06/07/17

Vantagem no peito e na raça





O Botafogo entrou em campo em Montevideo para enfrentar o Nacional do jeito que sabe e gosta de jogar: Se defendendo e explorando os contra-ataques.

E na Libertadores o espírito realmente tem sido diferente para o GLORIOSO. Resultado: 1 a 0 (João Paulo) e a vantagem de jogar pelo empate na decisão, no Rio de Janeiro, dia 10 de agosto. 

Pés no chão, mas a vaga nas quartas de finais está próxima. Desde que, continuemos com a mesma luta, entrega e melhoremos alguns pontos que ainda dever ser mais trabalhados. Como, por exemplo, a posse de bola e algo diferente no ataque, pois nem sempre o Pimpão ou Bruno Silva conseguirão aparecer como homens surpresas.

No gol de hoje, arrancada clássica do Pimpão pela esquerda, cruzamento, chegada (também clássica) do Bruno Silva pela direita (foi assim que saiu um gol contra a Chapecoense no Brasileirão) e uma desviada com categoria do João Paulo, após rebatida na pequena área uruguaia.

Hoje deu tudo certo. Desde a boa postura da equipe, passando também por momentos de sorte e até mesmo ajuda da arbitragem, que ignorou um pênalti claríssimo para o Nacional, quando ainda estava 0 a 0.

Não há do que reclamar. Seria loucura, né? Vencemos fora de casa na Libertadores, estamos a um passo das quartas de finais, etc...

Sim, por ora, vamos comemorar demais. Uma pena que a volta será apenas em agosto. Podia ser logo no final de semana. Mas já que não tem como, a partir de amanhã foco, atenção e erros corrigidos para o campeonato brasileiro.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 0 Nacional

1- Gatito: Sem muito trabalho - 5,5

2- Arnaldo: É ruim demais - 4,5

3- Carli: Soberano em quase todos lances - 6,5

4- Emerson Silva: Fraco, erros em sequência - 4,0

5- Rodrigo Lindoso: Partida correta - 5,5

6- Victor Luis: Mal na defesa e no ataque - 4,0

7- Rodrigo Pimpão: Bom primeiro tempo. No segundo, sumiu com o time - 5,5

8- Matheus Fernandes: Joga com a calma de um veterano. Dono do meio de campo - 7,0

9- Roger: Nada de útil durante os 88 minutos em campo - 4,0

10- João Paulo: Formiguinha do time. Presente em todos os lados - 6,5

11- Bruno Silva: Correu bastante para tentar chegar na frente e ajudar o fraco Arnaldo na defesa - 6,0

12- Camilo: Entrou e não conseguiu segurar a bola - 5,0

13- Guilherme: Também não conseguiu um contra-ataque - 5,0

14- Marcos Vinicius: Dois minutos em campo - Sem nota

Jair Ventura: Só errou na escalação do Emerson Silva e na demora para as mexidas - 5,0

38 comentários:

Sergio disse...

Valeu a vitória, apesar de não ter jogador bem, rifava demais a bola. Tivesse um pouco mais de categoria esse time do Botafogo dava pra ganhar de pelo uns 2x0. Essa tal de merdocracia é irritante, esse ESilva e muito ruim. O que fez o IR para ser barrado por essa droga. Tirando o Carli a defesa hoje tava dose. É preciso ter cuidado na volta, nada de euforia. Muito bom esse MF e o JP. ABS e SB!

PAULO FERNANDO disse...

Matheus um monstro, que jogador! O melhor em campo! JP sempre bem, Lindoso e o Bruno também. Esse meio é o melhor que temos. Vitor sério e defesa segura. Só o Arnaldo é que me assusta. Muito bem o tome como um todo e como sabe jogar. Esse é o melhor Botafogo de hoje. Só o Igor no lugar do ES.

Sergio disse...

Faltou o seguinte: deve ser duro para o meio campo olhar para o ataque e ver o Roger, que entre vários defeitos não conhece a regra de impedimento. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, concordo 100% contigo!

