. Hoje, por exemplo, fez uma boa jogada. De resto, nada mais.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eziel. Ou mesmo o Gegê um pouco mais recuado com o Salgueiro entrando no meio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Gostei da aplicação do Time, ainda mais por estar o adversário de hoje muito mais arrumado do que o time colorido. Entretanto, sem deixar de pensar no ataque, o BOTAFOGO precisa arrumar esse meio campo, pois não pode o Airton se o Dono do setor, fora o fato de que não há centroavante que resista se for pouco acionado.
Jéfferson- Quando exigido comparece; boa partida;
Luis Ricardo- Discreto, mas é o segundo jogo onde não enfeita as jogadas;
Carli- Ganhou a vaga definitivamente, pois jogou três jogos onde dois foram clássicos e até agora a jogada aérea do adversário não nos causou mais problemas;
Émerson- Diferente do jogo contra os coloridos, onde notei alguma insegurança, embora tenha feito uma boa partida, hoje foi praticamente impecável, o gol foi um prêmio.
Diogo Barbosa- falhou no gol de forma inocente, abaixo do que apresentou no último jogo;
Airton- Outra boa partida, marca, desarma, se apresenta como opção de passe e tenta armar o jogo, Está jogando por ele e por outros;
Lindoso- Já teve tempo suficiente para mostrar alguma coisa e não mostrou, atuação limitada;
Bruno Silva- errou muito, pelo menos não se omite como o Lindoso, regular;
Gegê- enquanto tem fôlego, tenta alguma coisa, só que as vezes faz a opção pela jogada mais complicada, seja um passe de maior exigência ou segurando em demasia a bola;
Ribamar- Mais confiante, briga muito na frente e se movimenta bastante, regular;
Luis Henrique- Está correndo muito e produzindo pouco, partida ruim.
Dos que entraram, é nítida a diferença do Salgueiro para os outros, pois se apresenta como opção de armação de jogadas, busca a tabela e se aproxima para finalização; resta saber se terá com quem dialogar. Neilton começou animado e depois caiu de produção, não sei se está nas melhores condições físicas. O Lízio não teve tempo de mostrar muita coisa.
Melhor em campo foi o Airton.
Quanto ao Ricardo Gomes, penso que poderia ter voltado para o segundo tempo não somente com o Neilton; poderia ter vindo com o Salgueiro também. Mas trabalhou bem dentro daquilo que teve à disposição.
Precisamos melhorar, mas a organização cobrada apareceu nesses dois últimos jogos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Total de acordo, Márcio. Muita coisa ainda precisa ser melhorada, mas reconhecemos a evolução tática nas duas últimas rodadas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não necessariamente o Salgueiro tem de jogar no lugar do Gegê. Se o Gegê ajuda muito na marcação pelo lado esquerdo, descendo, inclusive, para ajudar o lateral, não seria exagero pensar na entrada do Salgueiro no lugar do inútil lindoso.
Assim, em tese, o Gegê continuaria no auxílio à marcação pelo lado esquerdo e por consequência ficaria o Salgueiro mais liberado para o lado ofensivo.
Salgueiro e Gegê são jogadores diferentes e exigir que o Uruguaio acompanhe lateral adversário será contraproducente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Márcio.
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Saudações Alvinegras.
Que PALAVRÃO SOLTEI, Diogo Barbosa seu SACRISTA. a BOLA tinha que ser bloqueada com o CORPO, de cabeça nem nas pernas femininas, seu ... Vç tem que pedi DESCULPAS AOS COLEGAS, SEU .....
Onde veio esse INTELIGENTE....
Podíamos levar o Gol, mas com essa FALHA.....
O argentino foi lento, não esperava da falha...
Jogamos com a alma de RAÇA E O BOTAFOGO que sempre esperamos.
Vou a BACAXA, CAMPO DE PELADA. JOGO DE INVICTOS.
Abs SA

Anônimo disse...

