29/01/17

Tudo planejado (?)




Análise do técnico Jair Ventura sobre o empate contra o Nova Iguaçu, o consequente início ruim no campeonato carioca e a estreia na Libertadores:

"- Temos um planejamento desde o ano passado, quando conseguimos a classificação. Tivemos um resultado ruim na estreia em virtude da parte física. Não poderíamos mudar o planejamento. Claro que queríamos ganhar, mas mudamos o time todo para dar oportunidade para todos. Sete garotos da base. Começamos muito bem no primeiro tempo, ritmo intenso. Mas pagamos o peso da questão física como no primeiro jogo. De maneira gradativa vamos evoluir. Fizemos o que era programado, consegui ver todos os jogadores. Agora tenho uma relação de 25 jogadores para entregar na segunda. E com o jogo consegui ver as coisas de maneira mais clara e evidente".

Ótimo planejamento, né?  

Três jogos (um amistoso e dois oficiais) para preparar o time para a Libertadores e ao invés disso, resolve ver todos os jogadores, sem dar entrosamento para aquela que é a equipe considerada ideal. Isso, é claro, se o Jair já tiver definido a mesma, né?

Bom, veremos então na quarta. Se ele disse que com o empate de ontem (e as duas outras partidas) conseguiu ver as coisas de maneira mais clara e evidente (palavras do próprio), não pode sequer relacionar o Renan Fonseca para o confronto diante do Colo Colo.

Certo?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

48 comentários:

Anônimo disse...

JV está totalmente perdido e a maior preocupação dele será arrumar mais desculpas.Ou seja, perder pro Madureira e empatar com o N. Iguaçu já estava planejado.É preocupante.

Sds

Unknown disse...

Planejamento passou longe. Vejamos:
Perdemos Sidão, Neilton, DB e Alemão todos titulares e contratamos:
Dois laterais do rebaixado AM, um meia do rebaixado SC, o encostado Joel do Santos, Guilherme descartado pelo Grêmio e Roger ex Ponte que não faz gol nem no Rio Branco (com todo respeito) não dá! Os mesmos erros do ano passado, seria melhor usar a base, estamos vendo o padrão de jogo, e o físico, e os outros times por que correm? Tudo errado, estamos ferrados, só a sorte ou a torcida podem salvar... Será???
SA!

Silva disse...

Pra mim está perdido.Seu semblante no jogo de ontem demonstrava toda sua apreensão.
Na minha modesta opinião Libertadores não é para amadores.Vamos ter que contar na quarta com a força da torcida e com muita sorte para buscar a vitória.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, eu sempre achei ele mascarado, cheio de palavras bonitas e difíceis, mas trivial ao extremo no campo de trabalho, além de bastante contraditório ao que fala e faz.

Exatamente, Yolanda.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Silva, dessa vez eu concordo contigo.
Abs e SA!!!

Christiano disse...

CERTO!!!

Christiano disse...

Libertadores 1996: técnico Marinho Perez
Libertadores 2014: técnico Eduardo Húngaro
Libertadores 2017: técnico Jair Ventura
Pra um clube que vai a Libertadores com a frequência citada acima, chega a ser engraçado os nomes dos técnicos comandantes nas respectivas participações.
É voltarmos para a célebre frase de Márcio Guedes " O Botafogo tem a vocação pelo erro."
É impressionante.

Anônimo disse...

A trajetória de tantos desencontros está na armação de entrosar maus jogadores que formam um cartel, enquanto não se desprender dos oportunismos, tudo fluirá de forma desconexa.

Rodrigo Federman disse...

Por aí, Anônimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Christiano, não aprendem com os erros.
Abs e SA!!!

Fabio Luca disse...

