18/03/17

Mais uma cirurgia/contusão




Segue a incrível sequência de contusões e cirurgias no departamento médico/físico de General Severiano.

Depois de incontáveis casos, agora, o lateral Jonas, que operou o joelho e ainda não tem data prevista para o retorno, conforme palavras do próprio técnico Jair Ventura:

"- Só na cirurgia poderão saber o grau da lesão. Perdemos um companheiro. Acho que é uma cirurgia simples e ele pode voltar em 15 dias. Então não vale a pena. A gente espera que quando o nosso doutor estiver olhando não tenha mais nada grave. Se for essa lesão no menisco, em 15 dias estará de volta. Pode ser até mais rápida do que uma lesão muscular".

Até quando, meu Deus? Até quando o presidente CEP vai passar as mãos na cabeça dos responsáveis pela preparação física e médica do time? Sei que o assunto é chato e repetitivo, mas as contusões no Botafogo também são chatas e repetitivas...
...e nada acontece.

Nem lamento tanto pelo Jonas (em minha opinião, nem seria contratado), mas pelo número de atletas que já sofreram e continuam sofrendo por uma preparação errada e/ou diagnósticos mal feitos. A não ser que realmente acreditem que se trata apenas de infelicidade/azar. Eu gostaria de ser ingênuo a esse ponto...

Aproveitando que o Jonas está fora e o Luis Ricardo também ninguém sabe de mais nada, acho que o Jair poderia aproveitar o período para testar o time em uma formação tática diferente: Um 352, não exigindo do bom Marcelo, que ele atue como lateral. Assim, até que o grupo esteja restabelecido, eu montaria os onze com: Gatito, Marcelo, Carli e Emerson Silva; Bruno, Aírton, Victor Luís, João Paulo e Camilo; Montillo e Pimpão.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

38 comentários:

Lorismario disse...

Caro Rodrigo. Ótima sugestão já que o Marcelo não está adaptado a lateral direita. Abraços. Loris

fabio lucas disse...

No principio do ano falei que precisava de outro lateral direito nao me deram ouvidos, mesmo assim dentro do elenco tem marcinho,marcelo(machucado),fernandes(talvez da certo nao sei) eo emerson santos. Contudo nao contrataria outro lateral nesse momento agora.

fabio lucas disse...

Lembrando que o Marcelo tambem esta machucado para o jogo contra o vasco.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Loris.

Fábio, não acho que precisávamos. Temos 3 no elenco.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,nessa permita-me discordar do amigo.Não somos médicos para julgarmos o DM do clube,e até se fossemos,de longe não teríamos condições de avaliar corretamente.
Seja paciente e,antes de julgar ou criticar,analise,no Brasil e até no exterior,quantas contusões e cirurgias acontecem no futebol.Veja nos clubes do Sul e Sudeste,pois no Norte e Nordeste é muito pior,mas não divulgado,quantas lesões de jogadores importantes surgem a cada dia.NÃO É SÓ NO BOTAFOGO.Será que todos os DM desses grandes clubes são carniceiros,como dizem alguns aqui?
Não entendo porque maximizar esses problemas no Botafogo atual.Pesquise no tempo do famoso Lídio Toledo,quantos problemas aconteciam e os jogadores que encerraram a carreira precocemente após cirurgias? Além de grande botafoguense,era um médico muito competente,mas também se enganava ou avaliava mal em alguns casos.Acompanhei e me entristeci com alguns casos.Por isso ia detonar o competente Lídio e sua equipe? Os Médicos são humanos e também erram,mas podemos ter cuidado para não exagerar nas criticas sobre assunto que não dominamos e desconhecemos.
Tenho dois filhos médicos,além de noras cirurgiãs.Eles sempre dizem que medicina não é matemática,cada caso é um caso e algumas vezes,ao avaliarmos um paciente para uma cirurgia,surgem imprevistos e o resultado não é o esperado.
Não desejo polemizar,por isso não opino quando o amigo e alguns detonam o DM do clube. Entretanto,hoje resolvi opinar pois acho uma tremenda falta de respeito e injustiça com os médicos do clube.Repito que eles podem até errar como em qualquer profissão,mas os insultos que recebem por parte de torcedores,só posso considerar lamentável.
Peço desculpas se incomodei ao contrariar a opinião de alguns,mas o fiz respeitosamente, apenas dizendo o que penso.JOTA.

