26/12/16

Diminuir a margem de erro



















Palavras do técnico Jair Ventura sobre o trabalho da equipe de análise de desempenho na hora de identificarem possíveis reforços para o Botafogo:

"- Não contratamos por DVD, porque lá eles editam e só colocam a parte boa. Os programas te dão todos os números. O ideal é trabalhar ao vivo e ver o cara também, mas o scout ajuda demais principalmente os estrangeiros. Isso é algo que nos ajuda a errar o mínimo possível nisso".


Sei lá...eu acho que tecnologia e números realmente são importantes e ajudam muito, mas eu não consigo enxergar o futebol apenas com essas avaliações. Números podem enganar. Vídeos, ídem. Não a toa, até podemos ter diminuído a margem de erros nos reforços, mas eles continuam acontecendo sempre.

Nada melhor do que olheiros espalhados e acompanhando atletas in loco. E em pelo menos seis ou sete partidas, atuando dentro e fora de casa, etc.

O que os amigos pensam a respeito?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

Hoje tem que usar de tudo. Entendo que o especialista humano seja mais eficaz.

Anônimo disse...

RODRIGO,fui um dos que criticaram o JV quando deu uma de inventor e andou teimando em algumas escalações que,na prática,não davam certo.Não tenho por hábito avaliar o que sai publicado,pois sei que alguns jornalistas editam e colocam o que lhes interessa,quase sempre para criar polêmicas.
Há alguns dias assisti a uma entrevista,ao vivo,do JV.Nessas horas,o sujeito pode ser melhor avaliado,pois o olhar e algumas manifestações físicas,ficam bem claras.Como não sou coroa RANZINZA,daqueles que não dão o braço a torcer e morrem na posição só por achar vergonhoso mudá-la,digo que mudei um pouco em relação ao JV.Pareceu-me ser um rapaz bem preparado,com bom nível de conhecimentos sobre o futebol e entusiasmado pela profissão.
Embora eu ache que treinador não ganhe jogos e,as vezes,ajuda a perder,gostei de algumas observações dele.Como disse,mudei um pouco sobre o JV,pois acreditava que ele não aguentaria nem o CC.Como futebol não é uma ciência exata,vamos agurdar.
Para encerrar,estou PREOCUPADÍSSIMO,ahahaha,pois o empresário de nosso craque CAMILO,disse que o mesmo tem recebido várias propostas dos Emirados e de grandes clubes do Brasil.Que ele tem contrato em vigor e como gosta do Botafogo está pensando em adiantar a renovação,pois adora o clube,blá,blá,blá,rsrsrsrs.E o pior é que tem torcedor que acredita nessas BABOSEIRAS e as leva sério.
Uma boa semana a todos.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, nada superar o humano. Até porque, na maioria das vezes, o humano que opera as máquinas.

Jota, é inegável que o JV é um cara que se mostra inteligente, curioso por futebol e tal. Quanto à isso, não contesto nada. Apenas acho - e pode ser apenas impressão equivocada - que ele anda um pouco mascarado. Mas enfim, se não afetar o desempenho do time, não tenho do que reclamar.

Abs e SA!!!

Orlando Sabiá disse...

Rodrigo, na minha opinião a função dos olheiros é ainda mais importante nos dias de hoje. Porem não dao tanta importância. Utilizam ferramentas tecnológicas que apresentam simplesmente números e todos nos sabemos que futebol não é so isso.
Uma opção seria colocar um ex jogador do clube que detem de boa visão sobre futebol, como Carlos Roberto, Sandro, bolivar, para trabalharem nesta função de descobrir bons jogadores e peças que encaixem no que o técnico necessita, alem de jovens talentos. Como seria? A função de assistir diversas partidas e se atentar aos bons jogadores. Após isso se preparar para analise in loco.
Posso estar falando besteira mas ao meu ver o olheiro ainda é muito necessário e não seriamos reféns de indicações e empresários.

Rodrigo Federman disse...

