24/03/17

RF é o menos culpado





Fato incontestável: O Renan Fonseca é um zagueiro muito, mas muito ruim.

Mas considero covardia atribuir a vergonhosa virada de ontem apenas ao zagueiro. Ele entrou e o sistema piorou? Claro. Sabíamos que isso aconteceria, mas em momento algum o Renan ameaçou alguém para ser contratado, ter o vínculo renovado (com substancial aumento de salário) e/ou utilizado. 

Aí é com os verdadeiros responsáveis, né?

Aliás, falando do responsável (o treinador JV) por escalar/utilizar o referido atleta, tenho uma dúvida/questão que gostaria de compartilhar com os amigos, para, tentar entender uma coisa...

Sabemos que a competição mais importante é a Libertadores. Certo? Isso não quer dizer que abrimos mão do estadual. Ok? 

Pois bem, então, por que raios não escalar - no campeonato carioca - aqueles que podem ser importantes na Libertadores?

Amigos, há poucos dias, o técnico Jair Ventura mandou a seguinte lista de zagueiros inscritos na maior competição das Américas: Carli, Marcelo, Emerson Silva, Igor Rabello e Emerson Santos.

Para o jogo de ontem, não contava com o Marcelo (contundido). Começou com o Carli e Emerson Silva. Aí o argentino se machucou e no segundo tempo, voltamos com...
...Renan Fonseca entre os onze.

E o Emerson Santos? E o Rabello?

Se eles são os inscritos na Libertadores, não deveriam estar na frente na "fila de espera" da zaga?

Eu confesso não ter conhecimento se o Emerson Santos ou Rabello estão entregues ao departamento médico. Alguém sabe? Ou melhor: Alguém consegue me explicar essa (in)coerência do treinador botafoguense?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

42 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo que vc escreveu, Rodrigo. Mas o RF tem quanto tempo de profissional? O cara não sabe se posicionar em campo? Aí fica complicado. Esses caras tem a vida muito bom mesmo. Derrota vexatória.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, ainda assim, tem quem o contrate, renove contrato e escala.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Ae então o culpado é o jair que colocou o pior zagueiro do time para jogar, por se Carli tivesse continuado teríamos ganhando de 3x0 em cima das bichas de xerem.
Até Emerson Santos seria melhor do que Renan Fonseca o pamonha, da raiva de ver jogando.

Anônimo disse...

RODRIGO,evito opinar sob a emoção da alegria ou da raiva,pois quase sempre não refletem a realidade.A vida me ensinou isso e o amigo sabe que,na minha área de atuação profissional,decisão baseada na emoção leva a falência ou quebra da empresa,rsrsrs.
Concordo plenamente com as suas observações de hoje,RF É O MENOS CULPADO.
Sobre a partida de ontem,vi o seguinte:
1.CAMILO e MONTILLO só terão a tal química quando o Sgt GARCIA prender o ZORRO.Ficar achando que têm que jogar juntos até se entrosarem é balela.
2.Em jogos no NS,no primeiro tempo,enquanto os dois e o ROGER ainda têm gás e pelo menos cercam o adversário,o JV até pode insistir com eles.Mas no segundo tempo,contra um time com jogadores velozes,são menos três marcando e passamos a ser pressionados.
3.Mesmo assim,a derrota foi provocada por erros grosseiros de nossos melhores jogadores,AYRTON e BS,além da falha do SAULO no gol de empate.
4.Fosse o JV mais cancheiro,teria percebido isso no início do segundo tempo e tiraria dois dos três citados,deixando o time mais equilibrado,ainda mais que os dois melhores do meio não estavam em noite inspirada e vencíamos por 2x0.

Para encerrar,não vejo nada demais na maioria dos times da série A,que gastaram fortunas e pagam vexames contra times considerados pequenos.É só assistir a alguns jogos e verificar os pseudos craques contratados a peso de ouro,fazendo a festa de empre$$$ários e de alguns dirigente##,e não jogando ou decidindo nada.
Tirando uns dois ou três times,como afirmo a dois anos e poucos acreditam,tudo farinha do mesmo saco.Com bom senso na escalação,faremos jogos duros e equilibrados com qualquer um,e perder ou empatar faz parte do resultado.JOTA.

Unknown disse...

nesse caso ai ...o emerson santos nao esta inscrito no carioca.. a unica opção era o rabello mesmo ..agora a razão dele nao ter ido pro banco é com o jair

Unknown disse...

