18/01/17

Liberdade ofensiva





Apesar do futebol ser um esporte coletivo e de todos jogadores precisarem fazer as funções defensivas e ofensivas, eu ainda acho que o craque - aquele que desequilibra - deve ficar solto, ter liberdade em campo.

E pelas palavras do técnico Jair Ventura, o Montillo deverá ser esse cara no Botafogo em 2017:

"- Conversei com outros técnicos e amigos, tive longa conversa com Cuca, que trabalhou com ele no Cruzeiro e levou para China. Falou como usou, bateu muito do que eu pensava. Será próximo da área, com grande poder de finalização. Deixar o cara do improviso e finalização longe da área você perde bastante".

É bem por aí mesmo. Tomara que o argentino possa flutuar pelo setor de ataque, tanto pelo centro como nos lados. É dele que esperamos  as jogadas diferentes. Para isso, não digo que o Montillo deve correr menos ou ter menos responsabilidades quando o adversário tiver posse de bola, mas eu penso que os companheiros precisarão fazer mais o "serviço sujo" para que ele se preocupe principalmente na criação e conclusão.

Se o Jair também estiver pensando parecido - e para dar essa "liberdade" ao Montillo -, acredito que o esquema tático na temporada será diferente do utilizado no ano passado. Ou seja, o 4231 no lugar do 4312.

Vamos torcer para que dê liga!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

70 comentários:

Fábio Lucas disse...

Torço também para trazer um reserva Montillo já se machucava na época do cruzeiro imagina agora que tá velho precisa ainda do reserva nem que seja fellype gabriel ou carlinhos lateral esquerdo de saída do SP ventilador para substituir o victor luis.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, reserva já temos o Leandrinho, João Paulo... Chega de ficar contratando jogadores que não seja melhores que os reservas atuais.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Rodrigo, Leandrinho substituir Montillo tamos a pe mesmo né, João Paulo pelo visto jogará do lado do Montillo não tem como substituir se irá jogar ao lado insisto que precisamos,nem que seja o atacante veloz que nem o jair pediu... encima e ventilado e não ventilador.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Perfeito. Nenhum time deve contratar alguém pra ser reserva. A esperança está nos jogadores que temos ai. Um ou outro pode chegar. Mas os principais já estão ai. Temos que torcer por estes. Esse é o nosso ano. Vamos pra cima

Rodrigo Federman disse...

Exato, Anônimo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E ao próprio Montillo nada foi perguntado?
Brincadeiras à parte, eu também acho que o argentino, pelo que conhecemos, deve atuar com total liberdade de ação e principalmente da intermediária adversária para dentro da área. Entretanto, preservando a citada liberdade, o Montillo de 2017 não será o de 8, 9 anos atrás; assim, que o Jair encontre a melhor forma de jogo para maximizar as virtude da nossa maior contratação.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Márcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Estou preocupado neste momento com a nossa zaga , que está treinando com Emerson Silva e Renan Fonseca , já que o Carli machucou ! O que eu mais tenho medo é de acontecer essa situação ao longo do ano ! Carli sempre se machuca ou está suspenso ! O único zagueiro que passa confiança! Precisamos contratar um zagueiro pra ser titular ! Confiar em RF é dose !
SAN
Neto

Rodrigo Federman disse...

Neto, abordarei esse tema - de uma outra forma - no post de amanhã. Já está escrito e auto-programada.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Yuri do atl-mg seria muito melhor que o Guilherme do grêmio mas fazer o que ficamos com uma mão na frente outra atrás nisso aí.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, melhor seria nenhum dos dois.
Abs e SA!!!

Orlando Sabiá disse...

O "problema" não é o Montillo, ele é craque, tem que ficar solto mesmo. Meu pensamento é em relação ao Camilo, ano passado no segundo turno ele jogou quase como um atacante, enquanto neilton e pimpão caiam pelos lados, ali Camilo foi sacrificado e caiu bruscamente de rendimento. Lembro que as melhores apresentações dele foi pelo lado esquerdo.
Estou ansioso para ver o posicionamento dos jogadores e suas movimentações.

