11/12/16

Olá, Libertadores!
















E o Botafogo conseguiu, aos trancos e barrancos, superando todas as dificuldades e adversidades, garantir a vaga na próxima (pré) Libertadores.

Diga-se de passagem, em um honroso quinto lugar no Brasileirão.

Parabéns a todos envolvidos. Mesmo com todas as críticas (justas e visando sempre o melhor) e limitações, justiça seja feita, classificação heroica e surpreendente.

A confirmação da vaga veio na vitória de hoje a tarde sobre o Grêmio (1 a 0 - Bruno Silva).

E mesmo que o Sassá e Aírton tenham feito de tudo para complicar, não falarei sobre a partida neste domingo. A partir de amanhã voltamos a comentar o que vimos contra o Grêmio e algumas projeções para 2017.

Por enquanto, só comemorar.

Valeu, Botafogo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 0 Grêmio

1- Sidão: Nos salvou e provou ser bastante profissional, atuando com tudo mesmo já negociado - 7,5

2- Alemão: Partida correta - 6,0

3- Carli: Um monstro. Incrível - 7,0

4- Emerson Silva: Sem complicar, fez o básico - 6,0

5- Aírton: Atuava bem até receber o primeiro amarelo irresponsável e depois a expulsão -4,5

6- Victor Luís: Sério e firme - 6,0

7- Rodrigo Pimpão: Sacrificado por atuar sozinho no ataque e correndo feito um louco - 6,0

8- Bruno Silva: Presente e jogando com seriedade se torna importante para o time - 6,5

9- Sassá: Irresponsável e mascarado. Que seja vendido logo - 2,0

10- Camilo: Se esforçou, mas terminou muito mal o campeonato - 5,5

11-  Diogo: Não foi notado. Inofensivo no ataque e sumido na defesa - 5,0

12- Rodrigo Lindoso: Fechou bem o time - 6,0

13- Pachu: Poucos minutos em campo - Sem nota

14- Emerson: Entrou para defender no lado direito - 5,5

Jair Ventura: Fez o que se esperava dele no intervalo, após a irresponsável briga do Sassá com o Aírton - 6,5

56 comentários:

Anônimo disse...

SaSSa agrediu o Airton n merece ficar Parabens pela garra da equipe ano que vem 5 reforços pontuais pra serem titulares e vamos fogooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Levi disse...

Muito, bem. Classificado para a Pré-Libertadores.
Chato ser repetitivo, mas vou dizer novamente: nós, os torcedores, somos sim, merecedores. JV e diretoria, nem tanto. JV não pelo trabalho (é bom, mas tem muito a melhorar), mas pelas declarações infelizes...
Enfim, adiante.
Sabem aquela história de que somos todos do tamanho dos nossos sonhos, das nossas ambições e da capacidade mínima de fazer com que uns e outros se concretizem?
A partir de hoje, exatamente hoje, saberemos em que medida essas verdades se aplicam ao Botafogo. Refiro-me a dispensas e contratações, umas e outras mais do que urgentes.
Uma honrosa e necessária menção ao Sidão, ao Aírton e ao Carli, o nosso melhor jogador do ano. Se o Botafogo chegou, a duras penas, à Libertadores, deve muito a esses três.
Somente para não ficar no esquecimento, espero firmeza da diretoria no caso William Arão. Todos os recursos deverão ser utilizados. Sem moleza para aquela gente do lado de lá.
Espero também que a era dos discursos derrotistas seja enterrada de vez. Espero o fim do discursinho da meta dos malditos 46 pontos!
O BOTAFOGO TEM UMA HISTÓRIA COBERTA DE HONRAS! NÃO TEM DE SE CONFORMAR COM COISAS MENORES!
Profissionalismo ontem! Chega de amadorismo!
Férias do Botafogo, que durarão até o primeiro jogo do mata-morre da Libertadores. Estou fora do Estadualzinho.
Desejo aos amigos, em especial ao Rodrigo, um final de ano extraordinariamente bom e um ano novo melhor ainda, apesar das mazelas que assolam Pindorama.
Abraços.

