23/02/17

Só faltou assumir o erro




Praticamente sem dormir - e ainda parabenizando todos os envolvidos na classificação para a fase de grupos -, gostaria, agora, de falar um pouco sobre o jogo de ontem...

Fiquei muito preocupado com duas coisas: As poucas opções para rodagem do elenco (mantendo o mesmo nível) e as constantes mudanças que o técnico Jair Ventura costuma fazer nos jogos. Principalmente quando ele, ao invés de reconhecer que errou, ainda prefere ver algo que a imensa maioria da torcida não viu.

Depois do primeiro tempo inteligente e sem passar sustos, o treinador resolver fazer uma troca que matou o time, chamou o Olimpia e, se não fosse o Gatito, poderia ter decretado a nossa eliminação. Mas o Jair não concordou:

"- O Matheus fez um grande jogo. Foi muito bem no clássico contra o Flamengo e vem conquistando seu espaço. Tirei o Matheus no intervalo porque ele estava mal? Não. Eu tive dificuldades com as duas linhas de quatro. Inverti o Bruno com o João Paulo. Coloquei o Gilson que tem uma saída rápida pelo corredor e o pé esquerdo. Um jogador leve. Os volantes estavam tendo dificuldades, até pelo volume de jogo do Olimpia. Conseguimos corrigir um pouco, mas não foi o ideal".

Não, JV! Não corrigiu nada. Não melhorou nada. Você precisa entender que o Gilson é fraquíssimo e não é o Diogo Barbosa. Ou seja, as substituições em 2017 não podem ser taticamente iguais as de 2016. Os jogadores são outros. Os adversários, também.

Deu (demos) sorte. É o que importa. Mas temos um elenco limitado e não podemos "abrir a porta" para o azar entrar quando bem entender.

Em minha opinião, ontem nem deveria ter mexido no intervalo. E se fosse obrigado, poderia ter tirado o Camilo e adiantado o João Paulo. Tirado o Camilo, recuado o Pimpão e colocado o Roger. Enfim, tudo...
...menos utilizar o Gilson em Libertadores (sacando um cara que estava tomando conta do meio de campo).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

58 comentários:

Anônimo disse...

E mais Rodrigo, essa substituição estapafúrdia dele acabou de novo sobrecarregando o Airton. Esse Gilson é horroroso. Já que eu queira ter uma saída, pq não colocou o Leandrinho que tem boa técnica e poderia ter criado alguma coisa de boa.

Ricardo Rocha disse...

Sim, JV errou nas alterações do intervalo e, com certeza, vai rever o jogo e entender que fez besteira. Quanto a admitir publicamente, vai depender do ego. Jovem e deslumbrado com o momentâneo sucesso, acho difícil. Que tenha servido de aprendizado pra ele.

Frankstein Silva disse...

Concordo, Rodrigo.
Se tem uma pessoa que foi dormir todo cagado ontem, foi o Jair. Deu muita sorte... Salvo pelo Gatito.
Classificamos. Avante. SAN!!!

Enéias Teles Borges disse...

Jair, quando erra, a sorte ajuda. O pão dele não cai com a manteiga para baixo e com isso nós todos ganhamos. Valeu a lição.

Em tempo: titular será Gatito ou Helton Leite?

SA

Starsax disse...

Essa sua nota foi perfeita. Sem tirar nem por.
Jair afundou o time no segundo tempo, mudando um esquema que vinha dando certo, colocando um jogador que toma calor de Madureira...Boa Vista...reserva do lanterna do ultimo campeonato, que não havia jogado um jogo de libertadores, de qualidade e performance baixíssimas... Não, Jair. Tirar Gilson da cartola foi demais. Não enxerga que o Camilo só tem perna para jogar 45 minutos e olhe lá! Manteve Camilo, um Pimpão exausto porque corria sozinho na frente, e meteu Gilson. Ou seja: possibilidade de fazer gol quase ZERO. Chamou o Olimpia para nosso campo e quasseeee colocou tudo a perder.
Santo Gatito!

Unknown disse...

Rodrigo, pior é que ele vê qualidades no Gilson que ninguém vê. JV sempre demora a substituir e quando fez precipitadamente errou feio.
Espero que ele reveja o jogo e tire lições para os próximos jogos.
Parabéns ao Gatito que salvou o Fogão.
Agora temos tempo para o DM recuperar os atletas, será???
SA!

