03/02/17

Sobra para o Pimpão




Após a vitória sobre o Colo Colo, muito se falou sobre a formação do Botafogo com a dupla Camilo e Montillo.

Uma coisa é fato: Perde-se pegada no meio de campo.

Em contrapartida, ganha-se em qualidade técnica.

É questão de botar no papel, ver o que mais interessa e trabalhar os pontos fracos de qualquer situação escolhida.

Ainda assim, eu acho que os dois podem jogar juntos. Mas diferente da quarta-feira, recuaria um pouco mais o Camilo (na faixa central), deixando o argentino flutuando do meio para frente. 

Mas confesso que tenho uma preocupação que não é com Montillo ou Camilo, mas sim com o Pimpão.

Por conta do fraco poder de marcação dos dois armadores, o RP muitas vezes tem que voltar acompanhando o lateral e ainda ter fôlego para chegar na frente em condições de ajudar o Roger e/ou criar situações de gols. Por mais que tenha um bom preparo físico, isso é desumano. E quando lembramos que as opções no banco são Guilherme e Joel, me preocupo duas vezes mais que o Pimpão se canse ou machuque com tanto sobreesforço. 

Cabe ao Jair arrumar esse time com Camilo e Montillo...
...mas sem "matar" o Rodrigo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

54 comentários:

Ricardo Rocha disse...

Rodrigo e demais, bom dia. As contratações de Roger, Guilherme e Joel foram uma brincadeira de péssimo gosto. Se é pra escalar qualquer um desses, faz "vista grossa" e escala o Sassá, até contratar alguém digno pra jogar no ataque do Botafogo.
A solução momentânea é muito fácil. NÃO escala nenhum dos 3, coloca o Pimpão e deixa o meio com 5 jogadores, com 3 deles com poder de marcação maior. Como o preparo físico não é bom, um garoto da base deveria ser um deles.
Abraços.

BENTO disse...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!

Condordo, Federman.
O JV tem que encontrar a melhor formação e variações durante o jogo.
Não dá pra sobrecarregar o RP ou outro qualquer jogador.

SAN e Abs.

Fábio Lucas disse...

Botafogo atento ao mercado busca zagueiro Rodrigo Moledo e o time da Grécia quer 5 milhões digo não vale isso sabe por que não sabemos as condições técnicas deles, melhor seria ir atrás do Ronaldo Alves ou Ernando do inter companheiro do mesmo na época. Botafogo colocou Renan Fonseca para ser emprestado no mercado falta surgir interessados.
No carioca que não é prioridade eu iria assim Gatito Fernandez(Helton Leite),Marcinho, Renan Fonseca,Igor Rabello,Gilson,Matheus Fernandes,Rodrigo Lindoso, Leandrinho(Yuri),João Paulo,Pachu(Guilherme),Joel(Roger).

Ricardo Rocha disse...

Deixa eu entender. JV e sua equipe dizem que o preparo físico não é o ideal. Mas...será que sem jogar vai adquirir ritmo de jogo? O que esses jogadores farão nesses 6 dias sem jogo, sem compromisso? Treinar? Mas no treino também há lesões. Medo de se machucar em um jogo? Seria então mais fácil escolher outra profissão, esporte. Que tal Xadrez?

Rodrigo Federman disse...

Fecho total contigo, Celso.

Isso aí, Bento.

Desnecessário, Fábio. Ao invés de pagarem alto por outro zagueiro, melhor seria tentar chegar a um acordo logo com o Emerson.

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Por isso digo que temos que jogar num 4x3x2x1 - Pimpão como falso 9. A linha de 3 na frente da zaga conseguirá fechar as laterais. Ano passado o esquema foi o 4x3x1x2, este ano tem que ser o 4x3x2x1. O Botafogo só sabe jogar, por enquanto com 3 volantes. Neste caso tem que tirar Lindoso e colocar um com mais saída de bola.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Enéias.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Rodrigo, mas agora ele não é mais prioridade como era o Marcelo surgiu não quis antes agora é a fez do botafogo talvez devolver na mesma moeda seu empresário deve esta morrendo de raiva do paredão Marcelo. Eu buscaria outro se o Emerson Santos ficar de graçinha você sabe que gosto dele ainda mais do lado do Carli, so que ele agora não pode ficar mais de mimimi se quer bem se não amém surgiu uma outra zaga boa pra gente se manterem os níveis Marcelo e Emerson Silva.
Teremos que partir para a dupla com Carli talvez Igor, talvez não mesmo assim iria atrás de outro zaga 5 é o ideal. O que está pegando para o Rodrigo Pimpão é que Roger também não volta para marcar e o Jonas me parece que não marca tão bem, o André Lima(nos tempos de botafogo marcava) e mais atacante que o Roger para mim é mas como o Roger tá aí é o que temos... "além dos gols".

