03/03/17

Sem poupar ninguém




Por conta da proximidade da estreia na fase de grupos (dia 14, contra o Estudiantes, no RJ), a partida do Botafogo - pela primeira rodada da Taça Rio - diante do Volta Redonda foi antecipada do dia 12 para o próximo dia 09.

Tempo suficiente para os atletas terem descansado e se recuperado da batalha em Assunção. E com cinco dias de preparação para encarar os argentinos, não existe qualquer motivo para o Botafogo não vir com força máxima contra o Voltaço (até mesmo para dar ritmo e entrosamento).

Ninguém sabe ainda o que pensa o técnico Jair Ventura, mas se dependesse apenas do meio campista João Paulo, o GLORIOSO encararia as duas partidas (09 e 14) com sua equipe titular:

"- A gente não sabe ainda quem vai jogar, mas particularmente acho que seria muito importante (usar a força máxima), principalmente para mim que perdi parte da pré-temporada tentando ganhar corpo, entrosamento, é importante estar sempre em campo. Seria sim um teste para a Libertadores, e além disso a gente quer começar bem a segunda fase do Carioca".

Não só concordo com o JP, como espero que o Jair saiba aproveitar essa oportunidade. Até porque, riscos de contusões existem em qualquer situação...
...mesmo quando não estão atuando.

E digo mais: Já pensaria seriamente na efetivação do JP na vaga do Camilo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

52 comentários:

Douglas disse...

Acho muito difícil a barracão do Camilo, muito pelo o que ele fez ano passado e boa parte da torcida ainda acredita que ele possa voltar a atuar como no início... sobre o time titular, com certeza tem que botar os melhores sempre.

Dedê das Candongas disse...

Em resposta ao tópico, o Jair vai colocar time reserva sem sombras de dúvidas. Acabei de ler agora no site do GE que o Botafogo fez proposta de renovar o contrato do Sassá por mais 2 anos. P*ta que me parêu. Acabou com meu dia.

Rodrigo Federman disse...

Cloud, pelo que ele fez em parte do ano passado, pois a reta final dele foi medíocre. Além disso, quero acreditar que o JV realmente utilize a tal meritocracia e momento. E considerando que o Camilo nem de longe é craque para ter vaga cativa, acho uma pena que sejamos "reféns" de titularidade absoluta de Camilo. Se ele estiver bem, joga. Se não, que seja opção entre os reservas.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Dedê, o que seria uma pena e mais uma oportunidade de dar ritmo e entrosamento aos que ele considera titulares.
Abs e SA!!!

Dejair Assis disse...

A inteligência do Jair será a de sempre. Reservas contra o Volta Redonda e deixa os "titulares" revigorando as energias. E no dia 14 contra o Estudiantes, time sem ritmo, todo mundo correndo ao máximo e colocando a capacidade física a prova. Resultado: time sem ritmo vai causar estiramento nos músculos dos caras. Esse time tá parecendo o de 2014. Os titulares só jogam Libertadores.

Rodrigo Federman disse...

Dejair, como se matasse jogar dia 9 e 14, né? E depois de praticamente 15 dias sem atuar.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Essa semana, por acaso, assisti a um programa esportivo onde o Roberto Dinamite tem participação. Ele criticava as muitas mudanças na equipe do Vasco promovidas pelo Cristóvão e dizia que o consequente desentrosamento faz o time correr errado, tornando o desgaste físico muito maior.
Isso não deve e não pode ser desconsiderado.
Assim, cada vez tenho "mais certeza" de que poupar por poupar é uma bobagem gigantesca; não por acaso, em outras oportunidades, o BOTAFOGO voltava pior depois de ter o Time poupado.
Até porque essa medida adotada não diminuiu a quantidade de contusões.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo plenamente, Márcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, se formos perguntar aos professores atuais sobre o que foi dito pelo Dinamite, dirão que na época dele o futebol era mais lento e toda essas coisas que estamos acostumados a escutar.

Mudando de assunto:
O BOTAFOGO renovou o contrato do Marcelo até 2020. A meu ver, uma medida muito acertada.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/02/com-ascensao-meteorica-no-botafogo-marcelo-renova-seu-contrato-ate-2020.html
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Esquecendo que naquela época, não existia metade das frescuras, suporte (equipes de profissionais) e mimos que existe hoje em dia. Sobre o Marcelo, sim, ótimo. Será o post de amanhã.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Seria burrice barrá-lo. NESSE elenco ele não pode reserva. Pode decidir numa bola parada, e um time que cria pouco não pode abrir mão disso

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, lembro de dois gols de bolas paradas dele. Compensa mesmo manter um cara que não tem nada de diferenciado por isso? E desculpe, sequer é especialista em bola parada. É um bom cobrador, apenas. Eu discordo de você: Nesse elenco, Camilo não pode (e nem deve) ser titular absoluto.
Abs e SA!!!