Rodrigo eu ia escrever um comentário sobre o que você falou do Renan Fonseca pelo fato de você ter dado a menor nota pra ele, quem deveria levar as menores notas deveriam ser o Bruno e o Airton, um pelo pênalti bobo, e o outro pelo drible infantil que levou, claro que jogaram melhor que o Renan, mas o Renan não comprometeu como eles comprometeram, de resto do que você digitou, parabéns, você foi preciso, a questão não é nem se o Renan é ruim ou não, se ele está inscrito na libertadores tudo bem coloca ele, mas se não está, da prioridade a quem está na libertadores.

Marcio disse...

Para escrever sobre o Renan Fonseca, repetirei o que disse o Gottardo no Programa Resenha, ESPN.
Disse mais ou menos o ex-zagueiro: "Zagueiro que não fala está perdido. O zagueiro orienta o posicionamento dos companheiros no que se refere à parte defensiva".
O Renan Fonseca, não tem futebol, bagagem e no momento, nem clima para jogar; já entra no jogo pressionado.
Tanto que nos últimos tempos as notícias referentes a ele apenas dão conta de que é jogador de grupo, um dos lideres do elenco, aquele que faz a ponte entre os jogadores e a diretoria.
E o quesito jogar futebol não entra no debate?
Embora critique atualmente o futebol do Fonseca, não posso dizer que não fui favorável a sua permanência para 2016, claro que jamais pensei que fossem dar-lhe a braçadeira de capitão e a liderança que, a meu ver, jamais teve.
Essa competência dada ao Renan Fonseca provavelmente determinou o seu fim no BOTAFOGO, pois nem todos suportam ou tem capacidade para liderar um Time dentro de campo; e nisso errou muito a comissão técnica; a defesa com a participação do Renan Fonseca torna-se quase sempre desastrosa.
Obviamente que não é o maior culpado, pois cabe ao técnico avaliar em quais condições se encontram os seus escolhidos, não somente na parte técnica e tática.
Há um certo ar de "sabe tudo" na comissão técnica do BOTAFOGO e já vamos para abril e o Time, ainda patina em suas atuações.
Para terminar, o que disse o Gottardo explica e muito o que é a defesa com o Carli e com o Renan Fonseca.
SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Não achei a derrota vexatória. Creio sim que algumas coisas precisam ser revistas. Nada como uma derrota em um campeonato inexpressivo e sem o menor apelo para acertamos os ponteiros. Vida que segue e que estejamos melhores na LA,CB e Brasileiro.

Frankstein Silva disse...

Coerência do Jair? Ainda não vi isso.
Quanto ao Renan, fecho contigo. O cara é ruim demais, mas não é ele quem escala o time, e sim o técnico.
Acho que o Botafogo perdeu pelo salto alto... achou q estava com o jogo ganho.
É a velha máxima: o jogo só acaba quando termina.
Que sirva de lição e q o Jair baixe a bolinha pq tá muito marrento. E vc tem razão cara, ele tá sempre procurando uma câmera, chega a ser ridículo.
SAN!!!

PAULO FERNANDO disse...

Fato: ele não tem culpa de ter sido escalado. Se foi, não tem culpa de não ser bom jogador. Se não é bom jogador, não tem culpa de errar como erra. A única responsabilidade dele é ter achado que é jogador de futebol. Acho que existe uma ação generalizada porque se ele está lá é porque alguém o manteve. Nisso o Jair Ventura - que sempre mereceu meu elogio - tem culpa sim, pois se o RF está no elenco e renovou seu contrato no inicio da temporada, foi com o aval dele. Tem o Delegado também, o Cacá e finalmente nosso excelente Presidente CEP que é o responsável final na vitória e na derrota. Inadmissível esse "gente boa" do Renan Fonseca ainda jogar no Botafogo com a quantidade de jogos que ele "entregou". Mas é um profissional e se está lá a responsabilidade não é dele!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fabio.

Jota, é bem por aí mesmo. E por isso eu sempre disse que o JV ainda tem muito a aprender. E poderia baixar a bola para começar isso.

Everson, valeu pela informação. Então, o mais coerente seria o Rabello.

Ivo, mas se jogaram melhor, não tem porque receberem notas menores. rs

Perfeito, Marcio. Também sinto esse ar de "sabemos tudo e temos tudo sob controle" vindo da comissão técnica. E considerando que eles são inexperientes, muito me preocupa.

Celso, da forma como aconteceu, eu achei vexatória.

Pois é, Frankstein....o JV tem se mostrado o rei da (in)coerência. E não é de hoje.

Paulo, e se o Rabello (já que parece que o Emerson Santos não está inscrito no estadual) está inscrito na Libertadores, imagina-se que esteja primeiro na fila de escolhas, né? Aí o que faz o JV? Altera isso. Vai entender.

