16/03/17

Dupla afinada




Zagueiros eu não sei. Apoiadores, também. Ataque, óbvio que não...
...mas se me perguntarem sobre a dupla de volantes formada por Aírton e Bruno Silva, afirmo categoricamente: É uma das três melhores do futebol brasileiro na atualidade.

Vou além: Acho que só fica atrás (e se ficar!) dos titulares Moisés e Tchê-Tchê, do Palmeiras. Mesmo assim, rivaliza legal.

O Aírton já vem jogando muito tem tempo. Contra ele, pesa apenas a questão física, que infelizmente não sabemos o que acontece de verdade. Mas o sucesso da dupla se deve principalmente pelo crescimento do futebol do Bruno, muito mais sério e concentrado do que na primeira parte da temporada passada, quando se preocupava apenas com toques de efeito.

Os amigos concordam?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

47 comentários:

Ricardo Rocha disse...

Com a volta de Jefferson e LÊ, teremos a melhor defesa do Brasil. Questão de tempo.
Airton e B. Silva? Superiores ,na função, aos citados do Palmeiras. De longe.

Rodrigo Federman disse...

Celso, eu ainda fico na dúvida entre a dupla do Botafogo ou do Palmeiras. Considero iguais, com ligeira vantagem para a palmeirense. Mas a nossa é melhor que de todos os outros clubes.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,como palpiteiro,concordo com o CELSO,pode até parecer que a dupla do PALMEIRAS seja melhor,mas temos que levar em consideração que eles possuem bons jogadores para compor o meio e atacantes bem melhores que os nossos,o que facilita o trabalho da dupla.
Quanto ao BS,desde que veio para o clube e caiu na antipatia de alguns,que o defendo como bom jogador.Também acho que evoluiu,mas sempre o considerei de grande utilidade e um dos melhores do grupo.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas estou desconsiderando time. Analisando os jogadores apenas. Acho os Palmeirenses citados melhores.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

De acordo. Aliás, disse a mesma coisa após o jogo contra os argentinos. Levi .

PAULO FERNANDO disse...

Eu achei o Bruno o melhor jogador em campo contra o Estudiantes e concordo que melhorou muito do ano passado onde enfeitava jogadas simples e passava alguma insegurança. Também concordo com o Celso, mas acrescento que a volta do Jefferson e também do Luiz Ricardo em forma. Eu só faria uma alteração no meio, colocava o João Paulo e adiantava o Montillo para jogar ao lado do Pimpão. Alguns vão dizer: e a referencia dentro da área? O Pimpão tem feito gols difíceis que mostram ter capacidade de ser esse cara ao lado do Montillo mais flutuante.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Levi. Estão jogando muito.

Paulo, eu também achei. Ele parece estar mais sério e concentrado. E mostrando ser um bom jogador. Aliás, infinitamente melhor que o Arão, que "encantava" muita gente, mas nunca chamou a minha atenção! hehehe

Abs e SA!!!

Silva disse...

Sempre gostei do Bruno Silva,volante brigador que chega com rara qualidade na área adversária.
Cara parece que tem 3 pulmões,de tanto que corre.Bola muito dentro das diretoria já ter renovado seu contrato.
Não conheço os palmeirenses citados pois como costumo dizer não gosto de futebol, gosto do Botafogo;mas a dupla acima citada mais M.Fernandes e Buchecha e ainda o João Paulo que faz um volante mais ofensivo acho que estamos muito bem servidos no setor.Quem dera pudesse dizer o mesmo do nosso ataque.

Rodrigo Federman disse...

Silva, ele é bom jogador, mas antes tinha uma máscara enorme. Não jogava sério. Agora parece ter mudado. E bom para o Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não vejo superioridade da dupla do Palmeiras. O trabalho executado pelo Airton e pelo B. Silva no meio campo é quase perfeito.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, acho que são parelhas. Mas vejo uma pequena vantagem técnica nos dois deles. Mas isso também não diminui em nada os nossos volantes.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, a única coisa que vejo "faltar" na dupla Airton/Bruno é o arremate de fora da área.