Rodrigo Federman disse...

Sim, André. E é até mais participativo que o Camilo.

Tomara, Celso. A impressão que tenho dele hoje em dia, é de estar meio pavão além da conta.

Isso aí, Frankstein.

Enéias, até quando?

Starsax, o que mais me incomodou nem foi o erro (todos cometem), mas não reconhecê-lo.

Yolanda, espero que ele seja humilde o suficiente para, depois, reavaliar o que falou sobre as suas mudanças.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não houve volume de jogo algum da equipe do Olimpia.
O que ocorreu foi que no segundo tempo, principalmente, o BOTAFOGO abdicou de jogar e entregou totalmente a posse de bola à equipe paraguaia; sem saber o que fazer com essa posse, pois a qualidade técnica é ruim, apostaram apenas nos cruzamentos para a área.
E todos sabemos que quando a bola começa a passar muito pela área, uma hora ou outra alguém pode acertar um chute fatal, foi o que ocorreu.
Em resumo, o BOTAFOGO convidou o Olimpia a pressioná-lo e poderia ter sido castigado por isso.

Além dessa fala, citada aqui no Post, o Jair também disse que o BOTAFOGO soube sofrer, soube marcar e lutou muito. Lutar e saber marcar, são requisitos de uma partida de futebol, faltou querer atacar e fazer gols. Quanto a "saber sofrer" discordo completamente desse clichê, pois este sofrimento se deu por culpa de suas próprias escolhas; ele, Jair, disse que optou por uma marcação recuada para sair nos contra-ataques.

Por último, ele se referiu o acerto do planejamento dizendo o seguinte:
"Desculpa aqueles que acharam que o planejamento não estava certo, mas o planejamento estava certo. Abrimos mão de algumas competições, do Carioca, mas nosso objetivo principal foi alcançado."
Mais uma vez repito que o Torcedor preferir esta ou aquela competição, está no contexto, mas um profissional jamais pode se comportar dessa forma.
Não admito um técnico vir a público dizer que abriu mão de determinada competição, pois é uma mensagem totalmente errada passada ao elenco. Essa fala explica o porquê da não classificação para a semifinal da Taça Guanabara. Mesmo poupando os titulares, inadmissível ficar de fora do primeiro turno do Carioca.
Se criticam tanto que em 2014 fizeram a pior campanha no Carioca, se esquecem que o planejamento dito à época é o mesmo que agora adotam.
Não é porque alguém resolve atravessar uma rodovia sem utilizar a passarela e chega ao lado oposto, que está certo.
Tenho notado uma ponta de soberba nas palavras do Jair; embora os seus números sejam incontestáveis.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio! É por essas e outras que eu tenho dúvidas se o JV um dia será um treinador de ponta. Como diz o Romário: Mal chegou e já quer sentar na janela. E está muito pavãozinho para o meu gosto. Tomara que ele amadureça e que os mais experientes (principalmente o Lopes) em GS consigam dar alguns toques de amigos, ao invés de bater palmas igual uma foca e insistir em passar a mão na cabeça eternamente.
Abs e SA!!!

Luciano - Juazeiro - CE disse...

Ora Rodrigo sejamos coerentes. Se ele assumir que errou na substituição, iria queimar mais ainda o fraquíssimo Gilson. E uma coisa eu já percebi nesse elenco, eles fazem questão de enaltecer os companheiros, demonstrando uma união e um espirito de corpo nunca visto antes. Nas entrevistas e nas postagens fica bem claro isso uma união fora do normal. Na entrevista do Gatito ontem após o jogo, ele estava oferecendo a vitória para o HL, Montillo e os que estavam no DM. Vejo um elenco sem vaidades e sem estrelismo. Certo que precisa de três ou quatro reforços pra serem titulares mas, na minha opinião esse time está no caminho para ser campeão.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Luciano, discordo. Ele poderia assumir que errou na sua leitura de jogo. Até porque, o fato do Gilson ser péssimo foi o menos grave. Pior foi a mudança tática errada que o JV inventou.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Também não entendi patavinas da substituição, não é nem somente porque o Gilson é ruim, é porque o Matheus estava bem, quem não estava bem era o Camilo e o Pimpão, mas discordo que contamos com a sorte, porque se fosse assim teríamos mantido o 0x0 e dizer isso é desprestigiar a grande exibição do Gatito nos pênaltis e como ele disse, estudou os adversários, então não foi sorte, talvez do Jair, mas não do Botafogo, do Botafogo foi competência.

