17/02/17

Seguem os problemas físicos





No jogo contra o Olimpia, o técnico Jair Ventura foi obrigado a queimar duas substituições (Montillo e Bruno Silva) em apenas 45 minutos.  E na coletiva pós-jogo, falou sobre:

"- Deu para ver o desgaste físico do Botafogo no segundo tempo. Você só tem três substituições, e você gasta duas com lesões. Com essa entrega, com essa competitividade, vai ser difícil ganhar da gente. E isso tem um preço. Esse preço a gente paga com as lesões, cansaço. Então tem que ter um equilíbrio".

Contando também os problemas já enfrentados pelo Carli, Gatito, Camilo...
...insisto: Não pode ser apenas azar.

E só me referi aos dois primeiros meses de 2017, hein?

Vocês entenderam o que eu quis dizer, né?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


42 comentários:

Anônimo disse...

bom dia Rodrigo faz tempo que não apareço. A grande verdade é que o Botafogo fez uma pré temporada muito intensa em função de 10 jogos em menos de 30 dias. Alguns problemas vão realmente acontecer devido a carga forte aplicada. Entretanto passando essa fase que tenho fé passaremos teremos uma condição física bem melhor que as equipes do grupo e de qualquer outro campeonato. Mas por enquanto teremos esse sofrimento. Acredito que esses acontecimentos já estavam previstos pela comissão. Poderia ser menor mas acaba afetando principalmente jogadores importantes e que não tinham uma preparação tão intensa como essa

Saudações Alvinegras Gloriosas

Marcos Venicius

Douglas disse...

Cara não vejo como o Botafogo vai se virar sem suas "figurinhas mais raras", porem isso esta praticamente igual a o início de 2016... lesões, lesões e mais lesões, coincidência, talvez, quem sabe... agora apenas queria reiterar meu comentário feito no dia do jogo contra o Olimpia... ainda bem que estava completamente errado! ! ! ! espero que sempre esteja errado em minhas colocações pessimstas, hehehehe... mas o time é esse mesmo não adianta querer criticar vamos apoiar e se caso surgirem mais algumas peças raras da base vamos aproveitar...

Rodrigo Federman disse...

Fala, Marcos. Quanto tempo, amigo! Até entendo pela correria dos jogos em pouco tempo, mas isso é uma rotina que vem desde muito tempo, independente das correrias, né?

Cloud, se são infelizes coincidências, o Botafogo é muito azarado quanto a isso! hahahaha

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo entendo o Marcos, mas nossos jogadores estão sendo poupados do carioca, então imagino que a carga de exercícios, está sendo igual pra todas as equipes, então, isso não vale como desculpa.

Anônimo disse...

RODRIGO,não me atrevo a concluir nada a favor ou contra,pois não sei o comportamento do atleta,sua vida pessoal,atitudes,treinamento físico correto ou não,tratamento,etc.
Como PALPITEIRO,prefiro não opinar.Entretanto,parece que só no Botafogo isso é alardeado.Em vários clubes acontecem problemas físicos e não há esse estardalhaço todo.Nos times do Sul e de SP,vários jogadores titulares estão afastados por contusão muscular.
O GABRIEL JESUS fraturou um dedo mínimo do pé e ficará um bom tempo sem jogar.Para muitos uma besteira,afinal qual a importância do famoso dedo mindinho? Se estivesse no FOGÃO,seria incompetência do DM que demorou na recuperação,e blá,blá,blá.
Em sã consciência,quem não é da área médica e não acompanha cada caso de contusão,não está abalizado para elogiar ou criticar o DM do clube.Achismo nesse caso é totalmente fora da realidade.
Não defendo,nem critico,pois não conheço o assunto.As vezes,ouço as opiniões de familiares médicos,somente para ter uma ideia das probabilidades.E elas são bem contraditórias,rsrsrsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ivo. Concordo contigo, cara!!! Total!
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Bom dia rapaziada. Acredito que a entrega do jogadores seja um pouco responsável por essas lesões sim mais nao podemos fechar os olhos para trabalho ridículo que vem executando nosso departamento medico e parte da diretoria. Pow toda vez que vejo alguma notícia sobre fico revoltado com a diretoria. E tipo pra essas coisas o cep ignora e finge que nada ocorre. Como explicar vc contratar um cara machucado que fica 1 ano em recuperação e depois que fica bom pede sair?? Como explicar isso? Como explicar a cirurgia de Jeferson que ate então era simples e no máximo 3 meses de recuperação o cara ficar um ano parado??? Como explicar? E complicado são muitas coisas acontecendo no momento mais importante desta gestão.

Anônimo disse...