Paulo, e o Emerson na vaga do Arnaldo. Juro que prefiro. Alivia um pouco o Bruno na defesa e faz com que ele tenha mais fôlego para ajudar na frente, já que sabidamente o ataque é nosso setor mais limitado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Por isso que futebol cada torcedor tem uma escalação, enquanto tivemos alguns denegrindo a atuação do Emerson Silva, veja o comentário do Macau no canal botafogo sobre o jogo.

Melhor em campo: João Paulo

Como jogaram:

Gatito (8) Fez uma grande defesa e amedrontou o grandalhão trombador que perdeu um gol feito.
Arnaldo (2) É esforçado, mas muito limitado. O que tem de vontade tem de ruindade. Não pode ser titular do Botafogo
Carli e Emerson Silva (7, 6) Zaga poderosa e sortuda.
Victor Luiz (1) Parece que desaprendeu a jogar. O lance do pênalti não marcado foi de uma infantilidade absurda.
Lindoso (9) Partidaça. Dono do meio de campo.
Mateus Fernandes (8) Parece um veterano.
João Paulo (9) Muita calma no gol e na virada de jogo. Foi substituído por Camilo (sem nota) que mostrou vontade.
Bruno Silva (8) Boa partida, mas andou perdendo algumas bolas e acabou dando sorte no chute mal feito a gol.
Pimpão (8) Grande partida. Foi opção ofensiva, quando descobriu bem a Bruno Silva, e defendeu como um lateral.
Roger (7) Boa partida. Fez o pivô em alguns lances e recebeu muita bola na dividida. Sobrou luta. Foi substituído por Marcos Vinícius (sem nota) no finalzinho.

Jair Ventura (7) treinador precisa ter sorte. Jair contou com muita sorte e um juiz que não se amedrontou com a cobrança da torcida e dos jogadores do nacional. Segurou até onde pode o João Paulo em campo com receio de se abrir pro adversário.

Araujo

Rodrigo Federman disse...

Araujo, denegrir gratuitamente é diferente de criticar o jogo. Eu respeito quem concorde com a escalação do JV e/ou quem tenha achado que o ES atuou bem. Respeito...mas discordo veementemente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Resultado espetacular em um jogo não tão bem jogado.
Primeiro tempo onde o BOTAFOGO não fez um bom jogo e a equipe mediana do Nacional pressionou mais e contou com a ajuda luxuosa da defesa do BOTAFOGO, exceto o Carli, para ter as suas melhores oportunidades. Arnaldo, Victor Luis estiveram mal no jogo e o Émerson Silva uma atuação patética.
Felizmente em uma única jogada acertada, Pimpão encontrou B. Silva na área e no arremate a bola sobrou para o J. Paulo tirar o zero do placar.
No segundo o tempo o Nacional continuou pressionando sem ser efetivo e o BOTAFOGO ficou a espera de um contra-ataque que não teve capacidade para organizar. Não organizou porque errou muitos passes e quando a bola chega à frente, os atacantes pouco conseguem segurar a bola para a chegada dos homens de meio campo.
Em resumo, o BOTAFOGO precisa trabalhar os contra-ataques para não sofrer tanto durante os jogos e hoje poderia ter vencido por um placar mais elástico a bem modesta equipe do Nacional; além disso, as invenções do Jair continuam castigando a Equipe.
O Jair não só colocou o Émerson Silva de titular, como o encarregou de ser o zagueiro que inicia o jogo. Sem explicação.
Não custa lembrar a penalidade máxima ignorada pelo homem do apito.
No jogo da volta, que não joguem o jogo naturalmente.