Gosto desta opção do Gegê mais recuado, com a entrada do Salgueiro e a saída do Lindoso.

Anônimo disse...

O Neílton tb poderia entrar no lugar de Gegê.

Rodrigo Federman disse...

Wayne, a falha do Diogo foi gritante mesmo.

Boa, Anônimo 1.

Anônimo 2, não acredito que o Neilton seja capaz de ajudar defensivamente também.

Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

O sistema defensivo parece ter evoluído, devido também é claro pela aplicação e entrega heróica de alguns atletas. O problema é quando tem a posse de bola. O time é muito pobre ofensivamente.
No próximo jogo já começaria com o Neilton (Ribamar e LH brigam pela mesma vaga). E como já estamos classificados e é contra um pequeno, aproveitaria a suspensão do Airton pra mudar o esquema com 3 volantes, a hora dos testes é agora. Nada de Dierson, Zen, Fernandes. Começaria com Salgueiro e o manteria até ele cansar.

Abs e SAN!

Fabio Lucas disse...

No proximo jogo abre uma vaga de qualquer jeito por causa do airton eu colocaria o yaca nunez ate para testar ele ainda... mais acho que o RG nao ira fazer isso, porque a proxima partida e time fraco boavista iria com o time
Bruno silva
Rodrigo
Gege
Yaca nunez
Ribamar e o
Luis herinque
Lembrando que nao e porque o atacante e experiente que nao vai correr atras da bola alguem se lembra do elias(maluco) marcava toda hora os zagueiros ele e o RM

Rodrigo Federman disse...

Daniel, ainda não tenho plena convicção de que o Neilton deve ser titular absoluto.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fábio, eu não iria com o Yaca. Não fez falta alguma hoje.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Hoje nao e amanha cada dia e um dia nenhum dia e com o outro, vai que ele seja igual a tantos outros que sairam do botafogo e viraram bons jogadores nem preciso citar nomes ou preciso ?!?!!?

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio!
Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

Neilton não é nenhum craque, mas compõe melhor o ataque. Tanto Ribamar quanto Luis Henrique são centroavantes, e em minha opinião disputam a mesma vaga.
Que aliás é a vaga de reserva imediato do tal comisa 9 que vai chegar.
Os garotos até correm e dão o chamado "primeiro combate" na saída de bola do adversário, mas a primeira função do atacante é atacar. Inclusive os dois juntos quase não trocam passes, não procuram "dialogar" entre eles.

Nesse jogo que não vale absolutamente nada testaria o time com :
B.Silva
Lindoso
Gegê
Salgueiro
Neilton
Ribamar(L.Henrique)


Abs e SAN!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, mas não mudou nada (minha opinião) com a entrada do Neilton. Do Salgueiro, sim. Em relação ao Lindoso, não vejo nada que justifique insistir com ele no time titular.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O time mostrou mais uma vez evolução. Jogar em São Januário com a torcida em cima não é fácil.
Levamos o gol e o time continuou com o esquema tático, sem se desesperar, apesar dos 4 garotos da base.
Defesa está cada vez mais sólida. Carli já é titular, pois dá segurança nas bolas aéras. Emerson vai virar titular, entre outras coisas, pela velocidade e para bater faltas.
Meio de campo ainda tem alguns buracos, mas a cada jogo melhora. Gegê é uma questão de tempo para se firmar. Como o jogo passa muito por ele, sobrecarrega. Para soltar a bola mais rápido, ainda falta mais entrosamento do time.
No ataque Ribamar bem e LH está evoluindo na função de ataque e contenção. Os dois tem que treinar exaustivamente, além da parte técnica, velocidade.
Na compraração com o Vasco, o Botafogo claramente tinha um banco bem superior, com Neilton, Salgueiro, Lizio, Renan Fonseca, Helton Leite. Logo teremos o Sassa. Yaca começou bem o campeonato e sumiu. Jogador importante recuperar.
Estamos recuperando o clube. Se continuar assim, teremos um brasileiro entre os 10 primeiros.
SA,
Lincoln.