Douglas disse...

Não acho burrice barrar um jogador que está mal das pernas, então não deveriam tirar o Bill do elenco, nem o Thomas, até mesmo o Roger Zagueiro, Lúcio Flávio então que o diga... desculpa mas todo jogador pode dar a sorte de fazer gols de falta, ser bom de cabeça, ser decisivo em um jogo ou outro vide Wallison, mas não podemos ser reféns de uns brilharecos destes senhores...

Rodrigo Federman disse...

É por aí, Cloud.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Po o Camilo não está mal das pernas assim como estão falando. Duvido alguém NESSE elenco fazer melhor que ele está fazendo. Claro que absoluto ele não é, mas barrá-lo pra entraR com Leandrinho, Guilherme ou mais um volante(João Paulo) é burrice sim. Seria desfalcar o próprio time

Anônimo disse...

Respeito sua opinião contrária mas ele é especialista sim, fez dois gols de falta, mais umas duas na trave e tantas outras raspando, inclusive contra o Olímpia no Niltão. E cobra todos os escanteios também. E vale lembrar que na ausência dele Jonas foi o responsável pelas bolas paradas.

SAN!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, também respeito sua opinião. Apenas temos conceitos diferentes do que significa um especialista em falta.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Penso bem diferente, Anônimo. Considero mais burrice (usando a palavra que você empregou) insistir com um jogador longe de ser fora de série que não está fazendo jus à uma titularidade.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Camilo está há 18 jogos sem fazer um gol; o último marcado foi em setembro, naquela vitória sobre o Cruzeiro (Mineirão).
Considerando que "todas" as faltas na entrada da área "pertencem" a ele, não pode ser considerado um exímio cobrador.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Márcio. Acho que devemos ser mais críticos, afinal, estamos falando de Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, embora eu não ache o Camilo um jogador que deve ser descartado, vejo que tem mais moral do que o futebol apresentado indica. É um jogador mediano que quando está em um dia bom, ajuda.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Márcio, eu penso exatamente o mesmo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Na verdade não temos, sabemos bem o que é um especialista nesse quesito. Creio apenas que o amigo não está usando o critério "NESSE ELENCO" na hora de avaliar o Camilo.

SAN!

Anônimo disse...

Ninguém falou em exímio cobrador.

Anônimo disse...

Não acho o Camilo indispensável, mas importante nos 13 que sempre jogam.
Não acho absoluto, mas não vejo titular em seu lugar.
Não acho exímio cobrador de faltas, apenas acho o melhor do elenco nesse quesito. Apesar de ver outros jogadores também cobrarem.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Anônimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, mas quando se refere a alguém como especialista, pressupõe-se que seja exímio no que faz.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, ok. Eu já vejo o time sendo montado sem o Camilo sem grande alarde.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Time passou sem o Montillo, estava ano sem o Jefferson. Não se trata disso. O fato é que não temos ninguém melhor que ele pra jogar no lugar.


SA!

Rodrigo Federman disse...

É sua opinião. Eu discordo, Anônimo.
Abs e SA!!!

Zabumbeiro de Zona disse...

O Camilo é bom jogador, mas está se "escondendo" nos últimos jogos. Até cobrança de falta na entrada da área, ele tem deixado para o lateral Victor Luiz bater. :(

Rodrigo Federman disse...

Sim, Zabumbeiro. Não considero ele ruim. Acho o Camilo um jogador OK, mas longe de ser uma sumidade para titular absoluto do Botafogo. Mesmo no elenco atual.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Parabéns ao Presidente do clube.
Lutou até o fim na defesa dos interesses do clube, no caso do Nilton Santos e do Fla-Flu.
Em defesa do patrimônio do clube, e da vida dos torcedores dos diversos clubes. Esses caras que lutam por torcidas múltiplas, no atual estado de coisas, querem é poder noticiar outras tragédias piores. Manchetes de jornal com tinta vermelha. Minha opinião.
Paulo, de POA

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu tenho opinião contrária. Mas prefiro deixar para um outro post específico se for o caso.
Abs e SA!!!

Levi disse...

Pode decidir uma partida ou não pode decidir uma partida. Tudo depende do dia em que esse medíocre, esse tal de Camito (Camico), esteja ou não sob o domínio do aleatório. Meio de campo, hoje, se de fato prevalecesse a tal de meritocracia (um conceito que se subordina, ao fim e ao cabo, ao talante de quem o enuncia...), seria formado por Bruno Silva, Aírton, João Paulo e Montillo. Qualquer alternativa fora dessa, não passa de simulacro, de jogo de palavras para a plateia aparvalhada, de decisão de quem se tem na conta de gênio, como é o caso desses treinadores de futebol...Isso cansa...