Orlando Sabiá disse...

É parece que a ultima pitada de sorte veio. Além da dedicação da maioria dos jogadores. Coroou a bela arrancada no segundo turno. Vimos alguns demonstrarem extremo profissionalismo, Sidão fez história em sua breve passagem, boa sorte nessa nova jornada, e o Bruno Silva, em muitos jogos o mais desleixado, mas hoje, um leão.
Olá libertadores. O GIGANTE VOLTOU E VEIO PRA FICAR.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo.

Isso aí, Levi. Agora, mais do que nunca, veremos a ambição da diretoria para disputar a Libertadores. Um grande abraço e boas festas de final de ano.

Orlando, ufa...a sorte voltou no último suspiro! rs

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Sassá é um irresponsável, se eu fosse diretor de futebol do Botafogo ele nunca mais vestia a camisa do clube, vende logo essa baranga. Até agora não entendi porque partiu para cima do Ayrton.
Sobre o jogo: 1º tempo com domínio do Botafogo mas com algumas bobeirinhas depois do gol, aliás, um belo gol do BS. O 2º foi um sufoco, pois com um a menos o time ficou acuado mas resistiu bem. Uma pena o Sidão sair, foi muito bom. Outro que foi um monstro foi o Carli, por isso meu craque do jogo é o Carlidão.
Valeu pela LA 2017 e um honroso 5º lugar para um time que antes do campeonato começar era dado como um dos 4 rebaixados por alguns sabichões da incompetente da parcial imprensa esportiva tupiniquim.
Que a diretoria não se iluda e nem repita a lambança do nefasto em 2014: façam um time a altura do grande Botafogo para que não seja apenas figurante na LA. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, fecho contigo. Espero que vendam logo o Sassá por qualquer quilo de alfafa. É o que ele vale. Sobre o melhor em campo, concordo que o Carli foi tão incrível quanto o Sidão, mas hoje escolhi o goleiro porque mesmo já negociado, foi um gigante e nos garantiu a vitória.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O presidente CEP deve se posicionar oficialmente hoje em relação ao Sassá e o Aírton. Deve parabenizar o grupo e já esclarecer para a torcida quais medidas vai tomar em relação aos dois vagabundos (mais o Sassá) que quase arruinaram a bela campanha do time nesse CB. Tem que mostrar o pulso firme pois em time grande atitudes como essa devem ser punidas rigorosamente. Parabéns a todo o time e que o planejamento para a pré Libertadores comece imediatamente pois agora é pensar grande e mostrar a todos que o Botafogo é GIGANTE! Abs e SA Leonardo

Junior disse...

Sassá não pode ficar pro ano que vem... Já chamou outro companheiro de muito burro após errar uma jogada, reclamou publicamente do Pimpão e pra coroar arrumou problema com o Airton... Não é mais aquele jogador que brigava por todas as bolas em campo...
Na boa, todos merecemos... Não foi sorte nem acaso

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Leonardo.

Junior, independente dessa sem vergonhice dele hoje, o Sassá não deveria continuar no ano que vem porque é MUITO ruim!