Verdade seja dita temos jogadores para dois elencos sim temos mais que nao conseguem ou podem jogar junto tipo camilo x montillo,pimpao x sassa, airton x dudu cearense e por ai vai vamos forma dois times: primeiro jefferson, LR,carli e igor rabello,victor luis,airton,BS, camilo e joao paulo,r.pimpao e joel(ou outro a contratar).
Segundo gatito,jonas,marcelo() e emerson silva,gilson,dudu cearense e RL,montillo,leadrinho(),guilherme e sassa esse sao os times que temos qualquer coisa muito fora disso nao ira dar certo para nosso botafogo.
Esses elencos precisam ser mais qualificados para isso so trazendo reforcos mais agora mais amplos que possa jogar juntos dos jogaodores que ja temos, voces sabem que vejo espaco para mais 3 bons jogadores nao e de hoje. Curiosidade sabia que para o time argentino que o yaca nunez esta e voltou ele e considerado um diego souza ou um camilo sera que deveriamos ter mais paciencia ? fica a pergunta no ar.

Rodrigo Federman disse...

Não acho que temos elenco para dois times, Fábio. Para mim, ficou provado ontem.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Será que o BOTAFOGO, sabedor que o o problema da Chapecoense iria atrasar o fim do campeonato e que a eventual classificação à LA não seria direta para a fase de grupos, cogitou negociar e antecipar as férias de alguns jogadores que não seriam utilizados no jogo frente ao Grêmio, bem como a volta mais cedo destes e de alguns contratados que estavam livres?
Por exemplo:
Dudu Cearense não jogou a última rodada do Brasileiro porque estava suspenso. Assim poderia ter entrado de férias no dia 26/11;
Igor Rabello fez a sua última partida pelo Náutico em 26/11 e entrou de férias;
Canales estava fora de combate e poderia ter tido as suas férias antecipadas, retornado mais cedo e talvez não precisasse de mais tempo para entrar em forma.
Além disso, o Roger que já havia assinado um pré-contrato com o BOTAFOGO, teve a rescisão do seu contrato em 03/11;
Montillo, segundo o noticiário, foi anunciado na época do Natal por opção da diretoria, pois já estava "contratado" fazia algum tempo. Além disso, estava livre no mercado e fez sua última partida em 25/09.
Nominalmente citei cinco jogadores, que poderiam estar em um nível acima dos demais em termos de preparação e, quem sabe, colocando o BOTAFOGO em uma condição melhor de disputa.
Será que cogitaram tal possibilidade?
Determinadas coisas parecem ser permitidas para serem utilizadas como desculpas em caso de fracasso.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Antes de começar a comentar, uma pequena correção: "O Botafogo tem a vocação para o erro" não é do Márcio Guedes e sim do Santiago Dantas, dirigente do Botafogo nas décadas de 50 e 60, que também foi ministro da república.
Ontem preferi não comentar tal a minha imensa irritação com a apresentação do time vestindo a gloriosa camisa do Botafogo. Além disso, prefiro esperar mais um pouco para julgar os jogadores. Hoje, mais calmo e ponderando de maneira menos apaixonado vejo que não dá para julgar alguns jogadores nesse início de temporada, por duas razões:
1 - a parte física dos jogadores está muito, mas muito aquém do razoável, ou seja,não adianta o cérebro mandar pois quando o corpo não está bem nada dá certo. Sem querer e não poder comparar, mas em 82 o Maradona (um dos 3 maiores jogadores que vi jogando) não conseguiu fazer absolutamente nada que nos desse a pista do cracasso que era, simples, estava completamente fora de forma. Repito, longe de mim querer comparar qualquer jogador desse elenco atual do Botafogo ou do atual futebol brasileiro com o craque argentino, pois a distância é de muitos anos luz, mas se o corpo tá ruim, não adianta. Os que jogaram ontem e os que jogaram contra o Madureira estão completamente fora de sintonia física, sem contar com o total desentrosamento.
2 - O time que jogou ontem me deu a impressão que distribuíram as camisas no vestiário e foram pro jogo, pois não tinha nada: esquema de jogo, jogadas treinadas, ninguém sabia que função exercia. Para piorar, alguns jogadores, como o Dudu estão muito abaixo do aceitável e, o Camilo tá muito mal, matando duas ou três ataques importantes.
De bom o Marcelo zagueiro, pelo menos é melhor que o RF. Mas o mais incrível é o JV continuar insistindo no RF. Se for o titular quarta acho que nem vou assistir o jogo.
A minha esperança e porque não dizer a de todos os botafoguenses, é que o time de quarta contra o Colo Colo consiga acertar, pois caso contrário, o peso que esse time vai ter que carregar em caso de um resultado adverso terá reflexos negativos na atual temporado. Potanto, TORÇAMOS. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Boas colocações, Márcio. Ou seja: Quem fez o planejamento não conseguiu pensar nessas coisas? Ou terão desculpa para isso também?

