15/01/17

Dois Emersons, uma vaga





Os primeiros dias de trabalho do Botafogo em 2017 indicam possível mudança tática.

Com o novo elenco à disposição, o técnico Jair Ventura montou o time titular atuando no 451, ao invés do 4312 da temporada passada.

Nos dois treinos realizados, o time titular sofreu apenas uma mudança de um dia para o outro: A troca dos dois Emersons na zaga.

No primeiro dia, o escolhido foi o jovem egresso da base e que formou a dupla com o Carli em 2016. Já no último treino, a substituição pelo xará mais experiente. De resto, os demais atletas foram: Gatito Fernández, Jonas, Carli e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, João Paulo, Camilo e Montillo; Roger.

Eu sinceramente torço pela manutenção o Emerson Santos. Considero-o melhor companheiro para o xerife argentino. 

E os amigos?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

46 comentários:

Marcio disse...

Analisando o que foi apresentado até dezembro de 2016, o Émerson Santos (base) mostrou-se mais eficiente.
Como não acompanho os treinamentos, obviamente não sei como os dois Émersons retornaram e como estão se comportando nos treinamentos. Nesse situação, o que me preocupa é a possibilidade de efetivarem o Émerson Silva (veterano) simplesmente pelo fato de ter mais rodagem.
Só nos resta aguardar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, e é o que estou achando que será usado como "desculpa" para Libertadores.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pra mim nenhum dos dois, ambos fiaeram lambança ano passado, mas pensando no Carli me parece, me parece, que ele se dá melhor com o Emerson velho.

Marcio disse...

Rodrigo, reconheço a importância do BOTAFOGO fazer uma grande participação na Libertadores; só que 2017 não será feito apenas de Libertadores.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Penso o contrário, Anônimo.

Concordo, Márcio.

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Não vejo muita diferença. Gosto dos dois. Pela experiência deixaria o mais velho.

Rodrigo Federman disse...

Eu vejo diferença, Enéias. E ao invés de experiência, prefiro aquele que tem mais velocidade e técnica...o mais novo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Boa tarde Rodrigo. Se não fosse por ser a Libertadores eu iria com o Emerson novo, mas como essa é uma competição que exige experiência para ser jogada, devido a catimba dos adversários, arbitragem tendenciosa, torcidas rivais em peso, etc., eu prefiro o Emerson mais velho tb.
Sds alvinegras
Mário.

Silva disse...

Nenhum dos dois tem estofo para ser titular do Botafogo.Além de xarás até nos defeitos se parecem.Só não comprometem protegidos pelo sistema com 3 volantes.Principalmente nos jogos fora não podemos pensar em outro esquema tático.Será um erro no planejamento para a Libertadores não ter buscado no mercado um zagueiro canhoto de bom nível para compor com o Carli.Espero que não nos custe caro.
A ter que escolher entre os dois ainda fico com o Emerson velho.

Rodrigo Federman disse...

Mário, mas nem sempre idade significa experiência no futebol. Quantas Libertadores o Emerson Silva disputou a mais? Eu respeito, mas acho isso uma bobagem.

Silva, valeu. Eu não. Iria com o mais jovem.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

O Botafogo talvez viva a melhor fase do time do juniores dos últimos 30 anos. Com essa escalação dos treinos do início de temporada, não temos NENHUM jogador no time titular formado pela base. Os dois que tinham do ano passado, foram barrados. Acho curioso o fato de se colocar um zagueiro "velho" do mesmo nível do novo, sendo que este novo é patrimônio do clube, tem mais chances de evoluir tecnicamente, além de poder gerar receitas para o clube no futuro.

Sergio Di Sabbato disse...

Prefiro o Emerson da base, e acho que a tendência é ele crescer, principalmente porque o Carli sabe orientar bem. Quanto a fazer lambanças, não conheço nenhum jogador que nunca tenha feito algumas, até gênios com Garrincha, Pelé, Nílton Santos, etc, fizeram. Imagine os pobres mortais. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Bem por aí, Wilson.