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Só vou falar em relação ao Airton, acho que ele não teve culpa em nenhum dos dois cartões amarelos e a consequente expulsão, no primeiro, as duas pombas lesas que estavam na bola em vez de baterem logo deixaram para o Airton, ele chegou pra bater e o juiz foi logo dando amarelo, no segundo ele apenas revidou a agressão do Sassá, resumo o Airtom pagou o pato.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, eu acho que ele foi burro demais no primeiro cartão. No segundo eu alivio, porque eu também não deixaria neguinho vir lá da frente me peitar e botar banca. Ele só afastou o Sassá, que em minha opinião, foi o maior fdp desta tarde.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Sempre achei o Sassá um enganador, apesar de alguns gols salvadores. A diretoria alvinegra não deve pensar duas vezes, vende-o imediatamente. Antes que se arrependam do "bom" negócio que estão fazendo. Por mim não vestiria mais a camisa do Fogão. O momento é de comemoração, mas para a pré-Libertadores, o time tem que receber 3 ou 4 jogadores, excluindo-se os três que já foram acertados. Embora saibamos das limitações financeiras do clube.Finalizando, o que está acontecendo com Camilo, que terminou o campeonato muito mal? Saudações Botafoguenses!!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, concordo. Para mim, sempre teve muita vontade e pouco cérebro. Acéfalo que viveu um período atípico na sua carreira (considerando o futebol limitadíssimo que tem). Deve ser vendido na primeira boa proposta. Esperar milhões por ele é deixar de fazer ótimo negócio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, dar nota dois para o bucéfalo é atribuir um valor ao desgraçado, ainda que somente dois no intervalo de zero a dez na escala. Esse jumento merecia ser tocado do Botafogo a pontapés, com dois quilos de capim na trouxa (não merece alfafa!). Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, foi só para o caso de algum empresário ou clube de fora estar navegando e ver uma nota que não seja zero que mantenha a chance desse acéfalo sair logo de GS. rs
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Coisas do Botafogo:

1. Ganhou fora de casa;
2. Corinthians também perdeu;
3. De um jeito ou de outro nós entraríamos;
4. Tem dia que falta, tem dia que sobra;
5. Mesmo usando camisa cinza...

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Enéias.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Prezados Rodrigo e parceiros.
Conforme lhes havia dito, por várias vezes, a classificação estava garantida. O Grêmio não tinha a menor disposição de ganhar pra classificar o Corinthians. Nem com 9 contra 11 o Grêmio se disporia. Eu sou da aldeia e conheço. Disse-lhes q vinham reservas e treinador reserva. Bom, eu falei.
Saudações botafoguenses.
Paulo, de POA.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, não achei isso. Mesmo com reservas, vi o Grêmio buscando o resultado sem se importar com Corinthians ou qualquer outro clube.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Fala rapaziadaaa quanto tempo não comento aqui a correria ta grande. Mais hoje é um dia especial nosso glorioso esta de volta a liberta. Que felicidade e como é gostoso torce por esse time.

Sobre o jogo era de se esperar não é com Botafogo nunca é tão simples tudo tem que ser no sacrifício na emoção afinal essa é a graça de torce pelo Glorioso.

O lance é focar nas contratações pontuais no ano que vem, pois será um ano que temos que ganhar títulos chega de drama chega pensar pequeno temos que forcar em ganhar títulos.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, e não podem ser poucas contratações. E que não sejam apenas quantidade....precisamos de qualidade.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Glorioso retoma a melhoria acentuada iniciada em 2005 e, interrompida, temporariamente, pela intervenção do Nilton Santos. Ficamos num honroso quinto lugar, vamos faturar quase 4 milhões pela colocação. Belo trabalho da diretoria.
Foi um ano difícil. Começamos sem casa, com um time meia bomba.
A Arena Botafogo foi um grande acerto, assim como as contratações de Carli, Sidão, Camilo, Pimpão, Bruno Silva. Jogadores de personalidade que contribuíram muito para o time.
Sidão foi fundamental pois o Helton Leite não estava bem.

Libertadores estamos aí.

SAN

Lincoln.

Rodrigo Federman disse...

Lincoln, o Helton Leite não estava ou não é bom? Acho que devemos parabenizar sim, todos envolvidos. Mas não deixarmos de criticar e alertar os erros e o que pode ser melhorado.
Abs e SA!!!

Francelino Boueres disse...

