15/12/17

Camisa 1 indefinida




Gatito ou Jefferson?

Em 2017 não teve nem discussão. 

Com o Jefferson contundido durante muito tempo e o paraguaio fazendo partidas mágicas (depois de um início inseguro), o Gatito foi justamente titular até o final da temporada, mesmo depois do Jefferson ser liberado e acompanhar o companheiro do banco de reservas.

Para 2018, o técnico Jair Ventura faz mistério:

"- Já está definido. Na cabeça do treinador está sempre definido. Não posso revelar, vocês vão ter que esperar até o primeiro jogo. É uma decisão difícil, são dois grandes atletas, um com história recente, outro com história mais do passado, mas são dois grandes atletas. O Botafogo está muito bem servido, isso é o importante. Quando sair a escalação eu vou explicar o porquê. Se eu falar agora, você já vai saber quem é".

Alguém arrisca palpite?

Eu acho que começando juntos o trabalho da pré-temporada e em condições físicas iguais, a vaga voltará naturalmente para o Jefferson, que é mais técnico. Aliás, se eu fosse treinador do Botafogo, faria essa escolha.

O Gatito seria titular absoluto em pelo menos 15 times da série A. O problema é que, em forma, o Jefferson não é apenas o melhor em General Severiano...
...ele é o melhor no futebol brasileiro (minha opinião).

Concordam?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Marcio disse...

Inicialmente, em condições semelhantes, eu manteria o Fernández, embora as suas últimas atuações tenham sido mais fracas.
Ou seja, a diferença entre os goleiros está mais curta.

Esses mistérios do Jair não servem para nada, pois ele até pode ter a preferência, mas a pré-temporada poderá fazê-lo mudar de ideia, óbvio.
Será que é assim mesmo?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esse mistério do JV é só para fazer graça e chamar um pouco a atenção para si. Coisa de gente boba egocêntrica. Mas nessa disputa, eu discordo do amigo. Para mim, agora recomeçando do zero e ambos no mesmo patamar físico, eu daria a chance do Jefferson iniciar a temporada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Na verdade, Rodrigo, eu acho o Jéfferson um goleiro muito bom, não excepcional, e o Fernández, quando chegou e pelo pouco que já tinha visto dele em campo, não me animou muito.
Entretanto, me parece que no BOTAFOGO ele subiu de patamar e aí tem muito mérito da preparação de goleiros.
A sua queda no fim da temporada, o colocou mais próximo do pouco que tinha visto dele em campo; entretanto, como todo o Time caiu de rendimento, estou dando um peso menor para essa queda e por isso ele tem a minha preferência.
Obviamente, quando os trabalhos começarem, o cenário poderá ser totalmente diferente, tanto para um quanto para o outro.
Por fim, como sempre digo, a divergência é salutar, me ajudando muito a formar uma opinião.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Claro, Marcio. Concordo com suas observações, inclusive. O ponto positivo é que nessa escolha, temos dois nomes bastante aceitáveis e que inspiram confiança. Diferente dos outros setores.
Abs e SA!!!

Renan sp disse...

Rodrigo, o gatito fez um bom ano pelo Botafogo, mas o titular é o Jefferson por todo conjunto da obra .

É Ídolo da torcida, não abandonou o Barco quando podia , goleiro de seleção, experiência de sobra, uma historia de anos dentro do clube , mantendo uma regularidade impressionante.

E tirando tudo isso , no " mano a Mano " com o Gatito , tecnicamente acho o Jefferson melhor .

Deixo bem claro , que gosto muito do Gatito , fui totalmente favorável na época de sua contratação , mas o Jefferson 100% fisicamente no Banco é um desperdício.

Um abraço

Junior disse...

Usaria o Gatito como moeda de troca, precisamos de um nove, um meia e laterais, São Paulo tá doido por um goleiro, por exemplo... Já temos o Jefferson, já que não temos dinheiro, seria uma saída

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Renan.

Junior, considerando que o Botafogo é péssimo em negociações e trocas, e que É importante um elenco ter bons titulares e reservas, eu só abriria mão dele em caso de boa proposta. Caso contrário, ficaria com os dois de bom grado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Off topic
https://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/nome-de-anselmo-ramon-agrada-ao-botafogo-e-negocio-pode-ter-desfecho-feliz/

Espero que essa notícia seja falsa. O cara é um pereba de "alta qualidade", basta ver os melhores momentos aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=6nQkMLk7XFo

AC

Anônimo disse...

Quanto ao tópico, eu faria um revezamento entre os dois no Carioca. Aí, aquele que me parecesse em melhor fase efetivaria como titular.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, eu não gosto de revezamento. Ainda mais em goleiros.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Em um tópico anterior senão me engano aqui havia comentado que venderia gatito e ficaria com o Jefferson com certeza gatito tem mercado e da pra render uma boa grana pros cofres do clubes. Queria citar a minha insatisfação com esse diretoria imunda... Acabei de ler aqui que Luis Ricardo deve se reapresentar com elenco em janeiro. Essa diretoria sem culhões vai continuar engolindo sapo da panelinha formada pelo Jair Ventura. Só faltam renovar com o cone Dudu cearense a e eu desisto meus amigos. Sabe que me deixa mais puto e saber que podem renovar com Dudu e deixar Airton ir embora.

Anônimo disse...

