25/08/17

Voltou muito mal
















Depois de quase um ano parado, o lateral Luis Ricardo voltou (muito mal) ao time do Botafogo.

Visivelmente sem confiança e ritmo de jogo, tem sido o ponto fraco da defesa alvinegra.

A única coisa que parece não ter mudado, é aquela impressão de "máscara" que sempre passou. Mas enfim, isso é dele, não tem jeito. E se jogar bem, ok, relevo.

No clássico contra o Flamengo, levou um baile. Mal na defesa e sem conseguir subir para o ataque, que sempre foi o seu forte.

Por essas, confesso que para os dois jogos com o Grêmio na Libertadores, tendo a ir contra algo que sempre critiquei. Para esses duelos, penso que é melhor fechar a casa ali atrás e dar mais liberdade para o Bruno. Assim, eu deixaria o Luis como opção no banco (ou, quem sabe, atuando na linha de meio campo) e começaria com o Marcelo mais fixo, como falso lateral, atuando ao lado do Carli e Rabello.

Pouco poder ofensivo por pouco poder ofensivo, nada mudaria. Mas ao menos ganharíamos em força e velocidade para marcar os rápidos Luan, Pedro Rocha, Everton...

O que os amigos acham?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

34 comentários:

Conceitos disse...

Mas a torcida clamou pela volta desse cara. Execraram o Arnaldo (que por incrível que pareça está melhor do que o LR). Parecia que o Botafogo estava comprado, me desculpem dizer. Mas como são a Globo e CBF que mandam no futebol, eu não desconfiaria se tivesse vindo uma ordem de cima pro Botafogo freiar o pé. Isso já aconteceu com a seleção em 1998. o 7x1 de 2016 tá mal explicado até agora. Sei que amamos o Botafogo, mas quando se trata de dinheiro para essas empresas pode ser que haja muita sujeira que nem desconfiemos. Talvez a nossa alegria venha com a Libertadores. Vou continuar torcendo. E espero que o bonde do Jair e Companhia disputem também o Brasileiro pq agora acabaram-se as desculpas. Teremos duas semanas sem jogos para recuperar o frescor físico. Se bem que o Botafogo sempre volta pior quando fica parado muito tempo. :(

Rodrigo Federman disse...

Conceitos, mas é lógico. Todos esperávamos que ele voltasse igual estava antes de machucar. Quanto ao Arnaldo, também normal ser criticado, afinal, é ruim para Botafogo. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais do que falta de confiança e ritmo de jogo, creio que faltou vontade ao L. Ricardo. Ele é um jogador de 33 anos e provavelmente sabe que no futebol alguns fatores negativos podem ser compensados de uma outra forma; ele errou até quando precisou despachar as bolas da defesa.
Deveria ter sido sacado do jogo, no máximo, no intervalo.
SA!!!

Unknown disse...

Ordem pro botafogo freiar é sacanagem. Não viaja cara... perdeu pq jogou os 180 minutos para não levar gols e levar a decisão para os pênaltis. Se acovardou e deu no que deu, simples assim.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo. Ele sempre teve também esse jeito meio mascarado. Não adianta, é dele. rs

Sim, Diogo.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

A contusão foi muito séria e para um ano em futebol é muita coisa. Nas últimas partidas antes da contusão o LR vinha jogando muito bem e era uma das válvulas de escape do Botafogo. No jogo da fratura deu o passe para o gol de bicicleta do Camilo e para o 2º gol. Não sei se o LR voltará a jogar o que jogava, ou se voltar vai levar tempo, pois está sem preparado e pior, sem a mínima confiança, ele que sempre tentava um drible, uma jogada de fundo.
Absurdo maior foi eu ler um comentário supondo que o LR estaria comprado, isso é muita sacanagem. Se assim fosse o LR estaria na gaveta desde de que voltou.
Desde de o início do ao venho escrevendo que o Botafogo só ganha um título se acontecer um milagre e contra o Grêmio veremos se começa o milagre. Infelizmente o Botafogo não tem nenhum jogador que faça algo diferente ou desequilibre.
Em comentário anterior o Márcio citou alguns campeões da CB que são times sem expressão nacional e mesmo assim conseguiram vitórias expressivas, aí parei para pensar, e lembrei que eram times realmente bem treinados, mas tinham dois ou 3 jogadores com relativa qualidade e me lembrei de um que até jogou no Botafogo mas não deu em nada, mas na final contra os mulambos arrebentou: Elvis. Jogar como franco atirador é sempre mais fácil que vestir uma camisa com o peso enorme que tem a do Botafogo. Abs e SB!

Marcio disse...

