25/02/17

Já estamos no clima




Foram duas eliminatórias contra equipes tradicionais no continente sul-americano, quatro jogos com níveis de exigência, atenção e nervosismo à flor da pele. Agora, um grupo também encardido pela frente, contra um rival argentino, um equatoriano e o atual campeão da Libertadores.

De todo modo, o zagueiro Emerson Silva falou da importância da fase pré-grupos para o Botafogo:

"- Nós conseguimos classificações importantes e agora temos novas decisões no decorrer do ano. Na Libertadores, isso fortalece o grupo, esses quatro jogos e forma que foram… foi uma classificação muito boa".

"- Podemos tirar desses jogos a força do grupo, a determinação e a organização. É aquilo, foi um grupo montado com experientes e que, nesses quatro jogos, aprendeu a jogar este tipo de competição".

Concordo plenamente com o Emerson. 

Uma coisa é certa: Por mais que nossos adversários tenham experiência em Libertadores, toda estreia gera uma ansiedade natural. Nesse ponto, o Botafogo já entrará para enfrentar o Estudiantes no clima da competição. Inclusive no que diz respeito à própria torcida e pressão da arquibancada.

Digo mais: Por mim, ao invés do dia 14/03, eu preferia jogar logo na semana pós-Carnaval. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

34 comentários:

Anônimo disse...

- Apesar de os rivais já terem uma vivência de Libertadores maior do que o Botafogo, é do time brasileiro o melhor momento. O Atlético Nacional ainda não sabe o que pode render seu tão modificado elenco, enquanto que o Estudiantes não tem ritmo de jogo porque o Campeonato Argentino está paralisado. Em relação ao Barcelona o Botafogo leva vantagem no aspecto técnico mesmo. Acredito que a classificação possa ser conquistada sim, principalmente se o espírito guerreiro for mantido - analisou Eduardo Mansell, botafoguense e editor do LANCE!

Fábio Lucas disse...

Emerson Silva tá jogando bem né, no caso de jogos quanto mais sequência melhor seria.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo.

Fábio, mas quando o LR voltar eu iria com Marcelo e Carli na zaga.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

É fazer o dever de casa e pontuar fora. Estamos no caminho certo, agora espero bom senso e inteligência na lista de novos inscritos.
SA!

Anônimo disse...

Dá zaga ao meio de campo o time está bem. É esperar que Camilo volte a atuar como antes junto com Montillo. O ataque que me deixa preocupado, as opções não são boas: Canales, Sassá e Roger. Talvez o primeiro esteja mais acostumado com esse clima de Libertadores e seria minha primeira opção. Gostei da raça apresentada nesses jogos iniciais, mas falta o entrosamento é um entendimento melhor no meio de campo. Se for colocar na balança, teve um saldo positivo pelo elenco que temos, acredito na classificação.

Marcelo Lopes

Daniel Cananea disse...

Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Marcelo e Victor Luis. Sem clubismo, melhor defesa da América do Sul. Quem estiver vivo em Maio, verá.
Airton, Bruno Silva, Camilo e Montillo, Pimpão e Canales. Time pra ganhar Libertadores (um delírio?).
Com Gatito, Emerson Silva, Matheus Fernandes, João Paulo, Leandrinho, Sassá e Roger no banco. 442 variando - sem substituição - pro 4231 com Pimpão voltando mais numa linha com Camilo e Montillo. E as variações pra 3 volantes ou 3 atacantes aconteceriam entre essas peças mesmo. A não ser que alguém seja contratado.



SA!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Yolanda.

Marcelo, eu não espero muito do Camilo, pois para mim, esse é o verdadeiro futebol dele.

Daniel, rolou clubismo aí sim. Rs

Abs e SA!!!

Pedro disse...

Concordo com Daniel,esses seriam meus jogadores tbm. Concordo sobre a defesa também, o Botafogo já tem um sistema defensivo de bom pra ótimo desde o ano passado quando barrou o RF, mesmo sem Jefferson e sem Luis Ricardo. Me digam uma defesa melhor?

Rodrigo Federman disse...

Pedro, primeiro eu gostaria de ver os 4 atuando juntos, pois uma coisa é teoria, outra é prática.
Abs e SA!!!

Pedro disse...

Já funciona bem desde o ano passado, não é teoria. Não imagino como a volta de Jefferson e Luis Ricardo, além da mudança de lado do Marcelo, possa não funcionar. SAN!

Rodrigo Federman disse...