Luciano - Juazeiro - CE disse...

Tudo bem Rodrigo, a intenção do JV era boa. E com a mudança o time fez um recuo natural e na saída para o contra ataque não acertava uma sequencia. E se você acompanhou a transmissão ele durante o jogo estava mandando o time subir isso até o narrador falou isso várias vezes. Não tem como ser bem sucedido numa mudança tática se a peça de reposição é ruim, convenhamos!
Abs e SA!

Gernaldo Silva disse...

Rodrigo... Em sua opinião, seria melhor o JV ser demitido no momento e sair do Botafogo?

Abs. Saudações Gloriosas.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, também não credito a classificação à sorte. Apenas disse que, em minha opinião, o JV ainda é mais sorte do que propriamente um bom treinador. E que bom para ele...e para o Botafogo. Que continue assim, deixo bem claro a minha torcida! hehehe

Claro, Luciano. Jamais duvidaria da intenção dele. Mas errou, foi mal...e infelizmente não teve a hombridade de reconhecer. Ao invés disso, insiste que acertou.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, eu não disse isso. Pelo contrário, disse que não há como contestar o trabalho dele se analisarmos números e resultados. Contesto apenas algumas decisões e não acho que ainda seja todo esse treinador que muitos vêem. Mas se continuar dando certo, que assim fique.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Foi só uma pergunta... No mais, concordo em grande parte das suas opiniões.

Obs: Revi os comentários do post anterior... De onde vc tirou paciência pra responder certos comentários em plena madrugada?

ABS... Saudações Gloriosas

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Pois é, Gernaldo. Eu estou buscando garantir o meu lugar no céu! rs
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Comparar o Gilson com Diogo Barbosa é mais ou menos igual comparar o Jonas com o Luís Ricardo. Quem contratou o Gilson, Jonas e Joel, não deseja que o Botafogo ganhe nenhum título. Esses três jogadores são banco em qualquer time dá segunda divisão do campeonato Brasileiro. Querer reinventar Diogo Barbosa, JV, é de tirar qualquer torcedor do botafogo do sério, apesar dá euforia. Cadê o centroavante que a múmia do AL ia contratar?
Botafogo chegou até aqui, graças ao suor de Pimpão, Marcelo, Carli, V Luiz, Bruno Silva e outros. Esses três que citei são jogadores sem disposição, fraquíssimos tecnicamente. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, J.Daniel. O JV precisa sair um pouco do pragmatismo. Mas de maneira inteligente. Não será utilizando Gilson que conseguirá.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Como não vi o jogo não posso opinar, mas pelo que já vi desde o ano passado e 3 jogos esse ano posso dizer que o JV não é um técnico ruim, mas substitui muito mal, e mais, esse Gilson entrar é querer entregar o jogo.
A diretoria precisa entender que a LA pode ser um investimento importante, então seria hora de reforçar o time: o time não é ruim, mas o elenco é muito fraco. Precisamos de um atacante de qualidade e algumas peças fundamentais de reposição Eu sei que é difícil, mas o retorno será muito bom, tanto técnico como financeiro, disso eu tenho certeza
A maior decepção desde outubro do ano passado é o Camilo, que está muito mal, precisa melhorar muito, pois do jeito que está é um a menos no time. Seria hora de um banco
Provavelmente pela pedida irreal e muito provavelmente com o aliciamento de algum clube, o Emerson Santos não esperava que aparecesse um zagueiro muito melhor que ele, que é esse Marcelo, que também joga na LD. Com isso, duvido muito que o ES fique no Botafogo, acho que a diretoria não pode nem deve ceder
Diga-se de passagem que o ES não é mal jogador, mas sem o Carli do lado demonstrou em diversas ocasiões ser um tremendo paçoqueiro, ao contrário do Marcelo que mostrou uma personalidade e uma categoria muito acima da média para um garoto que acabou de subir Pelo andar da carruagem, o Marcelo não fica muito tempo no Botafogo, o que será uma pena. Mas o momento é de comemoração, então, vamos é comemorar Valeu Fogão! Abs e SB!

