14/04/17

Nada de outro lateral direito




Três laterais direitos no elenco: Luis Ricardo, Jonas e Marcinho.

Todos machucados.

Uma improvisação que quebrou bem o galho na fase pré-Libertadores: Marcelo.

Logo se machucou também.

De repente, correria em General Severiano. Tensão na torcida botafoguense (com razão, concordo).

Muito se falou em sair para contratar um quarto lateral para o elenco.

Na contramão da imensa maioria, eu sempre disse que se é para trazer mais um medíocre apenas para quebrar galho, qual a dificuldade de arrumar provisoriamente a situação com o que temos no elenco?

Afastado desde o início da temporada por conta de um imbróglio na renovação do seu contrato, o Emerson Santos (zagueiro por natureza e que ano passado já segurou uma barra na lateral) estava encostado até ontem...
...quando, do nada, foi chamado para a sua primeira partida em 2017. Logo de titular, contra o Atlético Nacional, lá na Colômbia.

Ficou claro: A instrução inicial era marcar. Pouco subir para o ataque.

Bom, acho que ninguém discorda que ele cumpriu muito bem o que lhe foi solicitado, né?

Pois bem, amigos... esse post é apenas para reforçar que, se renovaremos ou não com o Emerson, se ele sairá de graça ou não no final do ano, se a sua pedida salarial é absurda ou não... pouco importa. Ele tem contrato vigente até dezembro. Ou seja, é obrigado a trabalhar. 

Ontem ele trabalhou, e bem. Para quem dizia que faria corpo mole, acredito que a desconfiança não existe mais. Então, repito: Por que buscar mais um lateral direito de nível abaixo do medíocre se podemos segurar as pontas (até pelo menos a volta do Luis Ricardo) com empregados que estão em General Severiano.

Se a diretoria vai conseguir renovar o contrato do Emerson, só saberemos quando for noticiado que houve a extensão do vínculo ou que ele assinou com outro clube. O que não pode - e eu sempre opinei que era uma situação pessimamente administrada pelo departamento de futebol - é prejudicar o time por conta disso.

Alguém mudou de opinião depois da vitória de ontem a noite?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

34 comentários:

Luis Ribeiro disse...

Corpo não existe nesses casos né Rodrigo, pelo GRUPO, o Emerson e nem nenhum outro faria isso. Quem pensou isso esqueceu do "fator grupo".
Quanto a termos mais um lateral de ofício continuo sendo totalmente a favor, pois teremos o Brasileirão inteiro pela frente, Copa do Brasil, etc não podemos ficar apenas com Luis Ricardo e as improvisações.
Quanto ao desempenho em si do Emerson Santos, foi muito bem na marcação pelo seu lado e ajudou Carli e E.Silva nas bolas aéreas, mas um lateral não é só isso e nas competições que virão não dá pra ficar com zagueiro improvisado, nem o Marcelo. Não podemos é trazer uma baranga. Eu tentaria um bom negócio com o Maicon, talvez um contrato de produtividade, ou pra ontem já começaria a intensificar a preparação do lateral sub20 visando o time principal.


Saudações Alvinegras!

Luis Ribeiro disse...

Tenho que registrar também: Que bela partida da dupla Carli e Emerson Silva. Mostraram bastante segurança e entrosamento. Parabéns!


Saudações Alvinegras!

Silva disse...

Esse rapaz tem uma sorte!Estava relegado ao ostracismo no elenco e devido à uma incrível série de contusões foi guindado de novo ao time.Não sou fã de seu futebol,muito menos improvisado na lateral,mas reconheço que é a única opção que sobrou.Fernandes ali não dá.
Ninguém me tira da cabeça que ele já tem acordo com outro time,mas se jogar sério como ontem tem que ser com ele mesmo.
Em relação a uma nova contratação,tudo depende do custo-benefício.Se aparecer uma boa oportunidade no mercado de um jogador jovem e com potencial,nunca as portas devem ficar fechadas,mas nada gastar dinheiro a toa.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Luis. Mas era preocupação de muitos torcedores. Gostei bastante da partida do Emerson.

Silva, sorte sim. Mas ele não é ruim como muitos dizem, por raiva da situação.

Abs e SA!!!

H. Romeu disse...

Eu particularmente não acho o Emerson Santos ruim, e sim do nível do Rabello(razoável evoluindo pra bom) e inferior ao Marcelo(bom evoluindo pra ótimo).
E sobre esse imbroglio, isso colocou ele como último na fila, sem dúvida. Na sua posição é terceira opção atrás de ES e IR, e na lateral mesmo com apenas 1 jogador de ofício voltando de lesão grave, ainda está atrás do Marcelo. Poderia continuar, mas não vale o $$ que está pedindo. Uma pena seu empresário ser um fdp

Anônimo disse...