Pedro, apenas disse que na teoria é uma ótima zaga, mas que na prática pode não ter química.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Felizmente, nesse 2017, o Émerson Silva tem se mostrado um jogador muito útil, mesmo com a infelicidade do gol contra no jogo frente ao Colo-Colo. Não seria o meu titular, mas não está sendo um reserva imprestável.
Em relação à disputa na fase de grupos, o fato do BOTAFOGO ter eliminado dois clubes tradicionalíssimos é uma vantagem que não pode ser desprezada; temos totais condições de nos classificar e assim não há razão para que haja temor.
Em relação ao Time do BOTAFOGO, gostaria que tivéssemos dois jogadores de frente, de boa técnica, um de lado e outro de área, com excelência na finalização.
De qualquer maneira, vejo boas condições de variações de jogo nesse Time do BOTAFOGO. Vem coisa boa nessa Libertadores; estou confiante.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo total, Márcio.
Abs e SA!!!

Rodrigo disse...

Poderemos inscrever 5 jogadores a mais na Liberta, o primeiro passo seriam as substituições simples: Saem Pachu e Joel> Entram Sassá e Canales...
Sai Marcinho > Entra Luis Ricardo... Continuaríamos com 25 inscritos, Entra Fernandes e (talvez) o Emerson Santos, e sobram + 3 vagas pra buscarmos, 1 lateral esquerdo melhor que Gilson, 1 meia e 1 atacante de lado com nível pra ser titular

Rodrigo Federman disse...

Rodrigo, não acredito em mais reforços. Se vierem, serão do mesmo nível.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Outro dia eu escrevi que o Airton já jogou como um terceiro zagueiro no inicio de sua carreira profissional e isso não poderia ser desprezado.
Agora, com o possível retorno do Luis Ricardo, poderemos não ter somente o retorno do "titular"... Ele no inicio de sua carreira jogava de atacante.
Sem contar o Marcelo que já provou se capaz de também fazer a lateral direita e o Pimpão que tem a facilidade de jogar pelos dois lados do campo.
Pode o Time jogar com três zagueiros, Carli e Marcelo, sendo o Airton esse terceiro zagueiro e o Luis Ricardo ser o ala;
Pode formar com Marcelo, Carli e Émerson Silva na linha de três e o Luis Ricardo adiantado no lugar do Bruno Silva e este sendo centralizado no lugar do Camilo;
Em última análise pode ser o jogador da linha de fundo, aproveitando o Pimpão pelo outro lado ou até ser aproveitado em outras funções mesmo que o jair escolha jogar com a tradicional linha de 4 defensores.
Claro que essas possibilidades são bem superficiais, pois não acompanho o trabalho diário e nem sei se os citados jogadores estariam dispostos a serem deslocados das suas atuais posições, mas não deixa de ser um bom exercício.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, o importante é que existe condição de ter variações táticas. Cabe ao treinador testá-las.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Olha que notícia para o nosso presidente, ainda tem torcedor que reclama por grandes contratações e o presidente não é renumerado, desculpa ser outro assunto.

"Novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), o desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva retirou a Cia. Botafogo do Ato Trabalhista, na qual havia sido incluída em janeiro impedindo a penhora de apartamentos do presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, e seu vice geral, Nelson Mufarrej. A empresa entrou no ato - que limita as penhoras a valor mensal - em 19 de janeiro nos últimos dias de mandato da antecessora de Zorzenon, Maria das Graças Viegas Paranhos.

Agora, a execução das penhoras volta para a 74ª Vara do Trabalho, que já havia autorizado a penhora de dois imóveis dos dirigentes na zona sul do Rio, a área mais nobre da cidade - em ação movida pelo ex-volante Túlio. Os cartolas também já sofreram bloqueio de valores em contas pessoais.

Além de Túlio, outros jogadores entraram com o pedido de reconsideração da decisão de Paranhos: Iran Andrielle, Daniel Correia, Renato Silva, Anselmo Junior, Anthony Menezes e Reinaldo Cruz. O valor histórico da ação, ainda a ser corrigido, é de R$ 1,2 milhão, de acordo com o advogado de Túlio, Theotonio Chermont de Brito. O Botafogo já está ciente da reviravolta e vai tentar, após o Carnaval, reverter a decisão".

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, muito ruim. Mas todos que se candidatam sabem desse risco também. Ainda assim, tomara que consigam reverter.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ser presidente do Botafogo hoje, não é uma tarefa fácil,tem que ser torcedor mesmo doente, para assumir essa missão a não dos que se candidatam para levar vantagem.
O pior,que reclamamos da justiça, os ex-presidente não só o Mauricio Assunção, assumia na justiça os débitos, depois ficavam fazendo manobras.
O Mauricio Assunção conseguiu que o Botafogo fosse expulso do ato trabalhista, como falei em blogs anteriores,gostoso somos nós torcedores,que cobramos tudo, nunca reconhecemos quase nada que é feito,temos a solução para tudo.
Não queria ser presidente do Botafogo nem 01 minuto.
Celso Ricardo,tá vendo como é ser presidente do Botafogo, os ex-presidente não pagam e quem está na missão tem seus bens penhorados e sua conta pessoal bloqueada.
E não tem renumeração é só cobrança mesmo.
Queria saber o que faz o cara querer, ser presidente do Botafogo.

Anônimo disse...