Perfeito, Sérgio.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Equivalem-se mas o Santos tem mais velocidade e o Silva mais experiência e acho que é mais alto (?!?). Na Libertadores prefiro o Silva, mas repito: se equivalem.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, acho o Santos superior.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sem desrespeitar as opiniões diferentes da minha, não entendo esse medo que existe no futebol de colocar um jogador jovem para jogar determinadas competições.
O R. Gomes dizia ser mais fácil um zagueiro jovem jogar do que um atacante jovem... Quer dizer que é mais fácil o zagueiro jovem marcar o Messi ou o CR7 do que o atacante ser marcado pelo Baresi?
Em um exemplo exagerado, um cara com 19/20 anos pode ser um policial militar, colocar a sua própria vida e a de terceiros em risco e não pode jogar futebol.
Deixo claro que não defendo jogar as pessoas às feras, pois boas condições para um iniciante devem ser oferecidas, mas o futebol tem muita frescura em relação a colocar jogador jovem em campo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, se é assim também, melhor deixarmos o Renan Fonseca para reserva imediato. É mais experiente que o Emerson. Heheh. Brincadeira à parte, concordo inteiramente contigo.
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

Rodrigo, eu não levo em consideração a questão do Santos ser inexperiente para jogar uma libertadores... Será possível que ninguém irá explicar para ele a questão dá Catimba, do jogo pegado ?!
Só lembrando, que o Dória também disputou a Libertadores, acho que sendo até mais novo ...
Acho o Santos Ligeiramente melhor que o Silva , portanto optaria por ele .

Mas se fosse pela minha vontade eu buscaria um zagueiro melhor que Santos e Silva , para formar com o Carli...

Um abraço

Ricardo Rocha disse...

Tanto faz um ou outro . Quem não pode jogar , em quaisquer circunstâncias, é Renan Fonseca.

Ricardo Rocha disse...

Renan Fonseca entra no terceiro ano fazendo parte do elenco do Botafogo .
Sem duvida alguma , é o pior zagueiro nos últimos 40 anos a fazer parte tanto tempo do elenco .

Rodrigo Federman disse...

Renan, eu confesso que gosto da dupla Carli e Emerson Santos. Até por não haver tantos zagueiros melhores por aí.

Sim, Celso. Rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,para mim tanto faz,não vejo diferenças gritantes entre eles,quem tem que avaliar o melhor para o time é o JV durante os treinos.Fico surpreso é quando falam em contratar um zagueiro para jogar com o CARLI,como se houvesse bons zagueiros disponíveis no mercado.
Pelo que tenho visto por aí,junte os dois EMERSONS,o CARLI e aponte,sem achismos ou simpatias,quem no país tem zaga tão melhor do que essa.É claro que é a conta do chá,pois não podemos contar com o RF. Entretanto,em caso de extrema necessidade,o MARCELO pode quebrar o galho.
Para encerrar,esse papo de que tem que ser cascudo para jogar LA para mim é tudo conversa fiada.Há anos que assisto a vários jogos da LA e,como os times são equilibrados,o que vale é a vontade e para ser bem grosso,"cagar sangue em campo".JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu vejo uma diferença pequena entre eles. Acho o jovem melhor.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caros,
Sem dúvida, prefiro e torço pelo Emerson Santos. Pra mim ele só perde para o Silva nas bolas altas, pois as vezes falha no posicionamento, mas ai o Carli domina. O Santos tem grande potencial. Tem mais velocidade, é difícil ser driblado, passa bem, chuta muito.
Sds botafoguenses,
Valmir Marciano

Anônimo disse...

Acho que o problema não está entre o Santos ou o Silva e sim no substituto do Carli que aparentemente vai ser o horroroso Renan Fonseca. Entre os dois Emersons a parada é bem igual na real, o Santos tem um certa marra e já entregou alguns jogos ano passado, não vamos esquecer disso. Agora o Carli é um cara que toma muitos cartões e pode nos desfalcar bastante durante o ano e aguentar aquele caneleiro do Fonseca vai ser dose. Abs e SA Leonardo

Anônimo disse...

O time da copinha ontem contra o Mirasol parecia o time do Ricardo Gomes. Uma preguiça, arrogancia, bolinha pra tras, pros lados, sem o minimo de inspiração. Só mesmo com ajuda do juizinho passamos para as quartas.

