15/11/16

Tranquilamente, um dos melhores




Dentre as apostas feitas para a temporada 2016, não tenho dúvida em afirmar que a melhor delas foi - disparado - o Carli.

O zagueiro foi contratado sem ninguém saber da sua existência (aposto que nem o "setor de inteligência" do Botafogo) e hoje em dia a imprensa argentina até lembra do seu nome para defender a seleção nacional. Principalmente após outra atuação pavorosa da dupla Otamendi e Funes Mori, na última quinta-feira, contra o Brasil.

Questionado se alimenta a esperança, apesar de já ter 30 anos, o defensor botafoguense respondeu:

"- Seria um sonho. Você tenta jogar direito, defendendo bem o Botafogo e, é claro, se anima com a possibilidade".

"- Eu gostaria de pedir isso (a convocação) em uma chamada de vídeo, porque, se ele não fizer desse jeito, acho que não vou acreditar".

Para azar do Carli - e sorte do Botafogo na reta final do Brasileirão -, a próxima convocação para as Eliminatórias da Copa só será no ano que vem. Futebol por futebol, ele teria vaga tranquilamente no selecionado argentino. Já em General Severiano, o próprio Carli falou sobre a recepção dos alvinegros e o apelido de "xerife":

"- Ganhei o apelido assim que cheguei e segue até hoje. É meio incômodo, porque não estou acostumado que me chamem assim. Mas é lindo, porque eles gostam".

Merecimento! Apenas isso.

Me arrisco a dizer que pelo o que já fez em 2016, o gringo é um dos melhores zagueiros do Botafogo nos últimos muitos, muitos anos. Sei lá...Galvão, Gottardo, Gonçalves e Carli? Ou é exagero da minha parte?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

56 comentários:

Eduardo disse...

Diogo Barbosa disse não ao Flamengo. Na entrevista coletiva desta segunda-feira descartou qualquer possibilidade de vestir a camisa do rival do Botafogo. Ganhou pontos com a torcida. Fez levantar o lado romântico tão esquecido pelos gramados brasileiros e que se tornou uma vaga lembrança no imaginário dos torcedores, independentemente do time. Mas atrás desse não se esconde uma situação que no meu entender se torna cada vez mais visível: o Botafogo não é mais a casa da sogra.

Willian Arão deve ter sido o último a aproveitar aquela fresta aberta. Levou com ele o resto de ingenuidade que a diretoria do Botafogo poderia ter. Deixou escancarado para Carlos Eduardo Pereira que o futebol e, principalmente, o Botafogo não são para principiantes.

Claro que em se tratando de dirigentes de futebol devemos esperar sempre algum ato que possa colocar qualquer análise na lata do lixo. Algo capaz de transformar meu texto em letra morta. Mas as notícias dão conta de que o Botafogo se antecipa. O próprio Diogo revelou que o clube se mexe pela sua permanência. Sidão está praticamente acertado. Emerson Silva e Luis Ricardo já renovaram. A grande maioria do elenco tem contrato em vigor. A base dá esperanças. Existe um planejamento para o uso do dinheiro da Caixa Econômica e os atletas se sentem valorizados. Isso sem falar que reforços estão sendo procurados e Roger já foi até contratado.

Com paciência o Botafogo vai montando seu time e deixando para trás o rastro de clube onde qualquer um chega e leva. Isso não combina mais com o Alvinegro e com sua gloriosa história.

Anônimo disse...

Ainda é cedo para colocá-lo no novel de Galvão, Gotardo e Gonçalves, mas 2017 pode ser o ano definitivo pro Carli entrar na galeria de monstros alvinegros

Rodrigo Federman disse...

Ok, Eduardo. Bom, além de não ter nada a ver com tema proposto, eu particularmente não acredito em palavra de jogador algum. Ainda mais de quem lembra que seus direitos são de empresários e que deixou bem claro que não tem voz ativa para sequer pedir algo.

Anônimo, sim, mas por essa temporada, ele começou bem no caminho.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Começou bem, mas que é cedo é cedo.

Eduardo disse...

