30/07/17

Sem cobranças




Análise do técnico Jair Ventura, após a derrota vergonhosa de ontem:

"- Sofremos quatro gols, mas marcamos três. Saldo de um. Segundo jogo seguido que marcamos 3 gols. Não vamos buscar fantasmas. Não tem erros individuais, não tem culpado. Estávamos há sete jogos sem perder. Não foi nada para se assustar. Muito cedo para falar".

"- Quanto a gestão de pessoas, não é hora de cobrar. É hora de passar incentivo. Esses jogadores que sofreram quatro gols são os mesmos que vão jogar contra o Palmeiras. Não tem vilão ou culpado. Foi só um gol de diferença. Claro que vamos corrigir os erros, mas também tivemos coisas boas".

Meu comentário 1: Saldo de um. Só faltou lembrar que saldo negativo não vale nada.

Meu comentário 2: Houve erros individuais sim. E o maior de todos talvez tenha sido justamente o dele.

Meu comentário 3: Como corrigirá os erros, sendo que, por o exemplo, o dele, já foi repetido três vezes e ao invés de reconhecer, sempre sai pela tangente sem assumir nada? 

Desculpem aqueles que conseguiram digerir o que vimos ontem tranquilamente, mas eu ainda não consegui. 

E a coletiva pós-jogo foi ainda pior.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

50 comentários:

Ricardo Rocha disse...

O que mais me assusta é o conformismo por algo que marca negativamente na história do Clube,levar essa virada HISTÓRICA.
O que vimos acontecer foi um vexame que funciona como um balde de água fria na torcida. Quando mais precisamos realçar nossos feitos,sermos respeitados, esses caras aprontam uma.
Triste sina de um Clube que insiste em se macular a cada ano.

Rodrigo Federman disse...

Celso, esse conformismo e resignação interna e de boa parte da torcida também me preocupam demais.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Pra mim o grande erro do Jair foi não saber orientar o time, parece que depois do segundo gol do sp o Jair ficou catatônico, deveria ter pedido pro Guilherme apertar a marcação no Cueva, viu que o Dorival tinha colocado seus jogadores pra atacar entre o Igor e o Lindemberg, deveria ter orientado os dois jogadores, agora em relação as mexidas não vi nada que outro treinador não fizesse.

Anônimo disse...

Ricardo
Pois esse é o pensamento do Botafogo.Saldo de um ????
Nota-se que além de outros
defeitos ele é Burro.
Sds

Rodrigo Federman disse...

Ivo, para mim, foi desde as mexidas até a (falta de) orientação.

Ricardo, essa de enaltecer o saldo negativo de um realmente foi demais.

Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Acredito que a cobrança tem que ser interna...particularmente acho desnecessário nesse momento cobrar em público, isso aliado a imprensa poderia desencadear uma crise no grupo. Não tenho dúvidas de que internamente a cobrança vem.

Saudações.

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, eu tenho muita dúvida da existência dessa cobrança interna. Para falar a verdade, não acredito que exista.
Abs e SA!!!

WAYNE disse...

Saudações Alvinegras.
Parabéns seu comentário reflete o que pensamos deste IMBECIL. Não há uma voz que grite
internamente ou ele é blindado pelo pai. O comentarista avisou "quando o JAIR poe trees atacantes não dá certo". Sete pontos perdidos por vaidoso, 39 minutos era só reforçar mais a defesa, o técnico do São Paulo, com as substituições, apontou o que iria fazer. O jogo é dinâmico se transforma com o desenrolar e com as modificações. O "blindado" não aprendeu, não notou. As jogadas em diagonal com a estátua -IGOR- e ainda em linha, foi um doce de goiabada com queijo. João Paulo estava desde o começo sem pernas, não tinha outro? Gilson não seria a opção. Ele tinha que ser vaiado. É uma pena, moro longe do NILTÃO,Região dos Lagos. mas ainda vou ter a oportunidade de fazê-lo.
Abs SA




Rodrigo Federman disse...