Quanto aos retornos do Jéfferson e do Luis Ricardo, tenho algumas dúvidas em relação ao Jéfferson... Se conseguirá atingir o seu nível máximo.
Já com o Luis Ricardo, o escalaria de ala, adotando definitivamente o esquema com três zagueiros; ele no inicio de carreira foi atacante.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, também mudaria o esquema tático com a volta do LR. 352 ou um 343 até.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Um treinamento que eu estava Presente, época do Ricardo Gomes, quando a maioria chorava a saída pelas portas do fundo do W.Ayrão, Ricardo Gomes falou o seguinte o Bruno Silva, será melhor para o Botafogo que o Ayrão.
Atisson ex-lateral esquerdo que passou pelo Botafogo e pelos mulambos e hoje treinador de futebol, falou o seguinte ontem nos donos da bola da bandeirantes, Bruno Silva é um jogador importante e a sua versatilidade,facilita qualquer trabalho do técnico.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Anônimo. Apenas uma correção: Arão. O Ayrão é o cantor. hehehe
Abs e SA!!!

ed disse...

rodrigo o B silva jogou muito o melhor em campo . mas para o Otero do estudiantes tbm jogou bem vc acha k caberia no elenco do jair? eu k ele é colombiano.

ed disse...

rodrigo b silva e airton otima dupla mas tbm gosto muito m. fernandes tem um grande futuro

Rodrigo Federman disse...

Ed, não vi nada demais nesse Otero.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

HOJE NO FOX SPORTS

– Só cretinos dizem que o Botafogo não tem torcida. Foram 30 mil pessoas terça, chovia no Rio de Janeiro. Parabéns à torcida do Botafogo, que é grande e merece respeito de todo mundo. Só cretinos dizem que não tem torcida, é uma canalhice dizer isso de um clube da envergadura e do tamanho do Botafogo – afirmou Fábio Sormani.

– A torcida do Botafogo está no clima, atuante, fazendo muito barulho. O Botafogo está vivendo clima de Libertadores e vai ficar entre os 3 melhores brasileiros, com certeza. A torcida abraçou. Essa empatia, torcida estar junto com o time em qualquer situação, faz as coisas acontecerem – disse Flávio Gomes.

Anônimo disse...

Moisés não é volante. Quem joga lá é Felipe Melo e Tchê Tchê ou Tiago Santos e Tchê Tchê. As vezes Zé Roberto também joga de volante. Mas Moisés, nunca.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo 1.

Ok, Anônimo 2. Que seja então, apesar do Moisés ter sido um terceiro homem e algumas vezes até volante ano passado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu assisti esse programa. O problema é que depois desses elogios o Fábio Sormani começou a esnobar o Botafogo, dizendo que o Estudiantes foi melhor no jogo, que o segundo gol do Botafogo foi irregular, e disse ainda que o Flamengo tem mais time que o Botafogo e vai terminar a Libertadores na frente do Glorioso. Esse é mais um dos inúmeros exemplos da falecida mídia brasileira. Triste.

Sds,
Mário

Rodrigo Federman disse...

Mário, não vi o programa, mas se foi isso, não vejo como se fosse esnobar. É opinião dele, né?
Abs e SA!!!

Ralph disse...

Concordo, e mais, se foi só isso que ele falou, só falou verdades. Estudiantes foi melhor a pertit dos 15 do primeiro tempo e foi também no início do segundo. Eles caíram de rendimento apenas após nosso segundo gol. E no papel só menos, sejamos realistas, eles têm mais time. Agora, quanto a quem vai terminar na frente, essa sim foi uma bobagem, é impossível prever. Mas como Rodrigo colocou, é apenas a opinião dele.

Ralph disse...

Concordo com o anonimo, não lembro do Moisés jogando de volante, pelo contrário, era um meia qué estava o tempo todo entrando na área adversária. Além dos volantes citados pelo anônimo, ainda tinham o Gabriel ex Botafogo, e o Jean que também joga de lateral mas atuou alguns jogos com volante.

SA!

Leonardo Germano disse...

Boa Tarde Rodrigo!

Moro na Paraíba e fui ao Rio com a esposa só para assistir ao jogo. Coisa mais linda do mundo! Inesquecível .

Bruno Silva quando entende que não é o Gerson nem o Didi joga muito.

Nosso maior problema hj é a parte criativa. Se Montillo e Camilo continuarem assim, um deles deverá sair para entrada do João Paulo.