Fernández- Foi bem quando chamado a participar. Nota 6,0
Arnaldo- Continua mal na lateral, nota 4,5;
Carli- O melhor da linha de defesa, se aproximou das suas melhores atuações. Nota 6,5;
Émerson Silva- Não há justificativa plausível para a sua titularidade. Partida hoirrorosa. Nota 3,0;
Victor Luis- Partida muito ruim e ainda cometeu uma penalidade máxima de forma bisonha. Nota 4,0;
Lindoso- Boa partida, principalmente por estar se apresentando mais para o jogo. Nota 5,5.
Bruno Silva- Partida mediana apenas. Mas não deixou de ajudar na marcação e nem de tentar o jogo ofensivo Nota 5,5;
M. Fernandes- Muito boa partida. Marca e sai para jogar com personalidade. Nota 6,5;
J. Paulo- Boa partida e merecia marcar o seu gol. Nota 6,0;
Pimpão- Muita luta e alguns erros. Quando acertou, saiu a jogada do gol. Nota 5,5
Roger- Quase nunca se coloca em condições de ser acionado pelo meio campo; ou está impedido ou não procura se antecipar à zaga adversária. Nota 4,5.

Guilherme- Entrou e apenas correu.
Camilo- Definitivamente tornou-se reserva. Faz apenas número.
M. Vinicius- Entrou no final do jogo, como diziam os antigos, para ganhar o bicho.

Jair Ventura- Inexplicavelmente manteve o Émerson Silva entre os titulares e isso poderia ter custado muito caro ao BOTAFOGO. Se isso é meritocracia… Precisa também olhar a lateral direita, pois o Arnaldo parece que não vai engrenar.
Precisa organizar minimamente os contra-ataques, já que o Time não “pode” jogar de outra forma.
Por causa da insistência no Émerson, nota 4,5.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Márcio. Foi isso mesmo.
Abs e SA!!!

Marcelo disse...

Caro Rodrigo, a reclamar somente a falta de qualidade da grande maioria dos jogadores deste time que não são capazes de executar fundamentos básicos do futebol.

Este time tem coração, raça e o que parece ser uma obediência tática muito grande, mas falta-lhes muito, inclusive inteligência. Certos jogadores parecem passar a partida inteira pedindo para levar cartão (Carli e Bruno Silva com seus rompantes e Pimpão com seu destrambulhamento).

Carli e Emerson afobamente tentam rifar todas as bolas que chegam a seus pés. Não parecem ter noção do seu a redor. Existem bolas em que claramente eles têm tempo para tentar controlar e passar para alguém um pouquinho melhor colocado. Mas nunca o fazem.

O Gatito é outro que não parece pensar na armação de contra ataques. Toda bola em sua mãos, ou que saem pela linha de fundo, demoram uma eternidade para voltar a jogo. A defesa do outro time se arma e o time fica sem opção. Idem nas cobranças de lateral, escanteio e faltas. São oportunidades perdidas por um time que não poderia se dar ao luxo de desperdiçá-las.

Todo jogo é um sufoco e um sacrifício emocional e físico imenso para os jogadores pois fica-se correndo atrás da bola o tempo todo.

Me causa espanto ter que afirmar que o Airton faz muita falta a este time, pois ele o carrega para a frente. O Bruno Silva corre muito enquanto está sem a bola, mas dê a bola para ele que el não consegue passar da segunda marcha.

Não é hora, na temporada, para se pensar em mudar o esquema, mas para o ano que vem, se a maior parte do elenco for mantido, talvez fosse o caso de se pensar em jogar com três zagueiros (que não sejam o Carli e o Emerson), avançar um pouco mais a marcação com alas e o meio de campo aguerrido.

O Mateus Fernandes, se bem trabalhado, pode se tornar um belo jogador.

E precisávamos de um centro avante que incomodasse como este Silveira do Nacional. Taticamente, o Roger quebra um galho, mas ...

Marcelo disse...

PS: Este Victor Luis é dose pra leão, que penalti ridículo! O cara ou não tem noção, ou está recebendo instruções erradas.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, mas acho que esses exageros nos chutões também podem ser melhor trabalhados/treinados. Concordo que tem limitação técnica, mas aí também entra o dedo do treinador para identificar características e tentar propor algo novo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Enquanto Lindoso melhorou consideravelmente, Roger consegue piorar a cada jogo.

Marcio disse...

Eu gostaria de entender qual a dificuldade que existe em discordar das opiniões alheias apenas apontando os porquês e sem ataques gratuitos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Celso.