Matheus Quitete disse...

Simples Rodrigo, coloca mais um homem no meio de campo no lugar do Roger.

Um meio com Airton, Bruno Silva e João Paulo deixaria o nosso meio bem forte na marcação e criativo e o Camilo e o pimpao revezariam pra fechar a linha de 4 no meio sem a bola, isso deixaria o nosso melhor jogador (Montillo) sem muita obrigação defensiva e não iria deixar o pimpao sobrecarregado

Rodrigo Federman disse...

Fabio, buscar outro tendo um jovem com potencial em casa. Eu não consigo entender essa lógica. Principalmente se aquele que vier de fora, chegar ganhando o que hoje pede o Emerson (ou até mais).

Isso mesmo, Matheus. Eu também faria assim.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Concordo !!! O Pimpão está muito sobrecarregado com a função que o JV estabeleceu pra ele dentro de campo !
Não consigo imaginar o botafogo sem ele em campo devido as opções citadas no ataque !
SAN
Neto

Paulo Eduardo disse...

Acho que o Pimpão tem que ser o falso 9. Jogaria com 3 volantes (Aírton, Bruno Silva e João Paulo) + Camilo e Montillo, com Pimpão como único atacantes, se movimentando, mas não precisando recuar tanto.

Fábio Lucas disse...

E isso aí precisamos de mais algum atacante de nível tipo Neilton e pensar que o Kelvin vai para o Vasco e irá virar o novo Rafael Silva ou Maikon Leite novo Maxi Biancucchi isso desafogaria o R.Pimpão além de eu não confiar muito nele. Outra coisa além disso precisamos de um volante-meio campo estilo Thiago Mendes/Wesley São Paulo, Tinga ex Palmeiras,Ramires/Charles ex Cruzeiro aí daria para povoar o meio que nem voces querem.

Rodrigo Federman disse...

Neto, e sem reserva com mesmas características.

Eu também, Paulo.

Fábio, não gosto desses nomes.

Abs e SA!!!

jorge luiz vieira disse...

Vejo algumas colocações dos colegas aqui no blog que considero perfeitas....só se nos treinamentos ocorre tudo ao contrário das postagens feitas aqui para que o JV não enxergue o óbvio...confesso que ainda não me convenci da capacidade do nosso treinador para comandar esse grupo. Rodrigo, quanto ao Pimpão, se vier se machucar, estamos ferrados....

Rodrigo Federman disse...

Jorge, desde o ano passado não consigo enxergar um treinador de futuro no JV.
Abs e SA!!!

Valadão disse...

Rodrigo não tem oque inventar, voltar com a formação clássica do ano passado 4-3-1-2 com a trinca Ayrton, BS e JP (BS mais preso junto com Ayrton e deixaria o JP com liberdade para chegar mais a frente), na frente RP e Roger(ainda vou dar uma chance para ele, mas a bola tem que chegar para ele finalizar, principalmente pelo alto) e guardaria o Camilo ou Montillo (tanto faz eles não marcam ninguém) para o segundo tempo. Tem que reforçar a marcação na lateral direita, foi uma avenida para o Colo Colo.

Marcio disse...

As possíveis opções foram descritas pelos amigos e assim só acrescentaria a minha já citada possibilidade de jogar com três zagueiros.
Não acredito em esquema de jogo ruim e sim em esquema que maximiza as qualidades e minimiza os defeitos do elenco.
As circunstâncias que se apresentam estão obrigando o jair a rever os seus conceitos. Eu acho isso muito bom, só me preocupa possibilidade do Jair ficar preso a determinadas "verdades".
SA!!!

VinnyMarques disse...