Rodrigo, outra questão. Como o Márcio expôs em um comentário outro dia. O time do Olímpia teve menos tempo de preparação na pré temporada e acabaram o jogo em melhores condições físicas. Como o Ivo também colocou, o time está sendo poupado no carioca. Essa desculpa de condicionamento físico já deu. E esse excesso de contusões tem que ser investigado bem mais a fundo, esse é um agravante que vem desde o ano passado. André

Rodrigo Federman disse...

Jota, o caso do Gabriel foi fratura. Diferente. Não foi as tais dores/contusões musculares que assombram GS há tempos. Mas enfim, eu também nem estou concluindo. Apenas palpitando como torcedor e baseado em algumas informações de amigos com quem me comunico e vivem ou viveram lá dentro um tempo. As observações sobre o DM nunca me chegaram positivas.

Eziel, não acredito nisso de entrega foi responsável. Falo isso, porque parto do princípio de que TODO jogador de TODO time (ou a maioria) joga com o máximo de entrega e aplicação. Na boa, são muitas contusões musculares. E não é de hoje. No mínimo estranho. Ou então somos bem azarados mesmo!

Abs e SA!!!

Christiano disse...

Galera, essa justificativa de entrega não pode prevalecer. É só olhar o histórico recente....analisar o que aconteceu ao longo de toda temporada de 2016.
Tem algo errado dentro do Botafogo.

Dedê Raposão disse...

Que maratona é esse que esses bundões estão falando? O BOtafogo não tá jogando o Carioca com time B? O Botafogo só jogou à vera 3 jogos esse ano (Pré-Libertadores) e os caras já tão falando de maratona? As lesões são culpa do departamento médico o qual já esculachamos pra caramba aqui no blog. E outra, Camilo só jogou duas partidas e já tá mortinho. Franguito Fernandez também. Num ferra, chama o Renan Fonseca, Sassá e Lindoso então e bota esses caras pra jogarem lá no Paraguai.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, André. Essa desculpa não pode colar sempre.

Isso mesmo, Christiano. Normal, não é.

Dejair, e usam as férias como desculpa para não estarem em forma. É claro que se perde bastante, mas, porra, 1 mês parado para quem é atleta, recupera-se em dois meses trabalhando. Não é possível. Eles só fazem isso e ainda têm uma equipe enorme de profissionais para auxiliá-los em tudo.

Abs e SA!!!

Silva disse...

Cada ano é uma desculpa diferente.Ano passado era o piso duro de General Severiano que causava lesões musculares em série.
Ou é um azar descomunal,digno de fazer uma pajelança no clube,ou só a diretoria não enxerga alguma falha grosseira nos departamentos de fisiologia e preparação física.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Silva. Eu sou leigo, mas acho muito estranho!
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

São todas distenções e estiramentos. Não sou médico e não entendo nada disso, mas como todos aqui palpiteiros, acho que ao contrário de todos os times brasileiros, já entramos em 4 decisões bem no inicio da temporada. Talvez, a preparação tenha sido programada de maneira bem intensa para aguentar essas partidas, forçando muito os jogadores. Acho que o risco foi esse mesmo e tinham consciência dele. Só não concordo com os que dizem que estão jogando muitas partidas. O Camilo não jogou a segunda porque estava machucado, mas jogou pela seleção e depois jogou do estadual, ou seja, 5 partidas até agora. Não acho nada demais, e pensem que vai piorar. Daqui a pouco começam as decisões do estaduais, Brasileirão, etc...Ou alguém pensa em colocar time B nessas outras competições que não seja a taça Guanabara...?!?

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Paulo. É o que falamos muitas vezes: Essas desculpas não poderão ser usadas sempre.
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

O discurso nunca muda , parece que estamos em novembro, dezembro, que todos já estão cansadinhos ...
Que maratona de jogos estão enfrentando? 3 jogos pegados de Libertadores sendo um por semana ? No carioca nem estão entrando em campo .
Quando os jogadores se machucam no fim do ano é porque a maratona de jogos está sendo muito grande e o calendário castiga os atletas.
Agora quando acontece no começo do ano a culpa é das férias , a culpa é da entrega .
Será que o Colo Colo ou o Olímpia também tiveram tantos atletas lesionados como o Botafogo, por conta da entrega ?
Sinceramente não sei, mas são muitos os jogadores que se machucam no Botafogo.

Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Renan, aí hoje eu leio o Camilo falando de 30 a 120 dias para estar em forma total. Porra, metade da temporada? rs
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

Que absurdo! Oque são ? Sedentários , peladeiros de Fim de semana ou ex jogadores ?
Os caras passam um mês de férias e aí precisam de 4 para entrar em forma ? É isso mesmo produção ? Kkkk
Isso porque muitos deles dizem treinar até durante as FÉRIAS . Vez ou outra aparece uma matéria dizendo que " fulano está treinando muito " para começar o ano voando baixo .
É muita mordomia para esses caras .
Tem sempre uma desculpa pronta para tudo ...

Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Renan, e olha que têm fisiologistas, médicos, nutricionistas, psicólogos, etc...tudo à disposição. São reis!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Recordando o que escrevi anteriormente:

Em 16/02

O Olimpia fez a sua última partida no ano de 2016 em 18 de dezembro; a sua primeira partida em 2017 foi em 02 de fevereiro.
Hoje, frente ao BOTAFOGO, realizou a sua quarta partida, três pela Libertadores e uma pelo campeonato paraguaio.
Assisti aos dois jogos deles contra o Del Valle e não notei jogador algum se arrastando no segundo tempo, hoje a mesma coisa. Ressalto ainda que o clube paraguaio, no primeiro jogo frente ao Del Vale, reclamou que vinham de pouco tempo de preparação.
O BOTAFOGO se reapresentou dia 11 de janeiro e, portanto, tem mais de 30 dias de trabalho; sem contar que os ditos titulares têm sido poupados o tempo todo.

Ainda em 16/02

Essa ladainha da falta de tempo para preparação, servirá de desculpa em caso de insucesso e de exaltação do planejamento em caso de chegada à fase de grupos e, principalmente, se avançarmos às fases mais agudas.

Continuo achando, tudo conversa fiada desses caras
SA!!!

Anônimo disse...

Carli é gente finíssima, a gente conversa, brinca, mas o respeito em campo é muito grande. Se não correr, ele acaba com a gente. - afirmou Dudu Cearense

Rodrigo Federman disse...

Márcio, conversa fiada para mim também.

Legal, Anônimo.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Saudades do Alex Evangelista...

Unknown disse...

Rodrigo e amigos essa desculpa de pouco tempo pra treinar só serve pro Montillo que veio de um país diferente, fuso horário diferente, clima diferente e praticamente não teve férias, li uma reportagem no GE com o Rodrigo Pimpão, e ele disse que se dedicou muito pra chegar na fase em que está, e que suaesposa também ajudou na preparação, pesando o prato de comida pra saber o quanto de carboidratos ele deve ingerir, eis aí um exemplo que os jogadores deveriam seguir.

Maelly Correa disse...

Desde o ano passado, esse problema tem afetado o plantel Alvinegro, mas a diretoria não se mexe. Esse não é um problema comum, é incompetência dos responsáveis pela preparação física do clube. Como se não bastasse, o departamento médico do clube é um dos piores do país. Os jogadores lesionados levam semanas, e em alguns casos meses pra se recuperar. Poderemos perder a vaga na Libertadores devido a esses dois problemas que estão afetando o nosso time, e a diretoria não faz nada. Seria o caso de rever o trabalho desses setores. Senão, quando abrirem os olhos, a vaca já foi para o brejo. SA.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.

Ivo, quem quer, consegue. O Pimpão é um exemplo. E correndo como ele está, logo será o próximo a se estourar.

É, Maelly. O DM então...esse dá desespero.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Atletas de sofá palpitando e até afirmando sobre o condicionamento físico do time. Sera possível no minimo termos o beneficio da dúvida? O time teve 11 dias de pre temporada, logo jogando 3 finais. Foram jogos difíceis e sim, contusões.Quem entra em campo realmente tem que se doar, não acredito que nem um atleta nesse nível procure estar fora do time titular.Alguns profissionais ficam de fora do trabalho por stress, depressão, dor de cabeça etc. Futebol e esporte de contato e vigor físico, especialmente este praticado agora.
Quero acreditar que as os problemas físico do time e não é exclusividade do Botafogo,são cavacos de oficio. O time vem vencendo o que importa. A propósito, só dois times estão com estas finais de competição tão importante, Botafogo e Atlético Pr.

Rodrigo Federman disse...