Douglas disse...

Boa tarde galera do CB, gostaria de realizar um comentário conciso, ponderado e analítico como os amigos Marcio e o nobre Jota entre outros desse espaço hehe... mas não consigo, depois de 3 defesas incríveis do Gatito outrora contestado corretamente por toda a torcida, veja bem, eu disse corretamente, ele veio e salva a noite alvinegra, só consigo pensar em uma coisa... "Libertadores, me deu onda" kkkkkkk. Brincadeiras a parte, JV infelizmente adora um holofote, é irritante, sim, mas nada que mude sua atuação dentro de campo, como você mesmo disse, não existe nada de especial nos treinadores por ai ha fora tirando algumas raras exceções.
Em tempo, apenas a classificação para a fase de grupos rende ao nosso alvinegro 10 milhões. Quero ver o Canales nesse ataque confio muito no gringo.
SAN !!!

Marcio disse...

O BOTAFOGO voltará a campo somente no dia 11 de março, ou seja, terá 15 dias livres entre o jogo (ontem) contra o Olimpia e o próximo contra o Volta Redonda.
Terão tempo de recuperar os contundidos e melhorar a parte física, técnica e tática, Só falta, quando voltar a jogar, dizer que falta ritmo de jogo.

E as contusões em série chegaram aos goleiros.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Sérgio. Você não viu o jogo, mas a análise é essa. Concordo plenamente contigo.

Cloud, tomara que o pavão abra menos as asas. Hehehe

Márcio, e ainda acham (alguns) que não tem nada errado com a preparação física e DM. Insisto: Se não tem, somos muito azarados.

Abs e SA!!!

Silva disse...

O técnico às vezes projeta uma coisa é em campo não dá certo.Que sirva de lição.Precisamos reforçar esse elenco para a fase de grupos,nosso ataque é de nervos, precisamos de NO MÍNIMO um atacante para assumir a titularidade.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Silva. Mas ontem, até a projeção dele foi equivocada. Em hipótese alguma o jogo pedia o Gilson.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Frase

"Otto Glória um dos maiores e melhores treinadores do Brasil e que brilhou com a Seleção de Portugal.
Disse uma vez que "quando o time ganha o técnico é bestial. Quando o time perde, o técnico é uma besta". Faz sentido".

Sempre acredito no Botafogo em todos os momentos de dificuldade, sou o contrário da maioria pessimista e antes do jogo do Colo Colo, lá no Chile,que participei por aqui, hoje estou de volta para confirmar meu otimismo.
Não com o resultado, mais como a maneira do time se comportar,com jogadores unidos e disciplinados, onde o afastamento e sua reintegração do Sassá não mudou nada no grupo.
Vejo o Botafogo com essa diretoria, com nossa divisão de base, o Manoel Renha na frente, com esse simples e humilde técnico, como o time de maior futuro do Brasil,isso se continuar com essa politica de pés no chão da diretoria.

Ubiratan

fabio lucas disse...

De quem é a defesa mais bonita de quarta-feira?
Cássio, Gatito, Muralha, Danilo Fer...
Gatito Fernández (Botafogo)59,41 %
Alex Muralha (Flamengo)21,14 %
Cássio (Corinthians)10,36 %
Danilo Fernandes (Internacional)6,55 %
Artur (Chapecoense)2,54 %
http://sportv.globo.com/site/programas/e-gol/interatividade/enquete/2017/2/23/de-quem-e-a-defesa-mais-bonita-de-quarta-feira-a2cd4940-f9e2-11e6-ab8a-065dd000503b.html

Renan SP disse...