Eu tô nessa linha aí, de Aírton, BS, JP, Camilo, Montillo e Pimpão.
Não temos atacantes decentes pra jogar com dois na frente.
Ah, alguém sabe das previsões pro LR e Jefferson?

Enéias Teles Borges disse...

JV é, de fato, promissor. Não fará milagres em 2017, mas depois de 3 anos, será dos bons. Para nosso time não vejo ninguém melhor. A não ser alguém como Paulo Autuori, que faz integração muito boa da base com o profissional (longo prazo). Atlético PR, se tiver paciência, será uma potência.

fabio lucas disse...

Como essa formaçao:Airton,Bruno Silva,Joao Paulo,Camilo,Montillo e Rodrigo Pimpao
"Minha dúvida seria se o time não ficaria muito na defensiva, chamando o colo colo, mas é uma opção. outra coisa, seria colocar o Joel que se movimenta bem mais que o Roger pelo andar das coisas, o Roger infelizmente vai fracassar em mais um time grande". disse um botafoguense e penso o mesmo e acrescento nao quis vir ano passado se ferrou(Roger).
Bruno Alves do figuera foi tentado mais nao conseguimos sem problemas alguma hora aparece nao pode para de tentar, trazer zagueiro,meio-campo e atacantes ou atacante dependendo do nivel tecnico.

Rodrigo Federman disse...

Valadao, eu discordo de deixar Camilo ou Montillo no banco.

Márcio, o problema é que eu duvido que o JV já tenha treinado um outro esquema tático alguma vez.

De acordo, Vinny.

Enéias, não tenho essa certeza e nem mesmo impressão.

Fábio, não é o esquema que torna o time defensivo. É a atitude.

Abs e SA!!!

fabio lucas disse...

Valadao, de todos aqui pra mim que falou mais certo e que concordo mais.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Fecho com o xará Paulo e vc Rodrigo.
Acho que o JV vai de 4 x 3 (Airton, BS e J.Paulo) x 2 (Camilo e Montillo) x 1 (Pimpão).
Acho o Pimpão mais voluntarioso que o Roger e com mais poder de decisão em velocidade.

PAULO FERNANDO disse...

Marcio, 3 zagueiros agora seria "inventar" algo sem treinamento e sequer tendo jogado assim antes, sendo muito arriscado. Seria mais conservador com o 4...3...2...1...gol do Pimpão!

Rodrigo Federman disse...

Total de acordo, Paulo. Com seus dois comentários.
Abs e SA!!!

Matheus Quitete disse...

Eu discordo, não sou mt fã do Camilo, mas ele ir pro banco deixando o Roger no time é um absurdo. E em relação a questão de ser defensivo eu concordo com o Rodrigo, é a atitude que determina isso, jogar com Airton, Bruno Silva, João Paulo, Camilo Montillo e pimpão é a melhor formação pra essa equipe.
Podendo alternar de um 4 5 1 sem a bola, com velocidade e criatividade no contra-ataque para um 4 3 3 com a bola.

Marcio disse...

Rodrigo, se não treinou, está na hora de começar a treinar. Não se pode admitir um técnico permanecer preso a um esquema tático somente.
SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,para mim jogam os melhores sempre e amanhã acabaria com essa frescura e escalaria o time titular para ganhar ritmo.
Somente um cego em futebol,como até agora tem sido o JV,pois fica com medo de barrar um poste e um zagueiro ridículo,não consegue entender que com CAMILO e MONTILLO no meio a marcação fica difícil.Então,o óbvio ululante é colocar o JP no lugar do poste e zé fini.Deixa o RP de falso 9.Futebol atual só dá para usar "postes" em casos extremos.O time atual tem que jogar com os três no meio para poder manter MONTILLO e CAMILO juntos,justamente de onde podem sair as melhores jogadas.Um abraço do JOTA.

Marcio disse...

Paulo, eu não escrevi que o esquema com três zagueiros deve ser utilizado de imediato. Expliquei os motivos em um Post anterior sobre o assunto e se me permite, colarei aqui.