Wayne, ele é blindado pelo Lopes, que é blindado pelo CEP.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Boa tarde amigos. Acho que existe sim cobrança interna, porém eles não mostram a mídia e a torcida, o que é certo da parte deles, não é hora de criar crises, não enquanto o time estiver nas três competições. Agora, se por acaso for eliminado da Libertadores e da CB, é manter essa campanha oscilante no BR aí concordo que deve haver uma chacoalhada, mas no momento, por mais que doa e irrite uma derrota como a de ontem, deve ser absolvido externamente e cobrado internamente como certamente acontece ao longo da temporada. Se não houver essa cobrança interna certamente o JV já teria perdido o grupo lá atrás em alguns jogos que o time jogou ou que ele errou durante os jogos e todos nós ja saberíamos, portanto reitero existe sim cobrança interna, mas a diretoria tá tendo o cuidado de não externar.

Sds
Mário

Rodrigo Federman disse...

Mário, não estamos criando crise. Mas a derrota de ontem não pode passar sem ser lembrada e cobrada. Mas eu sinceramente não boto fé em cobrança lá dentro.
Abs e SA!!!

Mauro Tavares disse...

Longe de defender o Jair, mas a cobrança precisa ser interna, não dá para perder o grupo. Nas Copas o time vem dando conta do recado, e acho que o discurso interno é para esquecer o brasileiro. Tudo bem não culpar os jogadores, mas Jair poderia dizer que a situação de jogo que ele pensou não deu certo, e assumir a responsabilidade. Outra coisa, com Victor Luis em campo não sofreríamos a virada.
Saudações a todos.

Anônimo disse...

Qual foi o erro na escalação e nas trocas do Jair ? Queria entender. Marcos Vinicius cansou. Time não tinha mais contra ataque. Jair trocou pelo Guilherme, que inclusive fez um gol. Ai Vitor Pediu pra sair. Gilson estava suspenso. Jair colocou um garoto na esquerda. Sendo que tinha 30 min do segundo tempo e estava 3 x 1. Não era hora de colocar? A ultima substituição foi Roger por Brener, pro mesmo ir adquirindo ritmo de jogo. O que era pra ter feito? A culpa ao meu ver é totalmente do jogadores. E Jair esta correto em não distribuir esporro em público e pra uma mídia que deturpa o Botafogo a anos. Renato

Anônimo disse...

Sem essa de não cobrar esses caras. Somente no futebol acontece esse tipo de coisa, do funcionário fazer merda e não poder ser cobrado. Vai trabalhar na iniciativa privada, pra ver o que acontece. Pelo que fazem e o que recebem, eles têm que serem cobrados.

Uma observação, a diretoria têm que cobrar a federação. O juiz de frente pro lance e não viu o jogador do São Paulo colocando a mão na bola? O mesmo marcou um pênalti inexistente. Ele estava a quantos metros no pênalti a favor do São Paulo? Quantos erros desses aconteceram contra o Botafogo no campeonato até agora?! Pênalti a favor do Corinthians, impedimento no gol do atlético Go, esses lances contra o SP. Isso que eu me lembre.

SA. André

Marcio disse...

Esse tipo de postura é que incomoda; e não se trata de fazer cobranças públicas, o que sou contra, e sim por parecer que para eles tudo é normal.
Sempre que ocorre esse tipo de resultado, logo lembram que a Equipe tem resultados além de suas possibilidades, que há dedicação extrema e tudo o mais. Reconheço esses méritos, mas tudo isso não pode ser tratado como se fosse um grande favor que fazem ao BOTAFOGO.
Acharam normal empatar com A. Goianiense, porque o foco era o jogo frente ao A. Mineiro pela Copa do Brasil; agora acham normal levar essa virada porque conseguiram a classificação na Copa do Brasil contra o mesmo A. Mineiro.
SA!!!

Unknown disse...

Como se sente um jogador que faz 2 gols em um tempo da partida e é sacado no segundo tempo...enquanto outros que não estão rendendo nada permanece...

Anônimo disse...