Carli:

“Sempre nos cobramos. Quando se perde, tem haver cobrança para melhorarmos”

“Sempre tem alguma coisa para melhorar. Perdemos para o Flamengo por alguns detalhes. Vamos trabalhar para melhorar e corrigir. Mas sempre precisamos melhorar, até quando ganhamos. Isso é o trabalho do Jair. Ele vai corrigir para que não aconteça mais”

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/cobertura.html

Não é preciso dizer que estão todos de parabéns para fazer parecer que não está detonando o trabalho desenvolvido; reconhecer que é preciso melhorar é o caminho para obter resultados.
E se há o que melhorar, o limite ainda não foi atingido. Que bom!
Observo que os jogadores argentinos sempre foram mais focados à parte tática do que os brasileiros.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, ele realmente era um dos melhores antes de se machucar. Foi uma fatalidade das piores. E ainda voltou bem aquém do que pode apresentar. Tomara que com o tempo, melhore.

Marcio, e pode ser impressão, mas parecem ser mais inteligentes também.

Abs e SA!!!

Juliana F. disse...

Como no próximo jogo da liberta o Victor Luís não vai jogar o Jair poderia tentar armar o botafogo pra jogar com 3 zagueiros já que o Gilson tbm não defende bem.. liberando mais o pimpao e o Bruno Silva.. Podendo colocar o próprio Luiz Ricardo pra jogar mais adiantado..

Rodrigo Federman disse...

Juliana, é questão de tentar, mas não boto muita fé de que o JV fará algo diferente de apenas efetivar o Gilson.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, isso (escalar o Marcelo no lugar do LR) é para ontem ! Ou ainda, voltar o Arnaldo, limitadíssimo na marcação, mas muito veloz. Bota o cara para treinar cruzamentos. Se não me falha a memória, o Cafu, originariamente volante, foi transformado em lateral pelo Telê, que treinava exaustivamente os cruzamentos. Tudo bem, o Arnaldo está a anos-luz do Cafu, a quem nunca considerei uma sumidade, mas pode melhorar.

Com o Marcelo na lateral direito conseguimos alguns resultados expressivos na LA. E lembro-me daquele grande time de 2007, no qual, acho que por não dispormos de um bom lateral esquerdo, o Cuca escalava o Luciano Almeida, que era zagueiro, sem prejuízo para a equipe.

Sei é que o Luis Ricardo talvez não devesse sequer ter sido escalado para o 2o jogo. Mas sei também que agora é muito fácil palpitar.

Quanto ao comentário do Márcio, citando a entrevista do Carli, é bom lembrarmos que os argentinos sempre tiveram nível educacional muito superior ao nosso. Lêem mais, têm mais livrarias, índice de analfabetismo menor, passam mais tempo nas salas de aula, etc. Consequentemente, na média, os jogadores têm maiores chances de entender e discutir táticas e mesmo expressarem seus pensamentos, ainda que em idioma diferente do espanhol.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, eu não sinto confiança no Arnaldo também. Para cada lance bom dele, são dez irritantes. Hehehe. Bom, eu aproveitaria esse tempo para trabalhar e treinar novas situações.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Somente como observação, até o momento o BOTAFOGO fez 53 jogos, com 23 vitórias, 13 empates e 17 derrotas; fez 65 gols e sofreu 53. Um aproveitamento geral de 51,6%.
No brasileiro o aproveitamento é de 44,4%. Faltam ainda 17 rodadas e 51 pontos a serem disputados; se mantivermos o atual aproveitamento, ganharemos 23 pontos, o que trará um total de 51 e a colocação final no meio da tabela.
Mesmo considerando que a defesa vem atuando bem, a média de gols sofridos é de 1 gol/jogo, o que significa, em tese, que o BOTAFOGO precisa fazer dois gols para sair vitorioso.
Uma chance de classificação para a Libertadores 2018 já foi; restam duas, uma através da conquista da própria Libertadores e outra através do campeonato brasileiro.
Restam ainda na Libertadores, além do BOTAFOGO, Grêmio e Santos. Se os paulistas passarem pelo Barcelona, está garantido um clube brasileiro na decisão; se não for o BOTAFOGO o campeão, é bom ficar de olho porque Grêmio e Santos, por enquanto, estão garantindo vaga direta, já que estão entre os quatro primeiros colocados.
Na Copa do Brasil, os finalistas ocupam as 5ª e 6ª posições no brasileiro e não é exagero pensar que podem terminar entre os quatro primeiros.
Fora a Sul-americana que tem a possibilidade de uma final brasileira e a depender do campeão, abrir mais uma vaga.

É bom o BOTAFOGO começar a pensar bem no que deseja nesse brasileiro, pois existe chance de abertura de vagas diretas na fase de grupos.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, grande pesquisa. Eu espero que no tal setor de inteligência, exista esse tipo de trabalho também. Você disse tudo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Treinar com 3 zagueiros? Mudar esquema de jogo , com proteção à zaga? Treinar o time sem um centroavante fixo?
Dá muito trabalho. É mais fácil culpar o calendário, as dívidas, o MA...