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo, Valmir.

Exato, Leonardo. O problema maior é quando o Carli não puder jogar.

Possa crer, Anônimo.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Infelizmente, tirando o Carli, nenhum outro zagueiro passa segurança. No brasileirão 2016, o Emerson velho mostrou-se mais seguro, principalmente nas jogadas aéreas...É zagueiro de chegar mais no corpo, tipo chega junto e sempre bate, está é mais uma característica para se levar em consideração em libertadores, além de ser forte no jogo aéreo. O Emerson da base ainda está em formação, fez boas partidas no brasileiro também e dele se projeta crescimento, mas tem que ter cuidado para não queimá-lo numa competição de mais pegada. A meu ver, teríamos que ter outro zagueiro do nível do Carli e não temos. O RFonseca não tem jeito em qualquer competição. Abs e SAN!

Ricardo Rocha disse...

Botafogo Sub20 campeão Carioca e Brasileiro em 2016 e vice da Copa Ipiranga.
Não há o que contestar . Ou será que o "juizinho" também "apitou esses jogos ?
Quem tem a mão constante dos "juizinhos" são o Clube da série "C" e o da ave que come carniça.

Rodrigo Federman disse...

Marcos, justamente por estar em formação, acho que deveríamos ter paciência. Potencial ele tem.

Possa crer, Celso.

Abs e SA!!!

higor disse...

O Emerson Santos entregou, pelo que me lembro, uns 5 gols de bandeja pro adversário na temporada passada. Não confio no garoto, eu ia com o Silva.

Mas o que me preocupa mesmo é o Botafogo disputar uma LA com Renan Fonseca como opção pra reserva.

Rodrigo Federman disse...

Higor, mas todo gol alguém falha. Acho que considerando que o Silva também não é nada confiável, melhor seria se continuassem preparando o Santos para amadurecer mais rápido ao lado do Carli.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Nem tanto. Já tivemos nos últimos 40 anos Márcio Teodoro, Dankler, Matheus Menezes, etc

Rodrigo Federman disse...

Mesmo nível desses, Anônimo.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Só mais o Emerson Santos mas ele não sabe marcar pelo alto mas por baixo e um leão, já o Emerson Silva marca por cima melhor so não é tão eficiente por baixo por estar velho como dizem a cima não vejo necessidade de outro zagueiro temos ainda o Igor Rabello para o lugar do Carli se machucar,tchau Fonseca.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Prefiro o Emerson Silva o mais velho o outro acabou o campeonato muito mal o Santos.

Rodrigo Federman disse...

Eu prefiro o outro, Anônimo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esse Emerson Santos está jogando em uma posição muito ruim que é zagueiro baixinho não suporto, acredito como lateral ou volante tende a evoluir.

Rodrigo Federman disse...

Não acho ele ruim na zaga, Anônimo.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Do lado do Carli só mais o Emerson Santos, do Igor Rabello só mais o Emerson Silva e ainda tem o Marcelo para ser o curinga da zaga. Tipo vai ter uma hora que o Carli estará suspenso então colocaria o Igor do lado o Silva se precisar durante o jogo teria o Marcelo nunca mais Fonseca.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Acabo de ler uma matéria falando que o Emerson Santos está perdendo espaço nos treinamentos devido ao impasse na renovação de contrato dele com o clube.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Wilson. Também vi isso. Não concordo que problemas extra-campo influenciem nas escolhas do time.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Sim Rodrigo, mas se o extra campo influenciam no desempenho - e acho que isso está acontecendo - tem que tirar o cara. Concordo com o JOTA mais uma vez. Se equivalem e, fora o Carli, não tem nada no mercado que seja intetessante. No mais concordo tbm com a maioria: o problema é substituir o Carli. RF não dá!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu não consigo achar que tenham identificado que está influenciando no desempenho. Isso porque o grupo acabou de se reapresentar e só agora começam os primeiros trabalhos com bola, depois da bateria de exames clínicos. Não concordo com a decisão tomada por enquanto.
Abs e SA!!!