Márcio, isso me surpreende também. Uma capacidade incrível de ser ignorante.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não demora vão criar uma cartilha de como se deve torcer e analisar os jogos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Já existe, Márcio. Até questionam se quem não pensa e faz igual a eles é botafoguense de verdade.
Abs e SA!!!

Renan SP disse...

Excelente vitória, para dar moral ...

Matheus Fernandes um monstro , esse menino joga de mais !

João Paulo mais uma vez fez oque se espera de um meia , e foi presenteado com um gol importantíssimo hoje, tem se mostrado um belo jogador . Adeus "CaMITO" .

Emerson Silva deu suas " paçocadas ", mas graças a Deus hoje deu tudo certo. Agora , acabou a brincadeira né Jair , vamos voltar o Rabelo e pronto ...

Que partida ruim fez o Vitor Luis , bem abaixo do que é acostumado a jogar .
Mas o time de um modo geral fez uma boa partida , gostei muito.
Rodrigo , acho que dá pra sonhar amigo rsrs .

Parece que os reforços estão chegando.
Se confirmados , acredito que seram importantes, principalmente pela nossa escassez de jogadores no setor ofensivo .
Não vou dizer aqui , que se trata de grandes jogadores ( ou não ) , até porque ouvi pouco do A.Rios e L. Valencia .
Mas se tratando do nível de futebol praticado no Brasil e na América do sul , acredito que seram úteis .
Mas , no Botafogo , é melhor esperar assinar e vestir a camisa rsrs.

Um ótimo fim de semana a todos ( não poderia ser melhor ) kkkk

Um abraço.

VinnyMarques disse...

O apito final foi um alívio. 1 pênalti não marcado pros caras e alguma pressão, 1 gol "achado" nosso...
O Jair está dando chance ao azar. Arnaldo não pode nem ser reserva do Botafogo. Nada justifica a barracão do Igor pra entrada do Emerson e Victor Luis foi muito mal...
E pior que não são apenas as peças em si. Arnaldo sobrecarrega o Bruno e o Carli, e imagina Victor Luis e Emerson lento...
Temos que pressionar o técnico novamente. Até ele ficar puto e ceder. Não é possível que ele não consiga ver isso.
Vencemos, mas não me convenceu. São esses erros que podem nos eliminar de bobeira.

Gernaldo Silva disse...

Não gostei da partida, porém o time soube sofrer. Discordo da avaliação do Emerson Silva, achei seguro e bem nos desarmes. Houve um lance em que ele escorregou que não o culpo ( seria covardia) por isso, pois o campo estava molhado.a verdade é que temos sempre que encontrar um bode expiatório para legitimar nossas implicância. Arnaldo melhorou na parte defensiva mais concordo que é limitado...

Sobre o comentário de dizerem que quem não concorda é falso botafoguense... Lembro-me que andei falando a respeito, na época, referi-me a alguns que faziam subtender que a atual administração estava abaixo da administração anterior e também sobre algumas criticas infundadas e que só serviam para denegrir a imagem do Botafogo de alguns poucos da impressa que se diz botafoguense e que sempre que estamos em boa fase, fazem questão de conturbada e criar crises. Lembro-me que não me referi a quem discordou de minha opinião, aliás, sempre respeitei.

Saudações Gloriosas.

WAYNE disse...

Bom dia.
VITORIA COM A SEMPRE GARRA. Apesar dessa vitória os valentes têem alguns SENÕES.
ARNALDO em todo os jogos leva CANETAS E BALÕES parece FORMANDO buscando RENDA para FORMATURA. ROGER deve ter LABIRINTITE, pois está sempre sem EQUILÍBRIO.
Agora, sobre as mãos levantadas do VICTOR LUIS a explicação dada pelos comentaristas que ele foi obrigado para se de defender de uma possível BICICLETA do atacante do NACIONAL. GATITTO tem que TREINAR para saber sair do GOL e assim evitar jogadas perigosas.
VENCEMOS isso foi importante.
Domingo tem o "FRED" vamos ter que se instruídos de não entrar nas provocações que ele faz.
Abs SA

Leonardo Germano disse...