Rodrigo, passando um pouco a euforia por conta dá classificação, volto a bater na tecla ; alguém precisa dar uma chamada no Jair e explicar que em um confronto mata-mata , não se pode depender apenas de sorte , em hipótese alguma ele poderia retrancar o time daquela forma e sofrer toda aquela pressão.
Não vou aqui analisar o trabalho que faz o Jair , até porque seus números São bons .
Estou me referindo a situação de ontem apenas .
O Lopes por ser um técnico ( disse técnico) vitorioso no futebol e experiente, deveria chamar o Jair para um bate papo e explicar que não é assim que se faz ...
Alguns dirão que o Jair jogou com o regulamento de baixo do braço, mas a verdade é que ele teve muita sorte em não sair desclassificado deste confronto.
Repito, o time do Olímpia não tem nada de mais , e se fosse um time qualificado ofensivamente?
Eu sou contra , um time entrar em um jogo para empatar , isso sempre dá errado, jogar administrando um resultado é uma coisa , se acovardar é outra ...
Se o Botafogo joga o Feijão com arroz que é acostumado, venceria esse jogo com a bola rolando , depois de um bom primeiro tempo do nosso time , a torcida adversária já estava irritada e impaciente, acho que faltou malandragem ( no bom sentido ) ao Jair Ventura.
Enfim, o Jairzinho ainda é jovem e tem bastante tempo para aprender .
Mas o importante é sempre reconhecer os erros e tentar concertá-los .

Um abraço

Anônimo disse...

Gilson não é e nunca foi mal jogador,só para os que não acompanha o futebol do cara,assistir boas partidas pela Ponte Preta,Grêmio,Cruzeiro e o próprio America Mg, contra o Flamengo gostei do futebol do Gilson, agora a sua entrada ontem, embora o técnico enxergou diferente,eu não tiraria o Matheus Fernandes e não colocaria o Gilson.Embora reconheça que o professor Givanildo quando técnico do America colocava ele, como o Jair fez ontem e jogou muito bem.
"uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"


Marcos/MG

Rodrigo Federman disse...

Ubiratan, o ideal seria mesmo o Renha nos profissionais.

Gatito, Fábio.

Renan, acho também que ele precisa dar uma reconhecida quando erra. Insisto: Ele está um pouco pavão.

Marcos, para mim ele é bem ruim de bola.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não Rodrigo, Renha já foi convidado a ser candidato várias vezes e nunca aceitou, ele ajudou a administração Bebeto de Freitas e o centro de treinamento de General Severiano, ele foi um dos responsáveis pela sua construção.
Botafogo para ser presidente no atual momento é perigoso e não é para qualquer um a não ser um acostumado com pressão e dividas enorme e não para de aparecer e o presidente atual teve seus bens penhorados a justiça,desbloqueou mais o advogado dos credores recorreu,como o cargo de presidente não é renumerado o cara para ser presidente tem que ser honesto eu mesmo sou um torcedor apaixonado, Deus mim livre,de ser candidato a presidência e nem participar de diretoria.
Bom mesmo,somos nós,falamos o que queremos, criticamos as vezes sem base nenhuma,achamos isso e aquilo, porque somos torcedores.
Atual momento do Botafogo e com a legislação que está sendo impetrada nos clube,com responsabilidade de alguma coisa errada,que venha a acontecer é melhor ser torcedor.
Tenho amigos que passaram pela administração do clube e fala como é difícil administrar um clube do tamanho do botafogo com responsabilidade e sem receber salário é muito desgaste,mesmo que faça tudo com boa intenção, sempre tem os que se posiciona contra, as vezes politicamente e outros por ser contra tudo mesmo,são os chamados polêmicos.

Ubiratan

Anônimo disse...

"Veja o comentário da partida transcrita do canal botafogo"

Por isso que o futebol é apaixonante,cada torcedor tem um critério, reveja as atuações e analise do Canal Botafogo da partida de ontem.

Helton Leite (7) boa apresentação. Gatito (10)entrou e arrasou.
Marcelo (4) Nervoso, rifou muito a bola.
Carli e Emerson (6, 6) Segura no jogo aéreo.
Victor Luiz (7) Boa opção ofensiva no primeiro tempo. Depois, só defendeu.
Airton (6) Fez o básico. Saiu dando lugar a Guilherme (sem nota) no final.
Bruno Silva (3) Mal, errou passes, defendeu mal. Uma de suas piores partidas.
Mateus Fernandes (2) mal. Saiu para a entrada de Gilson (3) que pouco fez em campo.
João Paulo (6) Boa partida, mas errou alguns passes.
Camilo (1) Entrou?
Pimpão (6) Muita correria e disposição
Jair Ventura (1) errou ao colocar o time tão defensivo. O adversário é fraco. Demorou a mexer.