Botafogo já era para ter fechados as portas há muito tempo.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo 1, a partir do momento que é eleito (sabendo de tudo que implica), deve ser elogiado e cobrado mesmo.

Ok, Anônimo 2.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu nunca vi ninguém aqui elogiar a diretoria atual,mais cobrança é a todo minuto.
Tudo tá errado, o time já está rebaixado,não passara na fase de grupos o elenco é horrível o Antonio Lopes e o Cacá são fracos o Jair não é técnico, não convence eu queria saber de um técnico que fizesse um trabalho melhor que o do Jair.
Cuca ganhava 600 mil no Palmeiras e agradeceu,Mostre um elogio feito aqui nesse blog, outros até que tem alguns caras que defende mesmo a diretoria, agora no seu Rodrigo é pancada e pessimismo a vida toda.
Sua razão de criticar sempre é legitima não tenho nada contra.

Marcio disse...

Muitos dos ex-presidentes que ajudaram na construção dessas dívidas ainda estão por aí. Deveriam ser cobrados por suas decisões.
Não sou advogado e não sei se em uma hipótese do CEP perder algum patrimônio, poderia ingressar com uma Ação de Regresso contra quem deu causa a tal dívida com o Tulio.
SA!!!

Levi disse...

Estamos prontos para a disputa e não estou afirmando que esse time estaria preparado para alcançar o título, mas para a luta, sem margem a dúvidas, estamos sim, minimamente ajustados.
Um amigo botafoguense me disse hoje que o nosso time não está à altura dos demais postulantes. Retruquei-lhe que a equipe que conquistou a Conmebol em 93 era, na teoria, um dos piores daquela competição. E Vencemos!
Um dos ensinamentos que haurimos nessas duas eliminatórias, é aquele que reflete o destemor em pelejar por jogos teoricamente dificílimos, com foram os contra Colo Colo e Olímpia, ainda que nos domínios dos adversários.
No papel, talvez não sejamos o melhor, mas o que importa? Qual dos participantes seria melhor do que o Botafogo? Não sei a resposta. Talvez o Palmeiras ou outro qualquer. Mas iremos com a faca entre os dentes, como mostraram as duas eliminatórias. Desde que o treinador não recue noventa minutos, como foi no último jogo...Nenhum time resiste na defesa por noventa minutos, como ficou provado...
Irei ao Nílton Santos nos jogos da fase de grupos (algumas vezes escrevi aqui que o nome do estádio - do qual não gosto - de Havelange não fazia justiça à nossa história...mas agora, é Nílton Santos, o que aumenta um pouco a minha simpatia...). Lá torcerei como no tempo em que ia ao Maracanã berrar pela nossa camisa, como foi em 1989, 1995 e 1997.
Honremos o nosso nome, a nossa história, a nossa riquíssima tradição.
Meu time, sem nenhuma alusão jocosa àqueles que costuma escalar o Botafogo sem qualquer critério: Gatito, Marcelo, Carli, Emerson "velho" e Victor Luis; Bruno Silva, Aírton, João Paulo e Montillo;Pimpão e Roger. É o que temos. Com um pouco de ousadia e com a mesma dose de inteligência, podemos ir longe...

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, eu acho o Lopes e Cacá ruins, o JV não enche meus olhos....mas sim, já foram feitos vários elogios à gestão do CEP. Acho que você que não tem acompanhando por aqui diariamente desde a posse dele.

Também não faço ideia, Márcio.

Levi, o fato é que esse time vende caro as derrotas. Isso é louvável.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Analisei os oito times brasileiros e do que vi até agora atc. mineiro e o Nosso Botafogo são os mais preparados para passar bem por essa fase de grupos, palmeiras com problemas, santos com problemas, flamengo tá bem mais toda vez que pega um time um pouquinho mais organizado se caga todo, atl. paranaense só pegou baba e se complicou, chapecoence muito fraca, então pelo que apresentaram até agora Botafogo e atl mineiro saem na frente.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, não consigo fazer essa projeção. Até por não conhecer os clubes não brasileiros.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ainda bem que no futebol a lógica nem sempre prevalece.
O interessante é que consideram apenas o passado dos clubes para afirmarem que o BOTAFOGO está em um grupo dificílimo. Duvido que os chamados analistas tenham acompanhado os últimos cinco jogos doesses clubes.
Ao mesmo tempo, colocam um certo clube brasileiro como favorito e ignoram o seu histórico de eliminações vexatórias em competições Sul-Americanas.
Essa é a "imparcialidade" da imprensa esportiva nacional.
SA!!!

Daniel Cananea disse...

Espera-se Luis Ricardo liberado para a terceira rodada, contra o Barcelona no Equador.

Rodrigo Federman disse...

Sempre, Márcio.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, acho pouco provável.
Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

Previsão do DM e dos preparadores físicos.

Rodrigo Federman disse...

Daniel, só por isso eu acho pouco provável. Rs
Abs e SA!!!