Ps: João Paulo vem se destacando nos treinos.

Marcio disse...

E o problema do Carli é uma contratura, ocasionada, segundo o CLUBE, por desequilíbrio muscular.
Parece que dificilmente irá participar do amistoso no domingo próximo.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/01/carli-tem-contratura-muscular-e-dificilmente-joga-amistoso-domingo.html

Não podemos ir para esse confronto frente ao Colo-Colo com Renan Fonseca na zaga.

SA!!!

Unknown disse...

Bem Rodrigo como ainda não temos aquele atacante driblador, eu iria no 4321 e poderiam montar um esquema, como fizeram com o Seedorf.

Rodrigo Federman disse...

Orlando, eu aposto mais agora no Camilo como coadjuvante, que aliás é o papel que ele pode desempenhar bem, considerando o seu futebol.

Márcio, amanhã falo um pouco sobre zaga.

Ivo, a diferença é justamente essa: Seedorf. Hehehe

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Rildo também seria melhor que Guilherme aliás qualquer um ou quase qualquer um, bom tem muito botafoguense pensando assim que Montillo tem mesmo futebol do seedorf vou falar podem cair feio do cavalo se pensar assim temos que esperar pra ver enquanto isso minimizar os erros e não contratar guilhermes e gilsons.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fabio.
Abs e SA!!!

Silva disse...

Rodrigo,observo que vc tem uma prevenção contra o João Paulo.Afirmo que vc vai "quebrar a cara"(no sentido favorável é claro,hehe).Esse rapaz vai ser um do destaques do Botafogo na temporada.
O time tem que ser esse no meio,Airton,B Silva,João Paulo,Camilo,Montillo com liberdade total no ataque,e Canalles ou Roger na frente.Pimpão e Sassá para colocar velocidade no segundo tempo.SAN

Sergio Di Sabbato disse...

Concordo que o Montillo pela qualidade que tem, precisa ter mais liberdade dentro de campo, afinal, é sem dúvida o melhor jogador de linha que o Botafogo tem no momento. Não que não precise ajudar na marcação, mas essa não deve ser a sua principal preocupação. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Silva, não tenho nada. Inclusive, opinião formada. Apenas falei que o que vi dele no Santa Cruz não chamou a minha atenção. O que não quer dizer que eu torça para que seja uma surpresa. Apenas por enquanto não passa de uma aposta.

Exatamente isso, Sérgio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

João Paulo tem sido titular nos treinos, no lugar do Lindoso, e mantendo o esquema 4321 do ano passado.

Anônimo disse...

Eu não entendo nada

Anônimo disse...

Eu penso que existe muita falcatrua. Seria mais coerente valorizar os jogadores da base.Jogador todos são e depende se o treinador confia no seu próprio trabalho.

Rodrigo Federman disse...

Pode ser, Anônimo 1...

Ok, Anônimo 2.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, eu via o time do ano passado jogando mais no 4312.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Variava no 4321 e 4312, o Neílton cumpria bem essa função tática.
Mas o que eu quis enfatizar é que o esquema com Montillo não é diferente, ao menos do meio pra trás. Continuamos jogando com 3 volantes, João Paulo tem jogado de volante, apesar de tbm fazer outras funções, num 43 e não 42

Unknown disse...

O time ano passado jogou no 4312 Rodrigo e não no 4321.

Anônimo disse...

Creio ser um bom esquema, ainda mais com a saída do Lindoso, inclusive podemos mudar taticamente sem fazer substituição

Unknown disse...

Desculpa Rodrigo, acho que tô precisando de um óculos, agora que vi direito seu comentário.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Ivo. Jogamos no 4312 no ano passado.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo 1, ok. Respeito, mas para mim não variava. Enfim, apenas jeito de ver o jogo. Sem o certo e errado.

Anônimo 2, qualquer esquema sem RL é bom.

Abs e SA!!!