Ufa! Valeu Fogão! Segundo turno excepcional!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Francelino.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Paulo, de POA, desculpe discordar mas a maneira que você escreve nos leva a crer que você desmerece a nossa vitória .
Ganhamos as quatro partidas contra os Gaúchos, derrotamos o Galo, Palmeiras , Corinthians, São Paulo, Furacão e mais meia dúzia de times.
Não creio que esses times tenham entregado seus jogos , assim como o Grêmio não o fez.
Entrou com reservas? Não foi o único, mas o BOTAFOGO VENCEU, não foi o Grêmio que perdeu, apenas.
Como já escrevi aqui, sou crítico à nossa diretoria mas a conquista foi com méritos.
Queremos muito mais . Queremos TÍTULOS!

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Celso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Papo furado. Se não fosse o Sidão o Bolaños tinha empatado ainda no primeiro tempo. E no segundo ainda teve gol anulado.

Kal disse...

Desculpem os amigos que o equipam ao Gatito, mas PUTA QUE PARIU QUE GOLEIRO O SIDÃO! É MUITO MAIS GOLEIRO QUE O GATITO. Gatito é um goleiro razoável, nível do Renan que está no Avaí. Mas Sidão é muito goleiro, garantiu mais uma vez os 3 pontos, não foram raras as vezes, até com pênalti, senão me engano pegou 2 em partidas que ganhamos por um gol de diferença. Fora as outras, teve uma acho que contra o Coritiba, que ele fez uma defesa sensacional a lá Jefferson nos melhores tempos, chegou a sentar na bola. Vai fazer falta, espero que não muita, e saiu por uma mixaria pros padrões do futebol.

Jallin Habei disse...

https://www.instagram.com/p/BN5DdLAjeL5/

Anônimo disse...

SIDÃO: 10,0
Em sua despedida do Botafogo, fechou o gol e garantiu a vaga na Libertadores! Uma pena sair...

Hugo disse...

Menções honrosas para Diogo Barbosa e Victor Luis. Muita disposição e entrega em seus possíveis último jogo. Honraram a camisa. Tiveram como mérito a determinação e a vontade. Não desistiram das jogadas, mesmo com a provável saída, não tiraram pé de dividida. Parabéns pelo profissionalismo de ambos.

Maria Cecília disse...

Até a maldição da camisa cinza acabou hoje

Anônimo disse...

ALECSANDRO e RAFAEL MARQUES - PALMEIRAS
ANDERSON, VITINHO E VALDIVIA - INTERNACIONAL
RENE, DIEGO SOUZA - SPORT
WILLIAN POTTKER, RHAYNER - PONTE PRETA
DIEGO TARDELLI, LUIS FABIANO - SEM CLUBE

Vinty Habbar disse...

– Sair assim do Botafogo até dói, pelo carinho que recebi dos torcedores. Mas pude fazer parte disso, sou muito grato ao clube. O São Paulo negociou diretamente com o Audax, fiquei sem opção – disse o arqueiro.

ESSA DECLARAÇÃO ME TROUXE A TONA UM ESTRANHO SUOR DOS OLHOS

Rui disse...

O Camilo tinha q ter deixado o Jair Ventura dar uns tapas no Sassá...

Anônimo disse...

Logo após a confusão, na área técnica, Jair Ventura bateu boca com Sassá e precisou ser contido por Camilo. Na saída para o intervalo, o treinador foi andando rápido para o vestiário e não quis falar com ninguém.
Durante o intervalo, o gerente Antônio Lopes foi visto na Arena do Grêmio muito nervoso ao telefone com o presidente Carlos Eduardo Pereira. Ele criticava duramente a postura dos brigões.

Rodrigo Federman disse...

Kal, acho que ele foi uma grata surpresa. Amanhã falarei mais sobre o Sidão.

Jallin, não tenho ig.

Anônimo 1, 10 é demais. Rs

Ok, Anônimo 2.

Vinty, post de amanhã será sobre ele.

Rui, seria ótimo.