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Pois é, Celso.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Só para lembrar, o Cuca fez essa lambança de três zagueiros em 2007 no 1º jogo contra o Figueirense e só não foi goleado graças a o Júlio Cesar que infelizmente no 2º jogo sofreu um frangaço.
Há de se observar que os clubes europeus que jogavam com 3 zagueiros um deles atuava como líbero com liberdade e técnica para sair jogando e liberando os laterais, F.Beckenbauer e F.Baresi são 2 bons exemplos, mas sem comparação ontem e hoje mais ainda. A holanda de 74 também fazia isso, mas com a rotatividade de posições do time o sistema de jogo variava muito, segundo o Cruyff era uma "pelada organizada".
Não temos nem no Botafogo nem no país nenhum zagueiro minimamente capaz de fazer nem uma coisa nem outra, e mais, com a lentidão dos nossos zagueiros vamos ser presas fáceis. O 3-5-2 não é só uma questão de treinamento, é necessário ter as peças adequadas, coisa que não temos no momento. Abs e SB!

Marcio disse...

Rodrigo, observe que essa simples pesquisa mostra como os pontos "deixados" pelo caminho fazem falta para o BOTAFOGO. E muitos dos pontos porque "deixaram" o campeonato de lado e pouparam um Time inteiro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, mas tudo é questão de treino. Só não dá para mudar sem treino.

Exatamente, Marcio.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Sergio Di Sabbato, se não estou enganado o grande erro do Cuca foi escalar o Iran, na lateral, naquele jogo.

Rodrigo Federman disse...

Celso, tudo mesmo é questão de treinar, rotina.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Para ver como funaciona o setor de "inteligencia" do Botafogo :
Sabíam que tinhamos a Libertadores, brasileiro e Copa do Brasil.
Contrataram vários jogadores tipo Arnaldo.
Ou eles pensaram pequeno ou são muito Burros mesmo.
Sds

VinnyMarques disse...

Tanto com Arnaldo, quanto com LR, o BS fica sobrecarregado e perdemos uma arma ofensiva. Tem sido assim nos últimos jogos. Aliás, péssimo retorno do LR... Cheguei ao ponto de sentir falta do Arnaldo! Pqp...
Acho que valeria colocar o Marcelo ali. E ainda podermos ter a volta do Aírton e a possibilidade de escalação do MV e do Valência. Só depende do Jair.
Jogo passado nosso banco foi Gílson, Tanque e Leandrinho... Lastimável.

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Vinny.
Abs e SA!!!

Reinaldo disse...

Não se fala do VL. Foi a origem da derrota. Ora, naquela situação ele tinha 4 escolhas, três tranquilas pois estava a 5m da área, atirar o cara lá na arquibancada, pegar a bola com a mão, reparem que a bola passa a milímetros da mão dele, segurar o atacante. Pois escolheu a mais fácil, virar meme na internet. Era decisão, e ele não podia se omitir. Ferrou! Mas lugar de chorar é na cama né? Passou e o otimismo tem que se manter. Já organizei a viagem e dia 13 estarei lá. Já disse aqui, Rodrigo, o Botafogo é f***. Vamos que vamos

Rodrigo Federman disse...

Reinaldo,o post de amanhã será sobre o VL, mas não sobre o lance da quarta. Lance que também acho que ele não fez a escolha certa, mas diria que 90% também foi mérito do Berrío, em um lance antológico.
Abs e SA!!!

Reinaldo disse...

Claro, lindo lance, lembrou uma figurinha que jogava do nosso lado e fez a torcida deles sofrer muito, mas vacilar numa hora dessa não é mole, e o VL já no jogo passado havia oferecido um gol ão próprio Flamengo. Mas tem crédito.

Rodrigo Federman disse...

Tem sim, Reinaldo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Alem disso, também é preciso encontrar um meio para que o Pimpão se dedique mais as tarefas ofensivas; ajudar na marcação é uma coisa, outra é vir à linha de fundo defensiva acompanhando o lateral adversário.
Fará uma vez, duas, até quatro vezes... Só que isso é muito desgastante e por isso, quando chega na hora dos contra-ataques, está no bagaço.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ou então efetive logo o Pimpão como mais um defensor. Hehehe
Abs e SA!!!

Vitor disse...

Perfeito!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Vitor.
Abs e SA!!!

Leonardo Germano disse...

Vc acredita que senti falta do Araldo no jogo contra o framengo? Meu Deus!

Rodrigo Federman disse...

Leonardo, não cheguei a sentir falta do Arnaldo, mas lamentei a partida do LR.
Abs e SA!!!