Quando caímos pra série b Jeferson decidiu ficar. Quando estava na seleção continuou com a mesma vontade. Quando voltou da contusão e se viu na reserva não fez pressão, aceitou que o momento do outro era melhor. Nao tenho dúvidas que ele merece ser titular se tiver nas mesmas condições que Gatito abc Renato

Rodrigo Federman disse...

Renato, mas nem só por isso, afinal, se o cara tem contrato e recebe em dia, isso tudo se torna obrigação (mesmo reconhecendo que o Jefferson nunca criou caso ou problema. E no futebol brasileiro, isso é raro). Mas a questão mesmo é técnica. Independente de qualquer coisa, para mim o Jefferson é mais goleiro.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, o lance é que pelo visto não chegaram propostas. E se vender o Gatito, aposto que a diretoria do Botafogo pedirá o preço de uma banana.
Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Eu não gostaria de ser o JV, pois a tarefa é difícil. Mas, no momento, eu escalaria o Gatito, embora reconheça que o Jefferson é um dos melhores do Brasil. Se desfazer do Jeff, só por um bom negócio. A troca por um artilheiro para 2018 valeria a pena. Algum time estaria disposto a aceitar o desafio? Toparia sim, mas trocando pelo terceiro reserva, como tem acontecido nas negociações envolvendo o nosso querido FOGÃO. Até os times da terceirona dão baile nesses trouxas alvinegros. Falei. Abraço.

Rodrigo Federman disse...

José, eu adoraria. Receber um ótimo salário, trabalhar em clube tradicional e não ser cobrado em momento algum. Quer trabalho melhor? Rs
Abs e SA!!!

Luis Peixoto disse...

Fora do post: Lopes está com um pé fora do Botafogo.

Não gosto do trabalho dele mas a diretoria deve reconhecer sua importância ao demiti-lo. Desde a segunda divisão foi com o nome dele que conseguimos fazer com que jogadores acreditassem no projeto do BOTAFOGO. Muitos vieram porque ele colocou o nome dele no negócio ou vocês acham que o nome do CEP no futebol valia alguma coisa?? Será uma falta de reconhecimento e gratidão. Lopes não é o responsável pelas administrações nocivas e perdulárias que levaram o clube a quase insolvência. Um clube sem memória é o mesmo que não aprender com erros e acertos, gratidão e ingratidão.

Luis Peixoto disse...

Cacá já está fora. Ficará na SUA ÁREA, o remo. Essa diretoria demora muito para tomar uma atitude. Não gosto de nenhum dos dois que estão saindo mas colocar um vice jurídico no lugar de um vice de futebol e cogitar trazer de volta o Anderson ORCA Barros ou Ricardo Morto-Vivo Gomes, me dá calafrios...

Rodrigo Federman disse...

Luis, acho que mais do que a diretoria reconhecer a importância que o Lopes teve, o próprio dirigente deveria agradecer ao Botafogo por ainda ter a oportunidade de, no final da carreira, trabalhar em um clube tão grandioso e tradicional. O clube sempre acima de qualquer um.
Abs e SA!!!

Luis Peixoto disse...

Digo isso pela chuva de críticas e até ofensas q ele sofreu, como se fosse o culpado de tudo de errado no clube.
E obviamente justiça feita ao seu trabalho de resgate da credibilidade diante dos jogadores.

Rodrigo Federman disse...

Luis, mas as críticas (e elogios) fazem parte do cargo que ele ocupa. Não acho injustas, se apresentados argumentos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sou absolutamente contra negociar o Fernández e ficar somente com o Jéfferson; ou vice-versa.
Ninguém está livre de uma contusão e o passado explica que isso seria um erro.
Time algum consegue chegar longe se não tiver um goleiro confiável e se cobro um BOTAFOGO brigando verdadeiramente por títulos, quero os dois goleiros no elenco.
E o CLUBE tem gente muito bem paga para não permitir eventuais insatisfações.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Penso igual a você, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

É isso aí, Rodrigo.
Uma outra coisa é em relação ao atacante. O BOTAFOGO anda reclamando que o mercado está inflacionado e todas os outros discursos conhecidos.
Aí, meu caro, não dá para entender o Departamento de Futebol, não aproveitar, por exemplo, o André Luis, 23 anos, que fez 15 gols em 27 jogos, jogando por Rio Verde-GO, Ypiranga-RS e Figueirense.
Para quem insiste com V. Tanque, dar mais uma chance ao A. Luis é extremamente fácil.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sem contar os outros da base: Gorne, Ezequiel, Amílcar, Í.Cassio...
Abs e SA!!!

Yasser Almeida disse...

Concordo com o Jeff como titular, mesmo com o Gatito tendo sido fundamental para não sermos rebaixados. O Jeff tem mais técnica, e considerando sua história no BFR, em um ano de incertezas, sendo ídolo de verdade todos nós recuperaríamos um pouco da satisfação.

Quanto a negociar o Gatito, mesmo que por um bom valor, teríamos que ter auditoria, pois não raro vemos os "bons" negócios que o clube faz, mas as contratações são pífias. Manteria o Gatito, e só sai se pagarem o seu real valor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Yasser. De nada adianta vender o bom Gatito se o $ for pessimamente investido. E na maioria das vezes é o que acontece no Botafogo.
Abs e SA!!!