01/11/16

Mais opções




Sem nenhuma suspensão automática, o Botafogo deve ter força máxima para o clássico do próximo sábado. Inclusive, com os retornos do Aírton e Diogo Barbosa.

O técnico Jair Ventura falou sobre a possibilidade:

"- Temos que comemorar o fato de nenhum jogador estar suspenso. Estamos sempre nos reinventando. É lógico que eu fico feliz, não somente por ser um clássico contra o Flamengo, mas por ser para o próximo jogo. Acho que o Airton terá condições de jogo. O exame mostrou que o edema diminuiu. É grande a chance dele voltar. Podemos ter também a volta do Diogo, que seria mas um reforço".

Aí vem a nova dúvida: Qual o esquema a ser utilizado contra o Flamengo?

No último sábado, os três atacantes juntos não corresponderam. Com a volta do Aírton, o JV pode formar o clássico trio de volantes e o Camilo mais a frente. Mas se o Diogo também estiver liberado, abre-se a possibilidade de dois volantes com o Diogo de meia ao lado do Camilo, formando assim, um 442.

Se você fosse o Jair...o que faria? Manteria os três atacantes, iria com três volantes ou o 442?

Em minha opinião, tudo passará pela real condição física do Diogo. Se ele estiver 100% para atuar em ritmo intenso, eu optaria pelo 442. Se não, começaria o clássico com o time mais fechado (3 volantes).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

44 comentários:

Ricardo Rocha disse...

É so fazer o feijão com arroz . Corinthians? Nem a torcida deles acredita .

Marcio disse...

Eu prefiro o esquema com dois armadores; mas creio que o Jair virá com os três volantes e só arriscará o Barbosa na armação em caso de necessidade. Devido as circunstâncias, não posso dizer que estará errado.
O adversário provavelmente tentará decidir o jogo no primeiro tempo e o BOTAFOGO tem de estar concentrado e pronto para aproveitar os contra-ataques que surgirão; se mantivermos o jogo equilibrado no primeiro tempo, teremos chances maiores de vitória no segundo, pois o time deles cai de produção nesta etapa.
Uma outra observação que faço é que os jogadores deles que jogam pelo lado do campo, acompanham os laterias adversários; o Jair terá de encontrar uma nova saída e o Camilo terá uma importância maior na armação, bem como uma atenção especial dos volantes para ajudar os nossos laterais. Na frente, o Neilton poderá jogar às costas do lateral adversário que subrir ao ataque.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Celso, mas lá em SP, mesmo com time ruim, eles são sempre carne de pescoço. Justamente por causa da torcida. E olha que a confiança por lá está baixa. Não pode ser desconsiderado nunca.

Sim, Marcio. Eu também prefiro o 442, mas acho que o JV virá com os três volantes. Até mesmo, justificando que o Diogo ficou muito tempo inativo e não suportaria os 90 minutos.

Abs e SA!!!

Orlando Sábia disse...

Acho ótimo o esquema com o Diogo a frente, dois volantes e dois atacantes, foi onde o botafogo foi mais efetivo, fora a parceria diogo-victor luis e diogo-camilo, fica mais equilibrado o setor de meio.
Mas como Airton e Diogo não estão 100%, acredito que Jair optará pela formação costumeira, com 3 volantes(lindoso,bruno e airton), o time deles jogam com pontas, com o nosso trio de volantes deixaria a marcação mais forte, sendo que, no segundo tempo os pontas deles que auxiliam na recomposição e sobem muito sempre cansam, dando brecha para nossas "armas" que entraram descansados. Como o segundo tempo é sempre mais aberto para subidas ao ataque, eu deixaria o diogo e pimpão de opção, pois são jogadores de muita velocidade e a zaga da mulambada é lenta. Sassá não tem fisico pra jogar os 2 tempos, então no segundo tempo deixaria o time propicio a contra ataques, com diogo, pimpão e neilton.

Rodrigo Federman disse...

É, Orlando. Acho que essa será a justificativa maior para começar com três volantes mesmo.
Abs e SA!!!

Orlando Sabiá disse...

Informação fresquinha Rodrigo

Fala retirada de entrevista coletiva hoje

Diogo Barbosa:

"Aguento (90 minutos). Nessa ultima semana me preparei pra voltar bem. Estou à disposição pra voltar bem"

Então
Acho que do jeito que as coisas estão andando, o Botafogo tem tudo para fazer um grande jogo, esse time gosta de desafios.
Jair irá surpreender.

Rodrigo Federman disse...

Orlando, se o jogador falou, está falado. Então caso o time vá com 3 volantes não será pela condição física do Diogo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Acho que sonos os únicos a não termos confrontos diretos pela vaga . Na última rodada , contra o Grêmio , tudo estará resolvido . Neste fds , Flu perde para o Cruzeiro, Corinthians para o São Paulo e o Furacão para o Vitória. Não vejo time algum para uma arrancada neste final de Campeonato.