Resumindo: Estamos na libertadores, de fato!
É nóis, Fogão!

Anônimo disse...

Rodrigo, em um post antigo o Márcio tinha mencionado o uso de 3 zagueiros. Com esse tempo de 15 dias, penso que seria uma boa manter o Carli, ES e o Marcelo na zaga, dando mais liberdade para os laterais. O Jonas é fraco na marcação, mas tem um bom cruzamento. Em jogos mais complicados como o de ontem, essa liberdade prós laterias com um bom finalizador na frente será de grande valia. Não adianta o Botafogo preso nesse padrão de jogo atual. Temos uma pré temporada a nosso favor nesse momento, podemos entrar muito mais fortes na próxima fase. SA

Silva disse...

Rodrigo,não esqueça que Renha trouxe as bombas Zárate e Escalada.Acho que ele é melhor na base mesmo.

VinnyMarques disse...

Pior é que o Gilson não fez nada que mostrasse as características descritas pelo Jair em jogo algum... Se ele treina assim, não sei... Mas nós jogos... Nada. Muito pelo contrário.
E a inversão do Bruno com o João Paulo? Caraio... Enfim. Demos foi sorte. Se o Helton não se machuca, apostaria que ele colocaria o Lindoso "pra fechar o meio". Foda...

Unknown disse...

Rodrigo, acho o Gilson ruim, mas na minha opinião um pouco melhor que o Jonas, e na sua opinião, quem é o pior dos dois.

Rodrigo Federman disse...

Eu sei disso, Ubiratan. Me referi à competência dele como gestor e empresário. Seria ótimo um cara como o Renha comandando o futebol profissional também.

Valeu, Anônimo.

Concordo, André. Agora é a hora de recuperar jogadores e testar esquemas e formações para emergências ou contingências de jogo.

Silva, todos erram. Mas a competência dele é inquestionável. E acho algumas berracões (até mais numerosas) do Lopes ainda piores.

Exato, Vinny. Ainda começou com o Bruno mal escalada na esquerda. Coisa que ele nunca havia feito.

Ivo, não consigo compará-los por serem de lados opostos. Mas acho ambos muito ruins.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Devo concordar com os amigos... Jair devia voltar com o mesmo time no segundo tempo e no meio do segundo tempo do jogo tirava um volante e colocava Guilherme e depois tiraria o camilo e colocava o Roger e recuava o pimpão pra ajudar na marcação. Com isso, iriamos ter um time mais a frente e com muitas possibilidades de sair com a vitoria com a bola rodando ainda.

Sobre o goleiro ontem me surpreendeu... Ainda não passa segurança mais o cara saber pegar penalt muito bem.

Unknown disse...