Valeu, Anônimo 3.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Levi, hoje vou discordar, pois tirar do JV os méritos dessa conquista é injustiça. Como também do Lipes e da diretoria, passando pelo luder CEP. Sou dos que acham que o resultado diz tudo. Esse comando tirou o time da série B conquistando-a diretamente oara a 5a. colocação do CB. Pra mim isso é muita competencia, ainda mais com os salários em dia e com as dificuldades que já conhecemos. Patrocinio da CEF e situação fiscal controlada. Pra finaluzar acho que o Montillo estava apenas aguardando essa classificação para dar o "sim". E isso deve se repetir com outros jogadores que desejam uma expressão internacional. Parabéns Fogão!!! Acho que 2017 poderá ser ainda melhor, rumo ao título da Libertadores!!!! Temos que pensar GRANDE!

Anônimo disse...

Meu caro Celso Ricardo.
Você não entendeu o que eu escrevi.
Jamais desmereci qualquer vitória do Botafogo durante o campeonato. Ganhamos algumas boas, perdemos algumas impossíveis, perdemos fáceis, entregamos algumas. Enfim, fizemos o que muitos fizeram. Normal.
Eu só tranquilizei os que estavam nervosos antes do jogo com o Grêmio, por medo de perder a vaga.
Disse, e repito, porque moro na aldeia (Porto Alegre), que o Grêmio jamais faria um resultado que retirasse um Botafogo pra colocar um Corinthians. Só existe uma coisa que une a dupla Gre-Nal na face da terra: o ódio mortal ao Corinthians. Trata-se da única possibilidade de Grêmio ou Inter não ferrarem um ao outro, se aparecer a oportunidade: é se isto favorecer o Corinthians.
Acredite em mim, que resido aqui desde que nasci. Não é demérito nenhum ao Botafogo. É a realidade. Além disso, tem um outro componente. Os gremistas (falei com 5 ontem, na véspera do jogo, que são meus parceiros de tênis) pensam que, a par do ódio ao Corinthians, o Timão pode ser mais duro adversário numa LA do que o Fogão. Tem mais dinheiro, e influência, na opinião deles.
Se estivessem jogando contra o Atlético PR, fariam o mesmo. Contra o Galo, o mesmo. E assim por diante. Só iriam às ganhas houvessem perdido a CB.
Faço-te uma pergunta, que não precisa responder aqui. Classificados, ganharíamos do Atlético do Paraná para dar a última vaga ao Flamengo? Não estou opinando se isto é bom ou ruim. São fatos. Boa noite, amigo.
Saudações a todos.
Paulo, de POA.

Renan sp disse...

cara , que sufoco para conseguir essa vaga , quando o airton foi expulso me passou um filme na cabeça e pensei , agora F#%&* kkk.
mas que bom que deu tudo certo e terminamos na quinta colocação , realmente foi surpreendente a arancada do Botafogo esse ano , não poderia terminar melhor !!!

Sobre o Sassá , que nem volte para a pré temporada 2017 , a diretoria não pode perder tempo , primeira oportunidade temos que nos livrar-mos deste MOLEQUE !

o Airton também não pode passar em branco , alem de protagonizar um episódio ridículo ao lado do Sassá , levou um cartão amarelo de maneira estúpida tentando fazer cera no primeiro tempo , um absurdo . Ele tem que levar uma bela chamada, e ser multado pelo clube ( o mesmo vale para o Super Artilheiro ) , por ter colocado em total risco a classificação do Botafogo para a Libertadores.
em um clube serio , episódios como este não pode ser esquecido , espero uma atitude do CEP...

Rodrigo , quero deixar também meus parabéns para o Jair e ao elenco que se superou ao longo da temporada.
entre trancos e barrancos , a missão foi comprida rs.
só espero que não pensem por lá , que temos um timaço e que esse ano foi apenas flores...

um abraço

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu acho que o JV tem muitos méritos também, apesar de concordar com vários pontos abordados pelo Levi sobre o comportamento dele também (principalmente).

Ok, Paulo. Ainda assim, não vi o possível jogo mais de compadre por parte deles.