Anônimo disse...

Neilton não tem disposição e o Gege está tentando sempre o Passe mais Difícil pra essa próxima partida colocaria o time reserva 1 fase não vale nada .

Rodrigo Federman disse...

Lincoln, ainda acho difícil um Brasileirão na parte de cima da tabela.

Anônimo, eu daria mais entrosamento aos titulares.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Na minha opinião o time que fechou o jogo é o titular (Salgueiro no lugar do Gegê e Lízio no do Lindoso). Sei que ficará mais aberto, mas com o Airton e o Bruno fechando acho que podemos optar por um jogo mais solto. O perigo é que tanto o Salgueiro como o Lízio não parecem ser chegados a marcação e isso pode nos expor, principalmente no lado esquerdo, já que no direito o Bruno apoiava o LR. Ontem o Gegê nem o Lindoso conseguiram dar esse apoio ao Diogo que acabou ficando mais exposto.
O Neilton abre o campo. O João Saldanha dizia que quando o time não ocupa as laterais do campo ele fica menor para os atacantes. Quando colocamos o Ribamar e o LH juntos afunilamos o ataque e diminuímos a área de jogo para o ataque.
Em relação às mudanças o Salgueiro faz o que o Gegê não consegue, ser um ponta de lança, termo antigo e fora de moda, mas que define bem esse tipo de jogador. É aquele que aprofunda o jogo, dá opção para os atacantes e joga perto deles. Gostei da entrada do Lizio caindo pela direita e dando mais equilíbrio ao ataque. Melhores em campo Airton e Emerson (em qualquer ordem).
O Bruno não foi bem tecnicamente, mas foi importante taticamente, ajudando o Luiz Ricardo.

Anônimo disse...

Marcação no campo adversário, com a saúde de Riba e LH. Meio de campo de combate UFC, com Airton e Bruno não tem moleza pra andrezinhos da vida. Falta poder ofensivo no meio, assim, elaboro a ligação com o ataque com LR (na direita) e, por enquanto, GG na esquerda, com o Salgueiro fungando pra entrar no time. E o Diego de volta.

É o que penso.

Mas a evolução tática foi nítida.

Newton

Fabio Lucas Alvinegro desde dos 5 anos de idade disse...

O time ta mostrando suas garras agora e jogar e se manter o time tem bons jogadores mais tambem tem seus encostados que deveriamos mandar embora jogadores que confio:
jeferson,helton leite,matheus cabral,luis ricardo,diogo barbosa,joel carli,emerson da base(parei de chamar sub-20 porque provou que e bom jogador),renan fonseca,rodrigo lindoso,airton,bruno silva,dierson,fernandes,gege(ainda falta ver o proximo jogo),luis henrique,sassa,ribamar,neilton;
ainda nao tenho certeza:
saulo,emerson silva,igor rabello,diego(falta jogar pelo mais 3 jogos para ver se bom),jean(nao confio),matheus fernandes,damian lizio(falta jogar pelo mais 4 jogos para ter certeza),salgueiro(tem jogar mais jogos),gervasio nunez(tem jogar mais jogos),leandrinho(mesmo caso de salgueiro,nunez e lizio)
encostado que da vontade de chutar a bunda:
lucas zen,octavio,dill,renan lemos,andrade entre outros que irao sobrar no nosso elenco tipo nao tenho certeza talvez emerson silva,jean,d.lizio,yaca nunez
apartir de uma analise mais bem feita deveriamos buscar reforços nas posiçoes lembrando quanto mais rapido melhor para nao ficar com sobras de outros times

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu ainda não senti firmeza no Lizio. Eu já tentaria o Gegê na vaga do Lindoso e o Salgueiro no meio.