Enéias Teles Borges disse...

Concordo

Enéias Teles Borges disse...

Li que Fernandes foi testado na lateral

Marcio disse...

Se bobear, o Jonas não volta a jogar nesse 2017.
Não gosto do seu futebol e acho que nem deveria ter sido contratado, mas não é bom ver uma pessoa impedida de exercer a sua profissão, mesmo que temporariamente.
Quanto ao substituto na lateral, para fazer o que o Jonas faz ou deixa de fazer, não vejo incapacidade no Marcinho em substituí-lo.
Além disso, a paciência que tiveram com o fraco Jonas, mesmo com 30 anos de idade, não tiveram com o Diego e até agora com o Marcinho.
Quanto a formação do Time, também acho que deve aproveitar e escalar um 3-5-2 com variação para um 3-4-3 à Chelsea.
SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo eu iria com sua formação, mas seria um pouco mais ousado, em vez do João Paulo, iria com Sassá ou Guilherme na ponta direita, pois três zagueiros nos dá espaço pra colocar um ponta na frente.

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas não insultei. Eu sempre digo que sou leigo, mas que não acredito que seja apenas azar ou infelicidade. Para mim tem incompetência sim. E basta pegar o histórico recente dos erros e avaliações mal feitas. E não exponho, mas tenho relatos de pessoas que já trabalharam no clube e me garantiram que também não confiam plenamente nos mencionados.

Enéias, tomara que não seja verdade.

Márcio, se falam em 6 meses, com esse DM eu aposto que não volta em 2017.

Ivo, o Guilherme sequer seria meu banco. Heheh. Mas respeito a opinião do amigo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,para que fique bem claro eu disse o seguinte:"os insultos que recebem por parte de torcedores." Talvez tenha faltado eu colocar no seu blog e em outros.
Em momento algum disse que o amigo insultou,disse o seguinte:"por isso não opino quando o amigo e alguns detonam o DM do clube."
Também tenho relatos de médicos que me dizem exatamente o contrário.Como não sou do ramo,seria muita leviandade de minha parte achar que há mais erros/acertos ou vice versa,baseado apenas em informações.
Neste caso em particular temos posições contrárias,mas nenhum pode afirmar que o outro está certo ou errado.Como vc sempre diz:"B....e opinião cada um tem a sua.
Não se aborreça comigo,apenas para demonstrar a sua fixação contra contra o DM do clube,veja a sua resposta ao MÁRCIO: "Márcio,se falam em 6 meses,com esse DM eu aposto que não volta em 2017".Calma meu amigo,não vamos julgar por antecipação.
UM BOM FINAL DE SEMANA.JOTA.

JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Sem aborrecimentos, Jota. Apenas temos opiniões contrárias quanto ao DM. Nada além disso. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,é claro que sem aborrecimentos.Aqui eu me divirto e também aprendo muito com os mais jovens do blog,com suas raivas momentâneas nas derrotas,suas exaltações nas vitórias,suas aloprações,etc.
Caso me incomodasse não apareceria mais como já o fiz com um que,adepto das idéias marxistas,tentou me convencer por todos os meios a adotá-las,rsrrsrs.
Argumentar,mostrar os fatos,etc,faz parte de qualquer discussão normal.O que não dá para aturar são os esquerdopatas da vida,jogando para a galera que são democratas,quererem fazer a minha cabeça.Sou vacinado e digo logo para ir morar em CUBA,na COREIA DO NORTE,VENEZUELA,etc.
Empolguei-me com o vinho que estou curtindo e falei em política.Perdoe-me amigo.JOTA.

Ralph disse...

DM lixo. Não tem igual no Brasil, Jota, lamento informar. Até caso de refazer cirurgia tivemos. O número é alarmante, inclusive a diretoria (mesmo que tardiamente) já detectou e cobrou explicações. Sem falar no interminável número de lesões musculares, um absurdo, com Alex Evangelista eu não via isso

Vanderson disse...

SE CHEGARMOS A 40 MIL SÓCIOS TORCEDORES ATÉ A QUARTA RODADA DA LIBERTADORES EU VOU SORTEAR UMA CAMISA OFICIAL DO BOTAFOGO NA MINHA PÁGINA DO FACEBOOK (VANDERSON MOREIRA).