Renan, naquela expulsão eu confesso que temi bastante também.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, e pressão até o final.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hugo, também acho que não houve corpo mole de ninguém. Respeitaram o Botafogo.

Verdade, Maria.

Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Vamos lutar para ser campeao liberta sou eu que vou ooo, vamos lutar ser campeao libertadores ser campeao ao... golaço do antes contestado bruno silva.

Rodrigo Federman disse...

Calma, Fábio. Calma.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Que venha montillo e outros bons jogadores que se ofereceram para jogar a liberta, que mancada do sassa e do airton quase que eles complicam o que estava facil.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio. Prefiro que haja, primeiramente, um planejamento de verdade.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mérito sempre há; reconhecê-lo é fazer justiça como os envolvidos no processo.
O que vou sempre criticar é o fato do BOTAFOGO, por vezes, parecer não estar preparado para uma boa oportunidade surgida; como no caso do discurso empregado pelo Jair, que o objetivo era fugir do rebaixamento e que não havia prometido Libertadores.
Uma coisa é o seu objetivo antes de iniciar a competição e o nosso de fato era fugir da degola, outro é adaptá-lo de acordo com a evolução do campeonato; se os adversários teoricamente melhores não crescerem na competição e houver chances de título, por exemplo, é obrigatório trabalhar para materializá-lo.
Uma outra coisa que não aceito é, como fez o CEP, aumentar o valor do "bicho" para vencer um adversário, pois o BOTAFOGO não pode comemorar apenas vitórias em jogos e sim conquistas de campeonatos. Não se deve dar maior importância a outro clube além da original.
Agora é comemorar a classificação merecida e não permitir que a mesma mascare os erros cometidos. Somente assim subiremos de patamar constantemente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Márcio. Além de não vir com discurso de que internamente sempre foi dito que o objetivo era a Libertadores. Terminou o campeonato, parabéns a todos...mas não nos tratem como bobos, né?
Abs e SA!!!

alex disse...

Chegamos além das nossas perspectivas e temos que agradecer a competência do Jair (apesar de ter falhado em algumas escalações).
Para 2017 somente o Carli como titular garantido, o restante podem compor elenco e outros mandarem embora já.....

Rodrigo Federman disse...

Alex, ainda acho que além do Carli, o Airton (se melhorar fisicamente) também deve ser titular. De resto, uns 4 que podem brigar e os demais, precisamos reforçar.
Abs e SA!!!

Dedê Raposão disse...

Mas o Jair tava certo. Quando ele assumiu o Botafogo, ainda não havia G6. O objetivo era escapar do rebaixamento e, por milagre, os times que terminaram acima do Botafogo estavam atrás do título e os outros abaixo se embolaram tanto que abriram uma brecha enorme pra gente. Tem que coisas que só acontecem ao Botafogo. Essa vaga surgiu de surpresa e nenhum torcedor fervoroso acreditava em vaga na Libertadores quando o campeonato começou. Todo mundo tava com sua calculadora na mão pensando nos 45 pontos. Agora é lotar o Caldeirão na Pré-libertadores e fazer valer o peso da camisa pq os times que vão disputar essa fase de playoff não são tão assustadores.

Rodrigo Federman disse...

Dejair, mas a partir do momento que abriu a vaga e nos posicionamos na briga, manteve.
Abs e SA!!!

Yasser Almeida disse...

Sul-Americana: Cruzeiro, Corinthians e São Paulo
Libertadores: CAP, CAM, Botafogo.

Desculpe as marias, os curicas e os bambis, mas nossa história é maior, e não foi necessário tanta grana para chegar onde chegamos. Disciplina e garra. Esse é o Botafogo que eu conheço!

Rodrigo Federman disse...

Morada, sim, mas não podemos esquecer que essa bem-vinda Libertadores também só foi conquistada por causa da mudança de regra de última hora nos classificados para a Libertadores.
Abs e SA!!!