Rui disse...

Concordo com o anonimo, continuamos com 3 volantes

Rodrigo Federman disse...

Ok, Rui. Bom, dizem que o JP joga de volante e apoiador. Acho que só saberemos como o time está treinando no domingo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só espero que jogando com três volantes, não inventem do Montillo ter que marcar, por exemplo, o lateral adversário.
Depois que tivemos o Bill sendo exaltado por marcar os zagueiros adversários e não por fazer gols e, em muito times, os jogadores que jogam pelos flancos apenas preocupados em marcar e não em serem marcados, eu fico meio preocupado.
Vi uma entrevista do Pimpão onde ele explicou que os gols perdidos contra o flamengo, ocorreram porque lhe faltou fôlego, ou seja, o cara corre tanto para trás que na hora que precisa definir, está cansado.
Não quero dizer com isso que o atacante não possa colaborar um pouco com a marcação e sim que ele deve preocupar muito mais os seus marcadores do que se preocupar com estes.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, é isso que me preocupa um pouco: Que façam o Montillo se preocupar primeiro em ajudar na marcação ao invés de agredir os adversários.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O BOTAFOGO está empatando com o Batatais, onde a equipe paulista está esperando por uma bola vadia ou os pênaltis.
Penso que o BOTAFOGO pode ser mais incisivo, pois passa a sensação que acredita naquele papo que o gols vai sair naturalmente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Márcio.
Abs e SA!!!

Rui disse...

Ele disse que está de volante.

Rodrigo Federman disse...

Beleza, Rui. Eu vou reparar com calma no domingo para ver, de fato, como ele jogará também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vamos para os pênaltis.
O BOTAFOGO ficou com a bola, tocou bem e tudo o mais, mas faltou ser mais objetivo no ataque.
SA!!!

Marcio disse...

O BOTAFOGO está fora da Copa SP de Jr.
O goleiro do BOTAFOGO, que já critiquei em comentários anteriores, foi bem e fez três defesas em cobranças do adversário e os nossos cobradores não tiveram competência.
Aliás, exceto pelo Lindenberg, que fez uma cobrança forte, os outros foram meio displicentes em suas cobranças.
Não me preocupo com títulos na base, embora seja bom conquistá-los, mas determinados defeitos precisam ser corrigidos, já que o objetivo é fornecer jogadores para o Time principal.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, minha impressão desse time ao longo de toda a campanha: Até tem certa técnica e alguns bons jogadores, mas é uma meninada indolente e chupa sangue (salvas algumas exceções).
Abs e SA!!!

Jonas disse...

Fala Rođrigo; aproveitando o gancho...

É por isso que um goleador fica milionário. Arte de estufar a rede não para qualquer um.

O Bota dominou o jogo todo, teve chance, nada, e com lance bisonho de contra-atacar com três contra um e colocar a bola na mão do goleiro, como um passe.

Ótimo toque de bola, mas sem objetividade; indolência, como você falou.

Ô sina.

Abraço e SA.

Marcio disse...

É por aí mesmo, Rodrigo. Acrescentaria até uma boa dose de arrogância.
SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo e Márcio, esse time sub 20 joga sempre igual, de maneira displicente, não sabem chutar pro gol,as substituições do treinador são as mesmas, Lima e Íon fracos e não mudam o jogo, enfim um time sem sangue, sem garra alguma. Pra se tornarem vencedores terão que mudar de atitude, a começar pelo treinador.

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Clovis.

Concordo com o acréscimo, Márcio.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Yolanda, e completo que o treinador também é bem limitado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, ainda falando do sub 20, dos jogos que assisti, o jogador que achei que teve melhor atuação foi o Wenderson; destaco também o Jordan, Amilcar e o Lindenberg.
Um jogador que não tinha visto atuar em competições de base pelo BOTAFOGO e merece ser bem observado é o lateral direito Fernando.
Entre o Diego, Marcinho e o Fernando, este último, enquanto na base, me pareceu mais consistente na posição.
Claro que a minha análise é muito restrita porque não vejo uma quantidade grande de jogos.
SA!!!