Quanto ao Time, penso que o Roger poderá ser utilizado apenas em um momento de desespero para conseguir um resultado; aquela hora do abafa. Fora isso, ele torna-se totalmente prescindível porque não temos jogadas de linha de fundo, Jonas e Victor Luis pouco chegam, onde a sua estatura poderia ser aproveitada; além disso, não tem técnica e nem velocidade para dialogar com os companheiros quando sai da área. Assim, a meu ver, o ataque precisa de velocidade/mobilidade e alguma técnica.
Uma outra observação que faço é que se a inoperância do Jonas na marcação for confirmada, mais a necessidade de escalar o Montillo e do Camillo, pode o Jair pensar em uma escalação com três zagueiros. Não necessariamente o Jair precisa formar essa linha de três com zagueiros propriamente dito. O Chelsea, por exemplo, forma a linha de três utilizando o Azpilicueta que é lateral de origem.
Assim, pode o Jair sacar o Jonas e colocar mais um volante e segurar o Victor Luis definitivamente na zaga; pode fixar o Airton, que já jogou em linha de três zagueiros no inicio de carreira, pode aproveitar o próprio Marcelo, que tem força e velocidade...
Acredito que o esquema com três defensores e um atacante de mobilidade/velocidade poderá dar as condições necessárias ao Camilo e ao Montillo definirem melhor as jogadas ofensivas, já que, em tese, teriam menores preocupações defensivas.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso aí, Matheus.

Sim, Márcio. Concordo, mas desde o ano passado o JV já deu mostras que é um pouco engessado quanto à esquema tático, né? Fica até difícil imaginar que agora mudará seus conceitos.

Perfeito, Jota.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma outra coisa preocupante é a escalação do Jonas; este jogador mostrou-se muito mal na marcação, inclusive no mano a mano. Em um jogo como esse é muito natural a solidariedade em campo, o que não pode é sacrificar um jogador para servir de babá para quem não tem condições de fazer o mínimo em sua função.
SA!!!

Marcio disse...

Só para complementar o que escreveu o Paulo sobre o meu comentário das 15h50, de fato faltou naquele momento eu acrescentar que os três zagueiros seriam, a meu ver, uma possibilidade futura.
Por estar ocupado e por isso com pressa em comentar, deixei passar batido essa informação.
SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Em um time que tem como opção Guilherme, Joel e Roger é sacanagem colocar Camilo no banco.
Mais um detalhe : o que fazia Airton hoje na Sportv sem proteção no cotovelo e sem o devido descanso ? Não é hora de ficar na mídia puxando saco de repórter. Esse mesmo canal passou o gol do colo-colo na radio chilena. Concentra no jogo !

Rodrigo Federman disse...

Márcio, esse Jonas preocupa mesmo. Muito fraco.

Não vi, Celso. Nem sei o que aconteceu.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Por que o botafogo não oferece o Sassa no Bruno alves talvez o figueirense aceita poderia ter oferecido o Gege(figuera queria) mais esse já foi embora faz tempo e falo não volta mais, para alguns e um além para outros um porém pode ser. Se trouxe o bruno alves faria um contrato de 2 anos pelo menos não perderá dinheiro se o Sassa sair de graça no final do ano sendo que o Bruno quer jogar aqui vai que o futebol dele case com do Carli.

Marcio disse...

E o Jair vai poupar o Time no jogo frente ao Macaé.
Por que não dar mais entrosamento ao Time nesse jogo e assim enfrentar em melhores condições o Colo-Colo?
Sinceramente, esse negócio de ficar poupando Time é uma grande bobagem, para dizer o mínimo.


http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/02/jair-ventura-decide-poupar-os-titulares-e-tera-apenas-gatito-contra-o-macae.html
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não adianta especular todas situações. Não é assim que funciona. Existem "n" fatores, motivos, ponderações, etc.

Márcio, a babaquice de que pode machucar alguém. Como se não machucasse com qualquer acaso e em qualquer situação.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, bota babaquice nisso.
E verdade seja dita, esse planejamento feito assemelha-se muito ao da gestão moderno-praiana. As desculpas são as mesmas; até a campanha no carioca é parecida, pois em 2014 o BOTAFOGO conquistou 2 pontos em duas rodadas; empates contra Resende e Bangu.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Márcio. Tanto que em uma publicação recente, eu questionei justamente se, de fato, existe o tal planejamento.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

O Colo-colo irá jogar nos pressionando o tempo todo. Isto não há a menor dúvida. O antídoto para este jogo será povoarmos o meio campo com quem consegue manter posse de bola. Desta forma, sobrará ocasiões para o contra-golpe. Tirar o Róger e colocar o Pimpão na frente, entrando o João Paulo, assim estaremos reforçados no meio e com jogadores que sabem reter a bola. Acho que o JV fará isto. Abs e SAN!

fabio lucas disse...

https://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/botafogo-deve-vender-sassa-por-r-12-milhoes-para-2a-divisao-do-futebol-chines/
Por esse valor tchau Sassa... obrigado pelos servic,os prestados!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcos.