Concordo contigo em parte. Pelo menos ele não ficou em cima do muro. Lembro bem do Arão que, em momento algum, se posicionou, sempre enrolou nas respostas e no fim foi pro Flamídia.
Diogo pode vir a se mostrar um mentiroso, mas nesse momento, ao menos ele se posicionou e mais, posicionou-se contra ir pro rival.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Anônimo...nisso eu não discordo.

Eduardo, sim...mesmo assim, acho que foi declaração da boca para fora, para fazer média (e sem sinceridade), afinal, esses caras se vendem para o maior rival por qualquer centavo a mais. Se fosse algo que ele realmente quer, sente...diria que não vai e que quer ficar e pronto. Queria ver os empresários venderem mesmo assim. Seria quase um escravismo.

Abs e SA!!!

Silva disse...

Pelo alto é um monstro,melhor do que qualquer um dos citados acima.Busquem pela memória a última vez que o Botafogo tomou um gol de cabeça com ele em campo.
Por baixo tem uma certa lentidão,mas compensa com ótima colocação na área.O ideal é que jogue sempre na sobra.Além disso tem uma liderança nata,não deixa atacantes mimadinhos como o Frederica se criar na nossa área.Zagueiraço.Que continue com a gente muitos anos.

Rodrigo Federman disse...

Silva, e dos 4 citados, é o menos técnico. Mas realmente compensa com ótimo posicionamento. Só precisa melhorar a paciência e deixar de receber cartões bobos por reclamações.
Abs e SA!!!

Orlando Sabiá disse...

Não é exagero não. Pode não ter a técnica dos citados mas parece que veste essa camisa a muito tempo, não passa nada. Ele ganha todas pelo alto, é incrível, esses "craques" adorados pela mídia, não fazem valer em cima de Joel, já parou Fred, Guerrero, Diego Souza... No chão que muitos achavam que ele não daria conta, também é ótimo, muito por conta do seu ótimo posicionamento.
Merece a convocação, já é um líder, nosso capitão xerife, el monstro Carli.
Por conta da seleção, é bom o Bota já se movimentar para contratar um zagueiro que possa substitui-lo quando estiver fora.
Quero Joel Carli por muito tempo no Fogão, precisamos de jogadores que se identifiquem com a torcida. Quando tivemos um zagueiro desse nível fomos campeões brasileiros não é mesmo?
"Tem coisas que só acontecem ao Botafogo", libertadores vem aí Rodrigo. Vamos torcer para o planejamento e o projeto deem certo. Acho que será a primeira que iremos para libertadores mais fortalecidos do que no ano anterior.

Rodrigo Federman disse...

É, Orlando. O Carli ganha todas por cima e a grande maioria por baixo. Impressiona.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Comparação entre jogadores é sempre complicada, pois cada um possui características próprias, mas o Carli até o momento tem mostrado excelente noção de posicionamento e antevisão das jogadas; está sempre na rota das jogadas adversárias. Além disso, também faz da simplicidade uma de suas características.
Quando terminar a sua trajetória no BOTAFOGO, teremos uma melhor condição de avaliar, já que Galvão, Gottardo e Gonçalves fizeram História com a nossa CAMISA; por enquanto, está muito acima da média, inclusive em comparação aos zagueiros de outros clubes.
Lembro que o último zagueiro que teve longevidade no BOTAFOGO foi o Sandro; jogou de 1999 a 2004.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e outra observação que faço: Repare que mesmo quando ele explode a bola, não faz igual ao RF, que fecha os olhos e mete o bico para aonde estiver virado. O Carli olha antes e pega de lado na bola. Pode até não acertar perfeitamente, mas me dá a impressão de que ele pensa antes mesmo do simples chutão.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Verdade, Rodrigo.
Ele procura, quando não há a possibilidade jogar com o companheiro mais avançado, jogar a bola em uma zona morta do campo; isso atrasa a volta do adversário.
SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu diria que além de tudo é o melhor zagueiro do Brasil na atualidade. Até a bola do Emerson Santos cresce ao lado dele. Na minha opinião craque! E olha que dar esse adjetivo é muito pra mim!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Márcio.

Paulo, considero longe de ser craque, mas concordo que, juntamente com o Mina (Palmeiras), o Carli é um dos dois melhores zagueiros aqui do futebol brasileiro.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Discordo quanto Carli ser considerado um dos melhores jogadores do Botafogo em 2916, apenas. Carli foi, sem dúvida alguma, o melhor zagueiro do Brasileiro .