Orlando, não só concordo contigo, como tenho absoluta certeza de que nada pode ser melhor do que olheiros acompanhando partidas (no plural mesmo) in loco.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,tive um rápido compromisso virtual e esqueci de falar o mais importante.
Concordo com você sobre os "OLHEIROS" no futebol.
Tivemos o saudoso NECA,que rondava pelos campos de pelada e sempre descobria grandes jogadores.Acho apenas que tem que ser bem escolhido,um cara confiável e ligado ao BOTAFOGO,pois caso contrário indicará jogador de "empresário amigo".JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, e preferencialmente, mais de um. Dividir, sei lá, por regiões.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

O que eu aprendi de futebol e que ele nem sempre é uma exata, e que ele pode surpreender sempre. Dvd ou não histórico,estatísticas so serve para ocupar a lacuna do plantel de times acomodados, e craque bom e aquele que se faz em casa.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fábio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E quem "descobriu" o jogador estrangeiro que melhor se saiu, Joel Carli, não foi o Departamento de Inteligência... Foi, segundo o G. Noronha, o Conselheiro Rodrigo Farreh.
O CEP já disse que as contratações ocorrem por doois fluxos; O interno, quando o treinador pede um jogador ou o externo, quando um empresário nos traz um jogador para avaliação. Em ambos os casos, existe uma análise pela comissão técnica, pelos analistas e pela diretoria.
A Udinese, Itália, é um exemplo de que espalhar olheiros é importante e traz resultados; o BOTAFOGO, por todo o contexto que está inserido, deveria investir nesse caminho e não somente ficar preso a ferramentas tecnológicas.
Gostaria de entender quais as premissas basearam-se para contratar o Aquino e o Maranhão; quais premissas avalisaram a renovação de contrato do Gegê...
Sinceramente, as declarações me fazem aceditar que não há trabalho de pesquisa algum e por isso a dificuldade em descobrir talentos; o tal Departamento de Inteligência é apenas reativo.
Investir um pouco da verba destinada ao futebol em olheiros não é gasto. É investimento!
SA!!!

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/12/amador-com-orgulho-diretor-do-bota-destrincha-reestruturacao-e-planos.html

http://www.tupirio.com.br/programas/esportes/94960/em-entrevista-exclusiva-presidente-do-botafogo-carlos-eduardo-pereira-comenta-atual-situao-do-clube

https://www.vavel.com/br/futebol-internacional/futebol-italia/388567-udinese-a-maquina-de-vendas-e-o-alto-investimento-com-olheiros.html

Anônimo disse...

Deveriam contratar mais olheiros a margem de lucro é muito alta Exemplos de Doria e vitinho vendas com alto lucro tinhamos q ter uns 7 olheiros espalhados uns para a base outros pro principal.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Márcio.

Seria uma boa, Anônimo.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rapaz, eu ia falar do Neca, mas o Jota já falou. Esse foi um senhor olheiro, é só lembrar do monte de jogadores fantásticos que o cara revelou. Os de hoje, sei não, é cada baranga que dizem que é craque que desconfio: ou é falta de conhecimento ou mutreta mesmo para ganhar grana.
Tomara que acertem mais em 2017, pois esse ano, aquele monte de jogadores do setor de inteligência acho que na boa só o Sidão e o Carli. Abs e SB!

Marcio disse...

Buscando atacantes, Botafogo segue apostando em Canales para 2017

"– O Canales é uma interrogação, mas esperamos que se apresente bem para a pré-temporada. É um jogador experiente e que, em Libertadores, nos dá confiança – disse o presidente Carlos Eduardo Pereira em entrevista ao LANCE!."

http://www.lance.com.br/botafogo/buscando-atacantes-segue-apostando-canales-para-2017.html

Não se trata de confiar ou não na resposta futura do Canales. Se ele não tivesse contrato a cumprir até dezembro de 2017, teriam a mesma esperança?
Até porque, fosse a experiência em Libertadores um fator relevante, o Salgueiro, que também não foi bem, teria o seu contrato renovado e permaneceria para a disputa da competição continental.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, que surjam outros Necas então.

Pois é, Márcio. Será, inclusive, assunto do post de amanhã.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2016/12/inter-faz-contato-com-o-cruzeiro-pelo-lateral-esquerdo-chileno-mena.html

Opção melhor que o Gilson. ..

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, deve ser muito mais caro também. E na boa, eu acho o Mena bem fraco.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Botafogo vai exercer opção de compra do alemão mais que novela o pior é que cada dia surge um novo clube interessado, e ainda tem o caso victor luis.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, assunto de amanhã.
Abs e SA!!!