Abs e SA!!!

Lorismario disse...

O Saulo é muito ruim e vejo isto desde a base. No segundo gol eu defenderia a bola de cabeça. Foi frango. Já disse aqui que o Marcinho não marca ninguem. O Fernando da base é muito melhor. O Richarlisson deitou em rolou pelo lado do Marcinho. O Bruno Silva fez um penalti desnecessário e o Airton deu o lado do gol para o Richarlisson passar. Cadê a culpa do Renan Fonseca? Ser ruim e jogar mal é uma coisa,mas implicar com o jogador é outra coisa muito diferente.

Anônimo disse...

Birra do Emerson Santos e o seu empresário é vê Renan Fonseca ganhar 150.000 mil com 02 anos de contrato e com luva bem alta, Emerson Santos um jogador de muito futuro, receber uma proposta de 100.000 mil por 03 anos,convenhamos o Emerson Santos merece sim receber o dobro dessa coisa ruim, chamado zagueiro Renan Fonseca.
É não querer enxergar, Emerson Santos joga de zagueiro,lateral e volante um jogador moderno e versátil e de futuro.
O contrato do Renan Fonseca, foi feito após o encerramento da segunda divisão em 2015 e a maioria dos jogadores foram dispensados e o Ricardo Gomes bancou o Renan Fonseca e o empresário do Renan Fonseca que não é burro e nem besta, avisou ao botafogo na época que estava com uma proposta em cima da mesa do grande São Paulo e o Antonio Lopes consultou o Ricardo Gomes sobre isso e o Ricardo Gomes pediu a sua renovação para ontem e o seu empresário que não é burro e nem besta botou o pé na parede com contrato de 02 anos e não de 01 ano como o clube desejava e uma multa pesada rescisória.
Ricardo Gomes com prestigio no clube, foi um dos culpados pela sua renovação (02 anos de contrato feito em 2015).
Empresário do Renan Fonseca, sabe que ele é uma bomba como zagueiro e não tem mercado em time de primeira divisão, com muita vontade na segunda ou terceira divisão.
Nunca atraiu nenhum clube o botafogo foi a cobaia desse empresário que soube fazer o contrato direitinho e o nosso querido botafogo entrou pelo um cano sem saída.
Você sabe, quanto dinheiro já foi gasto no bravo Canales é amigo a coisa tá feia.
Um abração a todos botafoguenses que escreve aqui no blog.

Chato informado do Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Loris. Que culpem primeiro aquele que escala o RF. Até porque, ontem o zagueiro não foi ďeterminante para a virada dos caras.

Pois é, Anônimo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Contra fatos não há argumentos.


Com Renan Fonseca em campo só no carioca.

Botafogo 2 x 1 Macaé

Boavista 2 x 3 Botafogo

Flamengo 2 x 1 Botafogo

Botafogo 0 x 2 Madureira

Botafogo 2 x 3 fluminense (só 45 minutos em campo)

Observação: sem colocar a maior goleada sofrida com ele em campo nos 2 x 5 Cruzeiro.

Em 05 jogos do fraco campeonato carioca sofremos 10 gols com esse perna de pau em campo.

Vou esconder o quê,não posso é nítido e notório que esse Renan Fonseca é uma chama de gool e difícil ele jogar e o time não tomar gool.

Ele como zagueiro parece ser um bom sindicalista.

Araujo

Rodrigo Federman disse...

Araujo, e cadê o departamento de análise e números? Se nós, torcedores, sabemos disso, o treinador também não deveria saber?
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