Anônimo disse...

RODRIGO,não estou preocupado com o esquema,pois o time do lixão só é bom para a "grobu" e a mídia ame$$$trada.
Assisti a alguns jogos deles e a defesa é bem fraquinha,quase sempre ajudada pelos "homi" de preto.
Aí está a minha preocupação,o trio maléfico que sempre erra a favor e quase nunca contra,ainda mais que o momento para os intere$$es de alguns é que ele vença e o PALMEIRAS perca.
Tipo do jogo que com juízes sul americanos isentos,eu estaria tranquilo,com qualquer esquema,embora prefira também o 4x4x2.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Tomara, Celso. Ainda não tenho toda essa certeza do amigo.

Jota, o time deles costuma cair muito na segunda etapa, mas não acho que seja ruim não.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

"...Creio que o Corinthians é nosso principal rival nessa disputa pelo quinto lugar, pelo time, tabela e torcida inflamada que tem. ..."
Não entendi a afirmativa da nobre Maria Cecília. O time do Corinthians é de médio pra fraco , enfrentará São Paulo , Inter e Cruzeiro, sem contar o Furacão . Quanto à torcida ? Não tenho visto fazer A diferença, de nenhum clube , por sinal .
Não somos menores que ninguém . Estamos bem à frente . Quem tem que temer , se preocupar são os adversários.
Não podemos ter complexo de inferioridade.
Abraços e desculpe discordar , Maria Cecília.

Rodrigo Federman disse...

Celso, não é questão de ser menor ou maior, mas a torcida do Corinthians realmente carrega o time. Tanto que esse elenco horrível deles ainda está bem na briga.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

E você acha que está na briga por causa da torcida? Não , Rodrigo , está na briga ainda porque o Campeonato é fraco . Perdeu em casa para o Palmeiras e Fluminense. Empatou em casa com Grêmio, São Paulo, Cruzeiro e Galo e ainda empatou com Figueirense e Chapecoense . Ou seja , ganhou 9 dos 17 jogos disputados em casa . Não acho que isso seja fazer a diferença. Amigo , isso é conversa da Imprensa , nos fazer acreditar que a torcida deles ganha jogo . Os números, neste Campeonato, não mostram isso .

Rodrigo Federman disse...

Celso, sim, entendo e concordo. Mas torcida ajuda. Enfim, acho que eles também estão não briga.
Abs e SA!!!

jeremias disse...

Começaria com 3 volantes e mudaria ao decorrer da partida até para ter opções ofensivas se caso for preciso

Rodrigo Federman disse...

Jeremias, acho que ele começará assim mesmo.
Abs e SA!!!

Maria Cecília disse...

Não sou dona da verdade Celso, não precisa se desculpar, pode discordar a vontade, gosto desse blog exatamente por isso, aqui publicam-se TODOS os comentários, até dos "donas Lúcias" rsrs, e acho isso ótimo.
Citei o Corinthians por duas razões:

1) apesar de crer que no fim teremos um G7 nesse Brasileirão, temos que nos preparar para todas as possibilidades, e para dependermos apenas de nós é pela quinta colocação que devemos lutar. Como a Chapecoense está na semifinal da Sulamericana, temos que lutar até a última gota de suor por essa posição.

2)Dos outros 4 times que brigam por G6 (ou G5 ou G7), Atletico é incapaz de somar 1 pontinho fora de casa. Perdeu as últimas 8 partidas fora, incluindo Santa Cruz e América, e sem fazer um gol sequer. Das cinco rodadas restantes, joga 3 fora. Assim como o FluminenC, que tem a pior colocação desses 4 concorrentes.
O Grêmio e o Corinthians jogam 3 em casa, mas como o Grêmio é virtual finalista da Copa do Brasil (e já poupa os titulares a 3 rodadas no Brasileiro), e também baseado no que vi de performance dessa equipes nas últimas rodadas, elegi o Corinthians como adversário a se preocupar.

Obviamente que tudo são especulações. Pode o Atlético ganhar todas fora, os reservas do Grêmio jogarem melhor que os titulares, etc, futebol já diziam quando eu era criança, "é uma caixinha de surpresas". Mas seguindo a tendência atual me preocupo mais com os paulistas.

SAN!


Rodrigo Federman disse...

Hahahaha. Isso aí, Maria Cecília.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Para este jogo eu iria com três volantes. Pimpão e Neilton na frente. Diogo e Sassá emergencialmente.

Rodrigo Federman disse...

Eneias, em dois atacantes eu acho que ele optaria por Neilton e Sassá.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Entendi , Maria Cecília. Seu raciocínio é lógico e tem fundamento. Porém , creio que o Corinthians vai derrapar ainda mais .
Abraço!