O SORTEIO SERÁ FEITO AO VIVO

REQUISITOS PARA PARTICIPAR
- CURTIR ESSA PUBLICAÇÃO E COMPARTILHAR
-MANDAR A FOTO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO DO SÓCIO NO MEU WHATSAPP

(22) 99717-3195

ENTRE LÁ! É FACIL E RÁPIDO SE TORNAR UM SÓCIO-TORCEDOR!

Sergio Di Sabbato disse...

Esse time que você escalou eu pensei nele ontem, gosto dele.
O que está irritante é esse monte de contusões e a lenta recuperação. Não sou médico nem fisiologista para poder avaliar com precisão, mas que a coisa tá estranha está. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Boa, Jota. É isso aí.

Pois é, Ralph. Eu também não acho normal.

Ok, Vanderson.

Exato, Sérgio. É estranho demais.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/03/exame-aponta-lesao-grau-2-na-coxa-e-marcelo-para-por-um-mes-no-botafogo.html


Fala Rodrigo, nessa eu estou com vc. Acho o DM muito ineficiente. Têm um elevado número de jogadores sempre. Principalmente por lesões musculares, como do Marcelo agora. Uma coisa é o jogador ser entregue ao DM por lesões durante toda a vida de atleta, outra é como vem acontecendo no Botafogo. O LR até hoje não voltou e ainda teve que ser operado novamente. Sou leigo no assunto, mas acho muito alto o número de lesões que acontecem no Botafogo.

André

Rodrigo Federman disse...

Isso, André. É frequente, recorrente, beirando a anormalidade. Não é possível.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o Marcelo vai ficar afastado por 30 dias...
Acho que o BOTAFOGO deveria fazer uma investigação interna para identificar os motivos de tantas contusões musculares; fazer como o Borussia Dortmund no caso do Mario Götze, onde investigaram e descobriram o motivo do jogador ter tantas lesões; Distúrbio metabólico.
Se algo não vai bem, em qualquer área, é preciso identificar as causas e assim implementar as correções. Culpa apenas o calendário e uma resposta muito superficial.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Normal não é, Márcio.
Abs e SA!!!

garcia disse...

Rodrigo, somos leigos, mas algo muito estranho acontece. Penso que a incompetência maior é do preparador físico. Gosto do CEP, mas essa omissão deveria ser reparada com explicações técnicas ou mesmo atribuindo ao acaso (o que seria mais difícil de engolir). O que incomoda é o silêncio e a falta de transparência, em especial quando o termômetro da torcida é permanentemente monitorado nas redes socias. Triste porque erros como esse comprometem todo um trabalho e podem ser fatais na hora de decidir um titulo. Abrção

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Garcia. Não precisa ser da área para, no mínimo, achar que é algo estranho acontecendo.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Tenho que concordar com você. Quantos problemas musculares de 2016 para cá? Agora o Marcelo.

Jonas disse...

Fala Rodrigo.

Sobre essa questão do Depto Médico do Botafogo, sou leigo, mas a primeira leitura que faço é que esse Depto não é muito confiável. Claro, o dia-a-dia de quem convive lá é diferente do nosso que não estamos com o problema nas mão. Como exemplo temos os casos Jefferson, que, ao que parece, teve barbeiragem e o caso do LR, enfim, esse DM do Bota é no mínimo azarado.

À torcida do Botafogo é mesmo eclética socialmente: lendo os comentários, atenho-me a um em particular; é um comentário até ponderado, não dá para negar, mas no tal comentário sempre é mencionado amigos desembargadores, juízes, amigos dirigentes de clubes, do sul ao norte, médicos, advogados, etç, como se isso estivesse acima do bem e do mal. Nada contra tais importantes e necessárias classes, mesmo que algumas mamem nas tetas do governo até "trocentas" gerações.

Com tantos amigos importantes assim, o Brasil deve ser um país bem justo. Só falta mencionar de contatos também na Casa Branca; estou aguardando. Esse, posso dizer, é um botafoguense bem nascido - que bom.

E amanhã, mesmo o Vasco me sendo simpático, vamos ganhar e quebrar essa escrita, que já está chatinha.

Abraço e SA.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Enéias. Então somos um clube muito azarado nesse ponto.

Fala, Clovis. Você disse tudo.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

NADA mama mais mas tetas do governo que a classe política e suas ONGS e movimentos sociais.
Quanto às boas amizades, nada contra. Cada um escolhe aquele que entra na sua casa.

Marcio disse...