2 jogadas saíram pelo lado dele e 1 pelo esquerdo. A esquerda foi toda culpa do BS. As da direita 1 culpa da marcação do Marcinho que deixou o Richarlison chutar livre + o Saulo que foi mal na bola. A outra foi culpa do Airton que errou na marcação e do RF que deixou o cara do FluminenC chutar livre. Mas isso tudo faz parte de um esquema de jogo montado pelo Abelão que fixou o Richarlison na esquerda sabendo que com Marcinho e RF a coisa era fácil, como foi. Ainda mais quando a cobertura do BS e Airton estava num péssimo dia. Não podemos fazer exercício de "se"....mas com o Carli a coisa seria bem diferente. Acho que foi o JOTA que disse que Camilo e Montillo juntos não vão dar liga. Acho o João Paulo no mesmo nível que esses 2, talvez com um lobby menor, mas é meu titular fácil. Não erra um passe e tem inteligência e visão de jogo. Deixa ele umas 3 partidas seguidas que não sai mais.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, por isso eu acho covardia colocar nas costas do RF e absolver o JV por essa escolha incoerente, tendo o Rabello relacionado na Libertadores, mas sequer no banco pelo estadual.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Pelo avançado da hora, optei por não assistir ao jogo, uma vez que tinha que acoradar muito cedo. Mas gostaria de ter visto, pois o que aconteceu ontem j-a vinha se desenhando faz tempo. Claro que não posso comentar o que não vi, mas devemos nos recordar que em 4 jogos que o Botafogo saiu na frente, nesses 4 jogos o time venceu, mas tomou um sufoco terrível no 2º tempo. Os jogos foram: Botafogo 2X1 S. Cruz, 3X2 Inter, 3X2 CAM e 3X1 Palmeiras, todos com 2 gols no 1º tempo e um sufoco danado no 2º e vitória na sorte. Aí eu pergunto: o que acontece com o time do Botafogo quando sai com uma vantagem de 2 gols?
Seria sapato alto? Recuo excessivo? Excesso de confiança? Falta de confiança? Erros do treinador?
Talvez essa derrota tenha sido providencial, pois se nas partidas citadas o Botafogo acabou vencendo, ainda que de forma pouco convincente, a derrota ontem deveria servir para inúmeras lições, seja dos jogadores seja do treinador. Porém, uma coisa é certa, o elenco é fraco e o time titular se não suar até a última gota até o minuto final vai ser muito difícil conquistar algo. Além disso, peças importante do time titular estão muito aquém do aceitável. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu sinceramente acho que é um pouco de tudo que você citou.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Concordo com você Rodrigo. Não me canso de falar: o Botafogo não tem plantel para disputar a Libertadores. Hoje, (ontem), cheguei a esta drástica conclusão: se a diretoria não se movimentar, buscando reforçar o elenco, estaremos fadados a sair mais cedo da Libertadores e a ter muita dificuldade em se manter na série A do brasileirão. Se no Carioca não ganhou um clássico sequer... Saudações Alvinegras!!!

Ricardo Rocha disse...

Esse Abel é aquele que em 2005 perdeu a vaga da LA pelo FluminenC onde tinha 90% de chances para conseguir ?
Mas ganhou LA e Brasileiro...com times montados. Qual a última vez que ele pegou um clube do zero e conquistou algo ?
Então,menos com estes elogios a ele.

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, isso mesmo. O elenco é limitado. Nossas opções do meio para frente são terríveis. As laterais, ídem. E ainda tem o DM para nos assombrar.

Celso, desculpe, mas 2005 e 2017 não tem qualquer relação ou comparação. São 12 anos de diferença. Além disso, meus elogios ao Abel foram principalmente ao compará-lo ao JV. Em minha opinião, a diferença é gritante.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Sim Rodrigo, mas aí é como o aluno que fez tudo certo na prova, mas quando entregou esqueceu o principal, de assinar o nome.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Possa crer, Ivo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

A diferença, Rodrigo, é quanto à experiência. É injusta a comparação.

Rodrigo Federman disse...

Celso, o que fazer? Ambos são, hoje, treinadores dos dois times. Comparação mais do que normal. O Abel não tem "culpa" de ser mais experiente (para não dizer velho). Fora isso, continuo achando bem mais treinador que o JV.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

A torcida do Otafogo é bipolar: ou fica eufórica ao extremo ou depressiva por causa de uma derrota. Me lembro de uma virada em cima do ectd em 84, 4X2 e o time tricolor foi bicampeã. Um ano antes o Botafogo aplicou um goleada de 4X0 e o ectd foi campeão. Resultados anômalos acontecem, mas nem por isso devemos descer ao inferno, mas também não devemos ficar muito eufóricos nas vitórias. Já vi muitas viradas a favor e contra o Botafogo, faz parte do futebol.
Me lembro de um jogo do Milan, que tinha um grande time e virou o 1º tempo vencendo de 3X0 se não me engano era o Liverpool. Final do jogo 3X3 e o Liverpool venceu nos penaltis.
Quando o Bayern sapecou o Barcelona há 4 ou 5 anos atrás disseram que o Barcelona tinha acabado. Acabou?
O que temos que levar em conta que esse tipo de resultado acontece e que esse time atual do Botafogo é limitado, eo elenco mais ainda e, perdendo jogadores importantes durante o jogo a coisa piora. E é bom lembrar que além do time do Botafogo ter um preparo físico horroroso, o ectd tá voando, acho que essa é a diferença fundamental. Outro detalhe: a vontade do Tima na LA é uma, no carioca outra, parece outro time. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Sérgio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Nesse debate sobre técnicos, penso que o Jair, obviamente, precisa evoluir e não somente pelo fato de ser jovem. Entretanto, mesmo com todas as críticas que faço, vejo boas possibilidades nessa evolução, caso deixe um pouco de lado o "manual futebolístico brasileiro".
Um outro fator que me faz acreditar nisso é não ver um trabalho tão melhor do que o dele nos outros clubes.
Nesses últimos tempos, entre os brasileiros, aquele que melhor organiza as suas equipes é o Tite.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, ele precisa dar uma diminuída na máscara também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, isso é provocado pelo ar de "sabe tudo" que citei anteriormente na comissão técnica.
E, infelizmente, esse mesmo ar parece ter tomado conta de todo o departamento de futebol, pois não vejo explicação plausível para terem feito contratações do calibre de um Joel e de um Guilherme.
E tem mais, meu caro, torço para que o Jair consiga manter o padrão de resultados obtidos, pois, caso contrário, periga esse departamento de futebol inventar o Cristóvão Borges.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Márcio. Ele poderia aproveitar essa soberba para explicar porque inscreve Rabello na Libertadores, mas ao invés de manter o rapaz com ritmo de jogo, vai com RF entre os suplentes no estadual.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Rodrigo gosto muito do Igor rabello pq raios o JV não dar chances ao garoto, Emerson Silva também não dá mais.

