11/05/17

Derrota em primeira instância




A Justiça Brasileira é ou não uma vergonha?

Lembram do imbróglio do Botafogo com sem graça "Porta dos Fundos", quando fomos zoados sobre os muitos patrocínios pontuais no campeonato carioca de 2015?

Pois é, dois anos depois, enfim, houve o julgamento.

E o Botafogo saiu derrotado na primeira sentença. O GLORIOSO pede R$5 milhões por conta do uso de imagem "depreciativa" sem autorização. Mas o pedido foi indeferido e agora resta ao clube recorrer à segunda instância.

Questionado sobre a decisão e quais serão os procedimentos a serem tomados, o vice jurídico do Botafogo, Domingos Fleury, falou:

"- O juiz entendeu que era um exercício normal da atividade de imprensa, que era uma crítrica à política de marketing dos clubes e que o 'Porta dos Fundos' não tinha intuito de lucro com aquele vídeo. O que é o mais completo absurdo porque nos autos nem tem prova disso. Para proferir uma sentença dessas, primeiro ele inventou que não tinha fins comerciais, só poderia ser feita essa afrmação após uma perícia. E segundo que não estaria havendo ali um uso indevido e abuso pejorativo da marca do Botafogo".

"- O Juiz não determinou nenhuma prova do que o Botafogo pediu. Vamos recorrer no Trinunal de Justiça do Rio de Janeiro. Vamos desafiá-lo a esclarecer onde consta nos autos que o 'Porta dos Fundos' não ganhou dinheiro com aquele vídeo. E para que sejam respeitadas as marcas do Botafogo impedindo de serem utilizadas sem autorização. É uma sentença muito fraca, estamos confiantes em revertê-la. E quem ganhar em segunda instância vai praticamente encerrar o processo, pois tem poucas chances de reverter em Brasília".

Acredita-se que tudo será resolvido até o final de 2017.

Eu duvido muito.

E também não tenho confiança de que o jurídico botafoguense consiga reverter (por mais que o Domingos Fleury acredite) a decisão.

Bom, pelo menos até agora, nossas vitórias nos "bastidores" têm sido raras, né? Será que agora conseguiremos reverter o placar?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Anônimo disse...

Os argumentos do Fleury são sólidos, o problema é que nesse meio jurídico não basta ter argumentos, tem que saber impô-los, e isso nosso jurídico parece não saber. Precisamos de um Dep. Jurídico mais renomado e experiente nesses embates.

Anônimo disse...

TIME PROVÁVEL PRA DOMINGO. AYRTON ESTÁ SUSPENSO, ARNALDO AINDA NÃO REGULARIZADO E CARLI, E.SILVA, CAMILO E MONTILLO COM PROBLEMAS FÍSICOS.

Gatito
Arnaldo (E.Santos)
Marcelo
E.Silva (I.Rabello ou E.Santos)
Victor Luis
Lindoso
João Paulo
Bruno Silva
Camilo (Montillo)
Pimpão
Roger

Rodrigo Federman disse...

Sim, Anônimo 1.

Ok, Anônimo 2.

Abs e SA!!!

Fábio Lucas disse...

Bom a justiça e cega e falha ainda mais com advogados tipo domingos fleury(pessimo), botafogo taria negociando com Rafael Marques do palmeiras ótimo minha opinião.

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não posso afirmar que o advogado é péssimo. Não sou advogado. Apenas "critico" o fato do nosso jurídico cometer alguns descuidos. Quanto ao RM, acho péssimo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

No Botafogo as novas contratações deveriam ser:

1. Rui Barbosa
2. Sergio Bermudes
3. Clóvis Beviláqua
4. Miguel Reale
5. Evandro Lins e Silva
6. San Thiago Dantas
7. Técio Lins e Silva
8. Celso Fontenelle
9. Evaristo de Morais
10. Pontes de Miranda
11. Sobral Pinto

Marcio disse...

Qual o motivo do cara veicular um vídeo de humor(?) em um canal do Youtube ou semelhante?
Se não tinham finalidade de lucrar com esse vídeo, por que a produtora foi vendida agora em 2017?
Se não tinham objetivo de lucro, por que em 2014 assinaram com um canal fechado de televisão?
Se não tinham objetivo de lucro, por que tinham o patrocínio de uma cervejaria?
Se não tinham objetivo de lucro, por que lançaram um livro?
Se não tinham objetivo de lucro por que lançaram um DVD?
Se não tinham objetivo de lucro, por que lançaram um filme?