RODRIGO,com pensamentos divergentes,mais do que nunca é válido o seu famoso BEOCUTAS,rsrrs.
Algumas opiniões são baseadas em empatia ou antipatia gratuitas,tento evitá-las.
Você diz,por exemplo,que o EMERSON não fez corpo mole para defender a sua opinião.Eu afirmo que só se ele fosse louco,pois caso o fizesse,levaria muita porrada no vestiário,pois essa atitude é inaceitável no meio dos boleiros.Ontem,ele jogou improvisado por extrema necessidade,acho até que foi a decisão menos ruim.
Respondendo a sua pergunta,eu não mudo de opinião sobre a situação dele no clube.Só usá-lo no grupo principal em casos extremos,como foi ontem.
Alguns poderão dizer que tenho má vontade com o FERNANDES.Ontem,entrou descansado na posição que alguns dizem que ele rende muito.O que produziu de bom? Inutilidade total,conseguiu ser muito pior do que o CAMILO em seus piores momentos.Será antipatia gratuita de minha parte ou os fatos em campo comprovaram?
Já o perseguido GUILHERME,depois de muitas inverdades publicadas sobre a carreira do rapaz no Grêmio,nunca serve para nada.Ontem,após um escanteio mal batido,4 jogadores do Atlético partiram em direção ao nosso gol,com a defesa totalmente aberta.Pensei na hora,vão empatar.Aí surge o inútil,voando baixo e tromba com o adversário,salvando o perigo.Faz uma bela jogada que resulta em gol,tem ajudado o grupo em várias partidas importantes,seja sofrendo penalidades,dando passes e ajudando os companheiros na marcação,mas não serve para o Botafogo.Claro que não é craque,mas muito melhor ele em campo do que o SONGA MONGA.Será empatia gratuita de minha parte ou os fatos em campo comprovam?
Infelizmente,alguns cismam com certos jogadores que viram o famoso CORO DE PICA.Já foi o BS,que calou muitos,o JP quando chegou,pois era de um time rebaixado,mas tem vaga cativa,a meu ver no meio de campo,o EMERSON SILVA,que tem jogado bem e agora o LINDOSO e o GUILHERME,que não devem ser titulares,mas são de grande utilidade para compor o grupo.
O treinador,com as suas teimosias de sempre,tira o CAMILO,cansado para variar,e ao invés de adiantar o JP e colocar o DUDU,coloca quem cara pálida? Juro que gelei na hora.
O grupo é bom,se adéqua muito bem quando joga com com os três no meio.Espero que o JV mantenha esse esquema sempre,pois é como eles gostam de jogar e conseguem bons resultados.Estou inventando ou os resultados em campo demonstram exatamente isso?
Sempre lembrando que também tenho o direito de usar o BEOCUTAS,ahahahaha.
Boa Páscoa para todos.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Romeu, eu acho o Emerson melhor que o Rabello.

Isso aí, Jota. Cada um com sua opinião e respeito mútuo. Concordo com o amigo sobre o Fernandes, mas discordo sobre a situação do Emerson e sobre a avaliação do Guilherme.

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Devo dizer que o Glorioso, num sistema 4x3x1x2, funciona. Ontem, com Emerson na Lateral direita tínhamos uma variação tática muito boa. De repente eram 3 zagueiros.

Concordo: Emerson é melhor que qualquer um que vier e já é nosso.

Registro que o JV pode ter problemas ao longo do jogo, mas sabe montar um time para o início do jogo. Ontem ele foi brilhante no primeiro tempo.

SA

J. Daniel disse...

Sim Rodrigo, assumo: mudei de opinião, quanto a contratação de outro lateral. Além do ES temos o Marcelo que já atuou e bem na posição. Os dois Improvisados são superiores ao Jonas e ao Marcinho, que na minha opinião, não podem ser titulares nem no carioquinha. Para o Botafogo ficar com cara de campeão, falta um centroavante cascudo, que faça gols de mão, de ombro, sem querer, etc. SALVO AS CONTUSÕES E PROBLEMAS FÍSICOS, este time é a cara do Fogão. Sempre sofrido, já faz parte da nossa história. Avante Fogão!!!

Rodrigo Federman disse...

Enéias, realmente, o nosso esquema tem que ser o do ano passado.

Isso aí, J.Daniel.

Abs e SA!!!