Anônimo disse...

É Rodrigão cadê a meritocracia do Jair para escalar essa chama de gool, porque vê esse jogador no banco já causa calafrio a nós torcedores.


Araujo

Rodrigo Federman disse...

Tiago, eu só não consigo entender porque ele inscreveu o Rabello na Libertadores (e o RF não), mas na hora de ficar como opção, prefere o Renan. Incoerente.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Araújo, antes fosse apenas meritocracia. É incoerência mesmo.
Abs e SA!!!

Leandro disse...

Rodrigo, mudando de assunto e o Camilo ein? Pelo que vejo esse cara já merece banco a muito tempo, acho o joao Paulo bem melhor que o CAMITO (calixo), que pra mim não dá certo com o montillo.

Minha escalação seria essa pra domingo:

Helton
Fernandes
Carli
Emerson
Victor
Airton
Bruno
João Paulo
Montillo
Pimpão
Roger

Ficaria um time com três volantes, mas um meio com uma boa qualidade.

Anônimo disse...

Bom dia.
Será que DIRETORIA LÊ esse blog, pois a diversidade dá tônica de abrir os olhos de CEGOS. Nos esportes de jornais não se vê isso. O ABEL deu aula de como espremer a seu favor um quarto arbitro. Esperneou no jogo do NOVA IGUAÇU e fez a CAMA conseguindo uma VITÓRIA IMPEDINDO DO MESMO não marcar um PÊNALTI que daria EMPATE ao BOTAFOGO, pura MALANDRAGEM. O puro do nosso PRESIDENTE e dom ANTONIO LOPES FICAM CALADOS. Assim o ESTADUAL fica mais uma vez fora do nosso alcance.
BOLA AÉREA é um recurso de PLANO B. Victor Luis e MARCINHO, O VERDINHO não calibram os CHUTES. Somos VÍTIMAS de PRESIDENTES que deixam a casa, como com o comentários a cima e acrescento o BEBETO FEZ O LEVI CULPE NOSSO TÉCNICO, que tinha um DISCURSO VACILANTE:
ESSA DERROTA NÃO É NADA, SEREMOS CAMPEÕES NO BRASILEIRO; SEREMOS CAMPEÕES NO ESTADUAL. Na época GRITEI NOS TREINOS EM CAIO MARTINS. NA ARQUIBANCADA ERA FLAMENGUISTA E VASCAÍNOS DISFARÇADOS DE BOTAFOGUENSES. Até comentaristas de RENOME,
ELOGIAVA O LC. É a PUXADA DE TAPETES.
Estou INDIGNADO COM ESSA DERROTA. PARABÉNS PAULO FERNANDES, seu COMENTÁRIO EXPLICITOU O QUE OCORREU E O QUE ESTÁ ACONTECENDO NAS QUATROS LINHAS DO FOGÃO.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Leandro, nem falo mais nada desse cara. Perda de tempo.

Ok, Anônimo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Camilo é apenas um jogador mediano, como tantos que estão atuando por aí. Não digo que deve ser descartado, mas não tem requisitos para ser titular absoluto e ser chamado de mito.
Pode até se que a partir do momento que perca essa condição, o Camilo tenha um rendimento melhor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Penso a mesma coisa, Márcio.
Abs e SA!!!