Por certo os valores arrecadados foram todos doados às Instituições de caridade, nenhum dos participantes comprou um único alfinete.
Qualquer outra resposta poderia ser aceita, menos essa, pois nunca ví em programa de humor (?) utilizar o escudo de clube algum; a identificação visual sempre se deu através das cores e modelo do uniforme.
Para terminar, se fosse apenas pela tal liberdade de imprensa, um telejornal de uma emissora não precisaria dar os créditos de uma determinada reportagem executada por outra; não precisaria mostrar o logo da emissora detentora dos direitos de transmissão do campeonato, quando fosse mostrar os gols da rodada.
Não existe apenas a divulgação positiva de uma marca... E se fosse com outro clube a resposta seria a mesma?
Torço para que o BOTAFOGO reverta tal situação, pois além de ter perdido inicialmente a ação, ainda terá de pagar os honorários dos advogados do tal grupo de humor(?); entretanto, essa ação, a meu ver, está na mesma prateleira do caso Arão, ou seja, não acredito que saia um resultado favorável.
Temos justiça?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaah. Possa crer, Paulo.

Marcio, boas questões. Quero acreditar que o jurídico do Botafogo está com todas essas perguntas no bolso também para reverter a decisão. Apesar de não confiar nada na justiça dessa merda de país.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Pode ser o melhor jurídico do mundo, mas com esses juizes tendenciosos do Rio de Janeiro, que sempre procuram prejudicar o Botafogo, fica difícil, os argumentos do juiz são uma piada.

Marcio disse...

Uma matéria interessante:

Em 19/05/2014

"CBF notifica 40 empresas por uso indevido de imagem da seleção.
Fiscalização busca evitar que não patrocinadores peguem carona na Copa.
Campanhas com camisas que imitam a da seleção são alvo mais comum.

“O caso mais comum é o uso em campanhas de camisas que imitam o layout do modelo da seleção brasileira”, afirma o advogado Gustavo Piva, do escritório Dannemann Siemsen, que presta serviço para a CBF. Ele explica que a confederação entende como infração até mesmo o uso de camisas amarelas sem o escudo da seleção. “Dependendo do contexto, a mensagem transmitida é claramente de que se trata da seleção brasileira representada ali.
Segundo o advogado, a maioria dos casos costuma terminar em acordo, com o pagamento de alguma compensação ou com a retirada da campanha, sem necessidade de abertura de processo judicial...”
...Alguns conflitos se estendem por anos na Justiça e chegam a ser levados aos tribunais superiores. Em dezembro do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a Coca-Cola Indústrias Ltda. por uso indevido de imagem de propriedade da CBF em propaganda veiculada em 2009, durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. O tribunal entendeu que a empresa mostrou os ex-jogadores Bebeto, Biro-Biro e Dario (Dadá Maravilha) "trajando vestimenta bem parecida com o uniforme da seleção brasileira e teria induzido o espectador a associar o sucesso da seleção ao refrigerante".

O que pode e o que não pode
O especialista em propriedade Paulo Focaccia, assessor jurídico da Associação de Marketing Promocional (Ampro) e sócio do FAS Advogados, explica que a exploração do futebol de forma abstrata e o uso de símbolos nacionais como a bandeira do Brasil e de brasilidade (o verde e amarelo) são permitidos em qualquer campanha.
Segundo ele, é o contexto que poderá apontar se existe ou não uso indevido de propriedades da CBF. “Não tem uma fórmula matemática. O limite está numa zona cinzenta entre genialidade e marketing de emboscada”, afirma.

Marketing de emboscada é a associação comercial ou aparição não autorizada de uma marca em um evento, que induz o consumidor acreditar que o produto ou serviço é endossado pelos organizadores ou entidade proprietária da marca.

“O princípio a ser avaliado é qual será a percepção do consumidor. Sempre que existir uma associação direta com uma marca ou evento cujos direitos são de um terceiro há o risco de se cair dentro do marketing de emboscada”, explica Focaccia."

http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/05/cbf-notifica-40-empresas-por-uso-indevido-de-imagem-da-selecao.html

SA!!!

Marcio disse...

A minha opinião é de que falta ao BOTAFOGO nessas questões específicas buscar auxilio de especialistas. Fosse assim não haveriam Advogados Trabalhista, Criminalista, Tributarista; Médicos Cardiologista, Pediatra... Toda profissão tem especialistas e por isso não pode ser encarada somente de forma generalista.
O BOTAFOGO não pode permitir-se ter o "eu sei e faço tudo".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ivo, não generalizo e também nem digo que seja algo contra o Botafogo. Questiono a justiça como um todo.

Perfeito, Márcio. Na verdade, o Botafogo precisa de auxílio de especialistas externos em todas as áreas. Tá complicado. Rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Depois do jogo treino de ontem contra o Barra Mansa já tivemos noticias desagradáveis:

"O primeiro susto do dia foi com Airton. O volante caiu de mal jeito sobre o próprio braço, deixou a atividade mais cedo e preocupa. Mas como já estava suspenso para a estreia no Brasileiro, Lindoso é seu provável substituto. Após o intervalo, as duas equipes trocaram os jogadores para testes, foi quando saíram os gols alvinegros e também do Barra Mansa, marcado pelo zagueiro Bruno. E quando aconteceu o segundo susto do dia: Montillo, que se recuperou de lesão, entrou, mas ficou poucos minutos em campo e saiu. Resta saber se sentiu ou foi precaução".