Sérgio, a impressão que tenho é a mesma. Não consigo ver nada que pareça ser minimamente treinado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caro Sergio
Acho que não distribuiram as camisas no vestiario e sim perguntaram no dia anterior quem queria jogar.E assim vamos tentando....
Sds

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Faz sentido, Anônimo.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Rodrigo, em meu último comentário disse que o Botafogo não tinha plantel para disputar a Libertadores. Retifico o meu comentário: o Botafogo não tem plantel para disputar nenhuma das competições previstas para 2017. Se não se recuperar no Carioca e não for bem na copa do Brasil, por teimosia de seus dirigentes, o Fogão poderá frustrar a sua torcida no campeonato Brasileiro. Os atacantes que JV testou nas três últimas partidas, definitivamente, não convenceram os torcedores alvinegros.
Saudações Alvinegras!!!

Fabio Lucas disse...

Para ser campeao ou chegar muito perto disso um time tem ser os jogadores completar as caracteristicas do outro e ajudar(correr para o outro),tem que se entrosar e forma uma amizade quase uma segunda familia, agente ta completamente a quem disso tudo se hoje entrassemos no campeonato brasileiro brigariamos para nao cair esse elenco e muito franco se pensar no que agente tinha(elenco) no passado no papel nao, no futebol que e muito alem de papel que e momento sim. Enquanto isso os timinhos que nem estao na libertadores vao se reforc,ando e agente cada vez mais danc,ando, precisamos primeiro forma time que ate agora nao deu conjunto os dirigentes tem que pensar nisso se precisar mercado.

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, concordo contigo, cara.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fábio, você comentou sobre jogadores que não conseguem ou não podem jogar juntos... Respeitando a sua opinião, eu discordo e acho que isso em muitas das vezes é uma desculpa utilizada por técnico preguiçosos
Não existe verdade absoluta no futebol e possibilidade alguma de escalação e esquema de jogo deve ser deixada de lado.
No caso específico do BOTAFOGO cabe ao Jair pensar em um esquema que aproveite os melhores jogadores e que permita que estes rendem o melhor.
O Antonio Conte chegou ao Chelsea e no inicio teve algumas dificuldades jogando no tão badalado 4-1-4-1; em dado momento passou a jogar em uma formação com três zagueiros, um 3-4-3, e o Time passou a jogar melhor e os resultados vieram, tanto que lidera a Premier League.
Não estou comparando o elenco do clube londrino com o do BOTAFOGO, mas se o Conte fosse conservador, talvez estivessem patinando; espero que o Jair esteja estudando como melhor aproveitar o seu elenco.

Deixo aqui o link de uma matéria que fala da transformação efetuada pelo Conte no Chelsea.
http://doentesporfutebol.com.br/2016/11/antonio-conte-metamorfose-3-4-3/

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Márcio. Disse tudo.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Marcio, uso suas palavras para citar 2 grandes tecnicos campeoes brasileiros que pensam assim primeiro CUCA ele mesmo talvez o melhor tecnico brasileiro na atualidade, segundo MURICY RAMALHO ja deu entrevista na epoca do Sao Paulo explicando isso bom o CONTE e grande tecnico e sem duvidas sera campeao da premier league mas vou citar uma coisa em cima desse elenco do chelsea dele OSCAR e WILLIAN futebol pra mim muito igual o que ele fez buscou qem poderia render mais para equipe e mandou o outro embora, bom respeito sua maneira de pensar mais foi o que escutei do pra mim melhor tecnico que vi passar pelo botafogo e que absorvi para mim.
Essa proposta do braga de portugal pode ter vindo bem acalhar la eles tem arghus zagueiro brasileiro, 2 laterais direitos brasileiros e um meia argentino por que nao oferecer o igor cassio em 2 jogadores do elenco deles pode servir a gente quem sabe...