Tenho a impressão, baseado nos seus comentários, que você não suporta o Jair Ventura... acha ele um péssimo técnico... tudo o que ele faz, tudo o que ele fala, a postura dele, etc, etc, etc... tudo é sempre motivo para críticas... Não adianta: sem apoio, sem positividade, o Botafogo não vai sair do lugar... pensa nisso... Abçs, Jonas

Jonas disse...

Fala Rodrigo.

É claro que não dá para exigir vitórias e exibições de gala, todos os jogos - não é isso que se exige.

Entende-se as limitações do elenco, três competições, cansaço, etc - tudo certo.

Mas vencendo por aquele placar até aos 39 do segundo, não poderia tomar a virada, nunca.

Mas para mim, o JV, o elenco, enfim, o Botafogo ainda tem crédito. Mas o medo, é pelo futuro de todas essas competições.

Abraço e SA.

Rodrigo Federman disse...

Mauro, concordo. Mas pelas palavras dele, sequer reconhece que errou. Ou seja, lição dificilmente será aprendida.

Renato, MV cansou...colocou Guilherme, abriu e perdemos total o meio. Vencíamos e poderíamos ter mantido a maneira de jogar. Depois, na chance de consertar na saída do Roger, trocou 6 por meia dúzia e continuou deixando o time aberto e sem meio. Simples.

André, continuamos sem força em bastidores. Infelizmente fora ou em casa, quase sempre somos prejudicados.

Marcio, incrivelmente há quem goste ou ache aceitável.

Unknown, mas a saída do MV foi por ordem tática/técnica ou física?

Jonas, obrigado pela dica, mas sei bem o que penso do JV. Elogio quando é necessário e crítico do mesmo jeito.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Clóvis.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Se a partida permanecesse 3x1 pro Botafogo acredito que dificilmente o Jair seria elogiado, como o time perdeu é culpado por tudo.

Anônimo disse...

Rodrigo e turma.
Ainda digerindo o resultado.
Penso que se somaram alguns fatores. Uma substituição faltante, pra reforçar o miolo, um relaxamento por parte de quem acha que o "caixão já tava fechado" (o próprio São Paulo, antes do escanteio dos 39 minutos já tocava a bola mansamente pra trás) e uma série de fatalidades que acompanharam o contexto.
No segundo gol, o cara dá uma casquinha na bola e ela vai pro baixinho Marcos Guilherme, mal marcado pelo JP (cansado, e fora da sua, não rendeu bem desta feita), na frente do gol.
No terceiro, o cara cruza, Hernanes desvia de cabeça dentro da área, vai ao Cueva, ele erra o chute e dá um passe pro próprio Hernanes (passa por cinco pernas botafoguenses), que chuta de direita (a boa) e pega no JP e volta pra esquerda (a ruim) e ele acerta o ângulo.
No último, a defesa toda sai, menos LR, o car entra, chuta de bico e ela vai no cantinho.
Manda o Hernanes chutar 10 bolas dali e ele não faz nenhuma de canhota.
Além das fatalidades, o que faltou?
Além de encher o miolo, faltou malandragem. Tomou o segundo gol, cai, entra a maca, reclama do juiz, leva a bola pras laterais, trunca o jogo...
O Botafogo deu uma de PSG contra Barça e Brasil, contra Alemanha.
Foi uma lição. Dura, mas aproveitável.
Abs
Paulo, de POA

Rodrigo Federman disse...

Bom, Ivo...ai é você que está dizendo. Se acha isso, prefiro nem falar nada. É seu direito.

Paulo, aproveitável se houver, primeiramente, reconhecimento dos erros também .

Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Bom...fala isso baseado em informação ou em achismo? Se for em achismo a resposta do amigo não poderia ser diferente.

Saudações.

Ricardo Rocha disse...

Se o JV não for o responsável pelo Botafogo acabar o jogo com 3 atacantes,mesmo vencendo por dois gols de diferença,em um esquema que só trouxe derrotas, com um nítido meio de campo cansado,desgastado...quem será?
Não digo aqui que JV jogou todo seu bom trabalho fora,que é fraco ou algo semelhante.
Digo apenas que errou.
Ah...e errou feio.