Yolanda disse...

Rodrigo, o Carli dá segurança ao time, a torcida e também ao Emerson Santos, a cada jogo ele fica melhor. Acho que por jogar no Botafogo os árbitros até o perseguem, dando cartões amarelos desnecessários, digo isso porque tem times aí que só faltam bater no juiz e quebrar a perna do adversário e são protegidos pela arbitragem, e nem precisa citar nomes.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Celso, o melhor zagueiro foi mesmo. Ao lado do Mina.

Yolanda, todo o sistema defensivo fica mais confiante com ele em campo.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Hoje é aniversário de um dos grandes clubes do futebol brasileiro, conhecido por todos por sua história de garra e luta.
Por isso, não posso deixar de fazer minha homenagem: PARABÉNS ÍBIS!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Paulo. Rs
Abs e SA!!!

jeremias disse...

Queria ver carli e Doria jogando no FOGÃO

Rodrigo Federman disse...

Jeremias, o Emerson não me faz sentir falta do Dória (de quem até gosto).
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Fala Rodrigo, de volta depois de umas férias, sobre o tema, não considero nenhum exagero colocá-lo neste patamar...se lhe falta alguma técnica quando comparamos, principalmente com o MGalvão, compensa muito na leitura das jogadas,nas antecipações e na rapidez de tomadas de decisões em momentos de perigo. Acho-o inclusive superior ao Gonçalves e talvez até ao Gotardo, pois estes não tinham o seu desempenho nas jogadas aéreas,pricipalmente o Gonçalves.
Ainda temos que considerar que esta é a sua primeira temporada por aqui, o que dificulta na leitura do tipo de jogo, do comportamento dos juiz e o desconhecimento das características dos adversários. Creio que ainda tem o que melhorar no próximo ano. SAN!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Marcos. Por cima, concordo: É o melhor dos quatro. E também acho que ele ainda vai evoluir mais. Ou seja, tem tudo para se tornar um ídolo muito em breve.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só espero que em 2017 não comecem com aquele papo de que o Carli não está seguro nos treinamentos...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, e que o RF está voando nos treinos. Hahaha
Abs e SA!!!

higor disse...

Os zagueiros mais recentes que gostava de ver jogando com a camisa do Botafogo foram o Sandro e o Gustavo, que veio da base e depois sumiu.

Rodrigo Federman disse...

Higor, o Sandro era o Deus da raça. Gostava dele. O Gustavo era aquele que depois jogou no Furacão? Se sim, realmente tinha bola.
Abs e SA!!!

higor disse...

Esse mesmo Rodrigo, não é aquele que jogou no Palmeiras e ficou pouco tempo.

DUDU disse...

Gostaria mt de ver o Valência camisa 10 do palestino mt bom jogador.
Luiz fabiano sem clube
Arouca banco no palmeiras

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Higor.

Dudu, não conheço. Já Arouca, não vejo vaga para ele no time atual, quiçá um time reforçado.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

É... O Furacão não derrotou o time da terceira divisão, ficaram no empate. Nem o Corinthians vai vencer o Figueirense.Eles vão se complicando cada vez mais .

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Celso.
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

Rodrigo , não acho exagero comparar o carli , com alguns dos nossos melhores zagueiros dos ultimos anos...
Bola ele tem tranquilamente, jogador que joga serio , com garra e responsabilidade.
é um jogador extremamente frio e que passa muita tranquilidade para o Emerson ( que atua ao seu lado ) e principalmente para os torcedores. me parece apenas , que ainda não está adaptado, quando o assunto é arbitragem, pois o argentino leva muito cartão bobo, as vezes desnecessário, mas é algo totalmente corrigível.
espero que a nossa diretoria esteja sempre atenta em relação a suas questões contratuais , para não marcar bobeira.
gosto muito do Carli , e realmente me parece ser um jogador , que veio pra ficar e fazer história .
acredito sim que o Carli foi um dos melhores zagueiros desse campeonato brasileiro, talvez oque possa deixar ele um pouco atrás dos demais ,digo isso em relação a numeros , estatisticas , é o fato dele ter perdido muitos jogos no primeiro turno .
mas sinceremente para mim isso pouco importa, o bacana é que o maior beneficiado com suas atuações foi o Botafogo .

um abraço .