Não se pode ignorar o impacto financeiro ocasionado pelo afastamento do jogador contundido.
O Palmeiras, por exemplo, teve 36 lesões musculares em 2015, planejou reduzi-las para 24 em 2016 e terminou com "apenas" 15 contusões.
Lá, descobriram que um dos vilões era o gramado do campo de treinamento e procederam a substituição, além da quantificação da carga de trabalho, seja poupando ou reduzindo a carga de treinamento.
Citam a recuperação rápida de dois jogadores; Moisés que teve lesão no pé esquerdo em 16 de fevereiro e tinha seu retorno aos treinos previsto para 14 de junho e conseguiu ir a campo já em 27 de abril. O volante Gabriel, que sofreu grave lesão no tendão do adutor da coxa direita em 16 de maio e voltou a treinar em 13 de junho. Tinha previsão de retorno em 16 de agosto.
Eles investiram em um centro de excelência que está baseado em conceitos de vários outros, segundo eles, considerados os melhores do mundo.
Sobre o investimento feito, diz o o Fisioterapeuta Jomar Ottoni:
"O impacto financeiro é muito alto. Se você parar para pensar que a gente conseguiu reduzir o tempo que o jogador fica lesionado, e transformar isso em dinheiro, pegando o salário diário do jogador, se você conseguir devolvê-lo cinco dias antes, quando você pega o somatório justifica o investimento. Acho difícil comparar com um jogador, mas é fácil comprovar que o investimento vale a pena, que você vai colher frutos se investir em recursos humanos e estrutura. Aí quem sabe sobra mais dinheiro para contratar mais jogadores."

Não custa lembrar que o Coordenador Científico do Palmeiras é o Altamiro Bottino.
Do mesmo modo que muitos dizem que nos outros clubes a quantidade de lesionados não é pequena, devemos também olhar os exemplos daqueles que conseguiram reduzir o número de lesionados e a razão disso ter ocorrido.

https://esportes.terra.com.br/lance/verdao-reduz-lesoes-em-quase-60-e-tem-estrutura-dos-sonhos-para-2017,6d97bbdb54b88270c2266be750830de4o8ddigi6.html

SA!!!



Renan SP disse...

Não gosto e não confio nesse DM,
Só o fato do Jefferson ter saído do clube para "refazer" uma cirurgia, para mim chega !
Jonas , agora o Marcelo lesionado , e antes desses,Quantos casos ?
Podemos perder um excelente ano para conquistas importantes, para as lesões.
Inadmissível, já passou da hora de trocar esses "profissionais" .

Um abraço

Anônimo disse...

Hahaha Perfeito comentário Clóvis Sou seu fã.

VinnyMarques disse...

Como profissional da área, afirmo que sim, nosso departamento médico e de preparação física é ruim. Não sei se, por incompetência ou falta de recursos.
Estamos em março e o número de lesões é incompatível com o nível físico do grupo. O ápice físico normalmente ocorre no meio do ano, se mantendo por um período e declinado quando chegando o fim do ano.
Refazer cirurgia? Não é comum, mas pode acontecer. Normalmente por recuperação mal feita, por conta do paciente ou por erro mesmo...
Não vejo tantos casos como o do Botafogo no Brasil. Número excessivo de lesionados e cirurgias mal sucedidas e de recuperação lenta demais. Valéria uma reavaliação por parte do CEP, sim.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Anônimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Celso.

Márcio, e aí a gente tenta imaginar o prejuízo financeiro que esses problemas já nos tomaram, né?

Renan, exato. Esse é um exemplo preciso.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Legal seu comentário, Vinny. Certamente mais embasado (por ser da área) do que o nosso. E nem acredito que seja por falta de recursos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, e a temporada vai até dezembro...
Se a média for mantida, a projeção para o ano não será nada favorável.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, não mesmo. Se em março já estamos assim, nem quero imaginar a segunda metade da temporada.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, um outro ponto. Quantos jogos o time titular disputou até agora? Acho o número de lesionados muito alto. Uns podem dizer que disputaram 4 finais, mas cara isso ainda não me convence. Um ponto que o Márcio ressaltou, quem saber não buscar melhorar tomando como exemplo outros clubes?!

Todos nós queremos o melhor produto Botafogo, sempre e sempre! Diferente de muitos que comandaram o clube.

André

Rodrigo Federman disse...

Ainda tem esse detalhe importante, André. Bem lembrado.
Abs e SA!!!