Abraços

Leonardo Germano

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ralph. Bom...eu vi alguns jogos dele no Palmeiras fazendo algo parecido ao feito pelo Bruno. Por isso a comparação.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Bem por aí mesmo, Leonardo. Ainda assim, um talento como o Montillo eu prefiro insistir ao invés de já "desistir".
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se há um jogador que pode falar da falta de ritmo de jogo, este é o Montillo. Sua última partida oficial em 2016 foi em 25 de setembro; o BOTAFOGO deveria ter entrado em acordo com ele para que se apresentasse mais cedo e assim tivesse uma preparação, digamos, especial.
Embora não seja velho, ele está com 32 anos e naturalmente deve demorar um pouco mais a entrar em ritmo de competição, ainda mais com o Time sendo poupado o tempo todo.
O Cristiano Ronaldo, por exemplo, já disse que mesmo se sentindo bem, sente que a sua recuperação depois dos jogos é mais lenta.

"É algo completamente normal. Não apenas para mim", falou Ronaldo sobre diminuir o ritmo. "Com a idade, todo humano perde algo e ganha uma outra coisa. Sempre tento estar na minha melhor condição física. Você precisa ser inteligente. Treinar quando possível, ter uma pré-temporada personalizada. Pensar mais no final do ano, não apenas no começo. Não é um "sprint", mas uma maratona.
"Tem de ser feito. Tenho que aceitar a realidade, meus 31 anos. Não é fácil, porque me sinto muito bem, mas vejo que a recuperação depois dos jogos não é a mesma. É um pouco mais lenta"

Se o CR7 não pode em hipótese alguma pode ser descartado, mesmo sendo no Real Madrid, e por isso merece um planejamento para que renda no seu máximo, o mesmo vale para o Montillo nesse elenco do BOTAFOGO.
Tratamento igual para os iguais e diferente para os diferentes... Será que pensam assim no BOTAFOGO?

SA!!!

http://espn.uol.com.br/noticia/654914_com-4-bolas-de-ouro-ronaldo-diz-que-teria-mais-que-messi-se-jogasse-com-o-argentino

Unknown disse...

De volantes estamos muito bem servidos. O poder de marcação deles é superior ao do Palmeiras, acho, como o amigo Leonardo, que estamos com o setor criativo muito travado. Acho que um banquinho poderia fazer bem ao Camilo. A dúvida é se isto mexeria com o grupo, por ter neste jogador, uma referência pela ascensão do ano passado e se comprometeria este apoio do grupo ao JV. Também acho que precisamos de um camisa 9. Roger não me convence. Abs e SAN!

Unknown disse...

Desculpe sair do tema, mas o que acham sobre o assunto a seguir :
Bota aumenta bicho na Libertadores e discute pagamento na fase de grupos
Em acordo com elenco, diretoria separa metade do que ganha da Conmebol em cada fase para premiações. Só na atual etapa do torneio, clube vai receber R$ 5,5 milhões.
Muitos defendem que isto vem das antigas, desde a época do Garrincha e do Manga, mas naquele tempo o salário era totalmente diferente do que é hoje. Se recebem em dia o que está no contrato, bicho é no máximo se for campeão ou algo parecido. Para mandar o clube pro pau na justiça, não fazem a menor cerimônia. SAN!

Ralph disse...

Acho Bruno Silva e Tchê Tchê os dois melhores volantes do Brasil.

SA!

Enéias Teles Borges disse...

Sim, Rodrigo e digo mais, agora sobre nosso time. Na Libertadores o nivelamento é pela estratégia. Ontem eu vi o Palmeiras penas para bater um time fraco, mas muito organizado. Por isso creio no glorioso. Fazer gol no nosso time não é mole. Precisamos de mais agudez no ataque. SB

Ralph disse...

Sassá é um jogador também que não pode ficar fora, com todo respeito aos outros atacantes. Ele tem a cara da Libertadores no sentido físico, é forte e ao mesmo tempo rápido. Peca na finalização e por ser "fominha", mas suas características são importantes nessa competição. Notei até ele mais fininho e olha que ele sempre esteve em forma. Se ele se entregar no "espírito Botafogo de Jair Ventura", teremos um ótimo reforço pra sequência da competição.

ps. Espero que a grana do Canales sirva pra trazer o atacante de lado tão prometido pela diretoria e tão aguardado pela torcida (Guilherme e Joel não contam, né)

Rodrigo Federman disse...

Concordo total, Márcio. O Montillo é o único caso que deve ser analisado de maneira diferenciada.

Marcos, a posição de volante é a que me deixa mais tranquilo. Inclusive com o Matheus de reserva imediato.