Boa, Newton! Também é uma boa!

Valeu, Fábio!

Abs e SA!!!

alex disse...

O lindoso fica no time para ajudar a defesa e não aparece no jogo e o bruno silva é fraco e sobra para o ailton carregar o meio campo...acho que no meio só a saida do bruno por enquanto.
Agora o luis henrique a primeira proposta boa que aparecer, vende logo...acho que está meio desligado ou iludido....

Rodrigo Federman disse...

Alex, eu prefiro o Bruno ao Lindoso!
Abs e SA!!!

Kal disse...

Concordo com o comentário do Daniel. Neilton procura muito mais as tabelas, as infiltrações, procura dialogar com os companheiros de ataque. Tanto Luis quanto Ribamar buscam a finalização, e creio que disputam a mesma vaga.

SA!

Daniel Cananea disse...

Rodrigo, só mantive o Lindoso na minha escalação por causa da suspensão do Airton, mas caso a experiência de mudança de esquema (Salgueiro no lugar do Airton) que sugeri dê certo, com certeza com a volta do Airton o Lindoso seria o sacado para efetivação do uruguaio.

Abs e SA!

Sergio Di Sabbato disse...

A opção do GG no lugar do Lindoso é interessante com o Salgueiro jogando no lugar do GG. O problema é que acho que o Salgueiro ainda não aguenta 90 min. Escrevi a um tempo atrás e vi alguns comentários sobre o Emerson do junior jogar de volante, acho que não custava experimentar pois acho que ele tem boa visão de jogo, bom desarme. O que não pode é o meio continuar do jeito que está, sobrecarregando o Airton e muito pouco criativo ofensivamente, o que faz com que o ataque tenha poucas opções. E o LH tem jogar se movimentando mais, como fazia no sub 17, inclusive caindo pelos lados do campo. Ele e o Ribamar poderiam revesar nesse tipo de jogada. Porém uma coisa não podemos negar: a importância da marcação do LH e do Ribamar na saída de bola do adversário, não sei se o Neilton consegue fazer isso. Talvez a manutenção do GG se deva exatamente a essa ajuda na marcação, mas ontem o GG sumiu no 2 tempo. Continuemos a torcer para que venham pelo menos um centro avante e um armador com certa qualidade. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Kal. Apenas acho que Neilton também não tem bola para ser titular indiscutível do time.

Valeu, Daniel.

Perfeito, Sérgio. Concordo integralmente com as suas observações.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Gege esta matando os atacantes a bola não chega no ataque

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, a culpa não é só dele.
Abs e SA!!!

MARIO DO PARÁ disse...

Saudações Alvinegras.
Dormi em estado de graça, que EMPATE LINDO! Parabéns para RG seu trabalho está dando
fruto: Time com calma, não se afoba, as jogadas saem normalmente. Sobre o gol do VASCO. JÁ bati nessa tecla nossos laterais precisam de protecção constante, atenção redobrada, Cada jogador tem suas características, portanto deve-se ajudar nesse pormenor, quando se desenhou o perigo de GOL com a falha Diogo Barbosa a leitura tinha que lida pelo LR, para cobrir o avanço do RIASCOS "que velocidade" ele era o nome do jogo. Creio que o RG deveria ter gritado para LR cobrir o argentino. O JEFFERSOM goleiraço deu somente o cruzamento, pois se ele tenta abrir mais levava o GOL DIRETO.
Esperamos que os "DOUTOS" devem salvaguadar os DIREITOS do EMERSON, COM UMA MULTA BEM ALTA e assim salvaguardar os DIREITOS DO FOGÃO, pois pelo o que está jogando, os times da EUROPA DEVEM ESTÁ DE OLHO ou EMPRESÁRIOS querendo ter um bom LUCRO NA INTERMEDIAÇÃO.
Nosso prof pardal agora é prof águia... dos ANDES....
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Mario.
Abs e SA!!!