Rodrigo Federman disse...

Renan, melhor que dos últimos anos eu não tenho dúvida alguma em afirmar, mas acho que ele ainda tem um pequeno caminho para rivalizar com os outros 3 citados.
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

concerteza Rodrigo , os outros conquistaram titulos importantes com nossa camisa e naturalmente estão em um patamar mais elevado . futebol o Joel Carli ja demonstrou ter, mas realmente, ainda falta ao menos um titulo expressivo ao argentino para que enfim figure entre os idolos recentes. mas ja é um começo bacana , que venha as conquistas! rs

um abraço .

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Renan.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Acho q até o Emerson Silva (o mais velho) jogou bem ao lado do Carli, já que ele estava se complicando ao lado do Renan Fonseca. Se o Emerson Santos (mais novo) jogasse mais tempo com o "Barba" iria acabar se queimando, vide o jogo contra o Cruzeiro na Copa do Brasil.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, ao lado do RF, qualquer um joga mal.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Complementando... Acho q precisamos de um zagueiro melhor e mais experiente para a Libertadores. Tenho ido á Arena e geralmente fico atrás do gol... Tenho visto alguns erros do Emerson Santos por pura falta de experiência, principalmente em bolas aéreas longas. Contra o Coritiba foi o principal deles, onde só não tomamos gols por causa das intervições do Sidão.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, contra o Coritiba ele foi mal, mas no restante eu tenho gostado. Gosto da dupla dele com o Carli. Experiência e juventude. Penso que ao invés de outro zagueiro, podemos aguardar um amadurecimento do Emerson. Não contrataria um outro zagueiro para time titular. Até porque, nessa posição não vejo ninguém melhor.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Hoje tem o Jair Ventura no Bola da Vez, ESPN, às 21:30.
SA!!!

Anônimo disse...

Não acompanhei, mas disseram que o Marcelo do sub20 é um excelente jogador. Se bem trabalhado pode ser titular daqui a pouco. SA... André

Rodrigo Federman disse...

Maneiro, Márcio. Ficarei zapeando com o jogo da Argentina..

André, também não. Mas considerando a idade do Emerson e o futebol do Carli, não vejo como ter chance para outro zagueiro no momento.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Também acho Rodrigo. Eu acho até prudente subir a dupla de zaga do sub20 para conviverem com ele, já que parecem ter bom futuro.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mas também não adianta subir todo mundo do sub 20 para ficarem um ano inteiro sem jogar. Alguns precisam ter mais rodagem e jogos até mesmo na base, né?
Abs e SA!!!

Edu disse...

Bela entrevista do nosso Jair vertura ao programa " Bola da vez " uma pessoa equilibrada sensacional .

Adorei parabéns!!

No Final quando perguntado ele falou que será impossível manter o Time Titular. Devido a valorização de algumas peças.

Edu disse...

Grande caminho, em minha opinião

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Eduardo. Eu fiquei assistindo o jogo da Argentina.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Edu, acho um caminho médio.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Tranquilamente o melhor zagueiro pelo lado direito um xerife mesmo pra mim esta na seleçao do campeonato brasileiro o foda que e dificil a cbf reconhecer mais deveria ganhar o premio no final do ano, a cbf nao gosta do botafogo em reconsideraçao agente tambem nao suporta tal lixo que ela se tornou.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, eu cago e ando para premiações ou considerações da CBF. Nem ligo mesmo.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Mas o jogador liga Rodrigo e bom para a moral dele vai por mim se nao o dede,gil ate o thiago silva nao chegaria onde chegou.
"Corinthians procura João Paulo, mas empresário diz que Botafogo tem vantagem" o futebol se reinventa a cada momento neste caso o joao paulo seria o douglas de ontem quem sabe?!!?

Rodrigo Federman disse...

Fabio, estou falando como torcedor.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Da CBF quero só o prêmio em dinheiro pela colocação no campeonato.

Rodrigo Federman disse...

Apenas isso, Anônimo.
Abs e SA!!!