Anônimo disse...

Amigos, só lembrando qué esses garotos são praticamente o time reserva do ano passado. Subiram vários pro time principal

Marcio disse...

Rodrigo, pesquisei para saber de onde veio o técnico Felipe Lucena e descobri que foi auxiliar técnico (profissionais) na Portuguesa de Desportos.
Também achei que ele poderia ter participado melhor do jogo através das substituições feitas.
SA!!!

Fábio Lucas disse...

E o almicar?,e o Igor cassio?,e o Kanu?,e o wenderson?,e o Jordan?,e o Fernando?

Por isso e que digo jovens e 50% de dar certo com 50% de dar errado não podemos esperar mais que isso deles no primeiro ano de profissional, sabe o que separa o Jordan de ser um alex do coritiba-besiktas de um Gege-Octavio simples modo ou modelo de treino muitos vão treina,vão para casa,e curti esse é o futuro Gege. Já o Alex fica ali treina, treina e treina no treinamento sempre inovando.

Unknown disse...

Concordo Rodrigo. Muito limitado.

PAULO FERNANDO disse...

Mudando um pouco o rumo, hoje vi no Botafogo Oficial um comentário do Pimpão que me fez pensar: o time do Colo Colo está no meio da temporada o que lhes concede melhor preparo físico. Se é real, vale uma atenção especial a esse fato. Ai mesmo tempo, se o Pimpão comentou é porque o assunto já circula pelos jogadores e comissão técnica. Bom saber que estão ligados!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Yolanda.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, também achei esses os destaques. Pena que alguns deles já são mascarados desde jovens.

Anônimo, o que não justifica tamanha indolência.

Fábio, todos são assim: Riscos. Inclusive apostas não jovens.

Paulo, achei discurso vazio. Sério. Duvido que eles estejam tão interados sobre o Colo Colo assim.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Também não gostava desse técnico da copinha, Bahia querendo contratar Robson Fernandes e o Vitória querendo Carlos sendo que já tem Paulinho e o outro Edgar junio então o que me leva a concluir que terão melhores atacantes de velocidade do que o botafogo na libertadores qualquer um e melhor que Guilherme.

Enéias Teles Borges disse...

Sim, eu também entendi assim: 4x2x3x1. Caso consiga um jogador de velocidade, quero ver como vai ser.

Unknown disse...

Nosso time nunca foi bem nessa copa, mas analisando por outro lado, tem uma boa safra, que pra mim vai dar caldo, claro precisa de uns ajustes aqui e ali, mas é uma safra boa.

Sergio Di Sabbato disse...

O anônimo já escreveu, mas não custa lembrar que esse time não é o mesmo que foi campeão brasileiro sub 20, é um time que está começando a ser montado e muitos vieram do sub 17. Acho melhor termos um pouco de calma, pois assim como um craque no sub 17 ou sub 20 pode subir e ser uma decepção, o contrário também acontece.
Dois exemplos do próprio Botafogo:
1 - Tiquinho. Nos juvenis (antigo sub 20) era o novo Pelé, foi tri campeão mundial com o a seleção em 1973 em Toulon e considerado o melhor jogador da competição. Só para lembrar, a seleção era o time de juvenis do Botafogo. Quem se lembra do Tiquinho "craque"?
2 - Zequinha, trocado pelo Zélio, por proposta dos próprios mulambos, simplesmente sumiu, enquanto o inexpressivo Zequinha dos juvenis se tornou um dos melhores atacantes brasileiros na época.
Pouco me importa o framengo, mas alguns craques no sub 20 deles que sumiram: Nélio (seria o novo Zico), Rafinha (valorizado depois de um único gol contra o Vasco), e tem muitos outros, e isso em vários clubes. Eu pergunto: quantos craques foram revelados de times campeões na copa S. Paulo? Lulinha!!!! Ainda bem que o futebol é bem dinâmico e imprevisível, pois o que em algum jogador sub pode ser craque, quando sobe pode virar baranga. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio.