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, quando é informação eu sempre deixo claro. Rs

É, Celso. Aí colocam a culpa até no baixo orçamento para justificar o erro dele ontem. Impressionante como ele é incriticável por muitos.

Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Logo vi, é muito conveniente, rs

Abc

Unknown disse...

É isso que eu falo Paulo de POA faltou malandragem aos jogadores também.

Sergio Di Sabbato disse...

Nas 3 oportunidades que o JV ficou com 3 atacantes o Botafogo tomou gols em menos de 10 minutos. Ora, ontem como o jogo foi até os os 49 minutos e a reação começou aos 39, repetiu-se a trágica marca .
Não acho o JV mal treinador, mas me parece extremamente teimoso e parece não querer aprender com suas falhas e isso é muito grave.
Viradas acontecem, já aconteceram contra nós e também a favor, faz parte do futebol. O grande problema é achar que é normal, prá mim não é. Enfim, sigamos em frente.
Em tempo Rodrigo, a culpa da derrota foi minha, não usei a cueca verde da sorte. É mole. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, se opinar baseado em achismo, impressão (quando não for informação) é conveniente, então ok, foi. E assim será sempre (da minha parte).

Faltou tudo, Ivo.

Sérgio, concordo plenamente. E separa a cueca verde para os dias 10,16 e 23. Rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se o Jair não puder ser cobrado, não sei quem poderá ser.
Na Libertadores, bastava o BOTAFOGO vencer o Barcelona, no NILTON SANTOS, para se classificar; O Jair resolveu abrir o Time, foi derrotado e passou a ter obrigação de vencer o A. Nacional e evitar decidir a vaga contra o Estudiantes, lá na Argentina.
Essa ofensividade sem lógica do Jair já colocou em risco a classificação do BOTAFOGO; um risco pequeno, já que faria ainda restavam dois jogos, mas um risco.
Se acreditarem ser normal esse tipo de acontecimento, periga acontecer quando não houver mais oportunidades de recuperação.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, pelo visto, muita gente entende que a torcida deve ser cobrada. Nunca vi um cargo que não pode ter críticas e pressão. Só elogios. Não deve ser ruim.
Abs e SA!!!

Leonardo Germano disse...

Rodrigo, boa noite! Eu estava num evento em Caico/RN, com o Tulio e o Donizete. Clima de festa, alegria e confraternização de botafoguenses do Nordeste...e recebemos essa virada humilhante de presente. Mal consegui dormir! Me recordaram fracassos e humilhações, como em 2007. Juro que nem tinha percebido que, mesmo ganhando de 3x1, mantivemos três atacantes, estando um morto de cansaço (Pimpao) e dois que não marcam.

Sinceramente, espero que essa derrota seja mais uma do ano que sirva de lição para não cometermos nenhuma bizarrice na libertadores ou Copa do Brasil. 10 minutos apenas de apagão nessas competições e adeus o sonho..mais gozacao, humilhação e anos sem ambição. Não nos esqueçamos que essa semifinal com o Framengo vale muito mais do que uma classificação. Vale nos posicionarmos na história dos confrontos como fregueses contumazes ounuk rival que serve de chacota, que nada, nada e nada!

Veremos como o Jair e jogadores reagirão a essa derrota. Lembrei da goleada do ECTD em 94 (7x0) e a gleagada do Vasco em 2010 (6x0), e como aquilo nos transformou positivamente. Espero que a humilhação de ontem possua o mesmo efeito, pq a dor e tristeza foram tão grandes quanto uma goleada.

Unknown disse...

No jogo contra o sport o Jair trocou o Marcos Vinicius pelo Guilherme, todo mundo adorou inclusive o moderador do blog, no jogo contra o atl min o time ganhava por 3x0 é o Jair tirou o Roger pra colocar um defensor e reforçar a marcação no meio de campo, todo mundo criticou inclusive o moderador, ontem o Jair tirou o mesmo Marcos que estava cansado e colocou o mesmo Guilherme é o moderador que em outro jogo havia elogiado a troca hoje crítica, também tirou o Roger depois do time ganhar por 3x1 é o moderador e outros que criticam apenas por criticar, hoje criticam o treinador por não colocar um jogador pra reforçar a marcação no meio campo, realmente é difícil agradar esse pessoal, se não ganhar todo jogo tá ferrado.