E outra Gilson na função dele já é ruim que dirá jogando no meio campo... Repito ontem Jair foi muito infeliz ao tira Matheus Fernandez.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Eziel. O JV quase cagou tudo ontem.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos do blog,mas do que nunca vale o ditado BUNDA e opinião.....
Meu intuito não é polemizar,apenas,como PALPITEIRO,darei algumas opiniões.
Em primeiro lugar,parabenizar os desacreditados,perebas,fracos,sem condição de jogar no Botafogo,etc,e até os que vieram de contra peso,pois com garra,disciplina e muita raça têm queimado a língua dessa mídia asquerosa,que sempre tenta diminuir os nossos feitos,e,infelizmente,também calando torcedores pessimistas,que se deixam levar por esses hipócritas da banda podre da imprensa.
Aliás,desde 2015 até o início desse ano o papo é sempre o mesmo,ou seja,o time é fraco,não vai subir,vai para a C,vai cair novamente,etc,etc.
Eu criticava muito o JV quando ele insistia com RF e outros,pois perdíamos partidas por falhas individuais grotescas,comprovadas a cada partida.
Atualmente,não o tenho criticado,posso até ter opinião diferente na escalação,mas ele não tem vencido as partidas? Aí eu pergunto que erro ele tem que assumir ou reconhecer? Só por não escalar aqueles que julgamos melhores? Discordo de quem não reconhece o que ele tem feito,dizendo que é sorte,isso é falta de argumento e muita vontade de malhar o rapaz.Se é assim,o cara tem sorte desde o ano passado.
Alguém tinha dúvidas de que o OLÍMPIA,partiria com tudo? E se o JV optasse por outro esquema e levássemos uma surra,sendo eliminados ? Aí,como bem diz o BARESI,alguns intolerantes não o perdoariam.Temos que entender que o treinador é ele e dele a responsabilidade.As suas convicções,certas ou erradas para alguns,têm dado certo e pronto,simples assim.
Colocou o GILSON,e daí? O gol foi culpa dele ou infelicidade do MARCELO que rebateu uma bola,ela bateu no adversário e sobrou para o atacante fazer o gol? A má vontade tira a razão das pessoas,pois o GILSON até que não foi mal e fez o que o treinador pediu.Quem pode garantir que seria diferente caso ele não entrasse?
A cisma com alguns dogmas é tanta,que o JP não servia para o Botafogo pois veio de um time rebaixado.Ele tem sido um dos melhores jogadores do time,mesmo jogando fora de sua posição,não se omite,tem MB toque de bola e visão de jogo.Meus informantes nordestinos não erraram na avaliação.
O treinador está conseguindo ter um êxito que muitos não acreditavam,e isso é o que interessa.Quem convive com os atletas,sabe de suas condições do momento,etc,é o JV e não creio que possamos ter a pretensão de acharmos que escalaríamos melhor do que ele.
Entendo a discussão aqui como passa tempo,diversão,etc.Mas a malhação ao JV e aos jogadores,no momento de uma bela e difícil classificação é totalmente injusta.
Para encerrar,quem gosta de criticar o JV que o critique por escalar e manter em campo o inoperante CAMILO,um inútil comprovadamente os 90 minutos.É fato e não achismo.Ah,mas ele é o CAMITO,fica mais fácil para alguns falar mal dos menos votados.
Não desejo polemizar com ninguém,apenas PALPITEI.
Aproveito para cumprimentar o PAULO FERNANDO por um comentário de ontem,um autêntico PALPITEIRO REALISTA,concordo plenamente.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, respeito, mas não concordo tanto. Primeiro, porque ninguém está diminuindo o trabalho do JV. Eu mesmo disse várias vezes que os números e resultados dele são incontestáveis. Da mesma forma que, apenas opinião particular, eu disse que apenas não me agrada tanto como treinador. Mas reconheço a sua importância e hoje não vejo nenhuma possibilidade de pensar em troca de comandante. Agora, daí a ter aval em tudo, é um longo caminho. Ontem, inegavelmente ele errou. Pelo menos para 90% da imprensa e torcidas foi claro e não é perseguição barata. Até porque o intuito do post não foi esse. O que questiono é que ficaria muito mais bonito se ele reconhecesse que errou na avaliação do jogo e substituições. Apenas isso, ao invés de dizer que acertou. Desculpe, mas os 45 minutos finais não me mostraram acerto. Tanto que levamos o gol que passamos longe de sofrer risco na primeira etapa. E ainda pioramos no meio e perdemos toda e qualquer lampejo ofensivo. É a minha opinião.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não criou polêmica é uma ova. Criou sim, ou melhor fez muitos usar a massa cefálica.
Empatia é coisa séria. Não aceito o "LINDOSO", porquê, individualmente erra nos chutes
nos passes, nas divididas e assim assim. Tem outros que comentem os mesmos CACOETES em todas as partidas erros nos chutes, nos passes, nos lançamentos. Nós vemos o JV não.
Ganhamos ontem por sorte e pelo CATITO. Teremos a mesma sorte noutras partidas.
Essas várias opiniões nos servem para REFLEXÃO que temos outro prof pardal.
Ganhamos isso foi legal.
Abs Mário

Anônimo disse...

RODRIGO,meu amigo,pode discordar à vontade.A sua opinião,como torcedor apaixonado pelo nosso clube,eu respeito,mas 90% da imprensa pode dizer o que quiser que não lhes dou,com raras exceções,o menor crédito.
Essa questão dele reconhecer ou não é muito subjetiva e depende de N fatores.
Com escalações certas ou erradas,a classificação está aí para alegria de todos os botafoguenses.
Como VC bem diz,BUNDA e opinião....Afinal,ninguém é dono da verdade.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Mário, cada um com a sua avaliação, né?