Fábio, até nunca mais também.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Esse dinheiro poderia contratar 1 bom zagueiro sem ser no grátis ou então meia campo, volante-meia ou atacante. Sendo que agora o Emerson Santos está pressionado por causa do Marcelo a aceitar o que pode vir a calhar, em vez de investir dinheiro no zagueiro poderia ser no meia ou atacante e ainda salvaria dinheiro para(tudo) até o final do ano(2017) que nem foi ribamar em 2016.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

O Botafogo joga melhor quando joga no erro do adversário. Se o Colo Colo partir prá cima com aquelas defesa merreca que eles tem o Botafogo mete uns dois gols. Sendo assim, eu tiraria o poste do Roger, colocava o JP que tem bom passe visão de jogo e deixaria o Pimpão de centro avante flutuando, sem esquecer de reforçar a marcação no lado direito, pois se deixar o Jonas no mano a mano a coisa pode ficar feia, pois no primeiro jogo foi pelo LD que saíram todas as jogadas de ataque do time chileno. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o problema é nossa proteção à zaga também.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Celso Ricardo. Penso exatamente como você. tira esse merda desse Roger (não marca, não recompões, não ví nada dele em tres jogos - Rio Branco, Colo Colo e outro aí que não me lembro- e põe o Sassá bêbado, maconhado e entupido de cocaina - caso passemos. como não tá inscrito vai aí o meu time lá em Santiago.G. Fernandes, Jonas, Marcelo e Vitor. Airton com o braço amarrado é melhor do que o Ruindoso- Bruno Silva, Dudu Cearense e Matheus Fernandes. Pimpão. Camilo e Montillo. Observe que o meio de campo tem Airton, Bruno Silva, Dudu Cearense, Matheus Fernandes e Pimpão um pouquinho à frente. São Cinco. Fraterno Abraço. Loris

Rodrigo Federman disse...

Loris, o Dudu também não foi inscrito.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Aí complicou. Então o jeito é colocar o Emerson que eu tinha tirado para por o Dudu. Outra coisa, pode mandar este Emerson da base embora. Não joga nem a metade do que ele pensa que joga e ainda fica fazendo cú doce. Fez um gol de falta no Martin Silva e falhou em dezenas de gols (inclusive em um dos gols contra a Ponte Preta em que poderia ter afastado a bola de bicicleta-acho que ele não sabe dar-. Este Emerson Base me faz lembrar quando o Osmar Guarnelli foi lançado no Botafogo. Ai tomou um chapeu vergonhoso do Roberto Dinamite que redundou em um golaço do Roberto e nunca mais jogou nada. Se no chapeu, tivesse dado apenas um passo para a frente teria impedido o Dinamite de concluir. Essas bases estão cheios de porcarias (Diego, Dedé, Emerson, Gegê, Cidinho, Cremilson, Felipe,Luis Carlos, etc... de ontem e de hoje). Em cada dez anos aparece um ou outro mais ou menos. Loris

Rodrigo Federman disse...

Loris, nessa eu discordo do amigo. Eu vejo um futebol promissor, de bem trabalhado, é claro.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo, o fim dos campos de peladas acabou com a criação de craques no Brasil. Interessante que o João Saldanha falava isto lá pelos anos 70. Agora é "professor' pra cá e professor pra lá e bola no pé (contato com a bola) é muito pouco. Não creio que passem 1 hora por dia com os pés na bola. É só conversa... Não se aprende jogar bola com conversa e sim com contato com a bola. PS. Discordar faz parte da vida de pessoas. Se a discordância é fundamentada então não há mais discussão. abração. Loris

Rodrigo Federman disse...

É isso aí, Loris. Aí eu concordo plenamente com o amigo. Hehehe
Abs e SA!!!