Possa crer, Enéias.

Ivo, desde que eles sejam sacudidos, pois já são bem mascarados.

Sérgio, sim, mas o que não não faltou foi técnica. Foi certa indolência mesmo. Isso que estou querendo deixar claro do que vi nesse time.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

MÁRCIO,sobre o Sub 20,assisti a N jogos dos garotos e concordo com quase todas as suas observações,só discordo do LINDEMBERG e com criticas anteriores que o amigo fez ao goleiro.
O que o RODRIGO chama de máscara de alguns eu entendo e é próprio da idade e do deslumbramento,é o caso do LINDENBERG. Eu não esqueço que fui jovem e nessa idade,bastou aparecer bem na fita para o cara se achar o dono do mundo.Isso acontece com a maioria das pessoas.A vida vai ensinando,umas porradas daqui outra dali e depois dos quarenta quem aprendeu,sossega o periquito,rsrsr.
Acho que o WENDERSON tem que ser MB observado,pois parece saber jogar e tem muita visão do jogo,se coloca e desloca bem.Quanto ao FERNANDO,a meu ver joga mais do que o o DIOGO e o MARCINHO,que são apenas regulares.
O goleiro merece uma observação especial.De todos do clube,inclusive o JEFFERSON,é o que sai melhor do gol para socar a bola e afastá-la da área,além de jogar bem com os pés.Ontem,deve ter sido orientado a não sair antes para um lado ou outro nas penalidades e conseguiu defender alguns.Agora,insistir com KANU para bater é dar mole para o azar,rsrsrsrs.
Veja como é o futebol,os elogiados por nós perderam as penalidades.Como alguém disse aqui,o objetivo é formar jogadores e competir bem,sem dar vexames,e este ano foi uma grata surpresa.
Encerro confirmando o que eu sempre digo:para contratar qualquer desses oferecimentos de empresários,prefiro arriscar com a prata da casa.Sempre desconfio dessa enxurrada de jogadores que retornam ao Brasil para jogar por estarem com saudades e,blá,blá,blá.Concordo com o PC CAJU,com raras exceções só voltam quando ninguém mais quer,pois bom mesmo é muita grana no bolso.JOTA.

Anônimo disse...

SÉRGIO,permita-me anexar o seu texto ao meu comentário,pois coincide coma minha tese de que futebol não é matemática.Um abraço.JOTA.

Marcio disse...

Creio que ocorre uma certa confusão sobre as críticas feitas ao sub 20.
As críticas, pelo menos as minhas, não são em relação a falta de técnica, pois citei favoravelmente os jogadores Wenderson, Amilcar, Jordan, Fernando e Lindenberg, e sim a falta de uma maior contundência na definição das jogadas e uma certa arrogância; ou seja, um "salto alto".
Só não sei, pelo que pouco que vi, se esse técnico tem a capacidade de corrigir as coisas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu queria que fosse apenas inexperiência. Mas não consigo deixar de considerar que alguns ali já são mascarados mesmo. E isso sem terem sequer subido para os profissionais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jota, como escrevi, as minhas observações são feitas em poucos jogos vistos e não descarto a possibilidade de ter visto o goleiro Diego em seus "piores" jogos.
Ainda bem que não tenho problema algum em elogiar, como fiz, e lembrando que o critiquei em outros comentários.
Estou contigo, Jota, na avaliação do Fernando.
SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

O Fernando joga mais que o Marcinho e Diego. Na minha opinião ele foi, junto com o Wenderson e o Amilcar, os melhores do time.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Márcio.

Paulo, o rapaz realmente é bom.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Então brevemente leremos:
Jair Ventura improvisa zagueiro na lateral direita.

Alguém pergunta:
Por onde anda o Marcinho?

Outro responde:
Marcinho está desmotivado e perdeu espaço para o Fernando, que está pedindo passagem.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Márcio, não duvidemos. Rs
Abs e SA!!!