Rodrigo Federman disse...

Leonardo, e eles têm que reagir agora, né? Uma derrota como a de ontem fica martelando por muito tempo.

Ivo, o jogo era outro, a circunstância também, o placar, ídem e ele ainda tirou o atacante e colocou o Leandro para reforçar o meio depois que marcou o segundo gol, não? Por fim, moderador do blog tem nome, pode falar Rodrigo. E não quero ser agradado pelo JV. Só quero ter o direito de elogiar e criticar sempre que achar necessário. Muito simples.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Dos 18 pontos disputados com os ÚLTIMOS 6 colocados conquistamos 4.
Se o nosso treinador não acha que isto é uma falha no planejamento,não sei mais o que achar.
Vejam bem,não estou sendo pontual,JV tem todo direito de tentar e errar. Um erro pontual,em uma circunstância, tudo bem. Mas o problema é que se tem observado que nosso desempenho contra equipes que vêm mal, é pífio.
Eu não acho que JV e seus comandados erram contra essas equipes. Eu tenho certeza que eles erram.

Rodrigo Federman disse...

Celso, ele não pode ser criticado. Tira leite de pedra.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ivo Santos da Costa, Rodrigo nós já conhecemos por aqui, é um cara do bem, é cismado de natureza e temos que respeitar as suas teimosias.
Se o Jair soltar um pum, vai ser caso de policia por aqui.
A rodada foi boa, infelizmente o Botafogo não ajudou,tivemos resultados surpreendentes como o empate do Vitória da Bahia contra o Cruzeiro no Mineirão, que havia desclassificado o Palmeiras e o lanterna Atlético GO, que empatou graças a arbitragem contra os reservas do Botafogo JOGANDO EM CASA E ganhando da Chapecoense em Chapecó, ontem jogamos a vitória fora, graças ao bom time do São Paulo, que com certeza, subirá de produção e a falta de leitura de jogo do Jair, agora se o Botafogo começa essa batida de jogos de 03 em 03 dias com inúmeras decisões o Botafogo vai pelo mesmo caminho do Cuca em 2007 não poupou e não ganhou nada,tá mais que na hora do Botafogo começar a poupar alguns jogadores de que jeito não sei, porque seu banco de reservas não oferece tanto conforto.

Araujo

Marcio disse...

Não dá para tratar profissionais como se estes fizessem trabalho voluntário no BOTAFOGO...
SA!!!

Anônimo disse...

Celso Ricardo, embora o time no brasileiro seja uma campanha regular, não esqueça também de acrescentar a bela classificação contra o poderoso e rico Atlético Mg e o grande resultado na libertadores, com a classificação bem adiantada.
Se você ficar só falando na sétima colocação do brasileiro,parece que o clube não está disputando outra competição ou você tá trabalhando na hipótese do time ser campeão das 03 competições é um direito seu de pensar,assim mais penso diferente de você.
Até no brasileiro o Botafogo está a 03 pontos da zona da libertadores, embora reconheço que o Botafogo não tá muito ligado no momento para o brasileiro,mais terra arrasada ainda a não ser que você tá pensando que o Botafogo é esse time todo de sua cabeça, não na minha.

Araujo

Anônimo disse...

Rodrigo, você pode não ser Zagalo para engolir o Jair e tem todo direito de reclamar do trabalho,que considero ser de um dos melhores técnicos que ultimamente passa no Botafogo e vamos guardar a munição para os próximos resultados, agora agora tá com pouca fumaça, para muito fogo.

Araujo

Anônimo disse...

Botafogo, quando ganha é o sistema tático, quando perde é o sistema tático diferente,quero vê com Leonardo Valença e Marcus Vinicius juntos,entraram nesse time, com tantos volantes,embora reconheça que alguns jogos é preciso entrar fechadinho, mais terá jogos que precisamos ser audacioso ou vamos ficar com esquema covarde a vida toda.