Se você pensa assim, Anônimo....respeito, só não sou obrigado a pensar igual.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/12/flamengo-tem-menos-lesoes-no-ano-e-atletico-pr-e-o-lider-veja-lista.html

Lesões ano de 2016
1 - Atletico pr – 68
2 - São Paulo – 61
3 - Santa Cruz - 60
4 - Atletico mg – 56
5 - Grêmio – 54
6 - corinthians - 50
7 - Coritiba – 50
8 - Botafogo – 44
9 - Palmeiras – 41
10 - Internacional - 40
11 - Cruzeiro – 39

Durante o ano de 2016, ficamos em 8° no número de lesões.
Basta fazer uma rápida pesquisa, para constatar que todos os times brasileiros estão passando por isso (desgaste Físico).
http://extra.globo.com/esporte/flamengo/disputa-no-flamengo-aumenta-rodizio-para-evitar-desgaste-fisico-sera-fiel-da-balanca-20909409.html
https://www.meutimao.com.br/noticia/238547/retornando-de-lesao-rodriguinho-comenta-desgaste-fisico-e-exalta-trabalho-de-carille
https://saopaulo.blog/2017/02/10/fisico-do-sao-paulo-preocupa-wesley-passara-por-cirurgia-e-elenco-sofre-com-desgaste/

É importante destacar que não se pode comparar o desgaste em uma partida do estadual contra times pequenos, jogos lentos, onde os jogadores em média correm 7 ou 8 km enquanto em uma partida (decisão libertadores) os jogadores correm 12, 13 km em média com o máximo de esforço possível (nosso time tem demonstrado esse esforço).
Não é só um problema do Botafogo!
Não estou defendendo “A” ou “B” nem o faria, acho que sempre deveremos criticar para melhorar. Porém, é importante que essas críticas sejam feitas dentro da realidade.
Alguns casos que ocorrem no Botafogo (Jeferson etc) é de total irresponsabilidade do DM que não tem-se demonstrado competente.
No entanto, em relação ao desgaste físico e lesões em início de temporada, ainda mais diante de jogos tão pegados e que exigem um esforço acima do normal, ao um ver atitudes como poupar de um jogo (menos importante) para conseguir um melhor rendimento em outro (Libertadores).
Se não for assim, continuaremos chegando em finais... De Taça Guanabara, Campeonato Carioca enquanto outros times priorizam a libertadores e GANHAM!

Unknown disse...

Boa noite Rodrigo, concordo que temos a "teimosia" de sempre perdemos os melhores jogadores por lesões e isso tem que ser refletido. Quero opinar,discordando de uma afirmação feita de que, por não estarmos jogando o carioca com titulares, estamos coo os outros, com os mesmos desgastes. Áh, pensem um pouco, é bem diferente jogar um carioca e uma libertadores. Não só por maior exigência física(Não se esqueçam que os adversários tem calendários diferentes, estão em meio de temporada, como também técnica. Não se esqueçam que estes adversários são copeiros, que o Olímpia ostenta 3 títulos na competição, imaginem então o nível de competitividade? Com uma pré temporada de 11 dias? Já pegando mata-mata nos primeiros jogos? As disputas são infinitamente maiores, com correria e porrada. E as viagens? Sem falar na situação de quase miséria do nosso clube. Vocês acham que temos condições de ter o melhor departamento médico, de preparadores e de fisioterapia? Não conseguimos disputar nem estes melhores profissionais com outros clubes!Tivemos muitas dificuldades até para a contratação de profissionais top. Não tenham dúvidas, que estamos hoje, com a "segunda linha"...Abs e SAN!

Ricardo Rocha disse...

Anônimo , quem disse que sou um atleta do sofá ? Você sim fala com total desconhecimento de causa , aliado ao anonimato . Típico de uma geração que não aceita debates e rotula a todos que são contrários aos seus pensamentos.

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, valeu. O DM então, é ainda pior (minha opinião).

Marcos, mas até pouco tempo atrás tínhamos um dos mais conceituados fisiologistas, por exemplo. Nessa eu discordo um pouco do amigo.

É isso aí, Celso.

Abs e SA!!!

Alex Silva disse...

Muito boa a discussão sobre o Botafogo na fase da Libertadores.
Engraçado que tem cara que vem num blog de time, com uma foto desrespeitosa, fazendo acusações e injuriando a imagem dos outros, como um típico coxinha midiota com o papo furado e hipócrita de "combate à corrupção" acusando, com grosseria e com a maior falta de respeito, com base em afirmações falsas apenas alguns políticos e apenas um partido, enquanto engole quietinho a safadeza e corrupção comprovadas de tantos outros.
Uma outra vez comentei com o autor do blog que eu pensava que poderia não dar certo haver comentários partidários porque cada um tem uma opinião. Mas como estava liberado para comentário político eu me achei com direito. E agora o camarada da imagem continua fazendo proselitismo político com a sua imagem injuriosa, daí minha manifestação. Lembrando que, tranquilamente pra mim, quem manda é o dono do blog, pode inclusive me bloquear. Estou apenas exercendo minha livre expressão diante de algo com que não concordo e dando uma resposta de acordo com a provocação da foto.
E talvez, não a toa, o tal amigo já foi excluído de dois blogs, conforme o próprio afirmou.