Isso aí, Jota. Divergências respeitosas, sempre.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Sem Jefferson, LR e Montillo. Com atacantes do nível de Guilherme , Roger , Joel, VT , nosso treinador não tem muito o que fazer . Creio que gostar ou não de JV é um direito de todos. Nosso amigo JOTA , com sua experiência, deixa claro sua opiniões. Eu tenho as minhas , assim como Rodrigo, Márcio , Fábio , Paulo, Ubiratan etc. Não dá pra rotular "A" ou "B" por opiniões.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Celso.
Abs e SA!!!

jeremias disse...

Tão de parabéns para um time que iria cair hj estamos na fase de grupos da libertadores agora só faltou o apoio da galera no ST pra ajudar ainda mais os que estão lutando por nós la em GS vlw BOTAFOGO

Anônimo disse...

CELSO,o deputado BOLSONARO(foto) em um pronunciamento,disse que o mal que assolava o país era a educação maltratada pelos governantes.Disse que as escolas não fazem mais interpretação de textos,leitura,etc.
Por isso que muitos não conseguem entender certos textos e as opiniões emitidas.
Quando ainda lecionava,eu dizia aos meus alunos de pós que eles deveriam SEMPRE LER E EVITAREM SEREM LIDOS.
Quando emito uma opinião contrária a de alguns e até a do meu amigo RODRIGO,digo educadamente que sou apenas um PALPITEIRO,que não quero polemizar e que ninguém é dono da verdade.Vida que segue.Obrigado pela referência.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Jeremias.

Boa, Jota. Isso aí.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Jota , meu nobre , sempre lúcido e respeitando o direito de discordar .
"Tolerância não significa renunciar a todas as opiniões que os outros podem considerar ofensivas" Roger Scruton

Marcio disse...

Fazendo história: veja por que o Botafogo tem o caminho mais duro da Libertadores

http://espn.uol.com.br/noticia/673562_fazendo-historia-veja-por-que-o-botafogo-tem-o-caminho-mais-duro-da-libertadores

O interessante é que na análise levam em consideração apenas o ranking da conmebol para definir que o BOTAFOGO tem o grupo mais difícil.

Muito superficial essa análise, pois o tal ranking considera os últimos dez anos e portanto fala mais do passado do que do presente.
Por mais que se respeite a história de cada equipe classificada, não se pode deixar de avaliar o momento das equipes na hora da disputa.
Futebol não é matemática.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Celso.

Márcio, e esquecem, por exemplo, que o Atlético Nacional é um time completamente diferente do ano passado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

"A vaga,embora nas cobranças de pênaltis,destruiu mais uma vez os chamados "especialistas".No ano passado,a maioria apostou em nova queda para a Segunda Divisão. Motivos:lesão de Jefferson e saída de Ricardo Gomes.Erraram.Depois,com Jair Ventura Filho,ocorreu uma boa sequencia de vitórias,no returno do Brasileiro.Eles insistiram dizendo que,mesmo com os resultados,não chegaria entre os relacionados à fase classificatória da Copa Libertadores da América.Erraram de novo.Agora,estão calados.A recompensa do grupo:quatro dias de folga e permissão para curtir o carnaval até segunda-feira,etc,etc."

O texto acima não é meu,e sim do BARESI.
O PALPITEIRO pensa o seguinte:
Especialistas de araque,seguem a pauta de quem lhes paga para falar,elogiar e criticar quem lhes é determinado.São poucos os independentes que dizem o que realmente acham.
Por que será que a "grobu" coloca corinthianos e framerdistas em seus programas esportivos? Será competência deles ou a audiência ? Infelizmente,são muitos inocentes úteis que acreditam em tudo que a mídia produz.Vida que segue.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, não vou tanto aos extremos. Até porque, o Baresi é um amigo botafoguense apaixonado também.
Abs e SA!!!

Biriba disse...

(Mesmo "atrasado" aqui, hahaha) concordo totalmente, Rodrigo. Nada a acrescentar.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Biriba.
Abs e SA!!!