Amigo, bão demais! Muito feliz.
Só não acho que o Emerson Silva mereça a mesma nota que o Vitor Luis.

Emerson Silva deu agonia. Disparadamente jogador abaixo do móvel técnico dos demais.

Rodrigo Federman disse...

Renan, que esses reforços cheguem e agreguem. E que sejam utilizados. Tenho receio do JV não querer mexer para manter harmonia com o grupo que chegou até aqui.

Vinny, não é possível que só ele pense diferente, né?

Gernaldo, não tem nada a ver com legitimar implicância. Se for assim, alegou que quem gosta cegamente do JV então concorda com tudo o que ele faz também. Desculpe, mas barrar o IR, que vinha muito bem, vai contra a tal meritocracia do próprio JV. Nada justifica.

Valeu, Wayne.

Leonardo, achei os dois muito ruins.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Não foi apenas um lance. ES pisou na bola, errou passes de 2 metros, se enrolou em outros lances. Primeiro tempo bisonho.
No segundo tempo, de fato, melhorou. Um pouco. Nada que justifique barrar o Rabello.

Rui disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-assina-protocolo-de-intencao-e-vota-aquisicao-de-compra-de-ct.ghtml

É CEP, só falta dois atacantes de nível pra tirar o 10

Gernaldo Silva disse...

Não disse que concordo que o E.Silva seja titular no lugar do IR. Só fiz minha avaliação da partida.

Saudações

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Fatos.

Legal, Rui,

Ok, Gernaldo. Tem meu respeito, mas até agora, foi um dos poucos (até o momento, o único) que gostou ou não se incomodou com a participação do ES ontem. Ok, futebol te dá a liberdade de diferentes visões. Em minha opinião, a partida do ES foi ruim e o JV merece críticas pela sua escalação e por continuar fugindo da explicação dessa barracão esdrúxula do IR.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Gostei mais da avaliação do Marcio,principalmente nas notas aos laterais, o Arnaldo é ruim, mas ontem se dedicou bastante e nos salvou de um gol feito, depois de um lance Bisonho do E. Silva, e o Vitor foi péssimo e ainda fez um pênalti ridículo, não marcado pelo arbitro, aliás o que está acontecendo com o Vitor, já não é de hoje que vem mal.

Rodrigo Federman disse...

Ivo, mas jogar sério é obrigação. O Arnaldo é muito ruim. Deve ser desanimador para Emerson Santos ou Marcelo, que mesmo improvisados, são bem melhores por ali.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Mas se houve uma grande entrega dele, ele deveria receber uma nota maior, acho que o que deve ser analisado, não é se ele é ruim ou não, mas o que ele faz em campo, e no campo o Arnaldo ajudou muito o Botafogo, até nos salvando de um gol feito.

Gernaldo Silva disse...

Só não achei essa atuação tão catastrófica assim... Talvez tenhamos visões diferentes.

PAULO FERNANDO disse...

Estranha essa questão da avaliação do Vitor. De fato o lance do penalti foi bisonho e poderia ter prejudicado muito o time e o jogo para agente. Mas fora esse lance achei que ele foi muito bem defensivamente. Claro que o jogo não era para avanços dos laterais, mas no geral e tirando o lance ele fechou bem o lado esquerdo. Como o Emerson Silva jogou pelo lado dele e fez muita besteira, pode ter passado a sensação que o Vitor foi mal.
O outro criticado Arnaldo é fraco o tempo todo e concordo com o Rodrigo que é melhor o Emerson Santos improvisado e mais adaptado do que o Arnaldo. O que nos faz lembrar do Luis Ricardo. O que aconteceu, é outra "geladeira" para obrigar a renovar por valores menores ou algum novo problema. Se não pé novo problema, aproveita essa rodada do brasileirão e bota ele pra jogar!
Não entendi a ausência do Marcelo no banco, pois se tinha o Emerson Santos (reserva de LD e que joga no lado esquerdo da zaga, o mais coerente era levar o Marcelo que joga no lado direito da zaga ao invés do Igor (titularíssimo de todos).
Esqueci de falar do Pimpão que taticamente é muito importante para esse time. No atual esquema ele não é um mero atacante, ele faz quase tudo o que o Bruno faz só que pelo lado esquerdo. Ele volta para marcar, fecha a esquerda, ataca, cruza para o gol. As ultrapassagens de lateral da direita que é feita com o BS, na esquerda é feita com ele. Falamos muito de um 4x4x2, mas acho mesmo que temos um 4x5x1.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Gernaldo. Sim, tivemos visões bem diferentes da partida dele.