Ricardo Rocha disse...

Realmente, se não fizerem como foi feito ano passado , ou seja , reformular o reformulado elenco , a maionese vai desandar ...
Guilherme , Joel , Gilson são brincadeira de mau gosto. Reafirmo que esses VAGABUNDOS que não entraram em campo são pagos pra trabalhar . Mas nada é levado a sério no Botafogo . Comprei os ingressos para quarta e irei com meu pai , filho e filha . Caso nada mude , caso JV mantenha RF, a nossa desclassificação começa na quarta .

Rodrigo Federman disse...

Fabio, alguém conhece esses jogadores do Braga? Insisto: Essas especulações ou vontades nada acrescentam ou adiantam no momento.

Celso, nos preparemos porque acho que RF será titular.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E mais uma coisa, se hoje "deixam" o carioca de lado, amanhã poderão "deixar" a Copa do Brasil pelo brasileiro, por exemplo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, fica difícil que exista, de fato, planejamento para uma temporada. Eu gostaria de acreditar, mas não consigo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, também me permito não acreditar.
E o pior é que já utilizaram esse "planejamento" de poupar o Time e os resultados nunca ou quase nunca foram bons.
Quantas vezes, no meio da temporada, fizeram isso e na volta o Time levou ferro?
Vamos vencer o Colo-Colo, mas eu não concordo com essas coisas, ainda mais que indicio de organização alguma foi mostrada.
SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Eu quero saber qual o esquema tático. Está com cara de 3 volantes. Lindos entre eles.

Anônimo disse...

Os jogadores que honram a estrela solitária possuem garra, e esse monte de jogadores estranhos contratados de última hora, é de uma irresponsabilidade com o crescimento do Botafogo e um desrespeito com a torcida e com os próprios jogadores que conquistaram troféus e estão a merce de uma chance, uma oportunidade roubada pelos próprios dirigentes nestes mirabolantes contratos nefastos da Patagonia. Enquanto isso alguns jogadores desestimulam por tanto descrédito e os torcedores não acreditam mais nas falas deste mera metodologia futebolística pré histórica imbuída na escalação!

Fábio Lucas disse...

Se o jair ventura escalar o Renan Fonseca não vou assistir já não o apoio mais,vou passar a xingalo.
Rodrigo, deveriam passar observar os jogadores então se não vou nem falar futuramente já está no presente vamos passar necessidade.

Anônimo disse...

Rodrigo e amigos.
Eu avisei sobre Guilherme (menos do que medíocre). E Joel é piada. Do Barba eu nem falo mais. Tem três juniores melhores do que ele no grupo de sub 20 (mas parece que ele é um cara muuito querido pelo grupo, e também é bom filho, bom genro e dá conselhos bons pros seus colegas. Isto é tudo.
É pena que aconteça, não torço por isto, mas acho que só jogaremos a primeira rodada da LA (fase de classificação). Mas, torço por um milagre, ainda assim. A Bíblia nos ensina que milagres acontecem, algumas vezes. Quem sabe o JV transforma essa água em vinho!!!
Paulo, de POA

Rodrigo Federman disse...

Márcio, eu também não concordo.

Acho que sim, Enéias.

Possa crer, Anônimo.

Fábio, eu assistirei de qualquer maneira, com ou sem RF. O Botafogo é maior.