Ralph, não acho isso tudo. Bom jogador, mas não considero o segundo melhor do país. Sobre o Sassá, ainda acho jogador para segundo tempo.

Exatamente, Enéias. Estratégia e vontade.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caros,
Não sei se os 2 são os melhores mas com certeza estão entre os melhores. O Ayrton há muito vem se destacando como um dos principais jogadores do time, sendo ao lado do Carli peça fundamental para o crescimento e arrancada do Botafogo. Já o Bruno parece ter assumido um protagonismo e desde o final do ano passado vem se destacando com excelentes atuações e comprometimento dentro e fora do campo. Para completar ainda temos Mateus Fernandes e João Paulo.
Sds botafoguenses,
Valmir Marciano

Leonardo Germano disse...

Montillo precisa jogar mais vezes. Terá vários jogos no Carioca e dois clássicos importantes pela frente. Acho que é hora do time encaixar de vez.

Tb vejo que o Sassa pode ser uma boa opção de segundo tempo. Vamosinceramente torcer que ele esteja realmente querendo recuperar a projeção de alta na carreira.

Não acho o Guilherme tão imprestável assim. Ele foi importante no cruzamento contra o Colo Colo. Tb entra de forma interessante nos finais dos jogos.

Minha raiva maior é canalizada aos inúteis, como Joel e Canales, Jonas e o gilson.

Abraços.

Leonardo Germano

Marcio disse...

Rodrigo, note que o CR7 fala em pré-temporada personalizada e depois do treinar quando possível; tomando por base que ele "nunca" fica de fora de jogo algum, entendo que o jogo está contido na carga limite de trabalho que pode ter na semana ou o equivalente.
De nada adianta sacrificar o jogador no treino físico e ele chegar no jogo e não poder jogar nos 100%.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Márcio. Eles estão entre os melhores, sem dúvidas.

Leonardo, esse Guilherme ainda precisa me convencer. Até agora não gostei.

Perfeito, Márcio.

Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Concordo Plenamente, Rodrigo. Mas um problema me preocupa em relação ao Airton: é o desequilíbrio emocional do cara. De vez em quando é expulso por violência desnecessária ou reclamação exagerada. Fora isso, é um melhores volantes dentre aqueles que passaram pelo Fogão. Merece integrar a galeria dos craques alvinegros. Quanto ao Bruno, muito criticado no início, hoje depois que passou a jogar simples, sem firulas, compõe ao lado de Airton, uma das melhores duplas de contensão do futebol brasileiro. Vamos partir pra cima do Vasco. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, mais do que a parte emocional, o que me preocupa no Aírton é o desequilíbrio físico mesmo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Acho que o Airton paga mais pela sua fama do pelo que tem feito atualmente.
Desde que o trouxeram de volta em 2015, jogou 37 jogos e recebeu apenas um cartão vermelho; na última rodada do brasileiro 2016, jogo contra o Grêmio, onde ele não teve culpa alguma, a meu ver. E foi expulso por causa do segundo amarelo. Recebeu 20 amarelos.
Considerando a função que executa em campo, não acho que a sua média de cartão esteja elevada; claro que pode e deve evitar cartões por reclamações e faltas tolas.
Só em termos de comparação, o Carli fez 24 jogos com a CAMISA do BOTAFOGO e recebeu 18 cartões amarelos e um vermelho; sendo que o vermelho foi também por causa do segundo amarelo; jogo frente ao Fluminense em 24/04/2016. O que escrevi em relação ao Airton, sobre evitar, cartões tolos, serve para o Carli.
O Airton tem média de 0,54 cartão/jogo; Carli de 0,75 cartão/jogo.

Obs: O Lindoso fez 65 jogos com a CAMISA do BOTAFOGO e recebeu 6 cartões amarelos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Márcio, mostrando a nulidade que é o Lindoso. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo dois comentários possíveis, dessa situação do Lindoso.
Para quem elogia: O Lindoso recebe poucos cartões porque está sempre bem colocado; joga um futebol sóbrio e não aparece para a Torcida. Faz um trabalho importantíssimo.
Para quem somente critica: Claro que não vai receber cartão... Fica somente cercando o adversário, joga de forma burocrática. Não aparece para a Torcida porque não joga nada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, fico com a segunda opção. Rs
Abs e SA!!!

fabio lucas disse...

Dupla do gremio tambem e boa ramiro e maicon, so que pela experiencia so mais bruno silva e airton.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não gosto da dupla gremista.
Abs e SA!!!