Rodrigo Federman disse...

Tomara mesmo, Celso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Trago para cá o "debate" sobre sobre a Sul-Americana.
Sem querer ser chato, reafirmo que não retira, já que a Libertadores 2017 terá 44 participantes e se o país campeão da Sul-Americana perdesse uma vaga, o número de participantes cairia para 43.
Conforme consta no próprio Site da Conmebol, a partir de 2017 o campeão da Sul-Americana do ano anterior terá vaga adicional às dadas ao seu país na Libertadores 2017.

http://www.conmebol.com/pt-br/conmebol-ratifica-calendario-anual-para-copas-libertadores-e-sul-americana
SA!!!

Anônimo disse...

http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/blog-botafogo-acerta-com-roger-atacante-da-ponte-preta/

Rodrigo Federman disse...

Longa discussão, Márcio. Melhor ficarmos no G5 então que não tem erro. Rs

Ok, Anônimo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o problema é que a Conmebol vai implementar as mudanças já em 2017 e por isso interferiu em competições ainda em andamento, casos da Sul-Americana e do Brasileiro.
Sendo sincero, essa mudança deveria ser para 2018, pois mudança no meio de campeonato não é uma coisa boa.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Márcio.
Abs e SA!!!

Jallin Habei disse...

Entrei no site da Conmebol que o Márcio deu o link e está muito claro, abaixo do quadro de vagas:

*Atualmente, o campeão da Copa Sul-Americana ocupa uma das vagas designadas ao seu país.

*A partir de 2017, o campeão da Copa Sul-Americana terá uma vaga adicional àquelas designadas ao seu país.

Ou seja, se a Chape vencer a Sul-Americana vira G5 sim. O campeão de 2017, a Chape joga a Sul-Americana de 2016.

Jallin Habei disse...

Seu próprio link tw traiu Márcio kkkk brincadeiras a parte sou contra a mudança no meio da competição, era pra valeras novas regras só a partir de 2018

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jallin. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sabemos que a maioria dos técnicos não entendem nada do q fazem, falo em táticas. Confesso que como a grande maioria de nós torcedores.Pq então não fazer aquilo q pedimos ? Pq qd o time ganha com a "tática" deles todos falam que foi o dedo do treinador.Qd o time perde eles podem dar mil desculpas como cansaço, falta de ritmo, desfalques e etc.Perdemos para o América MG e empatamos com o Coritiba depois de 10 dias de descanso. É ou não mais fácil dar desculpas na derrotas?
Sds

Rodrigo Federman disse...

Sempre é, Anônimo. Mas o empate com o Coritiba não me irritou. A derrota para o América sim, essa tirou do sério.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jalin, nem tão claro, lá no site tem o quadro com a distribuição de vagas e o total de 44 participantes.
Se o pais campeão da Sul-Americana "perder" uma vaga, como sempre foi, o número de participantes cairá para 43.
Vou esperar o Rodrigo bater o martelo!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Batido, Márcio. Assunto encerrado. Vamos ficar no G5 e pronto. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o fato é que mesmo tendo a obrigação de entrar para disputar qualquer título, o BOTAFOGO não pode precipitar-se e meter os pés pelas mãos na libertadores.
A pré, com duas fazes eliminatórias, poderá aprontar muitas surpresas e não podemos gastar o que não temos, correndo o risco de fazer apenas dois jogos.
Vamos subir com calma esses degraus, mas sem deixar de disputar palmo a palmo a competição.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Márcio.
Abs e SA!!!

Jallin Habei disse...

Nossa, não está claro?
No site da Conmebol, no link você mesmo deu, está escrito "Atualmente, o campeão da Copa Sul-Americana ocupa uma das vagas designadas ao seu país", e como outro amigo já alertou no post anterior, a equipe de transmissão da Fox Sports que transmitiu o último jogo da Chapecoense, falou várias vezes sobre essa possibilidade (Chape na Libertadores)!!!
Admitir o erro é sinal de nobreza! ;)


SAN!

Rui disse...

Independente de G5 6 ou 7, temos qué ficar em quinto. Temos 4 pontos de vantagem e temos q manter ate o final.

Jallin Habei disse...

Pelo menos foi isso que entendi, se não perder a vaga, já cravo: estamos na Pré-Libertadores


SAN!

Rodrigo Federman disse...

Beleza, Jallin.

Isso aí, Rui.

Abs e SA!!!

fabio lucas disse...

Titular contra o flamengo eu espero Airton,RL,Camilo e o Diogo Barbosa.

Rodrigo Federman disse...

Pouco provável, Fabio.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Jair tirar Bruno Silva do time??? Duvido.É seu jogador de confiança.

Rodrigo Federman disse...

Também acho, Kal.
Abs e SA!!!