Paulo, a primeira impressão deles não foi boa.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Celso Ricardo, teremos que fazer o que você disse reformular e reformular. E vamos estreia na libertadores com o estádio quebrado pior que foi crime premeditado o tricolete falou eu postei aqui e mesmo assim quebraram fazer o que somos imponentes.
Não julgarei Guilherme e o Joel por 20 minutos em campo me pareceu melhor que Canales pelo menos eles jogam.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Sei que RF tira muita gente do sério (eu mesmo), mas sugiro um pouco mais de calma! O ano definitivamente está começando. Lembram do ano passado? Esse mesmo time era considerado previamente rebaixado e chegou em quinto no CB! Temos o reforço do Montillo e no lugar do Alemão o bom Jonas (e quem sabe o JP no lugar do Lindoso). A grande baixa é o Carli e isso sim é um problema que pode ser resolvido com o Marcelo ou com sustos mesmo (RF). O time não é Renan Fonseca e mais 10, são 10 e mais Renan Fonseca. Óbvio que se esse primeiro resultado contra o Colo Colo não for bom vamos nos preocupar, mas mesmo assim teremos mais 90 minutos pela frente. É jogo de 180 minutos e nosso time tem uma boa tradição de jogar bem fora de casa. Calma gente, vamos deixar os caras trabalharem! Esse pessimismo de nossa torcida não é uma coisa saudável para o clube e o time. Não me parece que as torcidas dos demais clubes sejam tão "esquisitas" como a nossa...

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mas a recuperação e segurança vieram justamente com a saída do RF. Não dá para ficar tranquilo ou ter calma com a grande possibilidade de RF ser titular em Libertadores. Isso é inadmissível.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Seria a volta do sagaz "planejUmento" da gestão moderno-praiana?
Juro que nunca vou entender a busca por entrosamento e melhora da parte física poupando titulares...

VinnyMarques disse...

Nesse nosso último jogo, o único que mostro algo foi o Mateus Fernandes... E Vendo essa Molambada no nosso ataque, prefiro muito mais o Loco com 60 anos.

Rodrigo Federman disse...

Vinny, todo e qualquer planejamento que conta com RF (e de titular ainda por cima), não pode ser levado a sério.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Paulo, meu amigo . Desculpe mas o time que começou o Brasileiro seria rebaixado sim. Reformularam o reformulado . Olha a escalação e o amigo vai ver que mudaram muito para o Clube não cair.
Não gostei do que vi , não pela derrota ou empate mas sim pela filosofia de "trabalho" onde os que mais ganham , pouco trabalham...

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Celso. Ainda tem esse detalhe. O time que iniciou o Brasileiro seria rebaixado se não tivessem corrido - no desespero - para reforçar o elenco.
Abs e SA!!!

Dejair Assis disse...

Pelo fato do Barbudo não ter jogado no sábado, está óbvio que ele será titular na quarta, pois do contrário, não teria sido poupado. Vamos com os laterais rebaixados do América-MG, Lindoso Madureira na meiuca e Sassáloteli no ataque. No segundo tempo entrando o bom Vinicius Tanque de guerra. Botafogo deve vencer por 1x0 essa partida e possam crer que o Jair vai pro Chile buscando aquele empate maroto, pois vai jogar com a vantagem... mas lá a estória vai ser diferente. Tomem bastante suco de maracujá nos próximos dias.

PAULO FERNANDO disse...

Mas o time que fechou o Brasileiro é esse + Montillo, JP e Jonas (os demais não analiso). Ou seja, melhora em mais 3 posições.

Rodrigo Federman disse...

Dejair, quem diria, né? Pouparam RF para ser titular em Libertadores. Não há como ficar calmo.

Paulo, não tenho tanta certeza. Muita calma ainda. JP é uma aposta. Jonas só fez uma partida oficial. Nada diferente do Alemão.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Não desejo polemizar, até porque não temos dados ainda para uma opinião concreta, mas o Jonas me pareceu muito melhor que o Alemão.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, como foi apenas uma partida, não vi nada demais e nem de diferente entre eles.
Abs e SA!!!