Levi disse...

Vamos lá! Coloquem o Camito para cobrar pênaltis durante o transcurso da Libertadores, se for o caso. Aliás, não será o caso na fase de grupos. Quando chegar o mata-mata (mata-morre), SE FOR O CASO, coloque esse gênio quando faltarem uns dois ou três minutos, para cobrar o pênalti (nisso, pelo menos, mostrou eficiência contra o Olimpia). Se o Botafogo for campeão da libertadores com um pênalti cobrado por esse suprassumo da raça, hei de tê-lo na conta de um dos maiores benfeitores da humanidade...depois de Bach, Victoria, Beethoven, Simone Martini e Napoleão Mendes de Almeida!, pelo menos sob o prisma por meio do qual enxergo a realidade...E chega de falar bobagens! E sim, reafirmo, João Paulo de titular. Combate e ataca com muito mais eficiência do que o referido...

Unknown disse...

Rodrigo em relação a opinião do Paulo eu também tenho opinião contrária, vou aguardar o seu post.

Rodrigo Federman disse...

Levi, concordo com esse meio de campo que você sugeriu. E se mudarmos o esquema para três volantes, o Matheus entrando na vaga do próprio JP.

Ivo, eu nem vou mais fazer, porque acho que é dar muito holofote para os nossos rivais. E isso que me incomoda no CEP em relação ao Flamengo. Por isso discordo da opinião do Paulo. Ele está sendo apenas torcedor e não dirigente profissional.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

1- O Rodrigo já elucidou o especialista/exímio no futebol.

2- O CEP, de fato, dá importância em demasia ao tal clube... Quando afirmou que o referido não jogaria mais no NILTON SANTOS, deveria pensar que a boca jamais deve agir antes do cérebro.
Primeiramente, não deveria ter assinado o regulamento onde consta que o NILTON SANTOS na falta do new maracanã é o Estádio substituto, seja lá o que for, e ter pensado em um preço "especial" para o aluguel caso os rivais precisassem utilizá-lo, bem como todas as garantias necessárias. Isso se desejasse alugar, claro.
Deu oportunidade para que em uma inversão total de valores, exaltem, como sempre fazem, o mérito de quem jamais o teve.
SA!!!

Fábio Lucas disse...

https://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/botafogo-busca-atacante-de-referencia-para-fechar-grupo-ex-benfica-foi-cogitado/

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio. Acabou de que ele cantou de galo, foi obrigado a engolir à seco e ainda ficou sem ter o que falar. Cão que muito late, nada morde.

Post de amanhã, Fábio...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ridículo sugerir a barracão do único responsável pelo time estar na libertadores e sim é burrice... Queria ver esse Cloud ou Márcio, opinando agora o time jogando o misero carioca com um timinho digno de pena... Palpiteiro dão pena e não enchergam a verdade... e existem méritocracia por "n" motivos

Unknown disse...

Isso mesmo Rodrigo.

Anônimo disse...

O que JP fez pra ter o mérito de entrar no time na vaga do Camilo? Fala sério. ..
Quantos gols - já que dizem que Camilo não marca desde setembro - tem JP?, Quantas assistências?

Anônimo disse...

JP = Lindoso melhorado

Anônimo disse...

Ok, discordo mas respeito.
Mas só pra ficar claro, já que discorda de mim: JP é o nome que em sua opinião substituiria o Camilo, faria o que o Camilo fez apenas nas primeiras partidas pelo Botafogo e hoje não faz mais? Ou seria outro jogador DESSE elenco a substitui-lo?

Anônimo disse...

Exímio pra mim era Juninho Pernambucano, Roberto Carlos, Zico. Tem gente que pode até discordar. Camilo é o especialista dentre as opções DESSE elenco. Mas cada um entende como quiser.

SAN!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo 1, eu acho ridículo quem tenha Camilo como parâmetro de insubstituível em se tratando de um clube tão grande como o Botafogo. É se contentar com muito pouco...

Valeu, Ivo.

Anônimo 2, o pouco que os dois jogaram nesse ano...só isso já bastaria.

Anônimo 3, discordo.

Anônimo 4, eu penso no presente. Ou seja, hoje o JP seria meu titular ao lado do Montillo.

Pois é, Anônimo 5...apenas discordo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu sou o anonimo de todos os comentários menos do último. Aliás não entendi o comentário.

Ralph

Rodrigo Federman disse...

Ralph, respondi a todos comentários Anônimos, pois não tenho como adivinhar. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não é por isso. É que eu tenho um tom ácido pra comentar, mas ainda assim não gostei do tom do comentário do outro anonimo. Foi só pra identificar mesmo

Rauph

SAN!

Rodrigo Federman disse...

Saquei, Rauph.
Abs e SA!!!