Biriba disse...

Pena que a solução só veio na emergência e sorte nossa que deu muito certo. Mesmo sendo um plano "D" da diretoria, vale um elogio pela decisão.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Biriba. Mesmo que tenha sido "à forceps".
Abs e SA!!!

Douglas disse...

Bom, sendo totalmente sincero, ainda acho que improvisação somente quando não existe a possibilidade de reposição, mas sim, concordo que se for pra trazer outro Jonas, que não se traga ninguem, em tempo, mudei minha opinião sobre o corpo mole do E. Santos, foi bem ao ser escalado apos um bom tempo afastado, e diga-se de passagem fez bem seu papel na defesa, no mais, eu concordo com o que os amigos disseram em seus comentários.
SAN!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Cloud. Trazer por trazer qualquer um não faz o menor sentido mesmo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Edson, meu nobre , li agora seu respeitoso e poético comentário sobre o Botafogo. Entendo sua visão sobre o romântico Botafogo dos anos 50/60/70 porém, quem gosta disso hoje são nossos adversários que rotineiramente conquistam títulos e nos tratam com desdém. A Imprensa então...
Não podemos entrar nesta onda de que não fomos feitos para conquistas. Somos Sim! Somos feitos para vencer . Somos feitos para TÍTULOS.
Eles têm como estratégia definir nosso futuro , definir se somos ou não vitoriosos.
Cabe a nós botafoguenses, jogadores, diretoria de hoje escrevermos uma história de conquistas, de TÍTULOS.
NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ELES, NOSSOS ADVERSÁRIOS, ESCREVAM NOSSA HISTÓRIA.
Um grande e respeitoso abraço.

Rodrigo Federman disse...

Celso, penso bem parecido.
Abs e SA!!!

H. Romeu disse...

Acho iguais por baixo e Rabello melhor por cima. Emerson parece jogar melhor como lateral (que fica só na extrema direita defensiva) do que de zagueiro.

Sergio Di Sabbato disse...

Que vitória ontem, só mesmo um Gigante.
O time está muito bem taticamente, e se pode notar que o JV tem o time nas mãos, mas o interesse na LA é um e no carioca outro. Ontem o time mostrou que aprendeu a jogar o mata mata. Há muito não vejo o time do Botafogo sem afobação. Se no 1º tempo o time jogou bem e saiu pro jogo, no 2º soube se defender e matar o jogo. O jogo de ontem me lembrou o Botafogo 2X0 Cruzeiro do ano passado no Mineirão.
O elenco é limitado, é, mas tem bons jogadores, como o João Paulo, que para mim foi o melhor em campo. O JV tem que arrumar uma vaga para ele no meio. Alguns jogadores são imprecindíveis, como o BS, Montillo, Airton, Pimpão, mas o Carli é um monstro. Vendo suas notas e avaliações não concordo muito a nota do Guilherme: s´~o pelo gol já merecia uns 5 ou 6. Não acho esse jogador tão medíocre assim, pois a jogada do gol ontem fgoi parecida com aquela bola na trave contra o Resende. Não é craque, mas também não é baranga, e acho que o esquema de ajudar a defesa e a afobação mais por pouca experiência é que o prejudicam.
Sobre o post especificamente: o Emerson é bom jogador, nada além disso, e sua utilização é importante, afinal tem contrato bota prá jogar. Porém, quanto a renovação o que o empresário pede é irreal e acho que dificilmente o Botafogo renovará nessas condições, e concordo se o Botafogo não aceitar. A impressão que tenho é que há algum clube por trás querendo levá-lo de graça. Se não renovar vai sair de graça, então, que seja utilizado e querendo sair que saia. O Marcelo e esse Igor Rabelo me parecem mais jogadores que o Emerson Santos, que é melhor que o Silva, mas isso não é muita coisa. Aliás, com o Carli ali atrás todo mundo joga bem. Abs e SB!

H. Romeu disse...

Mas ninguém quer outro Jonas. Botafogo é clube grande e mesmo com situação financeira ruim tem que pensar num nome que resolva. De boa, é pensar muito pequeno achar que Emerson ou Marcelo ou Fernandes vá resolver com o Brasileiro e outras competições pela frente. Abs e SA!

H. Romeu disse...

Carli mais uma vez elevou o patamar de todo o nosso setor defensivo, organizou nossa primeira linha de quatro e exerceu muito bem sua liderança natural. Monstro. E Emerson Silva está jogando muito bem mesmo.

Fábio Lucas disse...