Parece que Montillo está bichado, por isso veio se parar no Botafogo; já não basta o Airton que joga 20% das partidas o Jeferson que já está 01 ano só recebendo salário em dia sem jogar e o bichado Canales, agora é esses 02 quase funcionários do departamento médico.
Ainda bem que temos a saúde do Bruno Silva no dia que parar por contusão, a coisa vai ficar feia.
Antes, que o Rodrigo fale, estou preocupado é com a equipe; já que o campeonato brasileiro está começando,outros assuntos Topper e porta dos fundos, eu comento no final do ano.
Acredito que temos coisas importantes da equipe para comentar, claro é a minha humilde opinião.
Pôrra,coisas do Botafogo, dava para fazer um time,Jeferson,Luis Ricardo,Joel Carli,Canales,Montillo,Jonas,Marcinho e Airton
Quase 1 milhão e meio indo para o ralo,desse jeito não há planejamento que dê jeito.
Só tá faltando o Antonio Lopes e o Caca do Remo,Jair e o presidente entrar em campo.
Fiquei desconfiado com o Montillo escolher o Botafogo para jogar e outros times não fizeram nenhuma proposta, chinelinho dos maiores.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Anônimo. Ou é chinelinho demais em GS, ou tudo fruto desse péssimo departamento médico e preparação física. Ou os dois.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Pow a cada dia que passa percebo que nosso setor jurídico não ganha nada. Reparem uma coisa não vejo a noticias como "O jurídico do Botafogo ganhou em primeira instancia...." muito pelo contrario só vejo derrota atras de derrota. Agora se incompetências do setor jurídico ou não isso tem que ser discutidos entre os membros da diretoria.

Rodrigo Federman disse...

Unknown, difícil mesmo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Há quantos anos o Botafogo não DISPUTA um Brasileiro? Já vamos para mais de 20 anos. Começamos este desfalcados de Jeferson, LR, Montillo e Carli ( provavel). A contratação às vésperas é o Arnaldo... O atacante é Roger, nosso camisa 10 é Camilo.
Do fundo do coração, alguém acredita em TÍTULO?

Rodrigo Federman disse...

Celso, não dá. Nem com todo otimismo do mundo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Olá, como torcedor botafoguense gostaria de divulgar um novo grupo no whatsapp com o intuito de promover um bom bate papo durante os jogos do fogão. Quem tiver interesse basta entrar no link que será redirecionado ao grupo. Valeu!

https://chat.whatsapp.com/Ilp8NufS2d99Z5rSY64lx5

J. Daniel disse...

Eu não acredito no Jurídico do alvinegro. Já mostrou sua fragilidade em causas anteriores. Quanto ao elenco para o Brasileiro, concordo com o Celso Ricardo, com o time atual, vamos competir para estar na próxima Libertadores. Esqueçamos de títulos. Jogou fora uma classificação antecipada na Libertadores, tornando difícil, o que parecia bem fácil. A limitação do time titular, e a baixa qualidade técnica dos suplentes Alvinegros, me preocupam bastante, às vésperas de um campeonato longo e com equipes bem mais preparadas que o nosso querido FOGÃO. Não digo isso pela incógnita contratação do Arnaldo, que aliás, nem sabia que existia, mas pelo nivel do plantel como um todo. Tem quatro jogadores no elenco, que quando não estão lesionados, são suspensos por motivos banais. Vamos torcer para que a minha previsão esteja completamente errada. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Anônimo.

J.Daniel, fecho contigo, cara.

Abs e SA!!!

garcia disse...

Rodrigo, os departamentos devem estar trocados., deve ter medico advogando e advogado clinicando.

Abs Flavio

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Agora faz mais sentido, Flávio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Para deixar o ambiente menos carregado...
Arnaldo é nome de Doutor.
Dr. Arnaldo, a bola já se encontra no 1/4 de círculo para a cobrança do escanteio.
Dr. Arnaldo, queira se dirigir à linha de fundo para proceder o cruzamento para o centroavante.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha. Tomara que pelo menos esse seja bom, Márcio.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Bom não quero criticar o Arnaldo antes da hora, pois segundo o que apurei, ele tem qualificações, foi campeão Paulista em 2015 pelo ituano e nesse ano fez um bom paulista, é veloz, bom no apoio, mas a defesa não é muito seu forte, é o que eu sei.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, isso é o que lemos em alguns sites. Mas lembremos que todas apostas chegam com as mesmas referências: forte nisso, bom naquilo, etc.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Arnaldo foi campeão paulista do interior; foi agora em 2017.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/presidente-do-bota-anuncia-acerto-com-arnaldo-mas-quer-mais-um-lateral-direito.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!