Araujo

Lorismario disse...

Amigos. É preciso dizer que não consegui dormir. Nosso time estava morto no segundo tempo. O Jair cobrou o Igor Rabelo em um dos gols, acho que foi no segundo. E o primeiro gol? Tres na bola e deixaram o Cuevas que estava fora da jogada chegar. Gatito demorou a sair e os três defensores ficaram naquela de "proteger". Sou defensor do Igor Rabello mas ele falhou nos 4 gols. Vai ser cobrado sim em particular. O amigo aí de cima disse e disse-o bem "com o Vitor Luis em campo não teríamos tomado os gols que tomamos". O Vitor Lindenberg é um jogador muito fraco. Quem acompanha o sub 20 vê isto claramente. Não sabe marcar. Aliás deste sub 20 só servem o Mateus Fernandes, o Wenderson, o lateral direito (Ronaldo ?) o Jordan e o Amilcar. E este juiz fdp que inventou um pênalti e deixou de marcar um a nosso favor (mão na bola). Enfim, um somatório de fatores. OBS: para meu gosto a culpa pela derrota é exclusiva dos jogadores. O primeiro gol era só um dos três dar um chutão. O segundo gol o Luis Ricardo deveria marcar o cara que cabeceou para trás e o Rabello deveria estar encostado no baixinho deles que fez o gol. No quarto gol, O Rabello tentou fazer a "linha burra" -revejam o lance. Será que o JV aprovou todos estes erros? Demorei a comentar para me acalmar. PS. quarta feira quero dormir.

Rodrigo Federman disse...

Araujo, com todo respeito, mas o que me parece é que se o JV soltar pum (usando o exemplo que você deu), voarão milhares de "cheira-peido" para perto e ainda dirão ser o mais gostoso dos aromas já sentidos.

Marcio, é o que parecem mais fazer.

Loris, com culpas individuais, ainda acho que teve parcela também do treinador.

Abs e SA!!!

Leonardo Germano disse...

Botafoguense é um ser complexo. Acho que tantos anos sem títulos e perspectivas eliminaram o crivo crítico e a capacidade de compreender que somos gigantes, mas a mente leniente com a derrota em aceitar como "normal " uma virada humilhante como essa nos torna pequenos e complacentes com os insucessos mais bizarros.

As campanhas da Libertadores e CB, ao invés de aplacar a vergonha da virada, deveria ser o parâmetro da cobranca de que o time e o técnico podem mais do que foi dado naqueles fatídicos 10 minutos finais contra os bambis. Poderiamos afundar um rival na luta do descenso e nos firmar no pelotão de cima do Brasileiro, auferindo a tranquilidade necessária para priorizar os torneios que podemos ganhar.

Ao invés disso, peido do JV realmente é tratado como perfume francês de refinada fragrância por muito torcedor míope.

E o pior é que a maioria esmagadora que enche o saco e só sabe reclamar de tudo ou defender tudo sem reclamar é justamente aquela que não vai anum jogo, nao compra uma camisa e não paga 13,90 para ser ST.

Espero que títulos venham esse ano e mude nossa clube e nossa torcida, a qual precisa abracar mais o time, ser mais participativa e crítica quando o necessário, assim como todo torcedor de grande clube o é.

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Leonardo. Isso que mais me preocupa: Resignação, conformismo e tratamento a determinados jogadores/treinadores/dirigentes acima do clube. É uma impressão que tenho várias vezes.
Abs e SA!!!

Rui disse...

Pode ter certeza que na conversa interna de JV com os jogadores, ele não tratou isso como uma coisa normal.

Rodrigo Federman disse...

Será, Rui? E será que ele fez uma auto-avaliação da sua responsabilidade/culpa?
Abs e SA!!!

Rui disse...

Culpa do time levar 3 gols em 6 minutos? Creio que não seja do Jair

Rodrigo Federman disse...

De todos, Rui. Inclusive dele.
Abs e SA!!!