Paulo, algumas incoerências continuam vigentes. Isso está incomodando e maximizando nossas limitações. Cabe ao JV tentar corrigir. Mas antes, ele precisa entender e reconhecer.

Abs e SA!!!

Yasser Almeida disse...

Boa tarde pessoal,
Fora as "graças" do sr. Arnaldo, Emerson Silva, falta de visão de Roger e algumas falhas de Victor Luís, o time agradou, e foi fiel na proposta de jogo. O único problema, foram os sustos tomados. Gols perdidos pelos donos da casa, e experiência do Gatito. Muito precisa ser melhorado, mesmo considerando as limitações do clube, os jogadores precisam ser "profissionais" de fato, e reconhecer que nunca se deixa de aprender. SAN

Rodrigo Federman disse...

Yasser, mas não só jogadores. Serve para o treinador também, né?
Abs e SA!!!

turco e Doido disse...

Ilustre Botafoguense (tenho minhas dúvidas) Rodrigo. Você é o cara...de pau. Seu time? ganha do Nacional em plena Montevidéu, e recebe estas ¨notinhas¨? Vc é um energúmeno! Não merece qualquer respeito. Quero ver vc publicar este comentário de um legítimo Botafoguense!

Rodrigo Federman disse...

Pessoal, vamos aplaudir o nobre Turco e Doido, que hoje não tomou o seu remedinho. E como toda pessoa insignificante, não merecerá nada além da total indiferença ao que comentou. Patético.
Abs e SA!!!

Vitor disse...

Acho que você, Rodrigo, não recebe bem as críticas... Algumas realmente podem ser exageradas ou indecorosas; no mesmo tom, talvez, quando o senhor diz que "querem nos ensinar como torcer" ou "Márcio, isso me surpreende também. Uma capacidade incrível de ser ignorante." Acho, no entanto, que o senhor poderia ser democrático...

Bem, estou interferindo em comentários que não tem a menor relação comigo.

De qualquer forma, entendo que muitas vezes concordei com o senhor. Por exemplo, que o Jair, no ano passado, em nome da tal meritocracia, não estava colocando o Carli como titular, que senhor (eu e tantos outros) não concordava de jeito nenhum. Também, assim como o senhor, achei o contrato do Jair muito longo... Porém, hoje eu concluo: O jair MUITO MAIS ACERTOU do que errou... Para a minha felicidade (e a nossa!!!).

Ainda, eu com aquele espírito de "o botafoguense" de Sérgio Porto (ou Nelson Rodrigues) sempre ri de mim mesmo, desde 1974... Mas agora, estou com uma crença como nunca na vida, de que algo de MUITO BOM (sensacional) vai nos acontecer.

De mais a mais: o que eu penso deste BOTAFOGÃO é EXATAMENTE ISTO, com a EXCLUSÃO, claro, do comentários "cretinos" do Avalone
https://www.youtube.com/watch?v=R0HccaHCnG0

Rodrigo Federman disse...

Vitor, desculpe, mas com todo respeito, você acha errado. Se eu não aceitasse críticas, sequer publicaria quem discorda do que escrevo, companheiro. Desde quando falo "que querem me ensinar a torcer" é ser indelicado? Eu hein. Por fim, respondo sempre na mesma moeda. No caso específico do último comentário, fui xingado e me sinto no direito de responder o patético do mesmo jeito.
Abs e SA!!!