Anônimo disse...

A necessidade de retorno rápido do atleta após uma lesão é um dos fatores que fazem com que os problemas se repitam. Essa é a linha de raciocínio do fisioterapeuta HOJE No Vasco, Alex Evangelista, que esteve no em Juiz de Fora para participar de um simpósio sobre esporte e saúde. O tema da palestra foi Recuperação Acelerada: mitos e verdades. Para ele, a pressão pelo retorno e pelos resultados atrapalha a completa cura do atleta.
- Essa pressão existe desde sempre, mas hoje a demanda é muito maior. A mídia é muito maior. Então, a atenção voltada pra isso é muito grande. E a nossa preocupação é essa: estudar cientificamente uma condição para descobrirmos recursos e desenvolver uma cura mais rápida - disse.

Anônimo disse...

Para quem não sabe o Alex Evangelista,saiu junto com o Osvaldo Oliveira que foi o responsável pela sua contratação e adivinhe quantos meses Mauricio Assunção ficou sem pagar e acredite é muita grana.
Enquanto ele lembrar do Botafogo e do Mauricio Assunção o sonho do seu retorno é página virada.

Anônimo disse...

No Chile o botafogo saiu de campo embaixo de pedradas e outras coisas e prepare que no Paraguai é pior.

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/02/luis-ricardo-faz-novo-procedimento-e-voltara-treinar-em-ate-tres-semanas.html

Rodrigo, tem alguma coisa de errada com o DM. O cara se machucou quando?! E agora mais dois meses? Ninguém tem nada a ver com a vida particular dele, mas na foto na festa do Adriano ele (LR) me pareceu muito bem. Tem coisas que só acontecem com o Botafogo ou só o Botafogo deixa acontecer. André

Anônimo disse...

Para o Jota e demais irmãos de camisa.(Passado tá vivo ainda em minha mente)

Assunção, não traz boas lembranças, para torcedores antigos do Botafogo,como eu

Fomos eliminados em 1973 em Assunção, em um jogo suspeito que fomos garfados e não aguentamos a pressão.

Cerro Porteño 3 x 2 Botafogo

"Botafogo ganhava o jogo tranquilamente por 2 x 0 gols de Dirceu aos 30 e Zequinha aos 43 do primeiro tempo".

"Perdemos a partida, tomamos 03 gols aos 35,37,38 do segundo tempo, inacreditável com o juiz Armando Penha Rocha empenando e tudo mais que aconteceu.

Botafogo perdeu aquele jogo e se despediu da Libertadores jogando com Wendel,Ademir Vicente,Osmar Guarneli,Scala e Valtencir.
Nei Conceição,Carlos Roberto e Dirceu.
Zequinha(Rodolfo Fischer) Roberto Miranda(Ferreti) e Jairzinho.
Técnico:Sebastião Leônidas.

Observação e um relato da época: Desligaram a luz do vestiário,desligaram a água e muita pedrada nos jogadores e eles ganharam o jogo.

Nosso time quarta feira,tem que levar seguranças, porque o Paraguai é pior do que o Chile em matéria de segurança e já teve pedradas no Chile.
Espero que esse time não amarele,tenha muita raça para suportar a tamanha pressão que será feita no jogo da quarta feira.
Confesso, minha preocupação, tenho muito medo do presidente e da sede da sul americana ser lá no Paraguai e não gostei nem um pingo do juiz de quarta feira passada.
Abra o olho diretoria,essa Comebol é muito problemática para meu gosto.
Olimpia não faz medo, mais o extra campo,claro que faz,perdemos um brasileiro no Morumbi que seu Braulio Zanoto, acabou com nosso time no intervalo da partida,terminou o São Paulo sendo campeão e nosso time era para ter sido campeão.

Marcos

Anônimo disse...

Quarta feira,será uma batalha para sair classificado do Paraguai.

Kal disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/02/luis-ricardo-faz-novo-procedimento-e-voltara-treinar-em-ate-tres-semanas.html

No caso do Botafogo é muito pior que nos outros times. São CIRURGIAS que precisam de CORREÇÃO

Rodrigo Federman disse...

Alex, seu direito de resposta/posição está dado.

Ok, Anônimo 1.

Possa crer, Anônimo 2.

Ok, Anônimo 3.

André, esse DM é uma piada. Tanto que o Jefferson buscou ajuda fora do clube.

Valeu, Marcos. Isso aí.

Beleza, Anônimo 4.

Kal, esse DM é lamentável. Aquele doutor com cara de bebum é péssimo.

Abs e SA!!!