E a questão do polivalente jogou bem mesmo e não tem como falar o contrário merece ser titular, assim sendo não precisa contratar outro lateral e aumentar a folha de pagamentos.
Mas tem um porém nessa história que e até quando Luis Ricardo, Jonas ou Marcinho voltar o traíra do Emerson Santos tem que sair e o que penso.

Rodrigo Federman disse...

Romeu, o Carli faz toda diferença. Ninguém quer outro Jonas, mas é o que infelizmente eles sempre buscam.

Sérgio, de fato. Ele tem o grupo não mão. E agora, voltando ao esquema do ano antigo, parece que o time sabe jogar melhor mesmo.

Fábio, acho que enquanto não temos lateral direito disponível, tem que ser ele mesmo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Enquanto a flapress segue tentando denegrir/diminuir o Botafogo por aqui, no exterior o respeito segue intacto.

"O Botafogo mete miedo".

https://www.fogaonet.com/boletim-do-c-e/gigante-botafogo-medo-equador/

Abs
Pablo

Anônimo disse...

Rodrigo, me permite fazer uma pergunta ao Jota?! Vc com conhecimento nesse meio futebolístico, está sabendo de alguma coisa escura nessa renovação com o Emerson? Se realmente existe um time por trás fazendo a cabeça do jogador?

André

PAULO FERNANDO disse...

De todas as últimas novidades do Botafogo uma me calou ontem: a atuação do Emerson Santos após tanto tempo sem jogar 1 partida oficial. Achei que sentiria a falta de ritmo. Virada essa página sempre defendi o Guilherme e acho um jogador muito útil. Do Lindoso só pidemos esperar isso mesmo. É limitado e temos melhores. O Roger é, na mubga opinião o reserva do Sassá e não i contrário. O J. Paulo é titular absoluto desse time e me admira o JV não trata-lo dessa forma. Finalmente uma crise se anucia no nosso Botafogo!!! Estamos há 2 jogos sem fazer gols de bicicleta!!!!!!!!!!FOGOOOO!!!!

Rodrigo Federman disse...

Beleza, Pablo.

Pergunta feita, André. Rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O último gol poderia ser o que o Fernandes tambem ja fez e não leva nome de atacante. Parece justificarem as contratações e endeusar!

Marcio disse...

Sobre o problema da lateral direita, tenho certeza de que deveria ser contratado um jogador para a função, só que para trazer um jogador qualquer, melhor não gastar o dinheiro que não tem.
Também sou da opinião de que se o jogador tem contrato, deve ser utilizado, salvo se existir alguma coisa muito escabrosa... Assim, a opção pelo Émerson Santos foi a melhor possível.

Sobre o Time, quem se dá ao trabalho de ler pacientemente o que escrevo, sabe que há muito falo sobre o BOTAFOGO ter condições de render mais, pois nesse futebol nivelado de hoje em dia, a ORGANIZAÇÃO coletiva faz uma diferença gigantesca. O futebol brasileiro somente é composto por alguns bons jogadores; tem gente por aí que é chamado de craque sem jamais ter sido. Mesmo com um craque, um time sem organização periga naufragar; a seleção da Argentina comprova o que digo... Já a Alemanha foi campeão mundial baseada na organização, já que não observo nenhum craque naquele elenco.
Tenho convicção que se esse Time do BOTAFOGO utilizasse outras cores, os adjetivos seriam completamente diferentes.

SA!!!

Anônimo disse...

ANDRÉ,respondendo a sua pergunta.Sim,tem um time mal cheiroso aliciando.A fonte é confiável e disse que o empresário vai levar uma grana.Não se surpreenda se o EMERSON botar o "galho dentro" em breve e baixar a bola,pois a mesma fonte me disse que o aliciador,agora que está próximo de assinar o pré contrato,está querendo diminuir os valores.Comportamento típico de pilantras.Já disse isso aqui há alguns dias.
Não cito nomes,o RODRIGO sabe o por que.Espero ter colaborado.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Anônimo.

Disse tudo, Márcio.

Valeu, Jota.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vlw Jota, obrigado pela dica. Era o que eu tinha imaginado. Depois a mídia faz tudo o que esse time de mal cheiro gosta. Eles nunca fazem nada.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Anônimo.
Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Infelizmente isso é que mais acontece e o que mais me deixa revoltado, não é a primeira vez rezo para ser a ultima.
Agora imagine se como seria nosso time com os jogadores que daqui saíram aliciados, pois é teriamos sido campoes várias e várias vezes fico bolado.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não dá para afirmar que seríamos campeões. Mas cabe ao Botafogo se proteger melhor contratualmente.
Abs e SA!!!